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Pause, TimeScale, Música e Botões

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DÚVIDA Pause, TimeScale, Música e Botões

Mensagem por JoelMJunior em Qua Dez 25, 2019 12:46 am

Boa noite e Feliz Natal. (:

Estou criando um jogo 2D para mobile. É um jogo de gerenciamento. Eu tenho algumas dúvidas.

Fiz um sistema para pausar e desacelerar/acelerar o meu jogo usando o Time.timeScale.
E para não bugar meu sistema de músicas em background, tive que setar o pitch das músicas para "audioJogo.pitch = Time.timeScale".

Mesmo com o jogo pausado (Time.timeScale = 0), os botões do jogo ainda funcionam. O jogador consegue comprar e vender itens, por exemplo (não quero isso).

Dúvidas:
- Existe algum modo de pausar mais efetivo, sem usar o TimeScale?
- Existe algum modo de desacelerar/acelerar sem alterar a velocidade da música de modo que não bugue a mudança de músicas?
- Existe algum método simplificado de fazer os botões não funcionarem quando o jogo estiver pausado (além de criar uma variável e colocar num if)? Quero que a maioria dos botões não funcionem quando o jogo estiver pausado. Como tenho muitos botões no jogo, queria uma forma mais simples de resolver isso.

Ainda estou aprendendo. Então, se tiverem à mão, podem mandar tutoriais mais completos sem problema nenhum.
Obrigado.

JoelMJunior
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DÚVIDA Re: Pause, TimeScale, Música e Botões

Mensagem por diegopds em Qua Dez 25, 2019 6:51 pm

@JoelMJunior escreveu:Boa noite e Feliz Natal. (:

Estou criando um jogo 2D para mobile. É um jogo de gerenciamento. Eu tenho algumas dúvidas.

Fiz um sistema para pausar e desacelerar/acelerar o meu jogo usando o Time.timeScale.
E para não bugar meu sistema de músicas em background, tive que setar o pitch das músicas para "audioJogo.pitch = Time.timeScale".

Mesmo com o jogo pausado (Time.timeScale = 0), os botões do jogo ainda funcionam. O jogador consegue comprar e vender itens, por exemplo (não quero isso).

Dúvidas:
- Existe algum modo de pausar mais efetivo, sem usar o TimeScale?
- Existe algum modo de desacelerar/acelerar sem alterar a velocidade da música de modo que não bugue a mudança de músicas?
- Existe algum método simplificado de fazer os botões não funcionarem quando o jogo estiver pausado (além de criar uma variável e colocar num if)? Quero que a maioria dos botões não funcionem quando o jogo estiver pausado. Como tenho muitos botões no jogo, queria uma forma mais simples de resolver isso.

Ainda estou aprendendo. Então, se tiverem à mão, podem mandar tutoriais mais completos sem problema nenhum.
Obrigado.
se vc n quer que mexa os botoes vc tem desativar o script q comanda esses botoes,pq quando vc pausa,tem q da pra mexer no menu se n o jogador n consegue sair do jogo nem fazer nada

diegopds
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DÚVIDA Re: Pause, TimeScale, Música e Botões

Mensagem por JoelMJunior em Sex Dez 27, 2019 1:35 am

Sim, a questão é como fazer isso de uma forma simplificada. A única forma que eu sei até agora seria criar uma bool para identificar se o jogo está pausado e criar uma if em cada void de cada botão.

Ainda não encontrei resposta para as outras dúvidas também.

JoelMJunior
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DÚVIDA Re: Pause, TimeScale, Música e Botões

Mensagem por MayLeone em Sex Dez 27, 2019 5:14 am

Eu usaria eventos que seria uma forma mais limpa de fazer os botões ficarem desativados quando pausase o jogo, mas daí você teria que entrar nos Scripts de cada botão e associar o evento neles.
Uma alternativa mais "rápida" é colocar esse comando na ação de pause:

Código:
var buttonsOnScene = GameObject.FindObjectsWithType<Button>();
foreach(var button in buttonsOnScene){
if(button != gameObject)
button.interactable = false;
}

Assim com o Find ele coloca dentro do array todos os objetos em cena do tipo Button e percorre esse array desativando todos eles (menos o próprio botão de pause).
Daí pra ativar de novo, basta fazer o inverso.
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DÚVIDA Re: Pause, TimeScale, Música e Botões

Mensagem por Nalfam em Sex Dez 27, 2019 8:34 pm

o/
Sei de uma forma simples tbm para desativar todos os buttons!

*Crie uma imagem na hierarquia: Create/UI/Image;
*Deixe ela transparente com alfa no zero;
*Deixe esta imagem no tamanho da tela, marcado com a opção "Raycast Target" (se marcado, buttons abaixo não serão "apertados");
*Importante que, na hierarquia, a imagem fique abaixo dos buttons; (os botões que ficarem acima irão funcionar)
*Para ativar isso por script:
talImagem.GetComponent<Image> ().raycastTarget = false /OU/ true;

Talvez essa opção seja mais confortável pra vc usar
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