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[RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima

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Resolvido [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima

Mensagem por XN4k3Dbr em Seg Set 21, 2015 3:11 pm

Seria legal um tutorial do genero.
Uma game elastica ou ventilador de axauxtão que lance o persona para cima, embora deva ser bem diferente o developer de ambos. Atenção!!


Última edição por dstaroski em Seg Ago 13, 2018 9:05 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Resolvido)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Set 21, 2015 9:13 pm

Já está anotado :D

Embora seja bastante simples... basta utilizar um Rigidbody e o comando AddForce
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima

Mensagem por paulo.costa0194 em Seg Ago 13, 2018 6:10 pm

Boa tarde Marcos, to com um pouco de dificuldade em fazer esse esquema que o amigo ai de cima citou, sou novo na área de programação to trabalhando nesse projeto tendo bases no game Tales Runner. E esse efeito da cama elástica ia ser genial e não consegui encontrar nada que ensinasse a fazer. Se tiveres como dar essa luz vou ser extremamente grato (mais uma vez haha), essa é a primeira oportunidade que recorro a ti e ao fórum, e nunca tive a oportunidade de agradecer pelas dicas que tu poem aqui que por sinal são fantasticas, muito obrigado meu velho.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima

Mensagem por Isabela em Seg Ago 13, 2018 6:29 pm

Pro movimento do player na cama elástica, basta usar um Physics Material na cama, ajuste o valor de Bounciness até que o player fique pulando. Outra alternativa (modo gambiarra ativado) seria detectar quando o player colidir com a cama e adicionar uma força no sentido oposto ao RigidBody velocity, ou só no um Vector3.UP mesmo...
 Agora pra deformar a cama, você pode usar shape keys se o player pular em um único lugar, ou usar um custom shader que deforme as vértices de onde o player tocar.

Physics Material + Shape Keys = Fácil de fazer, mas só pode pular em um lugar especifico.
gambiarra + Shape Keys = Mesma coisa.

Physics Mateial + Custom Shader = Total liberdade de onde o pulo acontece, mas seria mais difícil de implementar, você teria que saber um pouquinho de vertex shader.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Ago 13, 2018 8:37 pm

Crie um objeto para ser a cama elástica, adicione um colisor nele e marque a opção "isTrigger" deste colisor. Depois disso, basta criar um novo script em C# com o nome "CamaElastica" com este código:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class CamaElastica : MonoBehaviour {
   //se a força do impulso for maior do que 1, o objeto vai ir cada vez mais longe
   //se a força do impulso for igual ou menor a 1, o objeto vai parar de pular devagarinho.
   public float forceImpulse = 1;
   
   void OnTriggerEnter(Collider other){
      Rigidbody rbTemp;
      rbTemp = other.gameObject.GetComponent<Rigidbody> ();
      if (rbTemp) {
         float rbTempSpeed = rbTemp.velocity.magnitude;
         if (rbTempSpeed > 2) {
            rbTemp.velocity = Vector3.zero;
            rbTemp.AddForce (Vector3.up * forceImpulse * rbTemp.mass * rbTempSpeed, ForceMode.Impulse);
         }
      }
   }
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Cama elastica e ventuinha que lança pra cima

Mensagem por paulo.costa0194 em Seg Ago 13, 2018 8:57 pm

Gratidão, a vocês dois Isabela e Marcos. Consegui com Physics Material, e irei testar com o código que o Marcos disponibilizou e ver qual fica mais fluido. De verdade muito obrigado à vocês dois ajudaram MUITO.
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