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Geração de luz (Baker)

2 participantes

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DÚVIDA Geração de luz (Baker)

Mensagem por MRX Seg Jul 13, 2020 4:16 pm

olá boa tarde, possuo muitos objetos em cena e ao gerar iluminação da cena leva cerca de 4 horas, existe algum método de deixar este baker mais rápido ? pois já está em 512x512 o mapeamento e mesmo assim está tendo essa demora sendo que meu processador é um rayzen 3 3200G com 8GB de RAM 2666mhz  Intrigado
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DÚVIDA Re: Geração de luz (Baker)

Mensagem por Fagner Seg Jul 13, 2020 4:30 pm

Primeiro, o tamanho 512 não influencia nisso.
o valor que você seleciona ali serve apenas pra definir o tamanho máximo do lightmap, mas se um objeto usaria uma textura de 1024 e você só alterar isso, ele vai usar 4 texturas de 512. O tamanho do objeto no lightmap continua o mesmo, você só mudou quantas texturas o objeto vai usar.
Aí você precisa de equilíbrio, se diminuir demais o tamanho das texturas, você ferra com o os drawcalls, pois você vai ter menos objetos em cada textura, aumentando a quantidade de trocas de material feito pela GPU, o que é lento e faz o fps cair. Se deixar muito grande, pode ser que algumas GPUs não consigam trabalhar com ela, como as GPUs de celulares, as mais antigas suportam só até 2048.
Nesse caso você precisa colocar a maior textura que seja suportada em sua plataforma, eu recomendaria 2048 por ser um meio termo entre tamanho e performance.

Pra reduzir a resolução do lightmap em si, você precisa fazer isso no MeshRenderer, existe um campo chamado lightmap scale, que é a escala que aquele objeto terá no lightmap.
Digamos que seu objeto com escala 1 ocupe uma textura de 1024, reduzindo pra 0.5 fará ele ocupar uma textura de 512, isso sim vai reduzir o tempo do Bake, o consumo de memória e melhorar a quantidade de Drawcalls.

Sobre a dúvida de reduzir o tempo, ajuste a escala do lightmap em cada objeto, objetos grandes como um terreno pode ter um valor bem baixo, como 0.1, objetos grandes como uma casa, você deixa maior 0.2 ou 0.3, e pra objetos menores que isso não recomendo usar lightmap, utilize apenas lightProbes pra fornecer iluminação.
Se gerenciar certinho esses valores conforme sua cena, é certo que esse tempo vai cair bastante.
Fagner
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