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[RESOLVIDO] Arremessar uma granada(2D)

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Resolvido [RESOLVIDO] Arremessar uma granada(2D)

Mensagem por BananaSmith em Sab Set 22, 2018 7:54 am

Tudo bem, gente?

Alguém poderia me dar uma luz de como funcionaria o arremesso de uma granada em 2D? Estou tentando fazer algo no estilo do Metal Slug. Já tentei procurar por material na internet, mas não ajudou muito.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Arremessar uma granada(2D)

Mensagem por FelipeSouza11 em Sab Set 22, 2018 6:52 pm

tem um topico semelhante só com objeto 3d,
https://www.schultzgames.com/t530-como-lancar-objetos-ao-apertar-uma-tecla-unity5?highlight=lancar+granada

eu fiz um semelhante ao do marcos,mas tem colocar uns ajustes pra funcionar

1-criar duas layers no editor   , "player" & "granada"

2-colocar a layer do seu objeto Player para "player" e colocar a layer do seu Objeto granada como "granada" q vc criou 

3-criar uma tag "granada_pref" e colocar seu objeto sprite granada com essa tag

4- adicionar Rigibody2d a esse objeto granada e arrastar para a pasta assets como prefab ,bloquear a rot Z do rigidbody


meu script:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;


public class TesteGranada : MonoBehaviour
{
    public GameObject Objeto; //arrastar o sprite prefab granada para cá
   public int forcax = 50; //forca X
    public int forcay = 50; //força Y

    void Update()
    {
       if (Objeto)
        {
//ignorar a colisao da granada com player
            Physics2D.IgnoreLayerCollision(transform.gameObject.layer, LayerMask.NameToLayer("granada"), true);
        }
            if (Input.GetKeyDown(KeyCode.G)) //tecla G
        {
            GameObject objetoInstanciado = Instantiate(Objeto, transform.position, transform.rotation) as GameObject;
            if (objetoInstanciado.GetComponent<Rigidbody2D>() == null) //verifica se a granada nao tem Rigidbody2D
            {
                objetoInstanciado.AddComponent(typeof(Rigidbody2D)); //adiciona o rb2d
            }
            objetoInstanciado.GetComponent<Rigidbody2D>().AddForce(new Vector2(transform.right.x*forcax,transform.up.y*forcay));
           StartCoroutine(DestroyGranadas()); //destroir granadas
        }
    }

 
    IEnumerator DestroyGranadas()
    {
    //buscar os objetos com a tag "granada_pref" para destruir
        GameObject[] granadas = GameObject.FindGameObjectsWithTag("granada_pref");
       yield return new WaitForSeconds(2); //segundo para destruir granada
        
        for (int x = 0; x < granadas.Length; x++)
        {
            Destroy(granadas[x]);
        }
    }
}


pq um tanto de coisa, pra nao bugar o colisor da granada com o do player,boa noite brow ,espero ter ajudado
FelipeSouza11
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Arremessar uma granada(2D)

Mensagem por BananaSmith em Dom Set 23, 2018 4:16 am

@FelipeSouza11 escreveu:tem um topico semelhante só com objeto 3d,
https://www.schultzgames.com/t530-como-lancar-objetos-ao-apertar-uma-tecla-unity5?highlight=lancar+granada

eu fiz um semelhante ao do marcos,mas tem colocar uns ajustes pra funcionar

1-criar duas layers no editor   , "player" & "granada"

2-colocar a layer do seu objeto Player para "player" e colocar a layer do seu Objeto granada como "granada" q vc criou 

3-criar uma tag "granada_pref" e colocar seu objeto sprite granada com essa tag

4- adicionar Rigibody2d a esse objeto granada e arrastar para a pasta assets como prefab ,bloquear a rot Z do rigidbody


meu script:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;


public class TesteGranada : MonoBehaviour
{
    public GameObject Objeto; //arrastar o sprite prefab granada para cá
   public int forcax = 50; //forca X
    public int forcay = 50; //força Y

    void Update()
    {
       if (Objeto)
        {
//ignorar a colisao da granada com player
            Physics2D.IgnoreLayerCollision(transform.gameObject.layer, LayerMask.NameToLayer("granada"), true);
        }
            if (Input.GetKeyDown(KeyCode.G)) //tecla G
        {
            GameObject objetoInstanciado = Instantiate(Objeto, transform.position, transform.rotation) as GameObject;
            if (objetoInstanciado.GetComponent<Rigidbody2D>() == null) //verifica se a granada nao tem Rigidbody2D
            {
                objetoInstanciado.AddComponent(typeof(Rigidbody2D)); //adiciona o rb2d
            }
            objetoInstanciado.GetComponent<Rigidbody2D>().AddForce(new Vector2(transform.right.x*forcax,transform.up.y*forcay));
           StartCoroutine(DestroyGranadas()); //destroir granadas
        }
    }

 
    IEnumerator DestroyGranadas()
    {
    //buscar os objetos com a tag "granada_pref" para destruir
        GameObject[] granadas = GameObject.FindGameObjectsWithTag("granada_pref");
       yield return new WaitForSeconds(2); //segundo para destruir granada
        
        for (int x = 0; x < granadas.Length; x++)
        {
            Destroy(granadas[x]);
        }
    }
}


pq um tanto de coisa, pra nao bugar o colisor da granada com o do player,boa noite brow ,espero ter ajudado

Puts, obrigado! Eu estava quebrando a cabeça para fazer essa granada voar. Entendi o que eu deveria ter feito na parte de adicionar força ao objeto instanciado. Valeu mesmo <3
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