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[TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D

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TUTORIAL [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jan 16, 2016 1:15 am

Fala pessoal, estou deixando este tutorial simples explicando como fazer uma camera para seguir o Player em jogos 2D ou 2.5D


Basta criar um script em C# com o nome "CameraPlayer", utilizar este código e depois jogar o script na sua camera. E configurar as variáveis claro.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class CameraPlayer : MonoBehaviour {
 public float dampTime = 0.15f;
 private Vector3 velocity = Vector3.zero;
 public Transform objetoParaSeguir;
 void Update () {
 Vector3 point = GetComponent<Camera> ().WorldToViewportPoint (objetoParaSeguir.position);
 Vector3 delta = objetoParaSeguir.position - GetComponent<Camera> ().ViewportToWorldPoint (new Vector3 (0.5f, 0.5f, point.z)); //(new Vector3(0.5, 0.5, point.z));
 Vector3 destination = transform.position + delta;
 transform.position = Vector3.SmoothDamp (transform.position, destination, ref velocity, dampTime);
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:46 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D

Mensagem por noocktall em Sab Jan 16, 2016 6:33 pm

nenhum vídeo ? pena '-' queria ver em funcionamento (2.5D)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jan 18, 2016 1:01 pm

@noocktall escreveu:nenhum vídeo ? pena '-' queria ver em funcionamento (2.5D)

Tutorial rápido mesmo...

Más básicamente a camera segue de lado nos eixos X e Y
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D

Mensagem por LeoBrito em Ter Maio 24, 2016 4:15 pm

Show de bola este Script, serviu como uma luva para o meu game.

Obrigado MarcosSchultz.

e parabéns pelo o seu canal, e site.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Maio 25, 2016 3:35 pm

:D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D

Mensagem por ANDERSONSILVA em Qui Ago 22, 2019 8:09 pm

Marcos, tem como eu fazer ele seguir apenas no eixo x?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 22, 2019 9:28 pm

@ANDERSONSILVA escreveu:Marcos, tem como eu fazer ele seguir apenas no eixo x?
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

public class CameraPlayer : MonoBehaviour {

    public float dampTime = 0.15f;
    private Vector3 velocity = Vector3.zero;
    public Transform objetoParaSeguir;

    void Update() {
        Vector3 point = GetComponent<Camera>().WorldToViewportPoint(objetoParaSeguir.position);
        Vector3 delta = objetoParaSeguir.position - GetComponent<Camera>().ViewportToWorldPoint(new Vector3(0.5f, 0.5f, point.z)); //(new Vector3(0.5, 0.5, point.z));
        Vector3 destination = transform.position + new Vector3(delta.x, 0, 0);
        transform.position = Vector3.SmoothDamp(transform.position, destination, ref velocity, dampTime);
    }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D

Mensagem por rafaellucas19932 em Qui Out 24, 2019 10:48 am

valeu pelo script! Ajudou muito!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player para jogos 2D e 2.5D

Mensagem por Marcos Manuel em Qua Abr 29, 2020 5:20 pm

@MarcosSchultz escreveu:Fala pessoal, estou deixando este tutorial simples explicando como fazer uma camera para seguir o Player em jogos 2D ou 2.5D


Basta criar um script em C# com o nome "CameraPlayer", utilizar este código e depois jogar o script na sua camera. E configurar as variáveis claro.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class CameraPlayer : MonoBehaviour {
 public float dampTime = 0.15f;
 private Vector3 velocity = Vector3.zero;
 public Transform objetoParaSeguir;
 void Update () {
 Vector3 point = GetComponent<Camera> ().WorldToViewportPoint (objetoParaSeguir.position);
 Vector3 delta = objetoParaSeguir.position - GetComponent<Camera> ().ViewportToWorldPoint (new Vector3 (0.5f, 0.5f, point.z)); //(new Vector3(0.5, 0.5, point.z));
 Vector3 destination = transform.position + delta;
 transform.position = Vector3.SmoothDamp (transform.position, destination, ref velocity, dampTime);
 }
}Olá pessoal. O meu deu certo exceto na parte de quando o player morre aparece uma mensagem de erro falando que o Player
foi destruido mas o "objetoParaSeguir" do script está tentando achar o Player mas o mesmo foi destruido então dá erro. Alguem pode me ajudar??

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