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Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

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DÚVIDA Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por malukop em Qui Ago 01, 2019 9:01 pm

Boa noite, estou com um problema no jogo que estou desenvolvendo, estou criando um jogo de roleplay multjogador (android/pc/IOS), mas estou tendo problemas ao adicionar cores aos veiculos assista o video para entender melhor oque está acontecendo, o audio está ruim. 

video >> https://drive.google.com/open?id=11pISfe6Kl0fQfv0HLsN_inc0oE9GJL5a << desculpe pelo audio pessimo Distressed


quem quiser me ajudar a terminar este  projeto, me avisa nos comentarios que eu passo meu contato, estou olhando o forum diariamente.

o script da oficina eu tirei  daqui do forum mesmo >>>  https://www.schultzgames.com/t5597-tutorial-sistema-de-oficina-de-carros#39480.


imagens do jogo:
Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ? Open?id=1uvwJjkdoAOj4BRyHApcvSE56sPxz1Nas
sse não vizualizar clique aqui: Visualizar

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caso nao consiga visualizar, clique aqui: Visualizar

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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por malukop em Qui Ago 01, 2019 9:09 pm

@malukop escreveu:Boa noite, estou com um problema no jogo que estou desenvolvendo, estou criando um jogo de roleplay multjogador (android/pc/IOS), mas estou tendo problemas ao adicionar cores aos veiculos assista o video para entender melhor oque está acontecendo, o audio está ruim. 

video >> https://drive.google.com/open?id=11pISfe6Kl0fQfv0HLsN_inc0oE9GJL5a << desculpe pelo audio pessimo Distressed


quem quiser me ajudar a terminar este  projeto, me avisa nos comentarios que eu passo meu contato, estou olhando o forum diariamente.

o script da oficina eu tirei  daqui do forum mesmo >>>  https://www.schultzgames.com/t5597-tutorial-sistema-de-oficina-de-carros#39480.


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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por Magnatah em Qui Ago 01, 2019 10:39 pm

Tais Usando o Mesmo, Coloque um Material Para Cada.
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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por malukop em Sex Ago 02, 2019 11:51 am

@Magnatah escreveu:Tais Usando o Mesmo, Coloque um Material Para Cada.
nao dá pq, os veiculos instanciados partem do mesmo prefab!

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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por malukop em Sex Ago 02, 2019 11:52 am

@malukop escreveu:
@Magnatah escreveu:Tais Usando o Mesmo, Coloque um Material Para Cada.
nao dá pq, os veiculos instanciados partem do mesmo prefab!
são clones!

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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Ago 02, 2019 9:54 pm

@malukop escreveu:
@malukop escreveu:
@Magnatah escreveu:Tais Usando o Mesmo, Coloque um Material Para Cada.
nao dá pq, os veiculos instanciados partem do mesmo prefab!
são clones!

Você pode criar um novo material via código e aplicar nas meshes do veículo instanciado.
MarcosSchultz
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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por malukop em Sex Ago 02, 2019 11:49 pm

@MarcosSchultz escreveu:
@malukop escreveu:
@malukop escreveu:
@Magnatah escreveu:Tais Usando o Mesmo, Coloque um Material Para Cada.
nao dá pq, os veiculos instanciados partem do mesmo prefab!
são clones!

Você pode criar um novo material via código e aplicar nas meshes do veículo instanciado.
Boa noite Marcos, eu fiz exatamente isso, só que tem um problema, o mesh renderer tem uma opção chamada "Materials" e nela tem o size, nos veiculos geralmente tem mais de um material linkado pelo size, mas via script não consigo acessar as demais opções, ex:
se no size tiver 6 materias, somente o primeiro é alterado, nao concegui trocar os outros, olha um codigo que ultilizei:

MeuMeshrenderer.materials[0] = MeuMaterial;   // é como se fosse uma arrays mas coloca o numero alí e nao vai;

MeuMeshrenderer.material = MeuMaterial; // nesse funciona, mas só linka no primeiro size.

eu ja alterei o numero onde tá [0] de acordo com o material que quero trocar mas nao vai;

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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por rafaelllsd em Sex Ago 02, 2019 11:57 pm

Você esta usando RPC para mandar pro servidor as alterações da cor do carro? Caso não ai o problema é o material mesmo, mas se tu tiver usando RPC, poste seu código, pois geralmente isso acontece pois você não esta setando a cor no seu carro alvo pelo servidor, e sim mandando a alteração para todos carros existentes na cena.
rafaelllsd
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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por malukop em Sab Ago 03, 2019 12:08 am

@rafaelllsd escreveu:Você esta usando RPC para mandar pro servidor as alterações da cor do carro? Caso não ai o problema é o material mesmo, mas se tu tiver usando RPC, poste seu código, pois geralmente isso acontece pois você não esta setando a cor no seu carro alvo pelo servidor, e sim mandando a alteração para todos carros existentes na cena.
Boa noite Rafael, estou Usando RPC, se puder, olha meu codigo:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.Networking;
using UnityStandardAssets.Vehicles.Car;

public class Oficina : NetworkBehaviour {


    public GameObject[] Roda1, Roda2, Roda3, Roda4; //Aqui é as rodas
    public Material[] material1;                                       
    public GameObject _canvasVelo, _canvasOficina, _pivoOficina, _cameraOF; //Aqui é os canvas, camera, e o pivo da Oficina (Atenção nos Nomes)
                                                                            //Pintura//
    public Button _buttonPintar, _buttonOficina, _buttonSair, _buttonEsquerda, _buttonDireita; //Aqui é os Buttons basta linkar os que esta pedindo que ele faz as açoes
    public Color[] cores; //Aqui e suas cores
    public Material materialDoObjeto; //Aqui voce linka o Material do seu veiculo
    int Indice, Atual;
    int Indice2,
    public bool ScriptOff;
 

    void Awake()
    {
        _pivoOficina = GameObject.Find("Oficina"); //Linka a Pivo da oficina automaticamente
        _cameraOF = GameObject.Find("CameraOF"); //Linka a camera da Oficina automaticamente

        if (_pivoOficina == null)
        { //Verifica se o pivo e nulo
            GetComponent<Oficina>().enabled = false;
            _buttonOficina.gameObject.SetActive(false);
            _canvasOficina.gameObject.SetActive(false);
        }

    }

    void Start()
    {

      // Myrenderer.material = Material.Instantiate(new Material(text));
        //materialDoObjeto = Myrenderer.material;
     

        Oficinas(false);
        //Setar Botoes//
        _buttonSair.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        _buttonPintar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        _buttonOficina.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        _buttonEsquerda.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        _buttonDireita.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        _buttonPaintDireita.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        _buttonPaintEsquerda.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        _buttonEsquerda.onClick.AddListener(() => Esquerda());
        _buttonDireita.onClick.AddListener(() => Direita());
        _buttonOficina.onClick.AddListener(() => Oficinas(true));
        _buttonPintar.onClick.AddListener(() => CmdEnviarCor());
        _buttonSair.onClick.AddListener(() => Oficinas(false));
        _buttonPaintDireita.onClick.AddListener(() => PinturaDireita());
        _buttonPaintEsquerda.onClick.AddListener(() => PinturaEsquerda());



        if (_pivoOficina == null)
        {
            _cameraOF.GetComponent<Camera>().depth = -4;
        }
        else
        {
            _cameraOF.GetComponent<Camera>().depth = 2;
        }
    }

    void Update()
    {
        if (hasAuthority)
        {
           
         


            ScriptOff = true;
        }


        if (ScriptOff)
        {
            if (Vector3.Distance(transform.position, _pivoOficina.transform.position) <= 1)
            { //Verifica a distancia para a tivar e desativar o Button da Oficina
                _buttonOficina.gameObject.SetActive(true);
            }
            else
            {
                _buttonOficina.gameObject.SetActive(false);
            }

            if (Atual < Roda1.Length - 1)
            {
                _buttonDireita.gameObject.SetActive(true);
            }
            else
            {
                _buttonDireita.gameObject.SetActive(false);
            }

            if (Atual > 0)
            {
                _buttonEsquerda.gameObject.SetActive(true);
            }
            else
            {
                _buttonEsquerda.gameObject.SetActive(false);
            }


        }
    }

    private void Direita()
    {
        if (ScriptOff)
        {

            //Faz açao de trocar a roda para direita
            Roda1[Atual].SetActive(false);
            Roda2[Atual].SetActive(false);
            Roda3[Atual].SetActive(false);
            Roda4[Atual].SetActive(false);
            Atual++;
            Roda1[Atual].SetActive(true);
            Roda2[Atual].SetActive(true);
            Roda3[Atual].SetActive(true);
            Roda4[Atual].SetActive(true);
        }
    }

    private void Esquerda()
    {
        if (ScriptOff)
        {

            //Faz açao de trocar a roda para esquerda
            Roda1[Atual].SetActive(false);
            Roda2[Atual].SetActive(false);
            Roda3[Atual].SetActive(false);
            Roda4[Atual].SetActive(false);
            Atual--;
            Roda1[Atual].SetActive(true);
            Roda2[Atual].SetActive(true);
            Roda3[Atual].SetActive(true);
            Roda4[Atual].SetActive(true);
        }
    }

    private void Oficinas(bool OP)
    {
     
            //Ativa e desativa os Button


            _canvasOficina.gameObject.SetActive(OP);
            _buttonPintar.gameObject.SetActive(OP);
            _buttonSair.gameObject.SetActive(OP);
            _cameraOF.gameObject.SetActive(OP);
            GetComponent<Rebaixar>().enabled = (OP);
            GetComponent<CarUserControl>().freiodemao = (OP);
            //
            _canvasVelo.gameObject.SetActive(!OP);
       
    }

    [ClientRpc]
    public void RpcColorir()
    {//Aqui altera a cor
     
            if (Indice < cores.Length)
            {
                materialDoObjeto.SetColor("_Color", cores[Indice]);
                Indice++;
            }
            else
            {
                materialDoObjeto.SetColor("_Color", cores[0]);
                Indice = 1;
            }
     
    }

    [Command]
      public void CmdEnviarCor()
    {
        RpcColorir();
    }

    private void PinturaDireita()
    {
        if (ScriptOff)
        {

            //Faz açao de trocar a roda para direita
           
            Atual2++;
            materialDoObjeto = material1[Atual2];

        }
    }

    private void PinturaEsquerda()
    {
        if (ScriptOff)
        {

            //Faz açao de trocar a roda para esquerda
         
            Atual2--;
            materialDoObjeto = material1[Atual2];

        }
    }

}

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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por rafaelllsd em Sab Ago 03, 2019 2:58 am

Não sou muito familiarizado com o Unet, mas pelo que pesquisei no fórum da unity, você deve mandar o objeto e a cor por RPC.
Código:
public void RpcColorir (GameObject carro, Color cor) {
 //Acontece a troca de cores
}
Se isso não funcionar provavelmente vai ser os materiais como disse anteriormente o Marcos e o Magnatah.
Isso não acontece com o Photon PUN por exemplo, no photon você deve mandar o id do seu "NetworkView", e no RPC procurar o item que possui o id e somente depois fazer a alteração com o objeto encontrado.
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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por malukop em Sab Ago 03, 2019 8:25 am

@rafaelllsd escreveu:Não sou muito familiarizado com o Unet, mas pelo que pesquisei no fórum da unity, você deve mandar o objeto e a cor por RPC.
Código:
public void RpcColorir (GameObject carro, Color cor) {
 //Acontece a troca de cores
}
Se isso não funcionar provavelmente vai ser os materiais como disse anteriormente o Marcos e o Magnatah.
Isso não acontece com o Photon PUN por exemplo, no photon você deve mandar o id do seu "NetworkView", e no RPC procurar o item que possui o id e somente depois fazer a alteração com o objeto encontrado.
tem como usar o [syncvar] para sincronizar a variavel, mas acredito que tbm vai alterar o material de todos, pelo que pesquisei a solução seria oque o Marcos falou, só que para isso dar certo preciso saber como linkar o material instanciado no mesh renderer como disse lá em cima:

"Boa noite Marcos, eu fiz exatamente isso, só que tem um problema, o mesh renderer tem uma opção chamada "Materials" e nela tem o size, nos veiculos geralmente tem mais de um material linkado pelo size, mas via script não consigo acessar as demais opções, ex:
se no size tiver 6 materias, somente o primeiro é alterado, nao concegui trocar os outros, olha um codigo que ultilizei:

MeuMeshrenderer.materials[0] = MeuMaterial;   // é como se fosse uma arrays mas coloca o numero alí e nao vai;

MeuMeshrenderer.material = MeuMaterial; // nesse funciona, mas só linka no primeiro size.

eu ja alterei o numero onde tá [0] de acordo com o material que quero trocar mas nao vai;"



se eu souber como resolver isso, consigo resolver esse problema.

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DÚVIDA Re: Todos os veiculos mudando de cor no multplayer, como resolver ?

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Ago 04, 2019 4:37 am

É que você não pode alterar elemento por elemento, você precisa setar a lista toda, exemplo:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class TrocarMaterial : MonoBehaviour {

   public GameObject objetoParaTrocarMaterial;

   void Start () {
      FuncaoTrocarMaterial (objetoParaTrocarMaterial);
   }

   void FuncaoTrocarMaterial(GameObject objeto){
      MeshRenderer rend = objeto.GetComponent<MeshRenderer> ();
      if (rend) {
         Material novoMaterial = new Material (Shader.Find ("Standard"));
         novoMaterial.color = Color.green;
         //
         Material[] materialArray = new Material[rend.materials.Length];
         for (int x = 0; x < materialArray.Length; x++) {
            materialArray [x] = novoMaterial;
         }
         //
         rend.materials = materialArray;
      }
   }
}
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