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Como posso criar um sistema de pulo para esse script que determina a gravidade.

2 participantes

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DÚVIDA Como posso criar um sistema de pulo para esse script que determina a gravidade.

Mensagem por teos626 Dom Jan 12, 2020 9:20 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]

public class PlayerPC : MonoBehaviour
{
    Vector3 targetRotation;
    float rotationSpeed = 8;
    public float speed = 20;
    public float jumpForce = 200;
   

    Rigidbody rb;

    void Start()
    {
        rb = GetComponent<Rigidbody>();
        rb.interpolation = RigidbodyInterpolation.Extrapolate;
    }

    void FixedUpdate()
    {
        float horizontal = Input.GetAxis("Horizontal");
        float vertical = Input.GetAxis("Vertical");
        float horizontalRaw = Input.GetAxisRaw("Horizontal");
        float verticalRaw = Input.GetAxisRaw("Vertical");

        Vector3 input = new Vector3(horizontal, 0, vertical);
        if (input.magnitude > 1)
        {
            input.Normalize();
        }
        Vector3 inputRaw = new Vector3(horizontalRaw, 0, verticalRaw);

        if (inputRaw != Vector3.zero)
        {
            targetRotation = Quaternion.LookRotation(input).eulerAngles;
        }

        if (Input.GetButtonDown("Pulo"))
        {
            rb.AddForce(jumpForce*Vector3.up) ;
            vel.y = 0f;
        }

        rb.rotation = Quaternion.Slerp(transform.rotation, Quaternion.Euler(targetRotation.x, Mathf.Round(targetRotation.y / 45f) * 45f, targetRotation.z), Time.deltaTime * rotationSpeed);
        Vector3 vel = input * speed;
        vel.y = -9.8f;
        rb.velocity = vel;
    }
}

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DÚVIDA Re: Como posso criar um sistema de pulo para esse script que determina a gravidade.

Mensagem por hendrick22 Seg Jan 13, 2020 1:57 pm

olha não sei se é isso mas no comando de pular vc tá definindo que o vel.y = 0  ouseja parece que vc não quer exista gravidade quando vc púla só que isso não vai funcionar pq logo abaixo do codigo vc tá definindo que vel.y = -9.8 ou seja ,ele não vai ficar em 0 nunca. oque vc pode fazer crie uma variavel boleana para denifir se está pulando ou não ,se vc tiver animação de pulo melhor pq é só dizer a variavel de pulo recebe verdadeira se tá nessa animação ,e dai vc coloca o vel.y = 0 quando o pulo for verdadeiro e vel.y = -9.8f quando for falso ,mas vc não pode declarar vel.y = -9.8f no final do codigo pq quando chegar nessa parte ele vai anular o "0".

mas eu achei essa logica estranha vc tá mechendo na velocidade da fisica quando pula isso não parece necessário e onde vc declarou o "vel" kkkkk

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DÚVIDA Re: Como posso criar um sistema de pulo para esse script que determina a gravidade.

Mensagem por teos626 Ter Jan 14, 2020 11:41 am

@hendrick22 escreveu:olha não sei se é isso mas no comando de pular vc tá definindo que o vel.y = 0  ouseja parece que vc não quer exista gravidade quando vc púla só que isso não vai funcionar pq logo abaixo do codigo vc tá definindo que vel.y = -9.8 ou seja ,ele não vai ficar em 0 nunca. oque vc pode fazer crie uma variavel boleana para denifir se está pulando ou não ,se vc tiver animação de pulo melhor pq é só dizer a variavel de pulo recebe verdadeira se tá nessa animação ,e dai vc coloca o vel.y = 0 quando o pulo for verdadeiro e vel.y = -9.8f quando for falso ,mas vc não pode declarar vel.y = -9.8f no final do codigo pq quando chegar nessa parte ele vai anular o "0".

mas eu achei essa logica estranha vc tá mechendo na velocidade da fisica quando pula isso não parece necessário e onde vc declarou o "vel" kkkkk

Poderia me mostrar como adaptar esse script ?

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DÚVIDA Re: Como posso criar um sistema de pulo para esse script que determina a gravidade.

Mensagem por hendrick22 Ter Jan 14, 2020 5:19 pm

@teos626 escreveu:
@hendrick22 escreveu:olha não sei se é isso mas no comando de pular vc tá definindo que o vel.y = 0  ouseja parece que vc não quer exista gravidade quando vc púla só que isso não vai funcionar pq logo abaixo do codigo vc tá definindo que vel.y = -9.8 ou seja ,ele não vai ficar em 0 nunca. oque vc pode fazer crie uma variavel boleana para denifir se está pulando ou não ,se vc tiver animação de pulo melhor pq é só dizer a variavel de pulo recebe verdadeira se tá nessa animação ,e dai vc coloca o vel.y = 0 quando o pulo for verdadeiro e vel.y = -9.8f quando for falso ,mas vc não pode declarar vel.y = -9.8f no final do codigo pq quando chegar nessa parte ele vai anular o "0".

mas eu achei essa logica estranha vc tá mechendo na velocidade da fisica quando pula isso não parece necessário e onde vc declarou o "vel" kkkkk

Poderia me mostrar como adaptar esse script ?
olha man eu não sei direito oque vc quer fazer me explica oque vc quer com detalhes ai eu te ajudo ,para fazer um pulo basta fazer um rigidbody.AddForce e fazer uma variavel para verificar se tá no chão para não voar né kkkkk

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DÚVIDA Re: Como posso criar um sistema de pulo para esse script que determina a gravidade.

Mensagem por teos626 Ter Jan 14, 2020 10:00 pm

Então cara eu só queria fazer um pulo, com uma variável para que eu possa mudar o valor de personagem para personagem. Porém a gravidade não permite que esse pulo aconteça. Já tentei usar rb.AddForce

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DÚVIDA Re: Como posso criar um sistema de pulo para esse script que determina a gravidade.

Mensagem por hendrick22 Qua Jan 15, 2020 11:52 am

@teos626 escreveu:Então cara eu só queria fazer um pulo, com uma variável para que eu possa mudar o valor de personagem para personagem. Porém a gravidade não permite que esse pulo aconteça. Já tentei usar rb.AddForce
vc tentou fazer o AddForce("vetor que vc já coloclou" ,ForceMode.Impulse) ?
para ser sincero eu acho que já era para ter funcionado o pulo ,pq a gravidade não impede vc de pula ,claro se ela não tiver muito forte ,mas o padrão do unity é 9.8 se não me engano que é o valor da gravidade aqui dá terra e nunca tive problema com isso

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DÚVIDA Re: Como posso criar um sistema de pulo para esse script que determina a gravidade.

Mensagem por teos626 Qua Jan 15, 2020 5:41 pm

já sim, na verdade ele pula. porem a gravidade deixa o movimento muito rapido, quase imperseptivel

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