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Iteração de animações!

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DÚVIDA Iteração de animações!

Mensagem por Madson em Sex Dez 27, 2019 10:15 pm

Ola pessoal, tenho uma duvida relacionado a animação para um game FPS especificamente!
Bom, estou criando umas animações para um game FPS e me deparei com a seguinte duvida. Estou animando uma pistola com Idle, Fire, Reload, ETC...

A duvida é a seguinte. Eu animo o personagem junto com a arma? sendo que em jogo(UNITY) eu programei pra quando eu pegar uma arma (Pistola) ela será instanciada na mão do personagem. Ou seja, não é a mesma arma que foi feita a animação. Alguma ideia de qual seria a melhor forma de fazer isso?

OBS: Pesquisei os topicos do forum antes, mas não encotrei algo relacionado que pudesse me ajudar!
OBS2: Uso Blender para as animações.


De já, Obrigado!

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DÚVIDA Re: Iteração de animações!

Mensagem por Fagner em Sex Dez 27, 2019 10:47 pm

Existe alguma razão específica pra não usar a arma que já foi animada com o personagem?
Já está na hierarquia do esqueleto, já está devidamente rigada e animada, eu só desabilitaria a mesh e habilitaria novamente caso o jogador selecionasse ou pegasse a arma.
Além disso, fazendo dessa forma seria o mais ideal do ponto de vista da programação, algo como um object pooling, pois você não estaria instanciando objetos e sim já os teria na cena.
Outro ponto, evite instanciar objetos sem necessidade, tendo como exemplo o CSGO, assim que um player dropar uma arma e outro pegar, você manda a arma já instanciada pra ele, e só cria uma nova caso não tenha nenhuma instanciada disponível. Isso já vai evitar uma possível chamada do GC, o que vai ajudar na estabilidade do jogo.
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DÚVIDA Re: Iteração de animações!

Mensagem por artplayer em Sab Dez 28, 2019 12:24 pm

@Madson escreveu:A duvida é a seguinte. Eu animo o personagem junto com a arma? sendo que em jogo(UNITY) eu programei pra quando eu pegar uma arma (Pistola) ela será instanciada na mão do personagem. Ou seja, não é a mesma arma que foi feita a animação. Alguma ideia de qual seria a melhor forma de fazer isso?

Tanto pra primeira quanto pra terceira pessoa, eu uso uma animação pra parte inferior do corpo e uma animação pra parte superior ( geralmente uma pose com dois quadros ) pra cada tipo de arma e uso IK pra corrigir a posição das mãos na arma. 

Uso dois avatar masks e layers separadas no animator. 

Cada arma tem suas próprias referências de IK (posição/rotação da mão esquerda, altura da mão direita, muzzle, etc). 

Você pode ate usar o ik da mão direita pra fazer um recoil com força programável se quiser.

 Pode não ser a abordagem mais simples, mas é muito flexível e me satisfaz pra jogos em primeira e terceira pessoa há um bom tempo.
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DÚVIDA Re: Iteração de animações!

Mensagem por Madson em Sab Dez 28, 2019 3:54 pm

@Fagner escreveu:Existe alguma razão específica pra não usar a arma que já foi animada com o personagem?
Já está na hierarquia do esqueleto, já está devidamente rigada e animada, eu só desabilitaria a mesh e habilitaria novamente caso o jogador selecionasse ou pegasse a arma.
Além disso, fazendo dessa forma seria o mais ideal do ponto de vista da programação, algo como um object pooling, pois você não estaria instanciando objetos e sim já os teria na cena.
Outro ponto, evite instanciar objetos sem necessidade, tendo como exemplo o CSGO, assim que um player dropar uma arma e outro pegar, você manda a arma já instanciada pra ele, e só cria uma nova caso não tenha nenhuma instanciada disponível. Isso já vai evitar uma possível chamada do GC, o que vai ajudar na estabilidade do jogo.

Não necessariamente, porem são muitas armas divididas em "Primaria, secundaria, etc...". Por esse motivo eu optei por "instanciar" dentro do GameObject da mão a arma!

O fato de eu não utilizar a arma que foi animada junto com os braços do personagem é justamente por ter um Prefab da arma preparada com código e configurações adequadas para cada uma. Bom, talvez eu utilize o mesmo modelo...Vou estudar aqui a melhor forma pra isso!

Obrigado!

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DÚVIDA Re: Iteração de animações!

Mensagem por Madson em Sab Dez 28, 2019 3:57 pm

@artplayer escreveu:
@Madson escreveu:A duvida é a seguinte. Eu animo o personagem junto com a arma? sendo que em jogo(UNITY) eu programei pra quando eu pegar uma arma (Pistola) ela será instanciada na mão do personagem. Ou seja, não é a mesma arma que foi feita a animação. Alguma ideia de qual seria a melhor forma de fazer isso?

Tanto pra primeira quanto pra terceira pessoa, eu uso uma animação pra parte inferior do corpo e uma animação pra parte superior ( geralmente uma pose com dois quadros ) pra cada tipo de arma e uso IK pra corrigir a posição das mãos na arma. 

Uso dois avatar masks e layers separadas no animator. 

Cada arma tem suas próprias referências de IK (posição/rotação da mão esquerda, altura da mão direita, muzzle, etc). 

Você pode ate usar o ik da mão direita pra fazer um recoil com força programável se quiser.

 Pode não ser a abordagem mais simples, mas é muito flexível e me satisfaz pra jogos em primeira e terceira pessoa há um bom tempo.


Estou a utilizar o IK para correção da posição, mas a questão é que a arma em sí tem uma animação junto ao personagem (apenas os braços). O recoil esta sendo justamente com a mão direita!

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