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Referenciação de uma classe dentro da própria classe

2 participantes

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DÚVIDA Referenciação de uma classe dentro da própria classe

Mensagem por Hamassfall Qua Nov 27, 2019 11:02 am

Eu estava tentando aprender uma movimentação mais confiavel, usando raycast, e em um tutorial eu me deparo com o seguinte script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Rigidbody2D))]
[RequireComponent(typeof(BoxCollider2D))]
public class Player : MonoBehaviour
{
    private Vector2 raycastDir;
    private Vector2[] origenPoints;
    private LayerMask layerMask;

    public Player(Vector2 start, Vector2 end, Vector2 dir, LayerMask mask)
    {
        this.raycastDir = dir;
        this.origenPoints = new Vector2[]
        {
            start , end ,
        };
        this.layerMask = mask;
    }
}

A classe está sendo referenciada na própria classe. O q isso faz exatamente? É só uma forma de fazer referências a variáveis? Se for esse o caso, eu poderia por exemplo fazer isso numa void Awake?

Hamassfall
Avançado
Avançado

PONTOS : 858
REPUTAÇÃO : 7
Respeito as regras : Referenciação de uma classe dentro da própria classe WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Referenciação de uma classe dentro da própria classe

Mensagem por Matrirxp Qua Nov 27, 2019 11:21 am

Chamamos isso de construtor.

Sempre que uma classe ou struct é criada, o construtor é chamado. Tirando a necessidade de chamar metodos.

Exemplo: 

Sem construtor:
Código:
public class Player : MonoBehaviour
{
    private Vector2 raycastDir;
    private Vector2[] origenPoints;
    private LayerMask layerMask;

    public void PlayerMove(Vector2 start, Vector2 end, Vector2 dir, LayerMask mask)
    {
        this.raycastDir = dir;
        this.origenPoints = new Vector2[]
        {
            start , end , 
        };
        this.layerMask = mask;
    }
}


Chamar PlayerMove:
Código:
Player playerClass = new Player();
playerClass.PlayerMove(Vector2 start, Vector2 end, Vector2 dir, LayerMask mask);

Com construtor:
Código:
public class Player : MonoBehaviour
{
    private Vector2 raycastDir;
    private Vector2[] origenPoints;
    private LayerMask layerMask;

    public Player(Vector2 start, Vector2 end, Vector2 dir, LayerMask mask)
    {
        this.raycastDir = dir;
        this.origenPoints = new Vector2[]
        {
            start , end , 
        };
        this.layerMask = mask;
    }
}

Chamar Player:
Código:
Player playerClass = new Player(Vector2 start, Vector2 end, Vector2 dir, LayerMask mask);
Matrirxp
Matrirxp
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2162
REPUTAÇÃO : 81
Idade : 19
Áreas de atuação : Programação: C#, Java, HLSL, CG, GLSL.
Modelagem 3D.
Respeito as regras : Referenciação de uma classe dentro da própria classe Aad8pUi

https://www.youtube.com/channel/UCkngjEDMx9y_vW0t7Io05gg

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DÚVIDA Re: Referenciação de uma classe dentro da própria classe

Mensagem por Hamassfall Qua Nov 27, 2019 11:42 am

@Matrirxp escreveu:Chamamos isso de construtor.

Sempre que uma classe ou struct é criada, o construtor é chamado. Tirando a necessidade de chamar metodos.

Exemplo: 

Sem construtor:
Código:
public class Player : MonoBehaviour
{
    private Vector2 raycastDir;
    private Vector2[] origenPoints;
    private LayerMask layerMask;

    public void PlayerMove(Vector2 start, Vector2 end, Vector2 dir, LayerMask mask)
    {
        this.raycastDir = dir;
        this.origenPoints = new Vector2[]
        {
            start , end , 
        };
        this.layerMask = mask;
    }
}


Chamar PlayerMove:
Código:
Player playerClass = new Player();
playerClass.PlayerMove(Vector2 start, Vector2 end, Vector2 dir, LayerMask mask);

Com construtor:
Código:
public class Player : MonoBehaviour
{
    private Vector2 raycastDir;
    private Vector2[] origenPoints;
    private LayerMask layerMask;

    public Player(Vector2 start, Vector2 end, Vector2 dir, LayerMask mask)
    {
        this.raycastDir = dir;
        this.origenPoints = new Vector2[]
        {
            start , end , 
        };
        this.layerMask = mask;
    }
}

Chamar Player:
Código:
Player playerClass = new Player(Vector2 start, Vector2 end, Vector2 dir, LayerMask mask);
Aaaah sim, obrigado pelo explicação

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