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DÚVIDA Dano

Mensagem por giowde Seg Dez 09, 2019 11:27 am

Comecei a estudar faz pouco tempo, vi um vídeo sobre OnTriggerEnter e CompareTag, mas apenas em 2D, tentei fazer algo numa cena 3D e não consegui, como player(3D) tomaria 1 de dano por ficar em cima de uma plataforma(3D) que ele não poderia? (e só tomar dano uma vez?)  por layer ou é só 2D tbm?

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DÚVIDA Re: Dano

Mensagem por poyser Seg Dez 09, 2019 11:46 am

Pelo o que eu sei CompareTag funciona em 2D e 3D, mas o que vai influenciar msm é que em 2D é utilizado OnTriggerEnter2D e OnCollisionEnter2D, ja em 3D é OnTriggerEnter e OnCollisionEnter, ainda tem a parte dos colisores, pois para 2D são utilizados colisores 2D, ja em 3D sao utlizados colisores normais, uma coisa que influencia em OnTriggerEnter2D ou OnTriggerEnter é que vc tem que ativar a opção Trigger no seu colisor. Espero ter ajudado  Laughing
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DÚVIDA Re: Dano

Mensagem por giowde Seg Dez 09, 2019 12:09 pm

Eu ativei isTrigger na plataforma e no player, coloquei a tag, ta debugando, mas não ta mais colidindo

cod:

 void OnTriggerEnter(Collider collider)
    {
        if (collider.CompareTag("Ground"))
        {
            Debug.Log("colidiu com ground");
        }

    }

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DÚVIDA Re: Dano

Mensagem por luizjeff2010 Seg Dez 09, 2019 3:07 pm

Então para 2D você tem que usar o OnTriggerEnter2D ou OnCollisionEnter2D para 3D tem que usar OnTriggerEnter e OnCollisionEnter apenas. Mas voce deve ver como vai ser o comportamento, se for para os objetos colidirem ese atravessarem então deve se marcar o isTrigger, porem se os objetos forem se colidir e nao atravessar um ao outro nao marca a opção isTrigger.
Para usar o OnTriggerEnter, o player tem que ter um colisor e o rigiboory e outro objeto tem ter como colisor marcado a opção isTrigger.
e para usar OnCollisionEnter o player tem que ter um colisor e o rigiboory e outro objeto tem ter como colisor sem estar marcado a opção isTrigger.

e a tag tem que esta na o objeto que o player vai colidir segue um modelo


private void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.CompareTag("Enemy"))
        {
            Debug.Log("colidiu com ground");
        }

    }

private void OnCollisionEnter(Collider other)
    {
        if (other.gameobject.CompareTag("Enemy"))
        {
            Debug.Log("colidiu com ground");
        }

    }

luizjeff2010
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DÚVIDA Re: Dano

Mensagem por luizjeff2010 Seg Dez 09, 2019 3:12 pm

@luizjeff2010 escreveu:Então para 2D você tem que usar o OnTriggerEnter2D ou OnCollisionEnter2D para 3D tem que usar OnTriggerEnter e OnCollisionEnter apenas. Mas voce deve ver como vai ser o comportamento, se for para os objetos colidirem ese atravessarem então deve se marcar o isTrigger, porem se os objetos forem se colidir e nao atravessar um ao outro nao marca a opção isTrigger.
Para usar o OnTriggerEnter, o player tem que ter um colisor e o rigiboory e outro objeto tem ter como colisor marcado a opção isTrigger.
e para usar OnCollisionEnter o player tem que ter um colisor e o rigiboory e outro objeto tem ter como colisor sem estar marcado a opção isTrigger.

e a tag tem que esta na o objeto que o player vai colidir segue um modelo


private void OnTriggerEnter(Collider other)
    {
        if (other.CompareTag("Enemy"))
        {
            Debug.Log("colidiu com Inimigo");
        }

    }

private void OnCollisionEnter(Collider other)
    {
        if (other.gameobject.CompareTag("Enemy"))
        {
            Debug.Log("colidiu com Inimigo");
        }

    }

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DÚVIDA Re: Dano

Mensagem por poyser Seg Dez 09, 2019 3:42 pm

o OnTriggerEnter é para acionar um evento quando algo com rigidbody tiver dentro de um colisor, ja o OnCollisionEnter serve para algo com rigidbody colidir com um colisor (exemplo uma parede), creio que sua duvida seria verificar se existe algo dentro do Colisor?
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