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Sistema de câmera - SnakeCam

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Assetss Sistema de câmera - SnakeCam

Mensagem por Fagner em Ter Jan 21, 2020 7:34 pm

Estava aqui fazendo alguns sistemas de câmeras e me deparei com a seguinte situação, usando a câmera em terceira pessoa, quando eu movia o personagem perto demais de alguma parede, ela a atravessava.
Eu sei que normalmente o que se faz nesse caso é utilizar um raycast entre a câmera e o objeto que se quer manter em foco, ou usar uma sphere collider na câmera pra detectar a colisão e movê-la no sentido oposto. Mas eu resolvi simplificar e pensar em uma maneira de conseguir o mesmo resultado, porém, sem aquele movimento brusco de quando a câmera é jogada pra frente por conta de um objeto em seu caminho.
O resultado, é o que chamo de SnakeCam, porque esse nome? veja só como fica o caminho da câmera quando se ativa o DrawGizmos hehe :D

Sistema de câmera - SnakeCam Jas2Azj

De forma resumida, eu vou mantendo uma lista das ultimas posições do objeto que quero manter em foco, e a câmera vai seguindo o caminho formado. Dessa forma, ela sempre vai ficar numa distância segura das paredes.

Pra usar, basta jogar o script na câmera e preencher o campo "Objeto Foco" com o seu personagem.

#Dica: Se for utilizar esse script num personagem que possui um RigidBody, ative a opção interpolação no RigidBody pra remover qualquer tremida da câmera;
#Dica: o campo altura ajusta apenas a altura do caminho que a câmera vai seguir, esse valor é relativo a origem do player, caso queira mudar a altura do foco, crie um objeto vazio dentro do seu personagem e jogue esse objeto no campo "objeto Foco";

Código:
using UnityEngine;

public class RSSnakeCam : MonoBehaviour
{
    public int numeroSegmentos = 21;
    public float distanciaEntreSegmentos = 0.3f, suavizacao = 0.05f;
    public Transform objetoFoco;
    public float alturaCamera;
    private float distancia;
    private Vector3[] posicoes;
    private Vector3 offset;
    private Vector3 vel;

    private void Start()
    {
        offset.y = alturaCamera;
        posicoes = new Vector3[numeroSegmentos];
        distancia = Vector3.Distance(transform.position, objetoFoco.position)/numeroSegmentos;
        for (int i = 0; i < numeroSegmentos; i++){
            posicoes[i] = objetoFoco.position+offset;
            posicoes[i] += new Vector3(0, 0, -distanciaEntreSegmentos*i);
        }
        transform.position = posicoes[posicoes.Length - 1];
    }
    private void LateUpdate()
    {
        distancia = Vector3.Distance(posicoes[0], objetoFoco.position+offset);
        if (distancia > distanciaEntreSegmentos)
        {
            posicoes[0] = objetoFoco.position + offset;
            for (int i = posicoes.Length - 1; i > 0; i--)
            {
                posicoes[i] = posicoes[i - 1];
            }
        }
        transform.position = Vector3.SmoothDamp(transform.position, posicoes[posicoes.Length-1], ref vel, .25f);
        transform.LookAt(objetoFoco);
    }
    //private void OnDrawGizmos()
    //{
    //    if (posicoes != null && posicoes.Length > 0)
    //    {
    //        Gizmos.color = Color.blue;
    //        for (int i = 0; i < posicoes.Length; i++)
    //        {
    //            Gizmos.DrawSphere(posicoes[i], 0.05f);
    //        }
    //    }
    //}
}
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 2574
REPUTAÇÃO : 479
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Sistema de câmera - SnakeCam Aad8pUi

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Assetss Re: Sistema de câmera - SnakeCam

Mensagem por Cristhofer Marques em Ter Dez 01, 2020 9:12 pm

Interessante, gostei da sua ideia de melhorar essas coisas, voce esta a quanto tempo na programaçao?

Cristhofer Marques
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 80
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : Sistema de câmera - SnakeCam WvDYdlf

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