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Selecionar Objeto Usando Outlined

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DÚVIDA Selecionar Objeto Usando Outlined

Mensagem por BlesseD em Ter Jan 21, 2020 12:34 am

Boa noite gente, estou com uma duvida sobre a função do Outlined que no caso seria para selecionar algum objeto, eu andei vendo um tutorial de 2018 sobre isso, tentei aplicar no meu projeto só que msm assim não deu aquele efeito de um objeto selecionado quando o mouse entra nele, eu vi deste tópico https://www.schultzgames.com/t7480-tutorial-efeito-outlined-sublinhado-com-shader?highlight=outlined, fiz todas as etapas corretamente porem não obtive resultados, alguém poderia me ajudar?
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DÚVIDA Re: Selecionar Objeto Usando Outlined

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jan 23, 2020 10:25 pm

@BlesseD escreveu:Boa noite gente, estou com uma duvida sobre a função do Outlined que no caso seria para selecionar algum objeto, eu andei vendo um tutorial de 2018 sobre isso, tentei aplicar no meu projeto só que msm assim não deu aquele efeito de um objeto selecionado quando o mouse entra nele, eu vi deste tópico https://www.schultzgames.com/t7480-tutorial-efeito-outlined-sublinhado-com-shader?highlight=outlined, fiz todas as etapas corretamente porem não obtive resultados, alguém poderia me ajudar?

O Shader apresentou algum erro no seu projeto?

Qual versão da Unity você está usando? é normal ou HDR?
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DÚVIDA Re: Selecionar Objeto Usando Outlined

Mensagem por BlesseD em Qui Jan 23, 2020 11:48 pm

@MarcosSchultz escreveu:
@BlesseD escreveu:Boa noite gente, estou com uma duvida sobre a função do Outlined que no caso seria para selecionar algum objeto, eu andei vendo um tutorial de 2018 sobre isso, tentei aplicar no meu projeto só que msm assim não deu aquele efeito de um objeto selecionado quando o mouse entra nele, eu vi deste tópico https://www.schultzgames.com/t7480-tutorial-efeito-outlined-sublinhado-com-shader?highlight=outlined, fiz todas as etapas corretamente porem não obtive resultados, alguém poderia me ajudar?

O Shader apresentou algum erro no seu projeto?

Qual versão da Unity você está usando? é normal ou HDR?
Na verdade, quando eu modifico o script do shader OutlinedDiffuse de (0,0,0,1) para (1,1,1,1) e o range para 040, eu passo o mouse em cima e não sublinha, mas se eu adiciono o Outlined Diffuse direto no objeto, ai sim ele fica destacado, porém eu queria apenas quando o mouse passasse por cima. Eu estou usando a versão 5.0.1f1 do Unity, é normal sim!
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DÚVIDA Re: Selecionar Objeto Usando Outlined

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jan 24, 2020 2:39 am

Da pra usar as voids OnMouseEnter e OnMouseExit para ativar e desativar o shader
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DÚVIDA Re: Selecionar Objeto Usando Outlined

Mensagem por BlesseD em Sex Jan 24, 2020 4:52 pm

@MarcosSchultz escreveu:Da pra usar as voids OnMouseEnter e OnMouseExit para ativar e desativar o shader
Ah sim, poderia me dizer como faço para aplicar isso?
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DÚVIDA Re: Selecionar Objeto Usando Outlined

Mensagem por hetrodo em Sex Jan 24, 2020 5:15 pm

Código:
public float OutlineWidth = 1;
Renderer rend;

void Start()
{
    rend = GetComponent<Renderer>();
}

void OnMouseEnter()
{
    rend.material.SetFloat("_Outline", OutlineWidth);
}

void OnMouseExit()
{
    rend.material.SetFloat("_Outline", 0);
}

Olha, fiz esse código de cabeça, não tenho certeza se está funcionando, mas é essa lógica ai.
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DÚVIDA Re: Selecionar Objeto Usando Outlined

Mensagem por BlesseD em Sex Jan 24, 2020 6:42 pm

@hetrodo escreveu:
Código:
public float OutlineWidth = 1;
Renderer rend;

void Start()
{
    rend = GetComponent<Renderer>();
}

void OnMouseEnter()
{
    rend.material.SetFloat("_Outline", OutlineWidth);
}

void OnMouseExit()
{
    rend.material.SetFloat("_Outline", 0);
}

Olha, fiz esse código de cabeça, não tenho certeza se está funcionando, mas é essa lógica ai.
Opa mano, eu inseri este script em um cubo para testar e não ta destacando não. Até usei o Script do próprio Outline mas só fica destacando msm, da pra ver através da parede mas esse não é o objetivo, espero que não seja por conta do meu Unity.
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DÚVIDA Re: Selecionar Objeto Usando Outlined

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jan 27, 2020 12:59 am

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class AtivarOutline : MonoBehaviour {

    [Range(0.0f, 0.3f)]
    public float OutlineWidth = 0.025f;

    Renderer rend;

    void Start() {
        rend = GetComponent<Renderer>();
    }

    void OnMouseEnter() {
        rend.material.SetFloat("_Outline", OutlineWidth);
    }

    void OnMouseExit() {
        rend.material.SetFloat("_Outline", 0);
    }
}

Esse código no objeto que tem o shader funciona...

OBS: o efeito só vai poder ser visto na camera do jogo, e quando o objeto estiver próximo da camera... na camera de editMode não da pra ver
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DÚVIDA Re: Selecionar Objeto Usando Outlined

Mensagem por BlesseD em Seg Jan 27, 2020 4:47 pm

@MarcosSchultz escreveu:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class AtivarOutline : MonoBehaviour {

    [Range(0.0f, 0.3f)]
    public float OutlineWidth = 0.025f;

    Renderer rend;

    void Start() {
        rend = GetComponent<Renderer>();
    }

    void OnMouseEnter() {
        rend.material.SetFloat("_Outline", OutlineWidth);
    }

    void OnMouseExit() {
        rend.material.SetFloat("_Outline", 0);
    }
}

Esse código no objeto que tem o shader funciona...

OBS: o efeito só vai poder ser visto na camera do jogo, e quando o objeto estiver próximo da camera... na camera de editMode não da pra ver
Agora funcionou sim mano, muito obrigado, só que tem um pequeno porém. Mesmo de longe com o mouse em cima eu consigo ativar o Shader, é possível adicionar uma distância mais próxima para limitar que o shader seja visto?! Acho que um float resolveria.
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