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movimentação por posição

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DÚVIDA movimentação por posição

Mensagem por giowde em Sex Jan 17, 2020 11:16 am

Quando voce ta fazendo movimentação trocando a posiçao, por exemplo
if(Input... {
transform.position += new Vector(-50, 0, 0); }
Ele vai de 50 em 50 pra esquerda, mas se tiver um objeto no lugar, como impedir de fazer esse movimento?
eu tentei aumentar o rb do objeto, mas ou o player bate e volta, ou ultrapassa o obj

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DÚVIDA Re: movimentação por posição

Mensagem por Antônio T em Sex Jan 17, 2020 12:58 pm

Modifique o script para que o seu player somente movimente-se se não houver um objeto na sua frente.

Você pode fazer isso por meio de uma variável do tipo Boleana (bool) e verificar se ela é verdadeira ou não, caso seja verdadeira o objeto não anda, caso não seja ele poderá mover-se.

Ponha um Collider no objeto que seja a "parede" (no caso um próprio de qualquer instância) e por meio do CallBack OnCollisionEnter naquele código do inserido no player, se ele estiver colidindo a variável é atribuída como true, caso contrário, false.

Detalhe, o player também deve ter um Collider.

Caso ninguém poste um script aqui e você ainda não tenha conseguido resolver teu problema, busco postar um código com a solução, no momento estou sem porte do meu Desktop. Espero ter ajudado.
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DÚVIDA Re: movimentação por posição

Mensagem por giowde em Sex Jan 17, 2020 3:19 pm

@Antônio T escreveu:Modifique o script para que o seu player somente movimente-se se não houver um objeto na sua frente.

Você pode fazer isso por meio de uma variável do tipo Boleana (bool) e verificar se ela é verdadeira ou não, caso seja verdadeira o objeto não anda, caso não seja ele poderá mover-se.

Ponha um Collider no objeto que seja a "parede" (no caso um próprio de qualquer instância) e por meio do CallBack OnCollisionEnter naquele código do inserido no player, se ele estiver colidindo a variável é atribuída como true, caso contrário, false.

Detalhe, o player também deve ter um Collider.

Caso ninguém poste um script aqui e você ainda não tenha conseguido resolver teu problema, busco postar um código com a solução, no momento estou sem porte do meu Desktop. Espero ter ajudado.
Eu tentei fazer do jeito que voce falou, mas não consegui, em seguida tentei usar linecast, porem tambem não deu certo, o player chegava no alvo e entao a bool pode mover virava false e tambem queria especificar que só não pode mover na diração onde esta o obstaculo
ps. instanciei a parede no target

 public bool podeMover = false;
    public Transform target;

void Update () {
        if (Physics.Linecast(transform.position, target.position))
        {
            podeMover = false;
        }
        else podeMover = true;
     
       if (podeMover == true) { 
            if (Input.GetKeyDown(KeyCode.UpArrow))
            {
            transform.position += new Vector3(-67, 0, 0);

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DÚVIDA Re: movimentação por posição

Mensagem por Antônio T em Sex Jan 17, 2020 11:36 pm

giowde:

@giowde escreveu:
@Antônio T escreveu:Modifique o script para que o seu player somente movimente-se se não houver um objeto na sua frente.

Você pode fazer isso por meio de uma variável do tipo Boleana (bool) e verificar se ela é verdadeira ou não, caso seja verdadeira o objeto não anda, caso não seja ele poderá mover-se.

Ponha um Collider no objeto que seja a "parede" (no caso um próprio de qualquer instância) e por meio do CallBack OnCollisionEnter naquele código do inserido no player, se ele estiver colidindo a variável é atribuída como true, caso contrário, false.

Detalhe, o player também deve ter um Collider.

Caso ninguém poste um script aqui e você ainda não tenha conseguido resolver teu problema, busco postar um código com a solução, no momento estou sem porte do meu Desktop. Espero ter ajudado.
Eu tentei fazer do jeito que voce falou, mas não consegui, em seguida tentei usar linecast, porem tambem não deu certo, o player chegava no alvo e entao a bool pode mover virava false e tambem queria especificar que só não pode mover na diração onde esta o obstaculo
ps. instanciei a parede no target

 public bool podeMover = false;
    public Transform target;

void Update () {
        if (Physics.Linecast(transform.position, target.position))
        {
            podeMover = false;
        }
        else podeMover = true;
     
       if (podeMover == true) { 
            if (Input.GetKeyDown(KeyCode.UpArrow))
            {
            transform.position += new Vector3(-67, 0, 0);
Interessante, no teu caso, gostaria de saber como está implementando a movimentação e que tipo de game está desenvolvendo, dependendo do naipe do jogo aquela minha ideia torna-se inútil.
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DÚVIDA Re: movimentação por posição

Mensagem por giowde em Sab Jan 18, 2020 8:55 am

@Antônio T escreveu:
giowde:

@giowde escreveu:
@Antônio T escreveu:Modifique o script para que o seu player somente movimente-se se não houver um objeto na sua frente.

Você pode fazer isso por meio de uma variável do tipo Boleana (bool) e verificar se ela é verdadeira ou não, caso seja verdadeira o objeto não anda, caso não seja ele poderá mover-se.

Ponha um Collider no objeto que seja a "parede" (no caso um próprio de qualquer instância) e por meio do CallBack OnCollisionEnter naquele código do inserido no player, se ele estiver colidindo a variável é atribuída como true, caso contrário, false.

Detalhe, o player também deve ter um Collider.

Caso ninguém poste um script aqui e você ainda não tenha conseguido resolver teu problema, busco postar um código com a solução, no momento estou sem porte do meu Desktop. Espero ter ajudado.
Eu tentei fazer do jeito que voce falou, mas não consegui, em seguida tentei usar linecast, porem tambem não deu certo, o player chegava no alvo e entao a bool pode mover virava false e tambem queria especificar que só não pode mover na diração onde esta o obstaculo
ps. instanciei a parede no target

 public bool podeMover = false;
    public Transform target;

void Update () {
        if (Physics.Linecast(transform.position, target.position))
        {
            podeMover = false;
        }
        else podeMover = true;
     
       if (podeMover == true) { 
            if (Input.GetKeyDown(KeyCode.UpArrow))
            {
            transform.position += new Vector3(-67, 0, 0);
Interessante, no teu caso, gostaria de saber como está implementando a movimentação e que tipo de game está desenvolvendo, dependendo do naipe do jogo aquela minha ideia torna-se inútil.

void Update ( ) {
if (Input.GetKeyDown(KeyCode.UpArrow))
            {
            transform.position += new Vector3(-67, 0, 0);
            }
            if (Input.GetKeyDown(KeyCode.DownArrow))
            {
            transform.position += new Vector3(67, 0, 0);
           
              {
             if (Input.GetKeyDown(KeyCode.LeftArrow))
             {
            transform.position += new Vector3(0, 0, -56);
            
             }
            if (Input.GetKeyDown(KeyCode.RightArrow))
            {
                transform.position += new Vector3(0, 0, 56);
                
            }

O player anda em tiles 3d, plataformas, nao sei o termo

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DÚVIDA Re: movimentação por posição

Mensagem por JohnRambo em Sab Jan 18, 2020 11:45 am

Este tópico foi criado no local incorreto e foi movido. Vamos manter a organização do fórum.
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DÚVIDA Re: movimentação por posição

Mensagem por giowde em Sab Jan 18, 2020 5:20 pm

@JohnRambo escreveu:Este tópico foi criado no local incorreto e foi movido. Vamos manter a organização do fórum.
não sabia, foi mal

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DÚVIDA Re: movimentação por posição

Mensagem por NKKF em Sab Jan 18, 2020 7:25 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Teste : MonoBehaviour {

    private void Update () {

        // Cada IF tem uma funcao de se movimentar
        // Da para reduzir a quatidade de IF's mas poderia afetar a gameplay, entao nao mudei
        if (Input.GetKeyDown (KeyCode.UpArrow)) {
            MovementFunction (Vector3.right * -50);
        }
        if (Input.GetKeyDown (KeyCode.DownArrow)) {
            MovementFunction (Vector3.right * 50);
        }
        if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftArrow)) {
            MovementFunction (Vector3.forward * -50);
        }
        if (Input.GetKeyDown (KeyCode.RightArrow)) {
            MovementFunction (Vector3.forward * 50);
        }
    }

    public void MovementFunction (Vector3 direction) {
        // Verifica se e possivel fazer o movimento
        if (!checkMovement (direction)) {

            // Movimenta o jogador
            transform.position += direction;
        }
    }

    public bool checkMovement (Vector3 direction) {
        // Faz um linecast para verificar se existe colisao no caminho
        return Physics.Linecast (transform.position, transform.position + direction);
    }
}


Como você mesmo usou o Linecast, acho que não precisa explicar o funcionamento dele.. Então, tá aí a logica do game Smile


Última edição por NKKF em Sab Jan 18, 2020 7:26 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Arrumar o código (tirar o debug que eu havia colocado))
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DÚVIDA Re: movimentação por posição

Mensagem por Antônio T em Dom Jan 19, 2020 1:59 am

NKKF:

@NKKF escreveu:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Teste : MonoBehaviour {

    private void Update () {

        // Cada IF tem uma funcao de se movimentar
        // Da para reduzir a quatidade de IF's mas poderia afetar a gameplay, entao nao mudei
        if (Input.GetKeyDown (KeyCode.UpArrow)) {
            MovementFunction (Vector3.right * -50);
        }
        if (Input.GetKeyDown (KeyCode.DownArrow)) {
            MovementFunction (Vector3.right * 50);
        }
        if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftArrow)) {
            MovementFunction (Vector3.forward * -50);
        }
        if (Input.GetKeyDown (KeyCode.RightArrow)) {
            MovementFunction (Vector3.forward * 50);
        }
    }

    public void MovementFunction (Vector3 direction) {
        // Verifica se e possivel fazer o movimento
        if (!checkMovement (direction)) {

            // Movimenta o jogador
            transform.position += direction;
        }
    }

    public bool checkMovement (Vector3 direction) {
        // Faz um linecast para verificar se existe colisao no caminho
        return Physics.Linecast (transform.position, transform.position + direction);
    }
}


Como você mesmo usou o Linecast, acho que não precisa explicar o funcionamento dele.. Então, tá aí a logica do game Smile
Incrível, desconhecia do uso do Linecast, matei-me com bastante código hoje de manhã e tudo indo pelos ares.
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