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Ter Jan 07, 2020 2:23 pm
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Seg Jan 06, 2020 9:12 pm
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RafaelSquid1
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MarcosSchultz
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Caixa de dialogo aparece e desaparece muito rápido ;-

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DÚVIDA Caixa de dialogo aparece e desaparece muito rápido ;-

Mensagem por ChrisDOS em Sab Out 12, 2019 7:16 pm

Fiz 5 Scripts de um tutorial de um cara ensinando como fazer um sistema de diálogo com respostas na Unity. Porém eu alterei um pouco e em algumas partes do vídeo eu fiquei perdido. Quando eu clico a tecla "E" para abrir a caixa de diálogo, ela aperece e desaparece. Sendo que isto só era para acontecer quando eu precionasse a tecla outra vez. Eu to aqui o dia todo tentando descobrir o que está errado mas eu n consigo ;-;


Esses scripts são auxiliares pra vc escrever as falas e as respostas
Código:
[size=14]using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[CreateAssetMenu]
public class FalaNPC : ScriptableObject 
{
 
    public string Fala;
    public Respostas[] respostas;

}
[/size]
Código:
[size=14]using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[System.Serializable]
public class Respostas 
{
    
    public string Resposta;
    public FalaNPC ProximaFala;

}
[/size]





Esse controla o painel do dialogo com o botão de respostas e o texto
Código:
[size=14]using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Painel : MonoBehaviour
{
    public GameObject painel;
    public Text falaNPC;
    public GameObject Resposta;

    private bool FalaAtiva = false;

    FalaNPC falas;

    void Update()
    {
        if(Input.GetKeyDown(KeyCode.Space) && FalaAtiva)
        {
            if(falas.respostas.Length > 0)
            MostrarRespostas();
        }
        else
        {
            FalaAtiva = false;
            painel.SetActive(false);
        }  
    }
    
    
    public void MostrarRespostas()
    {
        falaNPC.gameObject.SetActive(false);
        FalaAtiva = false;

        for (int i = 0; i < falas.respostas.Length; i++)
        {

            GameObject tempResposta = Instantiate(Resposta, painel.transform) as GameObject;
            tempResposta.GetComponent<Text>().text = falas.respostas[i].Resposta;
            tempResposta.GetComponent<BotaoControle>().Setup(falas.respostas[i]);
        
        }
    }
    
    public void ProximaFala(FalaNPC fala)
    {
        falas = fala;

        FalaAtiva = true;
        painel.SetActive(true);
        falaNPC.gameObject.SetActive(true);

        falaNPC.text = falas.Fala;

        LimparResposta();
    }

    public void LimparResposta()
    {
        BotaoControle[] Botoes = FindObjectsOfType<BotaoControle>();
        foreach (BotaoControle Butao in Botoes)
        {
            Destroy(Butao.gameObject);
        }
    }
}
[/size]


 
esse vai no boneco pro jogador interagir com ele apertando "E" e aparecer o dialogo
Código:
[size=14]using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Diálogo : MonoBehaviour
{
  public FalaNPC[] falas;
  private bool DialogoConcluido = false;
  private bool PodeDialogar = false;
  public int d;
  private GameObject player;
  Painel painel;

  void Start()
  {
      player = GameObject.FindWithTag ("Player");
      painel = FindObjectOfType<Painel>();

 
  }

  void Update()
  {
      if (Vector3.Distance (transform.position, player.transform.position) < d)
      {
        PodeDialogar = true;
      }  
      else
      {
        PodeDialogar = false;  
      }
  
      if(PodeDialogar == true && Input.GetKeyDown("e"))
      {

          if (!DialogoConcluido)
          {           
            painel.ProximaFala(falas[0]);
            DialogoConcluido = true;
          }
          else
          {
            painel.ProximaFala(falas[1]);
          }
          
      }
  }
}
[/size]



Esse aqui vou assumir pra vcs que eu ainda to tentando entender, mas pelo nome que o cara deu no vídeo e onde ele botou, é pra fazer alguma coisa no botão
Código:
[size=14]using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class BotaoControle : MonoBehaviour
{
   Respostas Data;

   public void ProximaFala()
   {
       FindObjectOfType<Painel>().ProximaFala(Data.ProximaFala);    
   }

     public void Setup(Respostas Resposta)
    {
        Data = Resposta;
    }
}
[/size]

O que mais me buga é pq todos os scripts são conectados de alguma forma, ou seja E MAIS DIFICIL AINDA PRA MIM SABER ONDE EU ERREI ;-



Me ajudem por favor, estou fazendo esse jogo como projeto de um trabalho que tem que ser entregue no final do ano. Eu sou novato nesse área de programação, e estou aflito de que eu consiga terminar esse jogo até lá. ;--;

ChrisDOS
Iniciante
Iniciante

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Respeito as regras : Caixa de dialogo aparece e desaparece muito rápido ;- WvDYdlf

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DÚVIDA Re: Caixa de dialogo aparece e desaparece muito rápido ;-

Mensagem por MayLeone em Dom Out 13, 2019 3:52 pm

Caramba, cinco Scripts só pra criar um sistema de diálogo? Tem certeza de que não pode ser algo mais simples, porque no caso, este vídeo aqui ensina a fazer um sistema de caixa de diálogo e é bem simples, basta um script apenas:



Mas se caso o problema no seu seja o diálogo abrir e fechar porque você usa a mesma tecla para as duas ações existem duas saídas: ou criar duas teclas de ação, uma para abrir e outra para fechar, ou crie um botão separado para fechar o diálogo.

Caso queria continuar com a mesma tecla para as ações, crie um IEnumerator para esperar um pequeno espaço de tempo para fechar a caixa de diálogo, assim com esse delay ele vai executar uma ação primeiro que é abrir a caixa de diálogo, e depois se você pressionar a tecla de novo ele fecha, que é a segunda ação.

Mas eu realmente recomendo simplificar os Scripts atuais porque podem surgir outros problemas futuros e fica difícil realizar manutenção em 5 Scripts conectados. Um pode quebrar o outro em qualquer alteração.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

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REPUTAÇÃO : 382
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Respeito as regras : Caixa de dialogo aparece e desaparece muito rápido ;- Aad8pUi

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