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Duvida com troca de sprite quando muda camera

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DÚVIDA Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por DUT em Dom 10 Set 2017 - 17:50

Olá,bom meu jogo ele é assim mais ou menos (é um video meio antigo):



E eu adicionei um negoso que quando você aperta certos botoes a camera troca de posição somente para o jogador poder dar uma espiada para outras lados:
https://youtu.be/xQcpZIXwPDo

Mas,voces podem perceber que quando a camera fica de outro angulo,fica na cara que o meu personagem é um papel.Então eu queria que quando eu apertasse o botão,ele iria mudar a sua sprite para uma adequada.Quando voce aperta a letra Q a camera fica do lado esquerdo do personagem e quando solta ele volta a normal,e quando a aperta a letra E ele vai para o lado direito do personagem e quando solta vai para o normal.quando a camera fica do lado direito,a sprite do personagem deveria ficar em uma dele virado para frente se é que me entende e quando solta-se ele voltaria a sua normal.Para dar uma enganadinha ao jogador para parecer um personagem totalmente 3D..................Se não entendeu eu posto um desenho se quiser

o script que fiz para a camera: (camera3PE = camera 3 pessoa esquerda, camera 3PD = camera 3 pessoa direita, camera2D = camera normal)




Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class TrocaDeCameras : MonoBehaviour {


   public GameObject Camera2D, Camera3PD, Camera3PE;
   public string direcao = ("Direita");

   // Use this for initialization
   void Start () {

      Camera3PD.SetActive (false);
      Camera3PE.SetActive (false);
      Camera2D.SetActive (true);
      

   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      if (Input.GetKey (KeyCode.E)) {
         direcao = ("Esquerda");
         Camera2D.SetActive (false);
         Camera3PD.SetActive (false);
         Camera3PE.SetActive (true);

      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.E)) {
         direcao = ("2D");
         Camera2D.SetActive (true);
         Camera3PD.SetActive (false);
         Camera3PE.SetActive (false);

      }
      if (Input.GetKey (KeyCode.Q)) {
         direcao = ("Direita");
         Camera2D.SetActive (false);
         Camera3PD.SetActive (true);
         Camera3PE.SetActive (false);

      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.Q)) {
         direcao = ("2D");
         Camera2D.SetActive (true);
         Camera3PD.SetActive (false);
         Camera3PE.SetActive (false);

      }

   }
}


Eu tentei fazer assim,mas nao funcionou:

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class TrocaDeCameras : MonoBehaviour {


public GameObject Camera2D, Camera3PD, Camera3PE;
private Animator ControlAgachar;
public string direcao = ("Direita");

// Use this for initialization
void Start () {

Camera3PD.SetActive (false);
Camera3PE.SetActive (false);
Camera2D.SetActive (true);
ControlAgachar = GetComponent<Animator> ();

}

// Update is called once per frame
void Update () {
if (Input.GetKey (KeyCode.E)) {
direcao = ("Esquerda");
Camera2D.SetActive (false);
Camera3PD.SetActive (false);
Camera3PE.SetActive (true);
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", Cool;
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.E)) {
direcao = ("2D");
Camera2D.SetActive (true);
Camera3PD.SetActive (false);
Camera3PE.SetActive (false);
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
}
if (Input.GetKey (KeyCode.Q)) {
direcao = ("Direita");
Camera2D.SetActive (false);
Camera3PD.SetActive (true);
Camera3PE.SetActive (false);
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 6);
}
if (Input.GetKeyUp (KeyCode.Q)) {
direcao = ("2D");
Camera2D.SetActive (true);
Camera3PD.SetActive (false);
Camera3PE.SetActive (false);
ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
}

}
}
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por rafaelllsd em Dom 10 Set 2017 - 17:54

Você pode verificar qual camera está ativada, caso esteja ativada alguma dos lados você faz ele receber a rotação contraria da camera e executar a animação.
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por DUT em Dom 10 Set 2017 - 18:05

Eu fiz isso aqui:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class TrocaDeCameras : MonoBehaviour {


   public GameObject Camera2D, Camera3PD, Camera3PE;
   private Animator ControlAgachar;
   public string Camera = ("Normal");

   // Use this for initialization
   void Start () {

      Camera3PD.SetActive (false);
      Camera3PE.SetActive (false);
      Camera2D.SetActive (true);
      ControlAgachar = GetComponent<Animator> ();

   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      if (Input.GetKey (KeyCode.E)) {
         Camera = ("Esquerda");
         Camera2D.SetActive (false);
         Camera3PD.SetActive (false);
         Camera3PE.SetActive (true);

      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.E)) {
         Camera = ("Normal");
         Camera2D.SetActive (true);
         Camera3PD.SetActive (false);
         Camera3PE.SetActive (false);

      }
      if (Input.GetKey (KeyCode.Q)) {
         Camera = ("Direita");
         Camera2D.SetActive (false);
         Camera3PD.SetActive (true);
         Camera3PE.SetActive (false);

      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.Q)) {
         Camera = ("Normal");
         Camera2D.SetActive (true);
         Camera3PD.SetActive (false);
         Camera3PE.SetActive (false);

      }
      if (Camera == "Direita") {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 6);
      }
      if (Camera == "Esquerda") {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 8);
      }
      if (Camera == "Normal") {
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
      }
         
   }
}


quando começa o jogo,a animação do personagem fica travada e nao vai para nenhuma e da erro

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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por rafaelllsd em Dom 10 Set 2017 - 18:45

Fiz um exemplo pra você:
Código:
   public GameObject camera1,camera2,camera3;

   void Start () {
      
   }
   
   void Update () {
      if (camera1.activeInHierarchy) {
         transform.eulerAngles = -camera1.transform.eulerAngles;
         camera2.SetActive (false);
         camera3.SetActive (false);
      }
      if (camera2.activeInHierarchy) {
         transform.eulerAngles = -camera2.transform.eulerAngles;
         camera1.SetActive (false);
         camera3.SetActive (false);
      }
      if (camera3.activeInHierarchy) {
         transform.eulerAngles = -camera3.transform.eulerAngles;
         camera2.SetActive (false);
         camera1.SetActive (false);
      }
   }
}
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por DUT em Dom 10 Set 2017 - 19:40

vou ver
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por Fagner em Dom 10 Set 2017 - 19:57

@DUT escreveu:vou ver
A maneira mais fácil de fazer isso, sem código nem nada, seria duplicar o sprite do personagem, deixando na posição correta, tipo um Billboard


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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por DUT em Dom 10 Set 2017 - 20:00

como eu faço isso?,e só duplicar a sprite e gira ela?
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por DUT em Dom 10 Set 2017 - 20:08

fica assim o codigo?:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class TrocaDeCameras : MonoBehaviour {


   public GameObject camera1, camera2, camera3;
   private Animator ControlAgachar;
   public string Camera = ("Normal");

   // Use this for initialization
   void Start () {

      camera2.SetActive (false);
      camera3.SetActive (false);
      camera1.SetActive (true);
      ControlAgachar = GetComponent<Animator> ();

   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      if (Input.GetKey (KeyCode.E)) {
         Camera = ("Esquerda");
         camera1.SetActive (false);
         camera2.SetActive (false);
         camera3.SetActive (true);
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 6);
      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.E)) {
         Camera = ("Normal");
         camera1.SetActive (true);
         camera2.SetActive (false);
         camera3.SetActive (false);
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
      }
      if (Input.GetKey (KeyCode.Q)) {
         Camera = ("Direita");
         camera1.SetActive (false);
         camera2.SetActive (true);
         camera3.SetActive (false);
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 8);
      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.Q)) {
         Camera = ("Normal");
         camera1.SetActive (true);
         camera2.SetActive (false);
         camera3.SetActive (false);
         ControlAgachar.SetInteger ("Condição", 2);
      }
   
      if (camera1.activeInHierarchy) {
         transform.eulerAngles = -camera1.transform.eulerAngles;
         camera2.SetActive (false);
         camera3.SetActive (false);

      }
      if (camera2.activeInHierarchy) {
         transform.eulerAngles = -camera2.transform.eulerAngles;
         camera1.SetActive (false);
         camera3.SetActive (false);

      }
      if (camera3.activeInHierarchy) {
         transform.eulerAngles = -camera3.transform.eulerAngles;
         camera2.SetActive (false);
         camera1.SetActive (false);

      }

         
   }
}

pois,a camera fica balançando pra cima e pra baixo locamente...........

como faz pra fazer aquele efeito dos jogos de fps antigo,tipo doom 1,duke nukem que os inimigos e objetos eram folhas que fica olhando pra voce nao importa que angulo voce esteja saca
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por rafaelllsd em Dom 10 Set 2017 - 20:14

Você faz um lookAt ignorando o eixo Y.
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por DUT em Dom 10 Set 2017 - 20:21

como faço isso?
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por rafaelllsd em Dom 10 Set 2017 - 20:36

Peguei esse script de exemplo:
Código:
   public Transform target;
   public float speed;
   void Start () {
      
   }
   void Update () {
      var lookPos = target.position - transform.position;
      lookPos.y = 0;
      var rotation = Quaternion.LookRotation(lookPos);
      transform.rotation = Quaternion.Slerp(transform.rotation, rotation, Time.deltaTime * speed);
   }
}
Fonte: http://answers.unity3d.com/questions/36255/lookat-to-only-rotate-on-y-axis-how.html
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por DUT em Dom 10 Set 2017 - 20:39

eu posso simplesmente jogar este codigo no meu personagem ou na camera?
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por rafaelllsd em Dom 10 Set 2017 - 20:53

No caso seria no seu personagem.
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por DUT em Dom 10 Set 2017 - 20:56

oque eu coloco nessa target?a camera? e speed?
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por DUT em Dom 10 Set 2017 - 20:59

Bom,eu coloquei a camera nesse target e camera fica virada para o vão,quando aperta Q ou E,a camera vai,o personagem que é uma folha fica olhando pra camera certinho,mas a camera fica virando lentamente pro lado errado....perai vo faze um video
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DÚVIDA Re: Duvida com troca de sprite quando muda camera

Mensagem por DUT em Dom 10 Set 2017 - 21:03

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