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por MarceloYBP Sex Nov 16, 2018 1:23 am
Ola galera,estou aqui de novo pra perguntar como colocar sombras em tempo real no android,tem como? se tiver como e? estou fazendo um jogo de terror,eu quero que pelos menos a luz da lanterna tenha sombras em tempo real,o resto vou fazer bake mesmo.
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por CaioItz Sex Nov 16, 2018 11:22 pm
acho que não tem como não em
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por marcos4503 Sáb Nov 17, 2018 8:27 am
Cara... Até tem como, mas realmente, atualmente não compensa. É sério... Se teu jogo roda a 60 FPS e tu ativar as sombras, vai cair pra 30 FPS (Em um celular bom, em celular mais "humilde" vai cair pra 20 FPS). Então é melhor desapegar da ideia de usar sombras... Infelizmente sacrificar as sombras é algo que nós desenvolvedores pra mobile temos que aceitar. Mas... Acredito que num futuro não distante poderemos usar sombras de maneira moderada, quando a API Vulkan estiver mais popularizada, e o novo sistema de gráficos da Unity estiver pronto! Até lá, não use sombras, apenas improvise algo que fique maneiro!
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por Isabela Sáb Nov 17, 2018 2:22 pm
Atualmente já é possível utilizar sombras em mobile, mas depende muito da situação e a ambientação do jogo.
Aqui consigo colocar sombras em tempo real num celular de 2014 (Samsung Grand duos) isso a 60fps. Diga-se de passagem, o celular é horrível.
Como consigo isso? O tipo de cena favorece, é de dia, iluminação do sol como única fonte de luz, sombras baked no cenário e apenas o player e mais alguns objetos gerando sombras, esse é o melhor cenário que você pode achar.
No seu caso específico, a coisa complica, pois luz dinâmica (lanterna) e iluminação baked são o oposto um do outro. Se você fizer o bake, o cenário será insensível da luz dinâmica, não sendo possível iluminar, muito menos gerar sombra.
A única alternativa que me vem a mente, seria utilizar dois lightmaps, um iluminado e um escuro, e utilizar o light attenuation (pass de sombras) para alternar entre um e outro, isso tudo teria que ser feito usando um shader específico, e você teria um consumo dobrado de memória, por conta do lightmap extra... Enfim, até é possível, mas pro que você quer é beeem difícil :/
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por marcos4503 Sáb Nov 17, 2018 2:50 pm
Sim... Como eu disse, tem que improvisar bastante... Lightmaps são uma boa... Mas sombras em tempo real, são raros os casos em que realmente fica bom (hoje em dia). Por exemplo, o celular de 2014 da Isabela roda bem as sombras, no caso dela. Mas outros celulares podem sofrer... Por exemplo, o anti-alliasing. Em celulares com GPU Mali, o MSAA roda suave, isso porque a GPU Mali consegue rodar MSAA sem perder desempenho, já outras GPU's não conseguem rodar o MSAA sem perder desempenho. Isso é uma caracteristica da Mali, cada GPU e Hardware tem uma caracteristica própria... Então, a melhor postura a se usar, é criar um improviso (seja com lightmaps, sprites, shaders) ou então, usar as sombras, mas de maneira bem limitada e controlada. Se você REALMENTE precisa das sombras, então deve usa-las com sabedoria, se não precisa TANTO assim, use uma outra estratégia. Por exemplo, meu personagem do meu jogo, tem um sprite embaixo dele que imita uma sombra. Quando quero criar postes que iluminem o ambiente, eu uso sprites que não calculam a luz, assim mesmo a noite, o sprite fica iluminado dando um efeito de que a luz realmente está ligada, quando na verdade ela não está. Mas como eu disse... Com o próximo sistema de gráficos da Unity, que vai chegar, a coisa vai melhorar.
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por Joab Artes Gráficas Sex Nov 23, 2018 12:49 pm
Bom dia! Muito bom as dicas dos nossos colegas acima, todavia é recomendado usar sombras falsas e iluminações falsas quando o jogo se trata para celulares ou máquinas com pouco poder de processamento em geral, é trabalhoso sim, mas desse modo você terá um jogo otimizado que rodará em aparelhos "simples". Boa sorte nessa caminhada de sucesso!
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