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Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

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DÚVIDA Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por juansup em Ter Jan 07, 2020 1:18 pm

O script que estou tentando usar é esse.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Buraconegro : MonoBehaviour
{
    public float x;
    public float y;
    public float z;
    private bool podecrescer;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
       
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
       
            transform.localScale += new Vector3(x, y, z);
       
        if (transform.localScale.x <= 10 && transform.localScale.y <= 10 && transform.localScale.z <= 10)
        {
            Destroy(gameObject);
        }
    }
    void OnCollisionEnter(Collision collision)
    {
        if (collision.gameObject.tag == "tiro")
        {
            transform.localScale -= new Vector3(-x*3, -y*3, -z*3);
           
        }
    }

}
Estou querendo que ele diminua mais do que cresce quando ele é atigindo por um tiro. E quando estiver com menos de 10 de tamanho ele seja destruido. Alguém poderia ajudar ? Closed Eyes
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DÚVIDA Re: Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por MayLeone em Ter Jan 07, 2020 2:38 pm

O alvo cresce mais do que diminui porque o Update está fazendo ele crescer rápido de mais e os tiros não dão conta.
Tente fazer o objeto crescer com um tempo de intervalo maior:

Código:
using UnityEngine;

public class BuracoNegro : MonoBehaviour {

public float timeToGrow; // Coloque um intervalo pra crescer

void Start (){
InvokeRepeating("GrowUp", timeToGrow);
}

void GrowUp(){
transform.localScale++;
}

void OnCollisionEnter(Collision collision){
if(collision.gameObject.tag == "tiro")
transform.localScale -= 3;
}

void Update(){
if(transform.localScale <= 10)
Destroy(gameObject);
}
}
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DÚVIDA Re: Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por juansup em Qua Jan 08, 2020 12:40 am

deu erro em alguns e o VB nao da dica de como corrigir bem.

mesmo corrigindo o "{}" dos ifs. Teria outra dica ?
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DÚVIDA Re: Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por NKKF em Qua Jan 08, 2020 12:33 pm

:v Me intrometendo..

Levando em consideração o código da May:

O erro foi dado porque "transform.localScale" é um Vetor3 e na linha 21 você o compara com uma INT...
muda a linha 21 por:

Código:
if (transform.localScale.magnitude < (Vector3.one * 10).magnitude)

Ah, você pode usar o FixedUpdate invés de Update por questões de performance (Não faz muuuita diferença assim mas quanto mais otimização, melhor, né?)


Outro erro é a linha 12, onde cê tentou somar um Vector como se fosse uma INT, para resolver, substitua:

Código:
transform.localScale += Vector3.one;

Outro erro porém com a mesma lógica que os demais acima ^: (LINHA 17)

Código:
transform.localScale -= Vector3.one * 4;

Valeu xD.
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DÚVIDA Re: Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por juansup em Qua Jan 08, 2020 8:18 pm

Muito obrigado por tentarem ajudar, mas mesmo assim ainda nao funcionou, vou tentar quebrara mais a cabeça nisso, mesmo assim obrigado. Sz.
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DÚVIDA Re: Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por NKKF em Qua Jan 08, 2020 8:42 pm

Estranho, pode dar um print dos erros ou o que está acontecendo?
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DÚVIDA Re: Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por juansup em Qua Jan 08, 2020 10:33 pm

Não é erro, é que quando atiro no buraco negro ele nao diminui mesmo o prefab do tiro estando com tag "tiro" e com collider em is tringer ativado.


script: https://prnt.sc/ql2wwa

Tiro: https://prnt.sc/ql2ws2a

BuracoNegro: https://prnt.sc/ql2x1z
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DÚVIDA Re: Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por NKKF em Qua Jan 08, 2020 10:36 pm

Nãaaaa my friend! Você confundiu Trigger com Collider!


Existe duas funções:

OnTriggerEnter
e
OnCollisionEnter

desativa o isTrigger e pronto, resolve xD
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DÚVIDA Re: Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por MayLeone em Qua Jan 08, 2020 10:52 pm

Na verdade as chaves do if não são necessárias porque só é uma linha de comando.
Enfim, pensei que o Unity já tinha sobrecarregado os operadores de ++ e comparação pra trabalhar com Vector, o usuário ter que fazer isso é bem chato.

Enfim, obrigada pelas correções NKKF!
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DÚVIDA Re: Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por juansup em Qua Jan 08, 2020 11:19 pm

@NKKF escreveu:Nao foi mesmo assim men.

@MayLeone escreveu:Gostei muito do seu site pessoal e do que sobre yugioh. Parabéns.
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DÚVIDA Re: Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?

Mensagem por MayLeone em Qua Jan 08, 2020 11:28 pm

A sobrecarga que daria pra fazer facilmente:

Código:
transform.localScale = transform.localScale +3;
transform.localScale = transform.localScale + 1;

if(transform.localScale <= 10);

Sobrecarregando esses operadores:

Código:
public struct Vector3{

float x,y,z ;

public Vector3(float x, float y, float z){
       this.x = x;
       this.y = y;
       this.z = z;

        }
        
  public static Vector3 operator +(Vector3 a, float n){
      return new Vector3(
     a.x + n, a.y +n, a.z+n);
       }


    public static bool operator >= (Vector3 a, float n){
        return a.x >= n && a.y >= n && a.z >= n;
        }
        
       public static bool operator <=(Vector3 a, float n){
        return a.x <= n && a.y <= n
         && a.z <= n;
        }    
      
       public override string ToString (){
        return "(" + x + ", " + y + ", " +z + ")";
        }
   }
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