SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
[RESOLVIDO] Unity - Scrollbar não funciona
[TUTORIAL] AI que cria scripts para você, inclusive scripts para Unity !!!!
[RESOLVIDO] Animando Image na Unity não funciona
Aplicativo para IOS
Hospedar um jogo multiplay na itch.io
Unity -TextMeshProUGUI- 1 das coisas q estão deixando a scene lenta p abrir
Script para detetectar o movimento do player
Alguém ajuda com um erro por favor? PSDImporter.cs
[RESOLVIDO] - Unity - Rotação da Câmera - Mathf.Clamp não funciona
Alterar textura .unity3d
Comportamento do movimento do inimigo. Sair do caminho e Fugir
Procuro uma equipe
Ajuda Com Sala de Jogo Multiplayer
COMO FAZER A PORTA ABRIR SÓ EMPURRANDO ELA COM O PLAYER?
Visual Studio - Vend os Scripts na Aba "Modo de Exibição de Classe" soltos
app fica fechendo após mobile notification
[RESOLVIDO] Controlar dois player dentro de um jogo multiplay usando mirror
Unity - O Jogo fecha quando vai abrir a Scene
[TUTORIAL] Mudando material
Procuro programador Unity para jogo 2D
AJUDA REALISTIC CAR CONTROLLER
Chama para isqueiro
[RESOLVIDO] Ajuda para destruir objeto
Unity - Sistema de Giro da Tela - Ajuda pfv!
Unity - Touch na Tela do Celular
Dawn Of Hell - Horror Game BR (2022-2023)
Unity - Jogo online ou offline?
ANIMAÇÃO INIMIGO ESTÁ INDO PRA TUDO QUANTO É LADO
[RESOLVIDO] Erro de Script no Android
Bundle Assets, Resources, e Addressables
Jogo online (qual a melhor opção?)
Dúvida sobre como criar o inimigo IA!
Unity dando pause no jogo a cada 4 segundos
bom dia amigos eu sou meio lego nos scripts será que alguem pode me ajudar
JOGO "CHALLENGE" FINALIZADO E DISPONÍVEL PARA BAIXAR.
error CS0246
[TUTORIAL]Como Chamar Um Método Usando Uma String como Parametro
[TUTORIAL] Sistema de FPS com Corpo
NullReferenceException: Object reference not set to an instance
dúvida ao criar subscription no play console
Unity - Scene Demorando pra abrir
Erro Slider de Cor
Alguem sabe que tipo de antena é essa ?
Encontrando um ponto de colisão.
Preciso de vocess! Coisinha simples mais me embananei. Meu primeiro game.
[TUTORIAL] Como carregar uma cena em segundo plano?
push notification com firebase falha
PROCURO UMA EQUIPE - Pagamento VIA PIX
Testem Meu Novo Jogo WEBGL ANDROIDD
ajuste de tela automático de celular
como fazer um chat interativo offline?
Música grátis para Jogos Indies [Calma, Relaxante, Flauta e outras coisas]
PROCURO PROGRAMADOR EXPERIENTE PHOTON
problema com canvas ui button
Banco de dados em Unity v2021.3.4f1
Sistema de Yu-Gi-Oh! - LINK PARA DOWNLOAD 2023
Int de dinheiro fica com numeros negativos em vez de travar no "0"
UNITY - FORMAÇÃO DE EQUIPE
[TUTORIAL] Open World Project - Para Unity-
Tutorial + Kit Para Criar seu Game Multiplayer em 5 Minutos
Como fazer movimentação no estilo tunnel Rush
[RESOLVIDO] Ajuste de tela
Debugar erro ao fechar build do projeto
[RESOLVIDO] Como Suavizar transição de uma Animação pra outra
[RESOLVIDO] Fixar tamanho/resolução proporcional da janela da aplicação
Como faço pra chamar a funçao de um script em outro ?
[RESOLVIDO] Alterar variaveis de classes instanciadas no inspector
como fazer o objeto spawnar com uma cor aleatória dentre as que eu quero?
Blender-Cell Fracture - Juntar as Animações de Todos os Fragmentos em 1 só
Oque acham dessa pequena música?
Unity - Faz mal ou tem algum problema se usar mts Layers?
Drag and drop em um rect específico da UI
Inimigo mudar de animação
[RESOLVIDO] Texto aparecer tipo donkey kong
De 0 a 10, qual a chance de isso causar problemas legais ao vender o jogo?
Teaser do meu novo projeto, War land
SCRIPT QUE SALVA A CENA INTEIRA.
datebest.net - visit link to find love or quick sex !
[RESOLVIDO] Dropdown Salvar a Resolução da tela
[RESOLVIDO] Visual Studio - Como saber onde um método está sendo usado
Teste Chat Openai
Como alterar um GameObject dentro de uma array
Baixos Brasil - Jogo de Carro Brasileiro!
Erro il2cpp unity 2022
[RESOLVIDO] "Is Trigger" não funcionando
FORMAÇÃO DE EQUIPE UNITY 3D
Equipamento para usar no Cinemachine
[RESOLVIDO] Destruir objetos com o mesmo id
Salvar seleção do Toggle
Fiz uma música orquestral para uma batalha final contra um Boss
Como você foi Hackeado DENOVO!!!???
PROCURO UMA EQUIPE - Pagamento VIA Pix
PROCURO PROGRAMADOR EXPERIENTE EM MIRROR
Visual Studio - Como abrir um Script com determinada configuração?
Mover objeto no eixo y
EXPORTAR CENA EM FORMATO DE VIDEO?
LANÇAMENTO JOGO DE CARRO E MOTO PARA ANDROID
Como fazer um sistema para trocar musica da cena com DROPDOWN?
SOU MODELADOR
Qui Mar 23, 2023 4:52 pm
Ter Mar 21, 2023 11:20 pm
Ter Mar 21, 2023 8:52 pm
Ter Mar 21, 2023 4:00 pm
Sáb Mar 18, 2023 8:41 pm
Sáb Mar 18, 2023 4:35 pm
Sex Mar 17, 2023 3:12 pm
Sex Mar 17, 2023 1:24 pm
Seg Mar 13, 2023 10:45 pm
Seg Mar 13, 2023 9:48 pm
Seg Mar 13, 2023 8:24 pm
Seg Mar 13, 2023 7:17 pm
Dom Mar 12, 2023 10:27 pm
Dom Mar 12, 2023 7:22 pm
Sex Mar 10, 2023 8:26 pm
Sex Mar 10, 2023 8:00 pm
Qui Mar 09, 2023 9:05 am
Ter Mar 07, 2023 2:27 pm
Sex Mar 03, 2023 6:47 pm
Sex Mar 03, 2023 12:01 am
Qui Mar 02, 2023 4:00 pm
Qui Mar 02, 2023 1:35 pm
Qua Mar 01, 2023 5:47 pm
Qua Mar 01, 2023 2:11 am
Seg Fev 27, 2023 11:08 pm
Seg Fev 27, 2023 7:19 pm
Dom Fev 26, 2023 11:49 pm
Dom Fev 26, 2023 8:29 pm
Dom Fev 26, 2023 7:47 pm
Dom Fev 26, 2023 7:46 pm
Dom Fev 26, 2023 6:08 pm
Sáb Fev 25, 2023 8:16 pm
Seg Fev 13, 2023 7:02 pm
Seg Fev 13, 2023 2:44 am
Dom Fev 12, 2023 9:57 pm
Dom Fev 12, 2023 2:19 pm
Sáb Fev 11, 2023 1:01 pm
Sex Fev 10, 2023 11:14 pm
Sex Fev 10, 2023 8:18 pm
Sex Fev 10, 2023 7:46 pm
Qui Fev 09, 2023 11:29 pm
Qui Fev 09, 2023 11:01 pm
Qui Fev 09, 2023 5:42 pm
Qua Fev 08, 2023 2:20 pm
Ter Fev 07, 2023 11:47 pm
Seg Fev 06, 2023 8:24 pm
Seg Fev 06, 2023 5:40 pm
Dom Fev 05, 2023 12:53 am
Sáb Fev 04, 2023 3:42 pm
Sáb Fev 04, 2023 2:29 pm
Sáb Fev 04, 2023 12:07 am
Sex Fev 03, 2023 10:53 pm
Sex Fev 03, 2023 10:28 pm
Qui Fev 02, 2023 7:52 pm
Qui Fev 02, 2023 8:49 am
Qua Fev 01, 2023 5:56 pm
Ter Jan 31, 2023 1:00 am
Dom Jan 29, 2023 11:12 pm
Sáb Jan 28, 2023 6:50 pm
Sex Jan 27, 2023 8:52 pm
Sex Jan 27, 2023 4:53 am
Qui Jan 26, 2023 10:56 pm
Dom Jan 22, 2023 11:53 am
Dom Jan 22, 2023 3:33 am
Sáb Jan 21, 2023 3:27 pm
Sáb Jan 21, 2023 2:15 pm
Sex Jan 20, 2023 4:30 pm
Sex Jan 20, 2023 2:15 pm
Qua Jan 18, 2023 10:19 pm
Qua Jan 18, 2023 9:47 am
Ter Jan 17, 2023 10:52 pm
Ter Jan 17, 2023 4:08 pm
Ter Jan 17, 2023 2:45 pm
Seg Jan 16, 2023 7:20 pm
Seg Jan 16, 2023 12:18 pm
Dom Jan 15, 2023 3:02 pm
Sáb Jan 14, 2023 7:02 pm
Sex Jan 13, 2023 8:29 am
Qui Jan 12, 2023 5:15 am
Qui Jan 12, 2023 2:31 am
Qua Jan 11, 2023 1:33 pm
Ter Jan 10, 2023 11:55 am
Ter Jan 10, 2023 10:58 am
Ter Jan 10, 2023 3:04 am
Seg Jan 09, 2023 10:43 pm
Seg Jan 09, 2023 6:30 am
Seg Jan 09, 2023 3:18 am
Seg Jan 09, 2023 2:32 am
Sáb Jan 07, 2023 5:55 pm
Sáb Jan 07, 2023 4:01 pm
Sáb Jan 07, 2023 1:38 pm
Sex Jan 06, 2023 9:15 am
Sex Jan 06, 2023 6:33 am
Qui Jan 05, 2023 5:27 pm
Qui Jan 05, 2023 2:50 pm
Qua Jan 04, 2023 3:07 pm
Qua Jan 04, 2023 9:19 am
Sáb Dez 31, 2022 4:38 pm
Sáb Dez 31, 2022 3:18 am



































































































[RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto?

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto?

Mensagem por luiz12345 Dom Mar 31, 2019 2:07 am

Tipo, eu gostaria se colocar uma bool verdadeira quando o jogador, ou seja a câmera estivesse olhando para o objeto (ou renderizando ele na câmera).
o que eu tentei:
  tentei usando colisores, porem não deu certo já que colisores com is trigger passam das paredes, e se o objeto estiver atraz de uma parede ele estará como se estivesse sendo visto.
  também tentei utilizando raycasts, checando um raio entre a câmera e o determinado objeto, porem o raycast só pega um pedacinho de 1 pixel, sendo que eu queria checar uma área maior, e com um uso excessivo dele pode causar lag, estou tentando achar outra opção.

outra coisa, se for possível checar somente o colisor do objeto seria ainda melhor... porem mesh também serve.



isto é basicamente um oclusion culling, porem ao invés de sumir ele ativaria uma bool, ou uma void no script do objeto.







qualquer ideia de como fazer isso ajudaria muito, nem sei por onde começar.
luiz12345
luiz12345
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2660
REPUTAÇÃO : 16
Idade : 22
Áreas de atuação : Programação, Modelagem 3D, Criação De Jogos Digitais.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto? WvDYdlf

https://discord.gg/8b8bGyY

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto?

Mensagem por MarcosSchultz Dom Mar 31, 2019 8:41 pm

Tente utilizar as voids OnBecameVisible e OnBecameInvisible no objeto.

Mas tenha cuidado... A câmera do editor também é considerada como câmera, então use o 'MaximizeOnPlay' para testar os comandos que você criar.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64344
REPUTAÇÃO : 2634
Idade : 26
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto? Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto?

Mensagem por luiz12345 Seg Abr 01, 2019 10:45 am

funciona, porem com um pequeno problema, ele não detecta quando para de ver.tipo ele detecta so quando sai do campo de visão, porem se um outro objeto ficar entre a minha visão e com este script ele ainda continua true.

Código:
public class Visible : MonoBehaviour {
    public bool Visivel;

    private void OnBecameVisible()
    {
        Visivel = true;
    }
    private void OnBecameInvisible()
    {
        Visivel = false;
    }
}


http://prntscr.com/n5wlgg
nesta imagem o objeto com scritp esta atraz de uma parede, porem ainda acha que esta sendo visível, mesmo na câmera em tela cheia não detecta quando um objeto se sobrepõe a ele.

teria uma forma de resolver?
luiz12345
luiz12345
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2660
REPUTAÇÃO : 16
Idade : 22
Áreas de atuação : Programação, Modelagem 3D, Criação De Jogos Digitais.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto? WvDYdlf

https://discord.gg/8b8bGyY

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto?

Mensagem por MarcosSchultz Seg Abr 01, 2019 8:27 pm

Talvez o comando isVisible do renderer sirva:

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Renderer-isVisible.html
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64344
REPUTAÇÃO : 2634
Idade : 26
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto? Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto?

Mensagem por luiz12345 Seg Abr 01, 2019 9:09 pm

Pelo jeito, ele so diz que não esta invisível quando sai a área onde a câmera pode visualizar, talvez para funcionar melhor eu deva colocar oclusion culling, algo assim, já que ele some com os objetos que estão atrás de paredes, ai este script funcione, vou tentar fazer isso dps e digo se funcionou.

porem esse outro código ai também n deu certo, fico na mesma do onbecamevisible.
luiz12345
luiz12345
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2660
REPUTAÇÃO : 16
Idade : 22
Áreas de atuação : Programação, Modelagem 3D, Criação De Jogos Digitais.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto? WvDYdlf

https://discord.gg/8b8bGyY

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto?

Mensagem por MarcosSchultz Ter Abr 02, 2019 2:14 am

luiz12345 escreveu:Pelo jeito, ele so diz que não esta invisível quando sai a área onde a câmera pode visualizar, talvez para funcionar melhor eu deva colocar oclusion culling, algo assim, já que ele some com os objetos que estão atrás de paredes, ai este script funcione, vou tentar fazer isso dps e digo se funcionou.

porem esse outro código ai também n deu certo, fico na mesma do onbecamevisible.

Joga este código no objeto... deve funcionar

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Codigo : MonoBehaviour {

   public bool visivel;
   Renderer rend;

   void Start(){
      rend = GetComponent<Renderer> ();
   }

   void Update(){
      Vector3 direction = Camera.main.transform.position - transform.position;
      direction.Normalize();
      if (!Physics.Raycast (transform.position, direction, 1000) && rend.isVisible) {
         visivel = true;
      }
      else {
         visivel = false;
      }
   }
}
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64344
REPUTAÇÃO : 2634
Idade : 26
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto? Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto?

Mensagem por luiz12345 Ter Abr 02, 2019 10:53 am

MarcosSchultz escreveu:
luiz12345 escreveu:Pelo jeito, ele so diz que não esta invisível quando sai a área onde a câmera pode visualizar, talvez para funcionar melhor eu deva colocar oclusion culling, algo assim, já que ele some com os objetos que estão atrás de paredes, ai este script funcione, vou tentar fazer isso dps e digo se funcionou.

porem esse outro código ai também n deu certo, fico na mesma do onbecamevisible.

Joga este código no objeto... deve funcionar

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Codigo : MonoBehaviour {

 public bool visivel;
 Renderer rend;

 void Start(){
 rend = GetComponent<Renderer> ();
 }

 void Update(){
 Vector3 direction = Camera.main.transform.position - transform.position;
 direction.Normalize();
 if (!Physics.Raycast (transform.position, direction, 1000) && rend.isVisible) {
 visivel = true;
 }
 else {
 visivel = false;
 }
 }
}
Funcionando perfeitamente. porem tive que adaptar um pouquinho...

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Visible : MonoBehaviour
{
    public bool visivel;
    public LayerMask Mask;
    Renderer rend;   
void Start()
    {
        rend = GetComponent<Renderer>();
    }

void Update()[size=13][/size]
    {[size=13][/size]
             Vector3 direction = Camera.main.transform.position - transform.position;[size=13][/size]
             direction.Normalize();       
        RaycastHit Hit = new RaycastHit();
        if (Physics.Raycast(transform.position, direction, out Hit, 1000, Mask, QueryTriggerInteraction.Collide) && rend.isVisible)
        {
            Debug.DrawLine(transform.position, Hit.point);
            if (Hit.transform.gameObject.tag == "Player")
            {
                visivel = true;
            }
            else
            {
                visivel = false;
            }
        }
        else
        {
            visivel = false;
        }   
      }[size=13][/size]

}
No seu código o erro foi que o raycast estava colidindo no jogador, então eu usei esse modo para detectar se foi o jogador que colidiu, e se for o visível será true.

Agorá o código está funcionando perfeitamente. obg pela a ajuda de todos :D
luiz12345
luiz12345
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2660
REPUTAÇÃO : 16
Idade : 22
Áreas de atuação : Programação, Modelagem 3D, Criação De Jogos Digitais.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto? WvDYdlf

https://discord.gg/8b8bGyY

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto?

Mensagem por NKKF Ter Abr 02, 2019 6:18 pm

Opa, eae men...

Tu podes deixar teu código um pouco menor:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Visible : MonoBehaviour {

    public LayerMask Mask;
    Renderer rend { get { return GetComponent<Renderer>(); } set { rend = value; } }

    void Update()
    {
        //Aqui você vê se ele tá vendo ou não..
        Debug.Log(visibleOrNot());
    }
    public bool visibleOrNot(){       
        RaycastHit Hit = new RaycastHit();
        if (Physics.Raycast(transform.position, (Camera.main.transform.position - transform.position).normalized, out Hit, 1000, Mask, QueryTriggerInteraction.Collide) && rend.isVisible)
            if (Hit.transform.gameObject.tag == "Player")
                return true;
        return false;
    }
}

Flw, tenha uma boa tarde :D
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4201
REPUTAÇÃO : 569
Idade : 18
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Como saber se o jogador esta vendo um certo objeto? Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos