SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Criar sprite multiplo de imagens de SVG no unity
sensibilidade do mouse
Somar pontos quando matar um inimigo!!
OnTrigger e OnColision deixa o jogo mais pesado?
Criação de terreno para jogo comercial
Especificações do Celular
Prévia de atualização do meu jogo - Generic Shooter Game
Controles mobile 2d game Kit
criação de tabela comm filtro
Sistema de câmera - SnakeCam
Desativar texto não funciona
Erro com bala ...AJUDA
Desligar abate de distancia...
ScrollBar para menus ou inventários
problema com script de pula pula
Selecionar Objeto Usando Outlined
Formação de Equipe
movimentação FPS COM ERRO
Eu to usando este skript recentemente mas ele ta dando esses erros tem como ajudar
Animação bugada com Legacy
setActive não esta funcionando com condiçoes if
Dicas Para Cenário De Jogo De Terror
Dicas para organização de projeto
SOU MODELADOR SE TIVER ALGUEM PRECISANDO AI ME CONTATE
[TUTORIAL] Geração de níveis randômicos
dar play e spawn começar esta dando erro
movimentação por posição
nao consigo abrir projetos na unity
problema com script de random na scale de um objeto
Duvida sobre mesh colider
Falha no comando
Sistema de Replay
AJUDA COM MOVIMENTAÇAO DE ARMAS
[Asset] Brincando no SketchUp fiz uma casa
[RESOLVIDO] Como destruir um objeto com colisor?
[RESOLVIDO] Nome de Teclas
[TUTORIAL] Unity 3D - Sol realista (SunShafts) ->> 2020 funcionando
[TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo
Live dos jogos do fórum
Pausa dentro do jogo
Sistema de Pulo está dando erro.
player correndo e animação quando estiver colidindo
App Demo e Pago
Zoom da Câmera Orbital por Botões
FPS de Corpo Inteiro!
[TUTORIAL] FPS Controller com corpo completo!
Como posso criar um sistema de pulo para esse script que determina a gravidade.
Como posso configurar o NetworkManagerHud ?
Fear - Modern House The Game [WINDOWS - ANDROID]
sketchUP
ERRO NO SCRIPT UM UNICO ERRO
A animação não está funcionando bem.
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
Como eu posso fazer um player estilo GTA e que tenha uma câmera 360 como o GTA?
Pseudo 2D e algumas outras duvidas.
alquem me recomenda uma versao do unity que tenha tudo e que funcione bem e nao trave
[TUTORIAL] Sistema de visão para inimigos baseado em angulos
Compilando para Android
TOUCH
MenuPausa__Pedido
Ideia de como REPRESENTAR VELOCIDADE NA TELA
Erro no isLocalPlayer - Alguém?
Alguém que desenhe sprite 2d ?
Animação de morte
Posso limitar o "Instantiate" para instanciar até uma quantidade X?
Erro na troca de script do personagem
Duvída em relação ao UI em interações com objetos
Movimento helix jump
QUERIA SABER QUAL CODIGO PARA DESATIVAR UMA CAMERA E PASSAR PARA OUTRA
@MarcosSchultz tem como me enviar so o skript sunshafts
[TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )
[ SUN SHAFTS ] nao encontro ele em lugar nenhum, estou usando a ultima versao do unity
PEDIDO - queria um script para entrar em um veiculo
Efeito Suave Ao Virar a Câmera
Quanto tempo o Google Play leva para analisar o app/ jogo e publicar ?
Fazer inimigo acompanhando rotação do player2D
Adicionar +1 ao colidir com objeto
Dark Dreams Reborn 1.7.2
OnAdFailedToLoad ADMOB
Duvida importante Sobre quando é exibido ANUNCIO NA TELA
Como Voltar um Objeto para a Posição Inicial?
Compartilhar a tela do jogo no facebook
Checar se tal objeto está em tal rotação
tamanho do brushes
Salvar cena
importa o caminhao do spintires para o bleand ou unit
Duvida sobre âncoras na UI
FPSController Buga ao Encostar em Porta com Colisor
Animator controller
Como faz para diminuir com tiro um objeto que crescer constatimente?
quero aprender o C# script!
Como eu faço uma vítima com animação para um jogo de terror
Fazer Os NPC Andarem Aleatoriamente pelo mapa (3D)
Animação de andar em jogo point click
[RESOLVIDO] Pontuaçao do personagem . Como poso melhorar ela ?
Como criar uma loja no menu Inicial?
Problemas com cor na unity
[RESOLVIDO] Porque fundo da letra NÃO FICA BRANCO, só fica invisivel
[RESOLVIDO] Mensagem UI
Hoje à(s) 10:55 am
Ontem à(s) 11:45 pm
Ontem à(s) 11:42 pm
Ontem à(s) 7:56 pm
Ontem à(s) 7:14 pm
Ontem à(s) 6:12 pm
Ontem à(s) 3:57 pm
Ontem à(s) 12:40 pm
Ter Jan 21, 2020 9:20 pm
Ter Jan 21, 2020 7:34 pm
Ter Jan 21, 2020 6:07 pm
Ter Jan 21, 2020 4:27 pm
Ter Jan 21, 2020 3:24 pm
Ter Jan 21, 2020 2:35 pm
Ter Jan 21, 2020 7:15 am
Ter Jan 21, 2020 12:34 am
Seg Jan 20, 2020 11:49 pm
Seg Jan 20, 2020 9:36 pm
Seg Jan 20, 2020 6:32 pm
Seg Jan 20, 2020 12:43 pm
Seg Jan 20, 2020 12:28 pm
Seg Jan 20, 2020 11:54 am
Dom Jan 19, 2020 7:41 pm
Dom Jan 19, 2020 5:33 pm
Dom Jan 19, 2020 5:28 pm
Dom Jan 19, 2020 2:24 pm
Dom Jan 19, 2020 1:59 am
Sab Jan 18, 2020 11:12 pm
Sab Jan 18, 2020 8:51 pm
Sab Jan 18, 2020 6:05 pm
Sab Jan 18, 2020 5:57 pm
Sab Jan 18, 2020 5:12 pm
Sab Jan 18, 2020 4:49 pm
Sex Jan 17, 2020 11:36 pm
Sex Jan 17, 2020 9:21 pm
Sex Jan 17, 2020 12:21 pm
Sex Jan 17, 2020 10:10 am
Sex Jan 17, 2020 12:44 am
Qui Jan 16, 2020 9:01 pm
Qui Jan 16, 2020 2:35 pm
Qui Jan 16, 2020 10:33 am
Qui Jan 16, 2020 1:00 am
Qua Jan 15, 2020 11:05 pm
Qua Jan 15, 2020 8:22 pm
Qua Jan 15, 2020 6:04 pm
Qua Jan 15, 2020 6:03 pm
Qua Jan 15, 2020 5:41 pm
Qua Jan 15, 2020 12:30 pm
Qua Jan 15, 2020 2:05 am
Ter Jan 14, 2020 10:28 pm
Ter Jan 14, 2020 9:21 pm
Ter Jan 14, 2020 8:34 pm
Ter Jan 14, 2020 7:30 pm
Ter Jan 14, 2020 4:42 pm
Ter Jan 14, 2020 12:05 pm
Ter Jan 14, 2020 10:25 am
Seg Jan 13, 2020 8:10 pm
Seg Jan 13, 2020 7:51 pm
Seg Jan 13, 2020 5:45 pm
Seg Jan 13, 2020 4:40 pm
Seg Jan 13, 2020 4:31 pm
Seg Jan 13, 2020 2:44 pm
Seg Jan 13, 2020 1:42 am
Dom Jan 12, 2020 11:24 pm
Dom Jan 12, 2020 11:17 pm
Dom Jan 12, 2020 11:10 pm
Dom Jan 12, 2020 9:48 pm
Dom Jan 12, 2020 9:32 pm
Dom Jan 12, 2020 5:29 pm
Dom Jan 12, 2020 7:56 am
Dom Jan 12, 2020 2:59 am
Dom Jan 12, 2020 2:50 am
Sab Jan 11, 2020 10:18 pm
Sab Jan 11, 2020 8:23 pm
Sab Jan 11, 2020 7:54 pm
Sab Jan 11, 2020 1:30 pm
Sab Jan 11, 2020 12:15 pm
Sab Jan 11, 2020 1:42 am
Sex Jan 10, 2020 10:35 am
Sex Jan 10, 2020 8:16 am
Qui Jan 09, 2020 10:12 pm
Qui Jan 09, 2020 10:05 pm
Qui Jan 09, 2020 10:03 pm
Qui Jan 09, 2020 10:00 pm
Qui Jan 09, 2020 9:46 pm
Qui Jan 09, 2020 6:38 pm
Qui Jan 09, 2020 2:43 pm
Qui Jan 09, 2020 2:00 pm
Qui Jan 09, 2020 12:20 am
Qua Jan 08, 2020 11:28 pm
Qua Jan 08, 2020 10:20 pm
Qua Jan 08, 2020 4:31 pm
Qua Jan 08, 2020 12:51 pm
Qua Jan 08, 2020 12:39 pm
Qua Jan 08, 2020 12:38 pm
Qua Jan 08, 2020 11:52 am
Qua Jan 08, 2020 11:36 am
Qua Jan 08, 2020 10:20 am
Ter Jan 07, 2020 9:13 pm
joffersoju
NKKF
NKKF
Fagner
Magnatah
Fagner
Heltonlay
NKKF
MayLeone
Fagner
lucasluiz789
Piewdie Mãe
Fagner
hendrick22
Kleber Lucas
BlesseD
JhoowGamer
Piewdie Mãe
Felipe42
lesgoy
Kleber Lucas
nvndx
Antônio T
LAGGAMES
AnderGames
nvndx
Antônio T
RafaelSquid1
nvndx
NKKF
NKKF
Fagner
Piewdie Mãe
Fagner
Wahder
skillMakarov
MarceloYBP
LúcioHenrique098
LúcioHenrique098
RafaelSquid1
teos626
nvndx
lesgoy
mama2401
LúcioHenrique098
LúcioHenrique098
teos626
NKKF
RafaelSquid1
RafaelSquid1
Fagner
pwssantos
Antônio T
vibonito
Antônio T
lucasluiz789
hendrick22
BlesseD
hendrick22
Edu4rdogx
gtcmcsgo
RafaelSquid1
juansup
Edivandro2706
felipe jesus
Edivandro2706
Sherlock
Fagner
Felipe42
Felipe42
BlesseD
Felipe42
Felipe42
Magnatah
Antônio T
joffersoju
lucasluiz789
guimaraf
gtcmcsgo
gtcmcsgo
mama2401
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
bruno92
BlesseD
BlesseD
hendrick22
MayLeone
adrianobros2
adrianobros2
samoliver1813
samoliver1813
negroredgames@gmail.com
adrianobros2
poyser
gtcmcsgo
BlesseD

(Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Ir em baixo

DÚVIDA (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por kleber3254 em Qui Ago 22, 2019 11:45 am

Boa tarde, Eu estou começando a criar um mmorpg e fiquei com uma duvida que não deixou eu continuar, basicamente como é um mmorpg online o objetivo eu vo precisar de banco de dados ne? E o mmorpg que eu to pra fazer tem muita coisa, skills etc.. 


Minha dúvida é, igual deixar o jogo online que é só quando se termina que começa a fazer isso, o banco de dados tambem eu devo me preocupar no final do jogo, ou ja vou criando e colocando direto em um banco?


Pois nao quero fazer todo o mmorpg offline mesmo tudo nos scripts e depois passar um trabalhao tendo que apagar isso apagar aquilo só pra conversar com o banco


Eu sou novato na area de banco de dados, me tirem essa duvida ai, se cada vez que crio algo ja crio mandando pra banco, 


Obs: em um mmorpg oque exatamente é bom mandar direto pro banco de dados?


Obs2: Qual a melhor forma de conversar com banco de dados? Eu tenho muita çaranoia com segurança, quero algo muito bem protegido

kleber3254
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 172
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por kleber3254 em Qui Ago 22, 2019 3:39 pm

Estou pensando em armazenar enquanto o jogo não é terminado nem colocado online em scriptableobjects ai fica organizado, podendo depois só mandar pra banco de dados... preciso de ajuda nisso pra entender, tem muito video mas não é fazer que é o problema, o problema é que eu não sei qual fazer primeiro

kleber3254
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 172
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 22, 2019 5:02 pm

Cara, banco de dados é CABULOOOOOSO.

Ele deve acompanhar você desde o início do projeto, ou até, um pouco antes. 
O jeito "certo" seria acessá-lo por meio de comandos SQL, mas a Unity é meio ferrada com isso, então da pra fazer webRequest, que é menos seguro, mas é mais fácil.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62555
REPUTAÇÃO : 2397
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por MayLeone em Qui Ago 22, 2019 5:43 pm

Bom, se você é iniciante em Unity e banco de dados eu não recomendaria mexer com essas coisas mais ''pesadas'', é oq eu sempre aconselho a um iniciante, esses projetos grandes de MMORPG são bem complexos, quanto mais para alguém que não tem domínio no assunto, mas se esse NÃO for o seu caso, você pode armazenar as informações através do SQLite, ele possui DLLs que permitem que o banco de dados e o Unity se conectem, você pode criar, deletar e modificar tabelas e registros, e realizar consultas de vários níveis através do SQL comum, é na verdade muito simples, porém, a manutenção num banco de dados nem sempre é fácil, sem dizer que o SQLite é um banco de dados embarcado, para um game online não sei se seria a melhor opção.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 1466
REPUTAÇÃO : 383
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por artplayer em Qui Ago 22, 2019 7:10 pm

Nunca, jamais, de maneira alguma exponha o SQL no código fonte do seu jogo, ainda mais na Unity onde é extremamente fácil fazer engenharia reversa (Mesmo com ofuscadores).

Bem, em um jogo passado, usava PHP como intermediário:

  • Com um apache rodando PHP+MySQL restringindo o acesso apenas ao servidor para não receber requisições POST envenenadas.
  • Enviava uma requisição via POST por webrequest, recebia os dados em json e tratava na Unity. 
  • Uma vez que seu jogo é Client-Side, só o servidor precisa ter acesso aos dados e sincronizar com os clientes e fazer as verificações necessárias.


Sei que existem métodos ainda mais seguros, mas era oque eu tinha na época.

Fica até mais fácil se um dia você quiser expor os dados em uma página web como relatório de itens, status dos personagens e etc. Você poderia criar um usuário "ready-only" específicamente pra isso.
Você pode ter um servidor separado para o banco de dados se quiser.

Como o Marcos disse, o banco deve ser desenhado ainda na fase do GDD, pelo menos eu entendo assim.
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 2308
REPUTAÇÃO : 390
Idade : 35
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por kleber3254 em Qui Ago 22, 2019 8:32 pm

@artplayer escreveu:Nunca, jamais, de maneira alguma exponha o SQL no código fonte do seu jogo, ainda mais na Unity onde é extremamente fácil fazer engenharia reversa (Mesmo com ofuscadores).

Bem, em um jogo passado, usava PHP como intermediário:

  • Com um apache rodando PHP+MySQL restringindo o acesso apenas ao servidor para não receber requisições POST envenenadas.
  • Enviava uma requisição via POST por webrequest, recebia os dados em json e tratava na Unity. 
  • Uma vez que seu jogo é Client-Side, só o servidor precisa ter acesso aos dados e sincronizar com os clientes e fazer as verificações necessárias.


Sei que existem métodos ainda mais seguros, mas era oque eu tinha na época.

Fica até mais fácil se um dia você quiser expor os dados em uma página web como relatório de itens, status dos personagens e etc. Você poderia criar um usuário "ready-only" específicamente pra isso.
Você pode ter um servidor separado para o banco de dados se quiser.

Como o Marcos disse, o banco deve ser desenhado ainda na fase do GDD, pelo menos eu entendo assim.

Agora com os comentarios de vocês eu fiquei foi é mais confuso kkk, então pra eu ver se eu entendi.. se o objetivo do jogo é ser um mmorpg online, desde o inicio eu ja tenho que ir programando e fazendo as conexões direto com o banco?

1- por exemplo eu começo agora o jogo ja tenho tudo pensado anotado, como ele vai ser/skills/UI etc.. ja tenho tudo pronto e só começar a programar..
oque eu teria que pensar agora pra colocar o banco de dados junto? por onde eu começo??

2- E como você disse sobre métodos mais seguros, ou como a mayleone disse que não sabe se o sqlite seria melhor opção.. Qual a forma mais segura pra eu começar a estudar
Meu conhecimento é só em c# e c++ (Visando Segurança extrema e velocidade)

3- A 2° pergunta é visando eu aprendo Php? aprendo Json? Mysql? sqlite? firebird? Quais eu aprendo em sequencia

4- sorte que o jogo que levei meses pensando e organizando eu recem começei só colocando a UI e organizando pastas..., então eu tenho que reformular tudo a respeito pra encaixar o banco de
dados em cima? como voce disse "desenhando" mesmo eu indo aprender, eu consigo organizar isso certo? como eu faria


Sei que posso ta sendo chato com tanta pergunta, mas é que eu preciso de uma lista do que aprender, não importa se leva anos, eu quero saber a forma mais segura e potente de fazer isso
alem de querer saber como organizar isso em gdd, pra depois sabendo como implementar só botar a mão na massa

Agradeço a resposta de vocês Piscadinha


kleber3254
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 172
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por artplayer em Qui Ago 22, 2019 9:29 pm

Sobre banco de dados, acho que você deveria primeiro entender as particularidades de cada um deles pra decidir qual melhor se adequa ao seu projeto. Depois disso, estudar ele.

Quando você já estiver familiarizado com o banco e como usar ele, você pode escolher um método de "mascaramento" para as solicitações dos dados, eu sugeri php porque vim do php, mas você pode utilizar outros métodos. (Php é bem poderosa e é bem parecida com c++).

Pra modelar o banco de dados eu uso o mysql workbench, mas existem muitas ferramentas por aí.
Quando falei que o banco deveria ser modelado ainda em faze de gdd, é porque é muito cansativo ficar reformulando tudo toda hora, já que a estrutura dos dados impacta diretamente no resto do jogo.

Se você já programou em c# e c++, em algum momento já deve ter usado Json, se não, é bem simples e também tem bastante material pela internet.

BD não é um bixo de sete cabeças, depois que você pegar, não vai conseguir largar (ou ele não vai largar você!). Php também não, mas é bom sempre estar com a documentação por perto, você vai precisar. Tem ótimos fóruns/tutoriais/blogs/cursos espalhados pela nossa querida internet.

Não estou afirmando que o método que eu usei é o melhor, longe disso, mas foi o mais seguro que consegui de maneira digamos... "open-source".
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 2308
REPUTAÇÃO : 390
Idade : 35
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 22, 2019 9:34 pm

Eu uso o mesmo método do @artplayer, e me serve bem atualmente...

Quanto ao BD, tente estruturar tuuuudo para não ter que fazer modificações nele depois... toda modificação feita no BD gera uma cascata de sub modificações nos códigos php, na estrutura das consultas, etc, etc, é beeem chatinho.... Então, é bem importante definir o BD beeem logo no início, para fazer o mínimo de modificações depois.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62555
REPUTAÇÃO : 2397
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por kleber3254 em Qui Ago 22, 2019 10:44 pm

@artplayer escreveu:Sobre banco de dados, acho que você deveria primeiro entender as particularidades de cada um deles pra decidir qual melhor se adequa ao seu projeto. Depois disso, estudar ele.

Quando você já estiver familiarizado com o banco e como usar ele, você pode escolher um método de "mascaramento" para as solicitações dos dados, eu sugeri php porque vim do php, mas você pode utilizar outros métodos. (Php é bem poderosa e é bem parecida com c++).

Pra modelar o banco de dados eu uso o mysql workbench, mas existem muitas ferramentas por aí.
Quando falei que o banco deveria ser modelado ainda em faze de gdd, é porque é muito cansativo ficar reformulando tudo toda hora, já que a estrutura dos dados impacta diretamente no resto do jogo.

Se você já programou em c# e c++, em algum momento já deve ter usado Json, se não, é bem simples e também tem bastante material pela internet.

BD não é um bixo de sete cabeças, depois que você pegar, não vai conseguir largar (ou ele não vai largar você!). Php também não, mas é bom sempre estar com a documentação por perto, você vai precisar. Tem ótimos fóruns/tutoriais/blogs/cursos espalhados pela nossa querida internet.

Não estou afirmando que o método que eu usei é o melhor, longe disso, mas foi o mais seguro que consegui de maneira digamos... "open-source".


Bah cara, muito obrigado mesmo, ao marcos tambem a vocês todos ai que me ajudaram agora eu tenho um caminho tava perdidao

só me diz uma ultima coisa existe Nodejs,PHP,C#,JSON no caso como estou usando a unity, a conexão com BD seria melhor com C# ou PHP ou Nodejs? quesito em "Velocidade,facilidade,segurança"

e o json basicamente posso usar para salvar os dados do meu jogo e mandar direto pro BD através de um desses 3 que estara conversando com o BD certo? eu estou começando a entender isso aos poucos é muita informação kk

Desde ja obrigado ;D


kleber3254
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 172
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por artplayer em Qui Ago 22, 2019 11:15 pm

Na verdade você envia um um pedido pra um arquivo php que está rodando em um local onde somente o servidor tem acesso, como o php é uma linguagem interpretada não tem como um "invasor" ver o código que roda no servidor, ele só vê o retorno. O php processa tudo e retorna um Json. É esse retorno que a Unity trata.
O php é bem rápido e muy amigo do MySQL.

Esse post é beem antigo mas dá pra ter uma noção. Subistitua wwwforms por webrequest.
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 2308
REPUTAÇÃO : 390
Idade : 35
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por nibirou em Qui Ago 22, 2019 11:56 pm

interessante isso
nibirou
nibirou
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 309
REPUTAÇÃO : 15
Áreas de atuação : C#,C++,produção de audio
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por kleber3254 em Sex Ago 23, 2019 12:01 am

@artplayer escreveu:Na verdade você envia um um pedido pra um arquivo php que está rodando em um local onde somente o servidor tem acesso, como o php é uma linguagem interpretada não tem como um "invasor" ver o código que roda no servidor, ele só vê o retorno. O php processa tudo e retorna um Json. É esse retorno que a Unity trata.
O php é bem rápido e muy amigo do MySQL.

Esse post é beem antigo mas dá pra ter uma noção. Subistitua wwwforms por webrequest.

mas porque a unity pega o retorno? se a unity diz "eai" pra php o php devolve um "eai" tambem por json para a unity e depois manda para o mysql onde tera conexão com o servidor?

kleber3254
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 172
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por artplayer em Sex Ago 23, 2019 12:05 am

@kleber3254 escreveu:
@artplayer escreveu:Na verdade você envia um um pedido pra um arquivo php que está rodando em um local onde somente o servidor tem acesso, como o php é uma linguagem interpretada não tem como um "invasor" ver o código que roda no servidor, ele só vê o retorno. O php processa tudo e retorna um Json. É esse retorno que a Unity trata.
O php é bem rápido e muy amigo do MySQL.

Esse post é beem antigo mas dá pra ter uma noção. Subistitua wwwforms por webrequest.

mas porque a unity pega o retorno? se a unity diz "eai" pra php o php devolve um "eai" tambem por json para a unity e depois manda para o mysql onde tera conexão com o servidor?

A Unity diz: Me dê os dados do usuário X, o php verica, faz a consulta no banco de dados e retorna um json somente com os dados para a Unity.
Ou, a Unity diz: Modifique o usuário de ID Y, o php faz o resto.
A intenção a fazer com que o seu código sql não seja exposto.
Por questões de segurança, você restringe o Apache (onde o php está rodando) a aceitar conexões somente do servidor.

Se você for mais paranoico ainda, além de restringir, pode usar chaves de criptografia assimétricas, etc, etc
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 2308
REPUTAÇÃO : 390
Idade : 35
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por kleber3254 em Sex Ago 23, 2019 12:22 am

@artplayer escreveu:
@kleber3254 escreveu:
@artplayer escreveu:Na verdade você envia um um pedido pra um arquivo php que está rodando em um local onde somente o servidor tem acesso, como o php é uma linguagem interpretada não tem como um "invasor" ver o código que roda no servidor, ele só vê o retorno. O php processa tudo e retorna um Json. É esse retorno que a Unity trata.
O php é bem rápido e muy amigo do MySQL.

Esse post é beem antigo mas dá pra ter uma noção. Subistitua wwwforms por webrequest.

mas porque a unity pega o retorno? se a unity diz "eai" pra php o php devolve um "eai" tambem por json para a unity e depois manda para o mysql onde tera conexão com o servidor?

A Unity diz: Me dê os dados do usuário X, o php verica, faz a consulta no banco de dados e retorna um json somente com os dados para a Unity.
Ou, a Unity diz: Modifique o usuário de ID Y, o php faz o resto.
A intenção a fazer com que o seu código sql não seja exposto.
Por questões de segurança, você restringe o Apache (onde o php está rodando) a aceitar conexões somente do servidor.

Se você for mais paranoico ainda, além de restringir, pode usar chaves de criptografia assimétricas, etc, etc

aaa acho que agora eu entendi, entao o php fica entre a unity e o banco de dados só pra não ficar exposto,

unity: modifica o player ArtPlayer, ele passou pro nivel 2 e liberou 3 habilidades
php: Informação Recebida
php: Informação enviada
Banco de dados: Informação Recebida e modificada

nesse como é pra modificar não precisa de um retorno json ne? só se quiser a informação pra site tipo Tibia, onde mostra tudo sobre o player em website msm

kleber3254
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 172
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por artplayer em Sex Ago 23, 2019 12:34 am

Isso, o php na verdade fica encarregado de todo o trabalho pesado. E de quebra, você tem "acesso" a tudo que o php pode fazer com mais eficiência que a unity. Você pode por exemplo manipular a biblioteca gd para manipular imagens e já pegar o retorno redondinho na unity, etc. E melhor de tudo: Tudo de forma anônima aos olhos do usuário.
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 2308
REPUTAÇÃO : 390
Idade : 35
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por kleber3254 em Sex Ago 23, 2019 12:53 am

@artplayer escreveu:Isso, o php na verdade fica encarregado de todo o trabalho pesado. E de quebra, você tem "acesso" a tudo que o php pode fazer com mais eficiência que a unity. Você pode por exemplo manipular a biblioteca gd para manipular imagens e já pegar o retorno redondinho na unity, etc. E melhor de tudo: Tudo de forma anônima aos olhos do usuário.

humm agr ta tudo fazendo sentido, então como ficaria com um sistema de level? seria dessa forma aqui?


MYSQL: Player: Nivel do personagem [1]
Ponto de habilidade [0]
Força: Nivel [1]
Agilidade Nivel[1]

o mysql por padrão eu ja tinha deixado la essas informações de força agilidade nivel tudo por padrão escrito la


Na unity tenho minha classe que diz que se meu personagem passar pro nivel 2 ele vai ganhar 1 ponto de habilidade
Só de exemplo

agora essa minha classe que faz tudo isso ai que eu disse, eu vou ter que alterar com ifs fazendo a conversa com php?

if(se a funçao for verdadeira)
{
unity: php diz pro banco de dados colocar o nivel do personagem em 2 e o ponto de habilidade em 1
}


até ai tudo bem
mas e se caso eu to lvl 50 e um monstro me mata e eu perca 1 nivel, o client no caso a unity tem que pegar a informação do banco de dados por json pra confirmar qual o meu level atual pra decrementar 1, ne? ou direto da unity faria esse processo

minhas ultimas dúvidas por hj Piscadinha

kleber3254
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 172
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por artplayer em Sex Ago 23, 2019 1:09 am

@kleber3254 escreveu:
@artplayer escreveu:Isso, o php na verdade fica encarregado de todo o trabalho pesado. E de quebra, você tem "acesso" a tudo que o php pode fazer com mais eficiência que a unity. Você pode por exemplo manipular a biblioteca gd para manipular imagens e já pegar o retorno redondinho na unity, etc. E melhor de tudo: Tudo de forma anônima aos olhos do usuário.

humm agr ta tudo fazendo sentido, então como ficaria com um sistema de level? seria dessa forma aqui?


MYSQL: Player: Nivel do personagem [1]
           Ponto de habilidade [0]
           Força: Nivel [1]
           Agilidade Nivel[1]

o mysql por padrão eu ja tinha deixado la essas informações de força agilidade nivel tudo por padrão escrito la


Na unity tenho minha classe que diz que se meu personagem passar pro nivel 2  ele vai ganhar 1 ponto de habilidade
Só de exemplo

agora essa minha classe que faz tudo isso ai que eu disse, eu vou ter que alterar com ifs fazendo a conversa com php?

if(se a funçao for verdadeira)
{
unity: php diz pro banco de dados colocar o nivel do personagem em 2 e o ponto de habilidade em 1
}                  


até ai tudo bem
mas e se caso eu to lvl 50 e um monstro me mata e eu perca 1 nivel, o client no caso a unity tem que pegar a informação do banco de dados por json pra confirmar qual o meu level atual pra decrementar 1, ne? ou direto da unity faria esse processo

minhas ultimas dúvidas por hj Piscadinha
Você pode consultar o nível do usuário ou pegar todos os dados dele quando spawna ele/faz o login e armazenar em uma classe na própria unity, ou fazer a checagem quando precisar. Toda vez que você alterar algum dado, atualiza os dados dessa classe interna.

Lembrando que é um jogo client-side, então só quem vai "conversar com o php" é a instância do seu jogo que está rodando o servidor.
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 2308
REPUTAÇÃO : 390
Idade : 35
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG

Mensagem por kleber3254 em Sex Ago 23, 2019 1:53 am

@artplayer escreveu:
@kleber3254 escreveu:
@artplayer escreveu:Isso, o php na verdade fica encarregado de todo o trabalho pesado. E de quebra, você tem "acesso" a tudo que o php pode fazer com mais eficiência que a unity. Você pode por exemplo manipular a biblioteca gd para manipular imagens e já pegar o retorno redondinho na unity, etc. E melhor de tudo: Tudo de forma anônima aos olhos do usuário.

humm agr ta tudo fazendo sentido, então como ficaria com um sistema de level? seria dessa forma aqui?


MYSQL: Player: Nivel do personagem [1]
           Ponto de habilidade [0]
           Força: Nivel [1]
           Agilidade Nivel[1]

o mysql por padrão eu ja tinha deixado la essas informações de força agilidade nivel tudo por padrão escrito la


Na unity tenho minha classe que diz que se meu personagem passar pro nivel 2  ele vai ganhar 1 ponto de habilidade
Só de exemplo

agora essa minha classe que faz tudo isso ai que eu disse, eu vou ter que alterar com ifs fazendo a conversa com php?

if(se a funçao for verdadeira)
{
unity: php diz pro banco de dados colocar o nivel do personagem em 2 e o ponto de habilidade em 1
}                  


até ai tudo bem
mas e se caso eu to lvl 50 e um monstro me mata e eu perca 1 nivel, o client no caso a unity tem que pegar a informação do banco de dados por json pra confirmar qual o meu level atual pra decrementar 1, ne? ou direto da unity faria esse processo

minhas ultimas dúvidas por hj Piscadinha
Você pode consultar o nível do usuário ou pegar todos os dados dele quando spawna ele/faz o login e armazenar em uma classe na própria unity, ou fazer a checagem quando precisar. Toda vez que você alterar algum dado, atualiza os dados dessa classe interna.

Lembrando que é um jogo client-side, então só quem vai "conversar com o php" é a instância do seu jogo que está rodando o servidor.

Humm.. Entendi, eu estou tentando entender tudo pois o objetivo mesmo é o jogo totalmente online, então quero entender como é que aconteçe essas conversas para quando eu tiver criando um sistema eu saiba quando eu tenho que mandar algo direto pro banco de dados

no caso do que voce disse, pegar todas as informações quando o player da play, dentro do jogo ele vai upando 1,2,3,4,5 nivel e tudo indo pro banco de dados, quando ele sai fica la
quando ele entra no jogo novamente, a classe chama todos esses dados no caso o "ultimo registrado" direto do banco de dados para confirmar, basicamente é isso ne kk

pra eu entender bem mais eu vou ter que fazer testes pra ver eles conversando entre si, até no online, antes de eu tentar organizar o esquema do jogo que eu ja tenho mas voltado pro banco de dados e multiplayer

Bom era isso mesmo, Obrigado ai ArtPlayer Nota 10, ajudou muito cara obg msm ;D


kleber3254
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 172
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : (Duvida) Sobre Banco de dados MMORPG WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum