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[RESOLVIDO] Como fazer o canvas ficar atrás do personagem? Unity 2D

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Resolvido [RESOLVIDO] Como fazer o canvas ficar atrás do personagem? Unity 2D

Mensagem por darkrj em Ter Maio 14, 2019 3:46 pm

Eu já coloquei meu personagem e também coloquei um canvas de fundo com um vídeo, mas eu preciso que este canvas fique atrás do personagem pois ele representa o cenário. Eu tentei já colocar o personagem em uma layer e o canvas em outra layer e não deu certo. Quem puder me ajudar, fico agradecido.

darkrj
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como fazer o canvas ficar atrás do personagem? Unity 2D

Mensagem por Tegh em Ter Maio 14, 2019 4:44 pm

Se não me engano (sou bastante leigo ainda ao uso da Unity) Canvas é um componente usado para estruturação e principalmente organização de UI, no caso estou em dúvida de sua pergunta, mas creio que seja isto que está perguntando:

Quando criamos algum componente de UI o próprio Canvas é gerado numa certa proporção que não se pode editar... ISSO se não houver uma Câmera de base para o mesmo (foi o que aprendi vendo um canal de ensino chamado CodeMonkey).

Resolução:
Primeiro: Crie uma câmera para UI (Aconselho que o nome seja "UICamera") e deixe a mesma na posição exata e com tamanho exato da câmera principal (seria bom deixa-la como filho da câmera principal);

Segundo: Crie um Objeto para ser o pai do Canvas (aconselho que associe seu nome com "UI") e dentro deste objeto crie um Canvas ~0;

Terceiro: No Canvas criado na propriedade que aparece no inspector chamada Render Mode deixe selecionado em Screen Space - Camera  e na caixa RenderCamera (Que vai aparecer depois da ação anterior) jogue a UICamera lá;

Pronto, tudo que for UI você deve de por no dentro do Canvas.

Espero ter ajudado, qualquer coisa argumenta aí.

Fonte (Video) - Code Monkey

Tegh
Avançado
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como fazer o canvas ficar atrás do personagem? Unity 2D

Mensagem por Isabela em Qua Maio 15, 2019 9:15 am

Bom dia, de início certifique-se que você já tenha uma Main Camera na sua cena, e o Canvas configurado como Screen Space - Camera, esta configuração é importante pois fará seu Canvas e toda sua hierarquia respeitar a visibilidade dos layers, pois no modo Screen Space - Overlay ele sempre irá ignorar tudo e será desenhado sobre seus objetos.
Assim que você alterar, aparecerá um campo onde você deve jogar sua Main camera. Caso não faça isso, ele ainda utilizará o método antigo.

Com isso configurado, vamos pras configurações dos layers e câmeras.
-Crie um layer pro seu objeto.
-Atribua o layer pro objeto.
-Altere o Culling Mask da sua Main Camera e desmarque o layer do objeto.
-Crie uma nova Camera e selecione apenas o layer do objeto no Culling Mask.
por padrão, criando uma Camera do zero, ela já virá com o Depth = "0", mas vale a pena checar pra evitar quaisquer erros. :3

testado com a versão 2019.1, mas já fiz com versões anteriores e funciona sem problemas.
[RESOLVIDO] Como fazer o canvas ficar atrás do personagem? Unity 2D C4eEC08

Isabela
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como fazer o canvas ficar atrás do personagem? Unity 2D

Mensagem por darkrj em Qui Maio 16, 2019 12:14 pm

Muito obrigado, dúvidas resolvidas!

darkrj
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