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Fiz o personagem seguir o player, mas ele vira usando o rotation.z. Não sei como arrumar

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DÚVIDA Fiz o personagem seguir o player, mas ele vira usando o rotation.z. Não sei como arrumar

Mensagem por ViniciusFolim em Sex Jan 25, 2019 8:34 am

O código:



Código:
public class folow : MonoBehaviour {

public Transform target;//set target from inspector instead of looking in Update
public float speed = 3f;
private Transform myTransform;


void Start()
{
    myTransform = this.GetComponent<Transform>();

}

void Update()
{

    //rotate to look at the player
    transform.LookAt(target.position); 
    transform.Rotate(new Vector3(0, -90, 0), Space.Self);//correcting the original rotation



        myTransform.position = Vector2.MoveTowards(transform.position, target.position, speed * Time.deltaTime);








Como eu faço pra ele virar o lado usando o Transform.Scale.X
eu fiz uma função flip e crie uma rotina pros inimigos, mas nesse caso, não sei o que fazer.

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DÚVIDA Re: Fiz o personagem seguir o player, mas ele vira usando o rotation.z. Não sei como arrumar

Mensagem por marcos4503 em Sex Jan 25, 2019 8:52 am

Desculpa, não entendi, você quer ajeitar a escala ou rotação do personagem? E é um jogo 2D, né?
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Mensagem por ViniciusFolim em Sex Jan 25, 2019 10:16 am

Isso, é um jogo 2D. Quero que o inimigo vire para o personagem usando o Scale.x, para ficar de frente pro personagem. Nessa situação, o inimigo vira usando o Rotation.y, aí, quando ele vai virar, ele vira de ponta cabeça. 

Tentei arrumar tirando esse comando : 
ransform.LookAt(target.position);  
- transform.Rotate(new Vector3(0, -90, 0), Space.Self);

E tentei isso:


Coloquei dentro do Update: ai o inimigo virou um peão. Criei 2 boleanos pra arrumar isso, mas gerou outros problemas. Aí não sei mais o que fazer, e achei esse forum.

Código:
if (a == false)
{
    if (personagem.transform.position.x > target.transform.position.x){
    flip();
    a = true;
    b = false;
}
}

if (b == false)
{
     if (personagem.transform.position.x < target.transform.position.x)
    {
          flip();
          a = false;
          b = true;
    }
}


void flip()
{
  lookLeft = !lookLeft;
  float x = transform.localScale.x;
  x *= -1;
  transform.localScale = new Vector3(x, transform.localScale.y, transform.localScale.z);
}

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Mensagem por ViniciusFolim em Sex Jan 25, 2019 10:19 am

Desculpa, não ter descrito a situação muito bem, ainda não sei usar o fórum direito.

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Mensagem por marcos4503 em Sex Jan 25, 2019 10:38 am

Ok Vinicius! Sem problemas! 

Por favor, leia nossas regras antes: https://www.schultzgames.com/t603-____regras-do-forum____

Em suma, procure mandar seus códigos C# usando o campo de script, pra ficar mais legível hehe (Editei a sua mensagem pra arrumar ela!).

Vamos lá!


Primeiro precisamos definir a lógica aqui, pra que eu possa te ajudar melhor. Você está usando o Scale pra virar o inimigo? Não seria melhor simplesmente rotaciona-lo mexendo no eixo Y do seu Transform?
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Mensagem por ViniciusFolim em Sex Jan 25, 2019 10:52 am

Como eu arrumo isso no primeiro exemplo ?

Eu aprendi a fazer isso desse jeito, todos os outros personagens, fiz eles virarem usando o transform.localScale.x.


Estou aprendendo a programar e a mexer na unity.

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Mensagem por marcos4503 em Sex Jan 25, 2019 11:07 am

Você pode rotacionar qualquer GameObject mexendo nos eixos deles, atráves do Transform. Creio que você se dará melhor modificando os eixos do que a escala. Veja o exemplo abaixo

Código:
personagem.transform.rotation = Quaternion.Euler(new Vector3(0, 180, 0));

Fazendo isso, estarei rotacionando o eixo Y do meu GameObject (que antes era 0) para 180, que o fará dar uma volta ao redor de si mesmo, resultando num flip. Você pode testar, verá que é mais eficiente dessa forma! Além de ainda poder fazer uma suavização com o Quaternion.Lerp.

(Quaternion.Lerp é uma função que suaviza a rotação)
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Mensagem por ViniciusFolim em Sex Jan 25, 2019 4:53 pm

Entendi, mas como eu faço pra ele virar pro lado direito quando o personagem estiver do lado direito, e virar pro lado esquerdo quando o personagem virar pro lado esquerdo ?
Não gostei muito do jeito que eu usei no segundo exemplo. Quais outros jeitos que posso fazer isso ? ( escreve o codigo, iria ajudar muito )

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Mensagem por ViniciusFolim em Sex Jan 25, 2019 5:00 pm

Personagem     <(inimigo)
(inimigo) >  Personagem

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Mensagem por marcos4503 em Sex Jan 25, 2019 5:08 pm

Ok! O problema é que eu estou no trabalho agora, por isso não tenho acesso a Unity pra escrever o código, mas posso te passar a lógica e você pode procurar aprender mais sobre.

Existem vários métodos pra fazer isso. O mais limpo que encontrei foi o seguinte

Bom, no seu inimigo, coloque dois Raycasts nele. Um mirando para a esquerda e outro para a direita. Quando o raycast (esquerda) do inimigo colidir com o player, o inimigo vira pra esquerda, quando o raycast (direita) colidir com o player, o inimigo vira pra direita! Simples!

Aprenda sobre como usar os raycasts




(São para 3D, mas você consegue adaptar).

- Existem outras maneiras, mas essa é a mais limpa que consegui pensar. Também tem como fazer isso usando colliders, aí fica a seu critério.
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Mensagem por ViniciusFolim em Sex Jan 25, 2019 6:25 pm

Obrigado por procurar sobre, e por ajudar. Coloquei os dois no update, do jeito que vc falou, ai ele fica parado e não vira ( o update fica chamando os dois, ai ele não vira ). Se eu coloco só um, ele vira um peão. Coloquei dois boleanos pra resolver, ai acabei quase que na mesma situação. 
Fiz um curso que comprei na udemy sobre a unity, fiz 150 aulas( duas vezes ), mas ainda me sinto um noob. Sinto que coloquei um esforço de forma errada.
Qual a melhor forma de eu aprender mais ? tem alguns tutorias que você recomenda ? Algum bom material que me ajude a me tornar um bom desenvolvedor nessa plataforma.
Pretendo seguir esse caminho profissional, gosto muito disso, mas não sei pra onde ir.

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Mensagem por marcos4503 em Sex Jan 25, 2019 7:26 pm

Ok mano! Cheguei do trabalho, vou preparar um asset rápido pra você poder estudar! Um momento!
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Mensagem por ViniciusFolim em Sex Jan 25, 2019 7:51 pm

O foda, é que surgem dúvidas especificas, e não sei como procurar as respostas. Mas sinto que todo dia estou um pouquinho melhor.

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Mensagem por marcos4503 em Sex Jan 25, 2019 8:32 pm

EStou construindo o exemplo pra você ver! Porém, uso a Unity 2019.1.0a13. Você talvez precise baixar esta versão pra tar vendo o meu exemplo.
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Mensagem por marcos4503 em Sex Jan 25, 2019 9:14 pm

Oi Vinicius! Já criei um asset de exemplo. Você pode baixa-lo no link abaixo, basta baixa-lo, e o importar para seu Projeto. Em seguida, abra a cena "Main" e dê play, então você vai pode estudar o script! Obs: Talvez seja necessário que você esteja usando a Unity 2019.1.0a13 ou superior, pois usei esta versão para criar o arquivo de asset.

https://www.mediafire.com/file/m41gl9ay5j66gji/exemplo-look-at.unitypackage/file

No asset eu criei o Sonic, e o deixei no meio de uma plataforma. então coloquei um robozinho que fica andando da direita pela esquerda, e ele se virá de acordo com a direção do Sonic, somente usando uma lógica simples com Raycast2D!
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