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[RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

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Resolvido [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Ter Ago 09, 2016 1:57 pm

Boa tarde pessoal,

estou querendo fazer um objeto se mover na tela de forma aleatória e suave.

o quero fazer é como o movimento do cavalo marinho no video abaixo



o cavalo marinho se move mais na vertical do que na horizontal se vocês repararem, mas eu queria um movimento em qualquer direção, bem aleatorio mesmo, e suave como no video, não um movimento com mudança de direção "quebrada".

como eu faço isso no script?


Última edição por MarcosSchultz em Qua Fev 15, 2017 8:19 am, editado 2 vez(es) (Razão : Resolvido)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por AndyShow em Ter Ago 09, 2016 3:20 pm

No transform.Posicion usa um Vector3 e um Mathf.Lerp(Posicao Atual,Nova posicao,time.deltaTime);  que ele  faz a transição dos Movimentos Suavemente! Só um Exemplo!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Qua Ago 10, 2016 1:40 am

AndyShow valeu pela dica

bom eu tenho esse script aqui que faz o movimento aleatorio em x e y, mas de forma quebrada, mudança de direções quebradas:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class MoverAleatorio : MonoBehaviour {

    public float speed = 1;    //Velocidade que a nave se move
    private float timer = 0f;      //Duração até mudar de direção
    private Vector3 direcao;        //Direção que a nave segue

    public float yMinimo;      //Altura minima que a nave pode ir
    public float yMaximo;      //Altura máxima que a nave pode ir
    public float xMinimo;      //Altura minima que a nave pode ir
    public float xMaximo;      //Altura máxima que a nave pode ir

    void Update() {

        if (timer <= 0) {
            timer = 2f; //Mantem nessa posição por 2 segundos
            //Define a direção de forma aleatória
            direcao.x = Random.Range(-1f, 1f); //Retorna um valor aletório entre -1 e 1
            direcao.y = Random.Range(-1f, 1f); //Retorna um valor aletório entre -1 e 1
        }
        timer -= Time.deltaTime; //Faz a contagem regressiva

        //Move a nave
        transform.Translate(direcao * speed * Time.deltaTime); //Move a nave aleatória

        //Ajusta a altura
        var posicao = transform.position;

        //Maxima e minima altura em Y.
        posicao.y = Mathf.Clamp(posicao.y, yMinimo, yMaximo);

        //Maxima e minima posicao em X.
        posicao.x = Mathf.Clamp(posicao.x, xMinimo, xMaximo);

        transform.position = posicao; //Define a posição com a altura ajustada
    }
}

o video é de um objeto movendo com esse script



eu queria que o movimento fosse suave, circular, e não quebrado.
tem como aproveitar esse script e mudar ou acrescentar o que for preciso para fazer esse efeito?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Qua Ago 10, 2016 3:54 pm

o script que eu citei tentei modificar isso aqui:

Código:
if (timer <= 0) {
            timer = 2f; //Mantem nessa posição por 2 segundos
            //Define a direção de forma aleatória
            direcao.x = Mathf.Lerp(transform.position.x, Random.Range(-1f, 1f), Time.deltaTime); //Retorna um valor aletório entre -1 e 1
            direcao.y = Mathf.Lerp(transform.position.y, Random.Range(-1f, 1f), Time.deltaTime); //Retorna um valor aletório entre -1 e 1
        }

porem não funcionou, não estou sabendo como ajustar isso.
alguem dá uma dica, aproveitando esse script? ou o script para fazer esse efeito deveria ser bem diferente?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por AndyShow em Qua Ago 10, 2016 5:10 pm

Bom...o Lerp trabalha com 3 Valores, Inicial e Final e o Tempo que Leva pra Fazer isso! Bem Como vc fez, mas eu nao sei se Funciona com Random.Range!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por George Lucas Vieira em Qua Ago 10, 2016 6:52 pm

Tem várias formas, mas se o que procura é fazer um sistema parecido com o daquele cavalo marinho, eu faria o objeto flutuar em cena e adicionaria forças para direções aleatórias. Se precisar de ajuda com isso, avise aqui que eu lhe ajudo.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Qua Ago 10, 2016 11:22 pm

AndyShow eu tambem pensei isso, o lerp não vai funcionar porque ele tem dois valores somente, um inicial e outro final, enquanto que o movimento em questão terá valores infinitos enquanto o objeto existir.

George Lucas Vieira, agradeço sua ajuda, me explique por favor como fazer isso.
se não for pedir muito, me passe varios codigos para fazer esse efeito.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 11, 2016 12:36 am

Cara, você pode usar o Lerp sim, basta fazer um Random.Range em uma nova posição toda vez que Lerp chegar ao fim.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por AndyShow em Qui Ago 11, 2016 12:52 am

MarcosSchultz escreveu:Cara, você pode usar o Lerp sim, basta fazer um Random.Range em uma nova posição toda vez que Lerp chegar ao fim.
Marcos me Tira uma Duvida, se eu Der um Comando Inicial pro Lerp, que nao Seja no Update ele vai completar o Ciclo? ou precisa ser no Update?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Qui Ago 11, 2016 12:59 am

MarcosSchultz escreveu:Cara, você pode usar o Lerp sim, basta fazer um Random.Range em uma nova posição toda vez que Lerp chegar ao fim.

Ok MarcosSchultz, vou tentar isso, mas vou parando por aqui e de manhã eu volto com o resultado! valeu!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por artplayer em Qui Ago 11, 2016 7:26 am

AndyShow eu tambem pensei isso, o lerp não vai funcionar porque ele tem dois valores somente, um inicial e outro final, enquanto que o movimento em questão terá valores infinitos enquanto o objeto existir.


Uma vez eu precisei de um lerp baseado em uma onda senoidal. Esse post Aqui
 me abriu novos horizontes. Super recomendo!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por George Lucas Vieira em Qui Ago 11, 2016 10:19 pm

Ok man, atendendo seu pedido, fiz esse projetinho aqui para você estudar ok? Não sei se é o efeito que procura, mas espero que ajude.


"http://www.mediafire.com/download/0rpuu5ccp814y00/Cavalo_Marinho.rar"



Explicações do script estão no próprio script.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por NOME-ALEATORIO em Qui Ago 11, 2016 10:27 pm

George Lucas Vieira escreveu:Ok man, atendendo seu pedido, fiz esse projetinho aqui para você estudar ok? Não sei se é o efeito que procura, mas espero que ajude.


"http://www.mediafire.com/download/0rpuu5ccp814y00/Cavalo_Marinho.rar"



Explicações do script estão no próprio script.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Sex Ago 12, 2016 2:27 pm

Ae GeorgeLucasVieira  é isso mesmo que eu queria fazer , muito bom!
Percebi que é só alterar a Min força, Max força e Max distancia para ter amplitudes diferentes.

O que vc fez foi criar um objeto empty PontoPivo e dentro dele colocar o objeto que vai ter esse movimento não é?

artplayer, vou testar esse codigo depois para ver como funciona!

AndyShow e MarcosSchultz, ainda não consegui acahr uma forma de encaixar o Random.Range com o Vecotr3 e Lerp para fazer isso, agradeço se puderem me explicar como fazer, aí fica sendo mais uma possibilidade além da que o George fez

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por George Lucas Vieira em Sex Ago 12, 2016 8:22 pm

Foi isso mesmo Marc7 Very Happy
Eu criei o PontoPivo para que o objeto não vá pro além... 
Usando o PontoPivo como centro, eu faço com que o objeto esteja sempre dentro do diâmetro desejado. Quando ele sai desse diâmetro, o script já manda uma força pra ele voltar novamente. Então o PontoPivo foi mais um limite pro objeto. 
Que bom que ajudei, té mais  Cool

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Ago 13, 2016 3:03 pm

AndyShow escreveu:
MarcosSchultz escreveu:Cara, você pode usar o Lerp sim, basta fazer um Random.Range em uma nova posição toda vez que Lerp chegar ao fim.
Marcos me Tira uma Duvida, se eu Der um Comando Inicial pro Lerp, que nao Seja no Update ele vai completar o Ciclo? ou precisa ser no Update?

Precisa ser em alguma void de Update...

O Lerp vai fazer pequenas movimentações, do valor atual em direção ao destino... e estas pequenas movimentações vão acontecer toda vez que você chamar o comando, então ele tem que estar em alguma void que é chamada recorrentemente.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por AndyShow em Sab Ago 13, 2016 3:28 pm

Entendi..valeu! Smile

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Dom Fev 05, 2017 10:42 am

George Lucas Vieira, agradeço por essa ajuda com esse codigo mas eu tentei fazer a mesma coisa que vc fez só que em um projeto 2D, fiz um teste desse efeito em um objeto 2D mas não funcionou, o objeto fica parado.

no caso de objetos 2D como eu farei esse efeito de movimento suave do mesmo jeito que vc fez??

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por George Lucas Vieira em Dom Fev 05, 2017 3:01 pm

Desculpe man, projeto meio antigo. Poderia colocar o script aqui pra mim analisar de novo? kkkkkkk

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Dom Fev 05, 2017 6:11 pm

opa George, aqui esta:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class MoveSuave : MonoBehaviour {

    public GameObject pontoPivo;            //Objeto de referencia para a criação do diametro
    public float minForça;
    public float maxForça;
    public float maxDistancia;
    public float tempoRenovarForça;

    private float fatorDeForça;            //Variavel que vai receber a força
    private float tempoCorrenteRenovar;    //Tempo de influencia de força
    private float distanciaDoPivo;          //Variavel que mede a distancia do objeto para o pontoPivô
    private Vector3 direçao;                //Direçao na qual se aplica a força
    private Rigidbody corpoRigido;
    private bool novaDireçao;              //Variavel auxiliar para mudar a direçao

    void Start() {
        corpoRigido = GetComponent<Rigidbody>();
        novaDireçao = true;
    }

    void FixedUpdate() {
        distanciaDoPivo = Vector3.Distance(transform.position, pontoPivo.transform.position);

        //Se meu objeto estiver fora do diametro especificado pelo Spring Joint no PontoPivô
        if (distanciaDoPivo >= maxDistancia) {
            //A direçao da força sera aplicada para o PontoPivô, assim voltando para dentro do diametro
            fatorDeForça = Random.Range(minForça, maxForça);
            tempoCorrenteRenovar = 0;
            direçao = (pontoPivo.transform.position - transform.position).normalized;  //.normalized e utilizado para pegar a direçao de um Vector3
            fatorDeForça = Random.Range(minForça, maxForça);
        }

        //Caso meu objeto estiver dentro do diametro especificado
        if (distanciaDoPivo < maxDistancia) {
            //Cronometro para alternar a direçao
            tempoCorrenteRenovar += Time.deltaTime;

            if (tempoCorrenteRenovar >= tempoRenovarForça) {
                tempoCorrenteRenovar = 0;
                novaDireçao = true;
            }

            //Direçao aleatoria
            if (novaDireçao) {
                direçao.x = Random.Range(-1f, 1f);
                direçao.y = Random.Range(-1f, 1f);
                fatorDeForça = Random.Range(minForça, maxForça);
                novaDireçao = false;
            }
        }
        //Objeto que receber a força
        corpoRigido.AddForce(direçao * fatorDeForça - corpoRigido.velocity);  //Eu tive que fazer o "-corpoRigido.velocity" para manter
    }                                                         //a velocidade do objeto
}

to usando unity 5.5.1

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por George Lucas Vieira em Qua Fev 08, 2017 7:04 pm

Então amigo. Acho que se você simplesmente mudar a variável para RigidBody2D, já vai funcionar.
Código:
private Rigidbody2D corpoRigido;


E mude também a linkagem dela no start:

Código:
corpoRigido = GetComponent<RigidBody2D>();

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Qua Fev 08, 2017 10:42 pm

George troquei as linhas mas agora estou tendo problemas na ultima linha:
Código:
corpoRigido.AddForce(direçao * fatorDeForça - corpoRigido.velocity);

o que ta dentro o parenteses está dando erro

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 09, 2017 7:10 pm

faça as operações matemáticas fora dos parenteses... outra cosia, tem que ver se está trabalhando com grandezas iguais, se tudo é vetor.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Sex Fev 10, 2017 2:06 pm

Marcos não consegui resolver isso, tentei resolver retirando só o ' - corpoRigido.velocity ' de dentro do parenteses, o erro sumiu, mas o objeto vai aumentando a velocidade até sair da camera, por isso é que tem o comentario "// Eu tive que fazer o "- corpoRigido.velocity" para manter a velocidade do objeto"

no projeto em 3D esse codigo funciona por completo, só em 2D que ta dando erro

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Dom Fev 12, 2017 4:28 pm

alguem algo que eu possa fazer?

a ultima linha   corpoRigido.AddForce(direçao * fatorDeForça - corpoRigido.velocity);

funciona em 3D, mas em 2D está com erro ainda, já tentei reescrever de varias formas, mas não dá certo.

seu tirar a linha - corpoRigido.velocity  de dentro do parenteses o erro some, mas eu preciso dela para controlar a velocidade

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Fev 13, 2017 2:08 am

provavelmente está dando erro por que você não está usando comandos de Rigidbody2D...

Se o jogo é 2D, os comandos e as variáveis tem que ser do tipo 2D também.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Seg Fev 13, 2017 11:25 am

MarcosSchultz escreveu:provavelmente está dando erro por que você não está usando comandos de Rigidbody2D...

Se o jogo é 2D, os comandos e as variáveis tem que ser do tipo 2D também.

o erro estpa ocorrendo dessa forma:



as variaveis eu já mudei de Rigidbody para Rigidbody2D. não consegui entender ainda onde está o erro, está notificando o problema no sinal de menos ' - '.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Ter Fev 14, 2017 3:57 pm

Ok consegui resolver aqui, foi só trocar a variavel private Vector3 direcao;  para Vector2 e corrigiu o erro. realmente tinha ambiguidade com Vector2 e Vector3 na mesma linha, por isso o erro.

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