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Mudar a densidade da grama pelo script de outra cena

2 participantes

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DÚVIDA Mudar a densidade da grama pelo script de outra cena

Mensagem por jeancvo3 Qui Ago 04, 2022 12:43 pm

E ai pessoal tudo bem ? Preciso de ajudar com um script que estou trabalhando a um tempo e não consigo resolver um problema, tenho um menu de opções na cena "Opções", esse menu vai ter uma configuração de densidade da grama do terreno, porém o terreno fica na cena "Jogo", eu não estou conseguindo fazer com que tenha efeito na grama mudando de baixa, média ou alta, se alguém puder me ajudar agradeço demais. Segue o script somente do trecho que preciso de ajuda.

Código:
   [Header("UI")]
    public TMP_Dropdown detalhamentoB;

    [Header("Valores")]
    public int detalhamentoGrama;
    private Terrain terreno;

void Start()
    {
        //Detalhamento
        if (PlayerPrefs.HasKey("detalhamentoGrama"))
        {
            detalhamentoGrama = PlayerPrefs.GetInt("detalhamentoGrama");
            detalhamentoB.value = detalhamentoGrama;
        }
        else
        {
            PlayerPrefs.SetInt("detalhamentoGrama", detalhamentoGrama);
            detalhamentoGrama = 1;
            detalhamentoB.value = detalhamentoGrama;
        }
    }

    //Void De Salvamento
    void SalvarPreferencias()
    {
        PlayerPrefs.SetInt("detalhamentoGrama", detalhamentoB.value);
        AplicarPreferencias();
    }

    void AplicarPreferencias()
    {
        detalhamentoGrama = detalhamentoB.value;

        switch (detalhamentoTela)
        {
            case 0:
                terreno.detailObjectDensity = 0.3f;
                break;
            case 1:
                terreno.detailObjectDensity = 0.5f;
                break;
            case 2:
                terreno.detailObjectDensity = 1f;
                break;    
        }
    }
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DÚVIDA Re: Mudar a densidade da grama pelo script de outra cena

Mensagem por dutrabr100 Qui Ago 04, 2022 2:16 pm

não entendi exatamente qual o problema.

voce não esta conseguindo passar a informação de uma cena para outra ?

ou esse:
Código:
terreno.detailObjectDensity = 0.3f;
não esta funcionando ?
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DÚVIDA Re: Mudar a densidade da grama pelo script de outra cena

Mensagem por dutrabr100 Qui Ago 04, 2022 2:36 pm

se o problema for passar informação entre cenas, tu pode simplesmente criar um ScriptableObject, com o script abaixo e usar ele pra passar as informações entre as cenas.
Código:
[CreateAssetMenu]
public class FloatVariable : ScriptableObject
{
   public float Value;
}
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DÚVIDA Re: Mudar a densidade da grama pelo script de outra cena

Mensagem por jeancvo3 Qui Ago 04, 2022 2:57 pm

dutrabr100 escreveu:se o problema for passar informação entre cenas, tu pode simplesmente criar um ScriptableObject, com o script abaixo e usar ele pra passar as informações entre as cenas.
Código:
[CreateAssetMenu]
public class FloatVariable : ScriptableObject
{
 public float Value;
}
Na realidade não trabalhei ainda com ScriptableObject, precisava fazer o terreno receber as linhas de código de acordo com a qualidade que o jogador quiser usar.

Baixo:
Código:
terreno.detailObjectDensity = 0.3f;
Médio:

Código:
terreno.detailObjectDensity = 0.5f;
Alto

Código:
terreno.detailObjectDensity = 1f;
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DÚVIDA Re: Mudar a densidade da grama pelo script de outra cena

Mensagem por dutrabr100 Qui Ago 04, 2022 3:07 pm

jeancvo3 escreveu:
dutrabr100 escreveu:se o problema for passar informação entre cenas, tu pode simplesmente criar um ScriptableObject, com o script abaixo e usar ele pra passar as informações entre as cenas.
Código:
[CreateAssetMenu]
public class FloatVariable : ScriptableObject
{
 public float Value;
}
Na realidade não trabalhei ainda com ScriptableObject, precisava fazer o terreno receber as linhas de código de acordo com a qualidade que o jogador quiser usar.

Baixo:
Código:
terreno.detailObjectDensity = 0.3f;
Médio:

Código:
terreno.detailObjectDensity = 0.5f;
Alto

Código:
terreno.detailObjectDensity = 1f;
aaaahhh

Agora que notei, tu já esta salvando o valor em playerprefs, o problema no seu script é outro.

nesse caso, tu tem que ter 2 scripts.

um que vai ser responsável pela parte de salvar o valor na primeira cena. e o outro vai recuperar esse valor do PlayerPrefs e vai aplicar no terrain na outra cena.
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DÚVIDA Re: Mudar a densidade da grama pelo script de outra cena

Mensagem por jeancvo3 Qui Ago 04, 2022 3:26 pm

dutrabr100 escreveu:
jeancvo3 escreveu:
dutrabr100 escreveu:se o problema for passar informação entre cenas, tu pode simplesmente criar um ScriptableObject, com o script abaixo e usar ele pra passar as informações entre as cenas.
Código:
[CreateAssetMenu]
public class FloatVariable : ScriptableObject
{
 public float Value;
}
Na realidade não trabalhei ainda com ScriptableObject, precisava fazer o terreno receber as linhas de código de acordo com a qualidade que o jogador quiser usar.

Baixo:
Código:
terreno.detailObjectDensity = 0.3f;
Médio:

Código:
terreno.detailObjectDensity = 0.5f;
Alto

Código:
terreno.detailObjectDensity = 1f;
aaaahhh

Agora que notei, tu já esta salvando o valor em playerprefs, o problema no seu script é outro.

nesse caso, tu tem que ter 2 scripts.

um que vai ser responsável pela parte de salvar o valor na primeira cena. e o outro vai recuperar esse valor do PlayerPrefs e vai aplicar no terrain na outra cena.

Pois é cara exatamente como pensei, coloquei a parte de recuperar os dados no script GameController que fica na cena jogo mas mesmo assim não funciona, da esse erro:
NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
GameController.Detalhamento () (at Assets/Scripts/Diversos/GameController.cs:124)
GameController.Start () (at Assets/Scripts/Diversos/GameController.cs:37)
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DÚVIDA Re: Mudar a densidade da grama pelo script de outra cena

Mensagem por dutrabr100 Qui Ago 04, 2022 3:56 pm

Isso não faz sentido, provavelmente tu deve ter esquecido de declarar alguma variável, PlayerPrefs é fácil de usar, não tem como dar esse erro.
Código:
using UnityEngine;

public class Example : MonoBehaviour
{
    public void SetFloat(string KeyName, float Value)
    {
        PlayerPrefs.SetFloat(KeyName, Value);
    }

    public float GetFloat(string KeyName)
    {
        return PlayerPrefs.GetFloat(KeyName);
    }
}

Quando tu adicionou ele no seu script o que mais tu adicionou ? tipo tu adicionou uma variavel de Terrain ? porque se sim o erro pode estar nela, você pode ter esquecido de declarar.
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DÚVIDA Re: Mudar a densidade da grama pelo script de outra cena

Mensagem por jeancvo3 Qui Ago 04, 2022 4:18 pm

dutrabr100 escreveu:Isso não faz sentido, provavelmente tu deve ter esquecido de declarar alguma variável, PlayerPrefs é fácil de usar, não tem como dar esse erro.
Código:
using UnityEngine;

public class Example : MonoBehaviour
{
    public void SetFloat(string KeyName, float Value)
    {
        PlayerPrefs.SetFloat(KeyName, Value);
    }

    public float GetFloat(string KeyName)
    {
        return PlayerPrefs.GetFloat(KeyName);
    }
}

Quando tu adicionou ele no seu script o que mais tu adicionou ? tipo tu adicionou uma variavel de Terrain ? porque se sim o erro pode estar nela, você pode ter esquecido de declarar.
Sim mano consegui agora, estava esquecendo de inicializar o terreno, obrigado pela ajuda!
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