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[RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

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Resolvido [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por Magnatah em Sab Mar 30, 2019 11:08 pm

Eu Criei O Seguinte Botão:
 
Código:
for (int c = 0; c < 3; c++)
{
Botao[c].onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
Botao[c].onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
}

Como Faço Para Saber Qual dos Botões Foi Clickado?


Última edição por Magnatah em Ter Abr 02, 2019 11:22 pm, editado 4 vez(es)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Mar 31, 2019 8:36 pm

@Magnatah escreveu:Eu Criei O Seguinte Botão:

BtnSalvar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BtnSalvar.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());


Como Faço Para Saber Se Ele Foi Clickado?

Criar uma variável bool e deixa ela falsa... Na void "SalvarPreferencias" você coloa pra essa variável bool ficar true... É bastante simples.

Só não sei se era essa exatamente a sua dúvida.
MarcosSchultz
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por Chilinger em Seg Abr 01, 2019 3:37 pm

ou ele poder dar print
if(texteb){
print"apertou";
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por Magnatah em Ter Abr 02, 2019 11:25 pm

@MarcosSchultz escreveu:
@Magnatah escreveu:Eu Criei O Seguinte Botão:

BtnSalvar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BtnSalvar.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());


Como Faço Para Saber Se Ele Foi Clickado?

Criar uma variável bool e deixa ela falsa... Na void "SalvarPreferencias" você coloa pra essa variável bool ficar true... É bastante simples.

Só não sei se era essa exatamente a sua dúvida.

Não Daria Certo, Pois Eu Queria Saber Qual Dos Botões Foi Apertado, e Todos Eles Chamam a Mesma Função.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por Weslley em Qua Abr 03, 2019 10:58 am

@Magnatah escreveu:
@MarcosSchultz escreveu:
@Magnatah escreveu:Eu Criei O Seguinte Botão:

BtnSalvar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
BtnSalvar.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());


Como Faço Para Saber Se Ele Foi Clickado?

Criar uma variável bool e deixa ela falsa... Na void "SalvarPreferencias" você coloa pra essa variável bool ficar true... É bastante simples.

Só não sei se era essa exatamente a sua dúvida.

Não Daria Certo, Pois Eu Queria Saber Qual Dos Botões Foi Apertado, e Todos Eles Chamam a Mesma Função.
Então faça uma lista!

tipo
Código:
void Start()
{
    BtnSalvar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
    BtnSalvar.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
    //adicionando o botão na lista de precionados
    BtnSalvar.onClick.AddListener(delegate { m_ButtonOnClick.Add(BtnSalvar); });
}

public void SalvarPreferencias()
{

}

//verificar se o botão esta na lista
//verificar se o botão foi precionado
public bool ButtonWasPressed(Button button) { return m_ButtonOnClick.Contains(button); }
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por Magnatah em Qua Abr 03, 2019 1:05 pm

Pesquisei Pela Função "delegate", Mas Não Achei Alguma Referencia Que Explicasse Direito.

Está Dando Erro No Retorno Da Função "ButtonWasPressed()", Diz Que o Valor Retornado é Nulo, Mesmo Eu Passando Um Valor.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por augustobrito em Qua Abr 03, 2019 2:43 pm

Caso queira entender melhor sobre delegates e eventos, assista os dois vídeos. Vai resolver seu problema com os buttons da Unity e dar uma bagagem de conhecimento pra aplicar em outras coisas...



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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por Magnatah em Ter Abr 09, 2019 2:57 pm

Spoiler:

[dimmuo]Caso queira entender melhor sobre delegates e eventos, assista os dois vídeos. Vai resolver seu problema com os buttons da Unity e dar uma bagagem de conhecimento pra aplicar em outras coisas...



[/quote]

- Eu Já Tinha Visto Esses Videos, Só Encontrei 1 Video No Youtube Em Portugues Falando sobre o Delegate, na verdade a pessoa do video apenas leu um trecho de um livro e que não estava nada facil de entender. 
Preciso Aprender Inglês Urgente, RsRS!!. Laughing


E Eu pensando Que Meu Problema Era Simples.
Eu Criei Alguns Botões e Chamo a Mesma Função Em Todos Eles, Só queria Saber Qual Foi o Botão Clicado.
Código:
for (int c = 0; c < 3; c++)
{
    Botao[c].onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
    Botao[c].onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por augustobrito em Ter Abr 09, 2019 4:22 pm

Pensa comigo, se vc tem 3 botões, ambos os 3 chamam o mesmo método, por que diabos você precisa saber qual foi clicado? Se o usuário clicar em um deles, vai dar na mesma pois ambos fazem a mesma coisa, entende?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por Magnatah em Ter Abr 09, 2019 10:58 pm

@augustobrito escreveu:Pensa comigo, se vc tem 3 botões, ambos os 3 chamam o mesmo método, por que diabos você precisa saber qual foi clicado? Se o usuário clicar em um deles, vai dar na mesma pois ambos fazem a mesma coisa, entende?

Na verdade Não, pois estou criando um sistema de inventario bastante pratico, e os Botões que quero saber se foi clicado são as "Páginas" desse inventario.

(Não Quero Ficar "Linkando" O Script No Botão.)
(Eu Sei Que Existe Muitos Tutorias Ensinando a Criar Inventário, Mas Eu Quero Criar Do Zero, Também Para Ganhar Mais Conhecimento).

Vou Dar Um Exemplo:
- Tenho Um inventário Com 6 Espaços Para Guardar Itens.
- Tenho 2 Páginas, Cada Página Contem os 6 Espaços Para Guardar Itens.

- Quando o Usuário Clicar para abrir o Inventario irá mostrar a primeira pagina com os 6 "Itens".
- Clicou Na Segunda Página, Irá Mostra Mais 6 Itens.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por augustobrito em Ter Abr 09, 2019 11:28 pm

Se for só pra mudar de página, a única coisa que vc precisa é fazer com que o botão saiba da index que ele se encontra, o que vc pode fazer é passar um delegate que retorna int.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por Magnatah em Ter Abr 09, 2019 11:31 pm

@augustobrito escreveu:Se for só pra mudar de página, a única coisa que vc precisa é fazer com que o botão saiba da index que ele se encontra, o que vc pode fazer é passar um delegate que retorna int.

Mesmo eu Pesquisando bastante e Não Faço ideia De Como Usar o Delegate.  Chorando

Desse Jeito Que Você Falou Iria Me Ajudar Muito.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Abr 10, 2019 4:16 am

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems; //a biblioteca que faz a mágica
using UnityEngine;

public class BotaoClicado : MonoBehaviour {

   public List<Button> _botoes = new List<Button>();
   public int botaoSelecionado;

   void Start () {
      for (int c = 0; c < _botoes.Count; c++) {
         _botoes[c].onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
         _botoes[c].onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
      }
   }
   
   public void SalvarPreferencias(){
      Button tempButton = EventSystem.current.currentSelectedGameObject.GetComponent<Button>();
      for (int x = 0; x < _botoes.Count; x++) {
         if (tempButton == _botoes [x]) {
            botaoSelecionado = x;
         }
      }
   }
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Unity - Como Saber Se Botão Foi Clicado?

Mensagem por Magnatah em Seg Abr 15, 2019 7:15 pm

Minha Gambiarra Deu Certo kkkk
Código:
public int IdBotao;


void Awake()
{
     for (byte c = 0; c <= (BotaoEspacos.Count-1); c++)
     {
          DefinirBtn(BotaoEspacos[c], c);
     }
}

public void SetIdBotao(int val)
{
     IdBotao = val;
}

private void DefinirBtn(Button btn, int val)
{
     btn.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
     btn.onClick.AddListener(() => SetIdBotao(val));
}

Subi De Nivel, Level 2 Em POG (programação orientada a Gambiarra)   :P Laughing
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