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[RESOLVIDO] Qual é a função para retirar uma textura da tela do jogo?

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Resolvido [RESOLVIDO] Qual é a função para retirar uma textura da tela do jogo?

Mensagem por gersoneson em Sab Dez 28, 2019 11:43 pm

Boa noite galera. Então, estou criando um jogo no qual tem interação ao público infantil. No jogo quando o jogador errar eu preciso que apareça uma textura na tela, no qual eu fiz uma imagem de um "X", e depois de um certo tempo (2 segundos) desapareça. Utilizei um vídeo de um administrador aqui do fórum para o meu jogo. No jogo, até aparece a textura, só que não some. Porque eu não sei qual função faz isso.

OBS: Eu não posso fazer com que ele destrua o GameObject para a textura sumir. Pois a imagem no qual eu quero mostrar na tela durante alguns segundos se repetirá quantas vezes o jogador errar.

Aqui está o código:


    
Código:
void OnGUI (){

        if (lixoCerto || lixoErrado == true)
        {
            if (lixoCerto)
            {
                GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/4,0,Screen.width/2,Screen.height), sinalCerto);
            }else if (lixoErrado){
                GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/4,0,Screen.width/2,Screen.height), sinalErrado);
            }

            tempo += Time.deltaTime;

            if (tempo > 2)
            {  

                //SCRIPT PARA RETIRAR A TEXTURA DA TELA.

            }

        }



Eu não botei o código inteiro porque ele está gigante. Então considere as variáveis (tempo, sinalCerto, sinalErrado, lixoCerto, lixoErrado) declaradas.

vídeo que utilizei como base: https://www.youtube.com/watch?v=w_HaXk_uyaw

Por favor, quem puder ajudar me fará uma grandeeeee favorzão.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual é a função para retirar uma textura da tela do jogo?

Mensagem por Fagner em Dom Dez 29, 2019 7:44 am

Esse sistema usando GUI deve ser bem antigo.
Montei um exemplo de como seria isso que você quer só que no sistema UI, que é o atual.
Baixe aí e tente adaptar ao seu projeto
https://drive.google.com/open?id=1mX_QzA8kGdaNOKEbbz1vblV2GZQtlYva

Script que usei, caso alguém venha com uma dúvida similar mas já tenha um projeto usando UI.
Código:
using System.Collections;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class MostrarResultado : MonoBehaviour
{
    public Sprite imagemAcerto;
    public Sprite imagemErro;
    public Image imagemResultado;

    private void Start() //Aqui chamo a função na Start, mas você deve chamar pelo seu código, passando "true" caso a resposta esteja certa, e "false" caso esteja errada.
    {
        ExibirResultado(true); //Apenas um exemplo de utilização.
    }

    public void ExibirResultado(bool acertou)
    {
        imagemResultado.sprite = acertou == true ? imagemAcerto : imagemErro; //muda o sprite da Imagem conforme a bool acertou
        imagemResultado.enabled = true; //Ativa o componente da imagem, deixando-a visível.
        StartCoroutine(Cronometro()); //Inicia a contagem de tempo
    }

    public IEnumerator Cronometro()
    {
        yield return new WaitForSeconds(2); //Aguarda dois segundos, caso queira utilizar uma fração de tempo use o padrão (1.3f);
        imagemResultado.enabled = false; //Após o tempo decorrido, desativa a imagem.
    }
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual é a função para retirar uma textura da tela do jogo?

Mensagem por gersoneson em Dom Dez 29, 2019 5:15 pm

Cara, muito obrigado! Obrigado pelo esforço e pela ajuda!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual é a função para retirar uma textura da tela do jogo?

Mensagem por gersoneson em Dom Dez 29, 2019 6:41 pm

Funcionou direitinho! Muito obrigado!! Só pode me explicar uma coisa ? Por que você botou o bool dentro daquele void ?  Isso é novo para mim. Rsrsrs

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Mensagem por MayLeone em Dom Dez 29, 2019 7:45 pm

Olá, não sou o Fagner mas tomei a liberdade para explicar o bool ali.
O "void" se chama método, e nos métodos você pode passar o que chamamos de parâmetros. Esses parâmetros são informações que vão ser trabalhadas dentro do método, assim você pode utilizá-lo de formas diferentes no seu código.

Por exemplo, se você chamar o método "ExibirResultado" e passar como parâmetro "true", ele vai mostrar a imagem de acerto, se você passar "false" ele vai mostrar a imagem de erro.
A verificação no código do Fagner está com operador ternário, mas para visualizar melhor, veja a mesma validação só que com um If:

Código:
if(acertou == true)
imagemResultado.sprite = imagemAcerto;
else
imagemResultado.sprite = imagemErro;


Então se você chamar o método assim:

Código:
ExibirResultado (true);

O parâmetro "acertou" dentro do método vai receber esse valor, portanto, dentro do código, ele vai rodar o if que vai mostrar a textura "imagemAcerto".

Se você fizer:

Código:
ExibirResultado (false);

O parâmetro "acertou" vai receber false e vai reproduzir o else do comando, mostrando a textura "imagemErro".

Veja que o parâmetro deixa o método flexível, você pode chamar ele quantas vezes quiser, sem precisar repetir códigos, fazendo os comandos apenas uma vez.

Se não usa-se o parâmetro bool no método, você teria que ter dois métodos diferentes, um para mostrar a imagem de erro e outro para mostrar a imagem de acerto. Então daí dependendo da situação você chamava um método diferente para cada, o que obviamente seria um trabalho desnecessário nesse caso.

Enfim, espero que tenha dado para entender essa parte, pois os parâmetros nos métodos são bem importantes e úteis, como você percebeu.

PS: desculpe a intromissão Fagner.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Qual é a função para retirar uma textura da tela do jogo?

Mensagem por Fagner em Dom Dez 29, 2019 8:32 pm

Perfeito.
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