SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Duvida em customização de carro na unity
Tutorial Como Fazer Uma Chama de Vela Com Movimento Natural Unity
[Jogo em andamento] The Legends of Koai
Alguém pode ajuda a fazer sistema de destruir e construir?
Terreno sumindo
[ASSET] Modelo 3d guitarra gibson firebird "low poly" e outros...
Alguém conhece algum tutorial para criar um jogo parecido com esse na Unity?
como fazer um sistema de captura igual de pokemon generations
Como posso chamar o Cursor do Mouse no script?
[TUTORIAL] Inventario com ScritableObject parte 2
Galera como posso fazer um sistema de combo no mobile ?
duvida
COMO EU POSSO FAZER MEU PERSONAGEM FICAR AGACHADO ENQUANTO EU APERTO O BOTÃO
[PROBLEMA] First Person Controller script não reproduz sons de passo
[TUTORIAL] Sistema COMPLETO de câmeras
Problema em causar dano no player
Como simular um segundo controle no Unity?
Alguém pode me ajuda a coloca animação quando anda?
Erro Movimentação RPG
Unity ML-Agents
Forme Mais Palavras (disponível na Play Store)
PLANECAOS Offline Tiro FPS - Android
Dúvida sobre implementação de sistema de criar/editar mapa unity/unreal
[____ASSET____] MS Vehicle System (FREE VERSION)
Onde foi parar Input Debugger no Unity?
Referência nula em script da Unity
[MAKING-OF] Bastidores da criação do jogo The Hero of Krintau!
[JOGO MOBILE] The Hero of Krintau (Gratuito na Play Store!)
Verificar se a versao do jogo é igual a da Play Store
sistema de motocicleta
Como posso criar um sistema de atacar?
Player se movimenta em direção diferente da posição da camera
PlayerPrefs salva SetActive??
Documentações, Livros e Tutoriais gratuitos... Extensa gama de recursos
TEXTURIZAÇÃO DE CENARIO GRANDE | TECNICA
Girar arma junto com personagem para ele so atacar pela frente !
Erro Unity 2019.3.14f1
[PESQUISA] Pra que plataforma você prefere esse estilo de jogo?
Água no unity 2019.3
COMO SALVAR O PLAYER QUANDO ELE TIVER DESATIVO OU ATIVADO??
Como adiciono um SOM neste script de pulo?
[TUTORIAL] Animação customizável (Por scripts)
Como posso criar um sistema de direção para meus ataques.
pulo com botao UI
Não Consigo Fazer Alterações Em Transform/Sprite Renderer Quando Em Exexução
Como definir limites de zoom para um objeto inspecionado?
[____COLABORE COM O FÓRUM____] Doação para a renovação do domínio
Proposta de Parceria em Belo Horizonte
2 Objetos no mesmo spawner ao mesmo tempo
Pausar o cronômetro
Problemas com fisica
Trailer do jogo Project Lazarus
Unity 2018.2.17 - PlayMode não funciona animações
Força a um objeto numa lista
problemas com celulares android grande
Variável estática que pode ser consultada por todos - Unity Photon
Como fazer a pontuação aparecer no menu?
Melhorar o desempenho do URP no Android
Banco Thief (Assaltador de Banco)-Android-
Como faço para que meu personagem ao subir em um lugar bem íngreme ele escorregue?
Como posso deixar o fogo da vela mais realista?
COMO FAZER COLISÃO COM CAIXAS TIPO OS PUZZLES DO PATETA E MAX DO SNES?
URP Unity em Android
Nano - Jogo de Estratégia para Android
[TUTORIAL] Teleporte de camera em sequencia com tempo (cutscene)
Movimentaçao por SQM / UNITY 2D
Como Modelar O Corcovado Rio De Janeiro No sketchup Game De Mundo Aberto Artigo 157
Como posso substituir um arquivo já feito?
onde eu encontro o wrap Mode da animação? pfv,preciso parar de dar loop
Limite Máximo de tamanho de mapa na Unity?
[TUTORIAL] Ressetar parametros do Animator após executar animação ( Unity 5 )
FPS KIT 1.0 - EM DESENVOLVIMENTO
Como faz a câmera seguir e gira em torno do jogador
[TUTORIAL] Cronometro simples com segundos e minutos
Timer
Problema ao destruir Clone de um Prefab
Bom dia, erro invisível como resolver? Erro -> [15:32:11]
Transmitir Obejto atravez do click do mouse
Ola sou programador e preciso da sua ajuda!!
Invencível
Personagem invisivel
Armazenar textos do usuario.
C# duvidas sobre como construir um script em arvore
Timer para mudar de câmera
ERRO AO TENTAR DAR PLAY NO JOGO
Vídeo com tela branca no Simmer
Modelo feito no blender e triangular faces
Aparecer Texto por um Certo tempo
[RESOLVIDO] Reiniciar o cronometro ao responder uma questão
[TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5
[TUTORIAL] Sistema de tiro com RAYCAST (várias armas, mira laser, munição, dano, etc, etc)
MENU DE SELEÇÃO DE FASES
Sobre Criação e Execução de Cutscene
[TUTORIAL] Joystick virtual para mobile
Como gravar o nome de um personagem inserido pelo usuário no unity
Como fazer um botão Joystick que controle o First Person Controller?
[TUTORIAL] FPS Controller com corpo completo!
[RESOLVIDO] Executar uma ação somente quando o player adquirir um item
ALGUÉM INTERESSADO EM DESENVOLVER UM KIT THIRD PERSON?
Hoje à(s) 5:45 pm
Hoje à(s) 5:14 pm
Hoje à(s) 5:10 pm
Hoje à(s) 4:22 pm
Hoje à(s) 3:37 pm
Hoje à(s) 1:26 pm
Hoje à(s) 12:04 pm
Hoje à(s) 12:09 am
Ontem à(s) 5:45 pm
Ontem à(s) 4:18 pm
Ontem à(s) 2:37 pm
Ontem à(s) 11:33 am
Ontem à(s) 11:05 am
Qui Maio 28, 2020 9:29 pm
Qui Maio 28, 2020 9:05 pm
Qui Maio 28, 2020 6:49 pm
Qui Maio 28, 2020 6:01 pm
Qui Maio 28, 2020 5:21 pm
Qui Maio 28, 2020 4:44 pm
Qui Maio 28, 2020 2:36 pm
Qui Maio 28, 2020 10:58 am
Qui Maio 28, 2020 5:02 am
Qua Maio 27, 2020 11:59 pm
Qua Maio 27, 2020 10:42 pm
Qua Maio 27, 2020 9:59 pm
Qua Maio 27, 2020 8:52 pm
Qua Maio 27, 2020 7:03 pm
Qua Maio 27, 2020 7:02 pm
Qua Maio 27, 2020 6:52 pm
Qua Maio 27, 2020 5:13 pm
Qua Maio 27, 2020 5:12 pm
Qua Maio 27, 2020 4:34 pm
Qua Maio 27, 2020 4:04 pm
Qua Maio 27, 2020 10:44 am
Ter Maio 26, 2020 10:22 pm
Ter Maio 26, 2020 5:56 pm
Ter Maio 26, 2020 5:28 pm
Ter Maio 26, 2020 5:21 pm
Ter Maio 26, 2020 5:16 pm
Ter Maio 26, 2020 4:44 pm
Ter Maio 26, 2020 2:06 pm
Seg Maio 25, 2020 11:39 pm
Seg Maio 25, 2020 7:31 pm
Seg Maio 25, 2020 2:04 pm
Seg Maio 25, 2020 12:58 pm
Seg Maio 25, 2020 11:02 am
Dom Maio 24, 2020 8:21 pm
Dom Maio 24, 2020 7:13 pm
Dom Maio 24, 2020 7:05 pm
Dom Maio 24, 2020 5:03 pm
Dom Maio 24, 2020 9:04 am
Sab Maio 23, 2020 4:45 pm
Sab Maio 23, 2020 2:04 pm
Sab Maio 23, 2020 11:40 am
Sab Maio 23, 2020 9:37 am
Sex Maio 22, 2020 8:33 pm
Sex Maio 22, 2020 2:32 pm
Sex Maio 22, 2020 3:46 am
Qui Maio 21, 2020 5:38 pm
Qui Maio 21, 2020 4:52 pm
Qui Maio 21, 2020 3:32 pm
Qui Maio 21, 2020 9:42 am
Qui Maio 21, 2020 2:40 am
Qui Maio 21, 2020 12:41 am
Qua Maio 20, 2020 5:52 pm
Qua Maio 20, 2020 5:05 pm
Qua Maio 20, 2020 2:42 pm
Qua Maio 20, 2020 2:12 pm
Qua Maio 20, 2020 1:05 pm
Ter Maio 19, 2020 7:04 pm
Ter Maio 19, 2020 3:59 pm
Ter Maio 19, 2020 10:00 am
Ter Maio 19, 2020 7:49 am
Seg Maio 18, 2020 10:37 pm
Seg Maio 18, 2020 10:11 pm
Seg Maio 18, 2020 6:55 pm
Seg Maio 18, 2020 6:52 pm
Seg Maio 18, 2020 5:57 pm
Seg Maio 18, 2020 4:39 pm
Seg Maio 18, 2020 4:09 pm
Seg Maio 18, 2020 12:56 pm
Seg Maio 18, 2020 10:57 am
Seg Maio 18, 2020 9:11 am
Dom Maio 17, 2020 11:04 pm
Dom Maio 17, 2020 9:34 pm
Dom Maio 17, 2020 8:02 pm
Dom Maio 17, 2020 6:26 pm
Dom Maio 17, 2020 6:25 pm
Dom Maio 17, 2020 6:02 pm
Dom Maio 17, 2020 5:53 pm
Dom Maio 17, 2020 5:35 pm
Dom Maio 17, 2020 4:07 pm
Dom Maio 17, 2020 12:11 am
Sab Maio 16, 2020 5:20 pm
Sab Maio 16, 2020 3:33 pm
Sab Maio 16, 2020 8:45 am
Sab Maio 16, 2020 8:14 am
Sab Maio 16, 2020 1:20 am
Sab Maio 16, 2020 12:01 am
HomemDoAcre
IzraeuEbW
PauloFR
streamer
deikson
PauloFR
PauloFR
Callyde Jr
glauco
hendrick22
mateusoss
Spuk
JohnRambo
AmazingDeliciano
adolfomello1
mecjo
lesgoy
streamer
Faker
Emerson Rebouças
poyser
Daniel Dória
SabrinaSantos
Edu4rdogx
FelipeSouza11
AnaSenpai
JohnRambo
JohnRambo
gtcmcsgo
Yuri Heinz
verme1311
francisco barroso
Kayke_27
Antônio T
MAZUI ESTUDIO
Portela
RafaelSquid1
RafaelSquid1
RafaelSquid1
Kayke_27
Th2y
cyaiber pank
IssacDB
gaspargnc
DougSoares
Weslley
MarcosSchultz
toatoa
AmazingDeliciano
Th2y
Valakinhas
Patrick
Samuelostgamer
maxwarnava
Valakinhas
juansup
Th2y
lesgoy
JohnRambo
Yuri Heinz
Yuri Heinz
RodrigoPrivilegium
lesgoy
lesgoy
gui78h3
Eskeleto
Yuri Heinz
PM JOGOS
gabriel alves souza
vini024
Joc
Weslley
streamer
gui78h3
gui78h3
ViniciusRemix
FelipeSouza11
IssacDB
fausto2017
bionics
maxwarnava
Bomfa
Weslley
MarcosSchultz
Diego Felix
danielPedra90
ronigleydson
MarcosSchultz
Bomfa
MarcosSchultz
MarcosSchultz
gaspargnc
gui78h3
francisco barroso
Bomfa
francisco barroso
francisco barroso
Micco
fabricadegame

[TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jan 05, 2016 3:56 pm

Fala galera, fiz este tutorial ensinando como fazer um menu principal na Unity 5 utilizando a nova UI...

Vídeo ensinando como usar



Script:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

public class MENU : MonoBehaviour {

    public Button BotaoJogar, BotaoOpcoes, BotaoSair;
    [Space(20)]
    public Slider BarraVolume;
    public Toggle CaixaModoJanela;
    public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
    public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
    [Space(20)]
    public Text textoVol;
    public string nomeCenaJogo = "CENA1";
    private string nomeDaCena;
    private float VOLUME;
    private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
    private bool telaCheiaAtivada;
    private Resolution[] resolucoesSuportadas;

    void Awake() {
        DontDestroyOnLoad(transform.gameObject);
        resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
    }

    void Start() {
        Opcoes(false);
        ChecarResolucoes();
        AjustarQualidades();
        //
        if (PlayerPrefs.HasKey("RESOLUCAO")) {
            int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt("RESOLUCAO");
            if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
                PlayerPrefs.DeleteKey("RESOLUCAO");
            }
        }
        //
        nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene().name;
        Cursor.visible = true;
        Time.timeScale = 1;
        //
        BarraVolume.minValue = 0;
        BarraVolume.maxValue = 1;

        //=============== SAVES===========//
        if (PlayerPrefs.HasKey("VOLUME")) {
            VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat("VOLUME");
            BarraVolume.value = VOLUME;
            AudioListener.volume = VOLUME;
        } else {
            PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME", 1);
            BarraVolume.value = 1;
        }
        //=============MODO JANELA===========//
        if (PlayerPrefs.HasKey("modoJanela")) {
            modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt("modoJanela");
            if (modoJanelaAtivo == 1) {
                Screen.fullScreen = false;
                CaixaModoJanela.isOn = true;
            } else {
                Screen.fullScreen = true;
                CaixaModoJanela.isOn = false;
            }
        } else {
            modoJanelaAtivo = 0;
            PlayerPrefs.SetInt("modoJanela", modoJanelaAtivo);
            CaixaModoJanela.isOn = false;
            Screen.fullScreen = true;
        }
        //========RESOLUCOES========//
        if (modoJanelaAtivo == 1) {
            telaCheiaAtivada = false;
        } else {
            telaCheiaAtivada = true;
        }
        if (PlayerPrefs.HasKey("RESOLUCAO")) {
            resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt("RESOLUCAO");
            Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width, resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height, telaCheiaAtivada);
            Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
        } else {
            resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length - 1);
            Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width, resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height, telaCheiaAtivada);
            PlayerPrefs.SetInt("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
            Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
        }
        //=========QUALIDADES=========//
        if (PlayerPrefs.HasKey("qualidadeGrafica")) {
            qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt("qualidadeGrafica");
            QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
            Qualidades.value = qualidadeGrafica;
        } else {
            QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length - 1));
            qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length - 1);
            PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
            Qualidades.value = qualidadeGrafica;
        }

        // =========SETAR BOTOES==========//
        BotaoJogar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        BotaoSair.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        BotaoJogar.onClick.AddListener(() => Jogar());
        BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(true));
        BotaoSair.onClick.AddListener(() => Sair());
        BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(false));
        BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
    }
    //=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
    private void ChecarResolucoes() {
        Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
        Resolucoes.options.Clear();
        for (int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++) {
            Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
        }
        Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
    }
    private void AjustarQualidades() {
        string[] nomes = QualitySettings.names;
        Qualidades.options.Clear();
        for (int y = 0; y < nomes.Length; y++) {
            Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
        }
        Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
    }
    private void Opcoes(bool ativarOP) {
        BotaoJogar.gameObject.SetActive(!ativarOP);
        BotaoOpcoes.gameObject.SetActive(!ativarOP);
        BotaoSair.gameObject.SetActive(!ativarOP);
        //
        textoVol.gameObject.SetActive(ativarOP);
        BarraVolume.gameObject.SetActive(ativarOP);
        CaixaModoJanela.gameObject.SetActive(ativarOP);
        Resolucoes.gameObject.SetActive(ativarOP);
        Qualidades.gameObject.SetActive(ativarOP);
        BotaoVoltar.gameObject.SetActive(ativarOP);
        BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive(ativarOP);
    }
    //=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
    private void SalvarPreferencias() {
        if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
            modoJanelaAtivo = 1;
            telaCheiaAtivada = false;
        } else {
            modoJanelaAtivo = 0;
            telaCheiaAtivada = true;
        }
        PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME", BarraVolume.value);
        PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
        PlayerPrefs.SetInt("modoJanela", modoJanelaAtivo);
        PlayerPrefs.SetInt("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
        resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
        AplicarPreferencias();
    }
    private void AplicarPreferencias() {
        VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat("VOLUME");
        AudioListener.volume = VOLUME;
        QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt("qualidadeGrafica"));
        Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width, resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height, telaCheiaAtivada);
    }
    //===========VOIDS NORMAIS=========//
    void Update() {
        if (SceneManager.GetActiveScene().name != nomeDaCena) {
            AudioListener.volume = VOLUME;
            Destroy(gameObject);
        }
    }
    private void Jogar() {
        SceneManager.LoadScene(nomeCenaJogo);
    }
    private void Sair() {
        Application.Quit();
    }
}



Se você quiser fazer um Loading do menu principal para a sua cena de jogo, pode acompanhar o que foi feito neste tópico :D

https://www.schultzgames.com/t2125-ajuda-script-de-loading#14818


Última edição por MarcosSchultz em Seg Out 28, 2019 3:01 pm, editado 5 vez(es)
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por c0hlera em Ter Jan 05, 2016 6:33 pm

Parabéns, muito bem explicado o tutorial. Tava precisando aprender esses novo menu pq até hoje ainda tava usando o legacy. Só uma pergunta.. geralmente faço o menu em uma resolução mas depois que faço a build e vou jogar em outra resolução os botões ficam deformados, principalmente depois de colocar uma texura. Tem alguma dica pra ajudar a resolver isso?

c0hlera
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1681
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jan 05, 2016 6:54 pm

@c0hlera escreveu:Parabéns, muito bem explicado o tutorial. Tava precisando aprender esses novo menu pq até hoje ainda tava usando o legacy. Só uma pergunta.. geralmente faço o menu em uma resolução mas depois que faço a build e vou jogar em outra resolução os botões ficam deformados, principalmente depois de colocar uma texura. Tem alguma dica pra ajudar a resolver isso?

MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jan 05, 2016 7:30 pm

@Wesley Leal escreveu:Está dando erro!

Você precisa estar utilizando Unity 5.3 ou superior por causa do SceneManagement
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por GuiMVP em Ter Jan 05, 2016 8:51 pm

Lindo...
(tinha dado um erro mas ja resolvi ai apaguei a mensagem :D...)

GuiMVP
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1672
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jan 05, 2016 8:57 pm

Utilize a mais atual: 5.3.1


https://unity3d.com/pt/get-unity/download?ref=personal


Versões anteriores a 5.3 darão erro por causa do Manager
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por rafaelllsd em Qua Jan 06, 2016 12:23 pm

Tutorial ajudou bastante, não sabia que dava para usar o botão sem configura o OnClick() dele.
rafaelllsd
rafaelllsd
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 3560
REPUTAÇÃO : 486
Idade : 19
Áreas de atuação : Unity, Audacity, Blender, Gimp, C#, JS, MySQL.

Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jan 06, 2016 1:02 pm

@rafaelllsd escreveu:Tutorial ajudou bastante, não sabia que dava para usar o botão sem configura o OnClick() dele.

Da e eh muito útil, principalmente para fazer coisas como aquela DropDown que detecta as resoluções e se ajusta de acordo com cada computador
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por Maloney Silva em Ter Fev 02, 2016 10:40 am

Se o jogo tiver duas ou mais fases, vai ser carregado automaticamente? Ou tem de colocar o nome de cada uma, caso afirmativo, onde vou inserir o nome?

Maloney Silva
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1586
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Fev 02, 2016 1:21 pm

@Maloney Silva escreveu:Se o jogo tiver duas ou mais fases, vai ser carregado automaticamente? Ou tem de colocar o nome de cada uma, caso afirmativo, onde vou inserir o nome?
Esse menu é feito para uma cena inicial apenas... o sistema de gerenciamento de cenas é outra coisa muito aparte, totalmente dependente do seu jogo
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por Maloney Silva em Qui Fev 04, 2016 10:15 pm

Boa noite Marcos,
Ano passado me deparei com a UNITY, nao vou fazer aqui elogios a ela pois não sou indicado para isso, os mais renomados programadores de jogos já o fazem brilhantemente. resolvi aprender alguma coisa para tentar incentivar algum aluno, sou professor de Geografia, para que entrassem no mundo dos GAMES, mas, infelizmente, nenhum até agora se interessou. com muito custo construí um terreno, coloquei um carro que vem na própria UNITY, ainda sem textura, coloquei uma arma nesse carro, coloquei alguns Robots que se mexem, mas não andam, penso em tentar programá-los, mas de programação sou muito leigo e nem tenho vontade e nem tempo para aprender. Coloquei tudo num site que tenho e esta funcionando, serve como uma passeio entre floresta e montanhas, tem vária rodovias, enfim ficou agradável de se ver. Tenho vontade de desenvolver um projetinho, mas a programação é o problema, você teria interesse de desenvolver os scripts e caso necessário alguma animação? Se tiver entre em contato pelo meu email para ver sobre a possibilidade. Tenho interesse também naquele script que voce comenta que está em torno de 800 linhas, achei muito interessante, dependendo do preço compro também. Obrigado, Luiz.

Maloney Silva
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1586
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Fev 05, 2016 1:03 pm

@Maloney Silva escreveu:Boa noite Marcos,
Ano passado me deparei com a UNITY, nao vou fazer aqui elogios a ela pois não sou indicado para isso, os mais renomados programadores de jogos já o fazem brilhantemente. resolvi aprender alguma coisa para tentar incentivar algum aluno, sou professor de Geografia, para que entrassem no mundo dos GAMES, mas, infelizmente, nenhum até agora se interessou. com muito custo construí um terreno, coloquei um carro que vem na própria UNITY, ainda sem textura, coloquei uma arma nesse carro, coloquei alguns Robots que se mexem, mas não andam, penso em tentar programá-los, mas de programação sou muito leigo e nem tenho vontade e nem tempo para aprender. Coloquei tudo num site que tenho e esta funcionando, serve como uma passeio entre floresta e montanhas, tem vária rodovias, enfim ficou agradável de se ver. Tenho vontade de desenvolver um projetinho, mas a programação é o problema, você teria interesse de desenvolver os scripts e caso necessário alguma animação? Se tiver entre em contato pelo meu email para ver sobre a possibilidade. Tenho interesse também naquele script que voce comenta que está em torno de 800 linhas, achei muito interessante, dependendo do preço compro também. Obrigado, Luiz.

Olá, estou começando a desenvolver assets, más vai meio devagar pois tenho pouco tempo livre. No entanto, já vou te adiantar uma coisa, para qualquer projeto que esteja pensando em comprar assets ou coisas do tipo, procure conversar com um programador antes, via skype ou sei lah, para ter uma idéia da verdadeira dimensão e complexidade do projeto.

Se acha que o projeto tem complexidade 5, multiplique este valor por 10. Parece assustador, más é assim mesmo...

Bom, pense que estou fazendo o sistema mais completo existente na Asset Store sobre veículos, realmente não terá outro mais completo, más, estou a mais de um mês fazendo ele... Sempre aparece uma coisinha ali ou aqui que da dor de cabeça e exige muito trabalho lógico para ser resolvido
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por Maloney Silva em Ter Fev 09, 2016 9:55 pm

@MarcosSchultz escreveu:
@Maloney Silva escreveu:Boa noite Marcos,
Ano passado me deparei com a UNITY, nao vou fazer aqui elogios a ela pois não sou indicado para isso, os mais renomados programadores de jogos já o fazem brilhantemente. resolvi aprender alguma coisa para tentar incentivar algum aluno, sou professor de Geografia, para que entrassem no mundo dos GAMES, mas, infelizmente, nenhum até agora se interessou. com muito custo construí um terreno, coloquei um carro que vem na própria UNITY, ainda sem textura, coloquei uma arma nesse carro, coloquei alguns Robots que se mexem, mas não andam, penso em tentar programá-los, mas de programação sou muito leigo e nem tenho vontade e nem tempo para aprender. Coloquei tudo num site que tenho e esta funcionando, serve como uma passeio entre floresta e montanhas, tem vária rodovias, enfim ficou agradável de se ver. Tenho vontade de desenvolver um projetinho, mas a programação é o problema, você teria interesse de desenvolver os scripts e caso necessário alguma animação? Se tiver entre em contato pelo meu email para ver sobre a possibilidade. Tenho interesse também naquele script que voce comenta que está em torno de 800 linhas, achei muito interessante, dependendo do preço compro também. Obrigado, Luiz.

Olá, estou começando a desenvolver assets, más vai meio devagar pois tenho pouco tempo livre. No entanto, já vou te adiantar uma coisa, para qualquer projeto que esteja pensando em comprar assets ou coisas do tipo, procure conversar com um programador antes, via skype ou sei lah, para ter uma idéia da verdadeira dimensão e complexidade do projeto.

Se acha que o projeto tem complexidade 5, multiplique este valor por 10. Parece assustador, más é assim mesmo...

Bom, pense que estou fazendo o sistema mais completo existente na Asset Store sobre veículos, realmente não terá outro mais completo, más, estou a mais de um mês fazendo ele... Sempre aparece uma coisinha ali ou aqui que da dor de cabeça e exige muito trabalho lógico para ser resolvido



Observei bem a explicação que você fez sobre aquele sistema, achei bem interessante, tenho interesse, se o valor for viável para mim. Um dos ítens que penso em colocar é um sistema de transito para que a estrada do jogo fique movimentada
enquanto o personagem trafega e enfrenta os perigos que forem adicionados. Sistemas assim parece que tem tem na Asset da Unity, vi um outro dia com 15 carros.

Único programador que achei mais sério é você, se puder num momento que tiver um tempinho poderemos conversar e você ma explica o que for possível sobre esta complexidade que mencionou.
Grato pela atenção, Luiz.

Maloney Silva
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1586
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por Maloney Silva em Sab Fev 13, 2016 5:33 pm

Observei bem a explicação que você fez sobre aquele sistema, achei bem interessante, tenho interesse, se o valor for viável para mim. Um dos ítens que penso em colocar é um sistema de transito para que a estrada do jogo fique movimentada
enquanto o personagem trafega e enfrenta os perigos que forem adicionados. Sistemas assim parece que tem tem na Asset da Unity, vi um outro dia com 15 carros.

Único programador que achei mais sério é você, se puder num momento que tiver um tempinho poderemos conversar e você ma explica o que for possível sobre esta complexidade que mencionou.
Grato pela atenção, Luiz.

Maloney Silva
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1586
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Fev 15, 2016 9:01 pm

@Maloney Silva escreveu:Observei bem a explicação que você fez sobre aquele sistema, achei bem interessante, tenho interesse, se o valor for viável para mim. Um dos ítens que penso em colocar é um sistema de transito para que a estrada do jogo fique movimentada
enquanto o personagem trafega e enfrenta os perigos que forem adicionados. Sistemas assim parece que tem tem na Asset da Unity, vi um outro dia com 15 carros.

Único programador que achei mais sério é você, se puder num momento que tiver um tempinho poderemos conversar e você ma explica o que for possível sobre esta complexidade que mencionou.
Grato pela atenção, Luiz.

Tem quase 2 dúzias de pessoas interessadas em sistema de transito e veículos, etc, etc... Más só conseguirei dar algum tipo de retorno depois que eu terminar os assets, então talvez demore um pouco... más já tem bastante coisa pronta.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Fev 16, 2016 12:53 pm

sergiocouto escreveu:Fera como pediu vou postar aqui a dúvida, neste script como o antigo de 2015 que traqta sobre o menu is 2 modelos que usei ao entrar no game pelo menu não consigo voltar para o mesmo ou seja normalmente pressionando ESC, voltaria mas nestes scripts não acontece você poderia explicar-me se não existe mesmo esta possibilidade ou estou fazendo algo errado ?  .

Na verdade, você precisa criar esse menu de volta...

O script só faz o menu principal... Se você quiser um menu que exista durante o jogo, já trata-se de outra coisa, que é um "Menu Pause"
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por edugamer69 em Qua Fev 17, 2016 11:39 am

esta dando erro quando eu clico em jogar, mudei o nome pra sena que eu vou usar e n vai [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) 2wqxtz6

edugamer69
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2007
REPUTAÇÃO : 16
Idade : 23
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Fev 17, 2016 1:09 pm

Você não jogou as cenas na aba "File>Build Settings"   .-.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por edugamer69 em Qua Fev 17, 2016 2:26 pm

ok obrigado

edugamer69
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2007
REPUTAÇÃO : 16
Idade : 23
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por dfop02 em Seg Fev 22, 2016 5:09 pm

Eu tentei criar o menu e deu os seguintes erros no script:

1º - Primeiro ele diz que o uso desses 3 aqui é nenecessário.

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

2º - Ele da 9 problemas diferentes com LoadLevel, uns diz que é obsoleto, outros manda eu usar maneiras diferentes...

Poderia me ajudar?
dfop02
dfop02
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1623
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 22
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Fev 22, 2016 7:23 pm

@dfop02 escreveu:Eu tentei criar o menu e deu os seguintes erros no script:

1º - Primeiro ele diz que o uso desses 3 aqui é nenecessário.

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

2º - Ele da 9 problemas diferentes com LoadLevel, uns diz que é obsoleto, outros manda eu usar maneiras diferentes...

Poderia me ajudar?

O script está ao no tópico, o mais atual possível... Não estou usando LoadLevel, é o SceneManager. Não estou entendendo como está tendo estes erros com o script deste tópico.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por dhiegolucio em Qua Mar 02, 2016 3:21 pm

Sei que não tem muito a ver, mas tentei fazer um progress bar usando o SceneManager.LoadLevelAsync, mas meu unity simplesmente trava. Sabe me dizer o que acontece?

dhiegolucio
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1555
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 02, 2016 3:43 pm

@dhiegolucio escreveu:Sei que não tem muito a ver, mas tentei fazer um progress bar usando o SceneManager.LoadLevelAsync, mas meu unity simplesmente trava. Sabe me dizer o que acontece?
Seria realmente interessante criar um tópico específico, más vou te responder mesmo assim.

Recentemente fiz um async com o Manager, e funcionou tranquilamente, da uma olhada:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Loading : MonoBehaviour {
   [Header("Nome da cena a ser carregada")]
   public string cenaACarregar;
   [Space(20)]
   public Texture barraDeProgresso;
   public string textoLoad = "Carregando:";
   public Color corDoTexto = Color.red;
   public Font Fonte;
   [Space(20)]
   [Range (0.5f,3.0f)]
   public float tamanhoDoTexto = 1.5f;
   [Range(1,10)]
   public int larguraDaBarra = 8;
   [Range(1,10)]
   public int alturaDaBarra = 2;
   [Range (-4.5f,4.5f)]
   public float deslocarBarra = 4f;
   [Range (-8f,4f)]
   public float deslocarTextoX = 2;
   [Range (-4.5f,4.5f)]
   public float deslocarTextoY = 3;

   private bool mostrarCarregamento = false;
   private int progresso = 0;

   IEnumerator CenaDeCarregamento (string cena){
      mostrarCarregamento = true;

      AsyncOperation carregamento = SceneManager.LoadSceneAsync (cena);
      while (!carregamento.isDone) {
         progresso = (int)(carregamento.progress*100);
         yield return null;
      }
   }

   public void Carregar(){
      StartCoroutine(CenaDeCarregamento(cenaACarregar));
   }

   void OnGUI (){
      if (mostrarCarregamento == true) {
         GUI.contentColor = corDoTexto;
         GUI.skin.font = Fonte;
         GUI.skin.label.fontSize = (int)(Screen.height/50*tamanhoDoTexto);

         //TEXTURA DE CARREGAMENTO
         float deslocXText = (Screen.height/10)*deslocarTextoX;
         float deslocYText = (Screen.height/10)*deslocarTextoY;
         GUI.Label (new Rect(Screen.width/2 + deslocXText, Screen.height/2 + deslocYText, Screen.width, Screen.height),textoLoad + " " + progresso + "%");

         //BARRA DE PROGRESSO
         float largura = Screen.width*(larguraDaBarra/10.0f);
         float altura = Screen.height/50*alturaDaBarra;
         float deslocYBar = (Screen.height/10)*deslocarBarra;
         GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2 - largura/2, Screen.height/2 - (altura/2) + deslocYBar, largura*(progresso/100), altura), barraDeProgresso);
      }
   }
}



Basta utilizar qualquer botão para chamar a void "Carregar"
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por dhiegolucio em Qua Mar 02, 2016 3:55 pm

Tentei fazer isso e aqui travou.
Fazendo alguns testes percebi que o problema está no while (!carregamento.isDone).
Joguei para o void update e lá funcionou usando if(carregamento.isDone).

Estranho demais....

dhiegolucio
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1555
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 02, 2016 4:04 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Loading : MonoBehaviour {
   [Header("Nome da cena a ser carregada")]
   public string cenaACarregar;
   [Space(20)]
   public Image barraDeProgresso;
   public Text textoProgresso;

   private bool mostrarCarregamento = false;
   private int progresso = 0;
   private string textoOriginal;

   void Start(){
      textoOriginal = textoProgresso.text;
      barraDeProgresso.type = Image.Type.Filled;
      barraDeProgresso.fillMethod = Image.FillMethod.Horizontal;
      barraDeProgresso.fillOrigin = (int)Image.OriginHorizontal.Left;
   }

   IEnumerator CenaDeCarregamento (string cena){
      mostrarCarregamento = true;

      AsyncOperation carregamento = SceneManager.LoadSceneAsync (cena);
      while (!carregamento.isDone) {
         progresso = (int)(carregamento.progress*100);
         yield return null;
      }
   }

   public void Carregar(){
      StartCoroutine(CenaDeCarregamento(cenaACarregar));
   }

   void Update(){
      if (mostrarCarregamento == true) {
         textoProgresso.text = textoOriginal + " " + progresso + "%";
         barraDeProgresso.fillAmount = (progresso / 100.0f);
      } else {
         textoProgresso.text = " ";
         barraDeProgresso.fillAmount = 0;
      }
   }
}

Este script está atualizado para uso de UI, talvez funcione melhor ainda
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por dhiegolucio em Qua Mar 02, 2016 4:16 pm

Sim! funcionou!
Descobri também o que aconteceu: o yield return null estava fora do while, por isso ele travava.

Muitissimo obrigado o/

dhiegolucio
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1555
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por anizioNoob em Qua Mar 09, 2016 6:47 pm

mano tem como vc "montar" o script não tenho o .net farmework ainda (não direi pq) mas podia fazer isso ae plz e passa um link de download
anizioNoob
anizioNoob
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1839
REPUTAÇÃO : 15
Idade : 18
Áreas de atuação : Sei programar animators, e modelar no sketchup
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por JuuzoTM em Qui Maio 19, 2016 12:27 am

Pra min ta dando esse erro ;-; ajudem porfavor
"IndexOutOfRangeException: Array index is out of range."


Imagem: https://2img.net/h/oi67.tinypic.com/25iwtwy.png[/IMG]

JuuzoTM
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1482
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Maio 19, 2016 12:32 am

@JuuzoTM escreveu:Pra min ta dando esse erro ;-; ajudem porfavor
"IndexOutOfRangeException: Array index is out of range."


Imagem: https://2img.net/h/oi67.tinypic.com/25iwtwy.png[/IMG]

Não consegui ver a imagem, não está aparecendo por este link que você postou.

Poderia postar o erro todo e dizer em qual linha do scritp original o erro é apontado?
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por JuuzoTM em Qui Maio 19, 2016 12:45 am

Agora paro o ultimo erro e ta dando um,
Null refence exception: Object reference not set to an instance of an object
MENU.Opcoes (Boolean ativarOP) (at Assets/Scripts/MENU.cs:150)
MENU.Start() (at Assets/Scripts/MENU.cs:34

JuuzoTM
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1482
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Maio 19, 2016 12:59 am

Está usando o script correto? Não esqueceu nenhuma parte? Está em C#? Acompanhou o vídeo todo?

Por que o erro da linha 34 é inexistente, já que é um comentário, e o erro da linha 150 também é inexistente, já que para dar erro, deveria ser dentro da void e não na sua chamada
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por JuuzoTM em Qui Maio 19, 2016 1:06 am

Volto a da o Ultimo erro amigo =l


IndexOutRangeException: Array index is out of range.
MENU.Start () (at Assets/Scripts/MENU.90


Já criei outra cena,script,recoloquei o Script que tem no topico eu fiz igual no video coloquei os mesmo nomes nos mesmos lugares e pa mais continua dando esse erro ai... e eu to com a verção mais atualizada do Unity... Só se lançou uma nova e eu naos sei...

JuuzoTM
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1482
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Maio 19, 2016 2:16 am

Vou precisar de uma print do erro
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por Weslley em Qui Maio 19, 2016 7:04 am

@JuuzoTM escreveu:Volto a da o Ultimo erro amigo =l


IndexOutRangeException: Array index is out of range.
MENU.Start () (at Assets/Scripts/MENU.90


Já criei outra cena,script,recoloquei o Script que tem no topico eu fiz igual no video coloquei os mesmo nomes nos mesmos lugares e pa mais continua dando esse erro ai... e eu to com a verção mais atualizada do Unity... Só se lançou uma nova e eu naos sei...

Um índice de um matriz não existe ou não corresponde com o tamanho da matriz
Weslley
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 3945
REPUTAÇÃO : 695
Idade : 22
Áreas de atuação : PROGRAMADOR C#
https://wesilleigames.com.br/
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por JuuzoTM em Qui Maio 19, 2016 1:40 pm

weslleyFx escreveu:
@JuuzoTM escreveu:Volto a da o Ultimo erro amigo =l


IndexOutRangeException: Array index is out of range.
MENU.Start () (at Assets/Scripts/MENU.90


Já criei outra cena,script,recoloquei o Script que tem no topico eu fiz igual no video coloquei os mesmo nomes nos mesmos lugares e pa mais continua dando esse erro ai... e eu to com a verção mais atualizada do Unity... Só se lançou uma nova e eu naos sei...

Um índice de um matriz não existe ou não corresponde com o tamanho da matriz
Como eu fasso pra concerta isso ???

JuuzoTM
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1482
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Maio 19, 2016 10:34 pm

a única matriz que o script tem é a das resoluções, e cara, não faz muito sentido ter um erro nessa matriz ali, por que a própria unity que gera ela O.o

posta um print do erro
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por larissatds em Dom Maio 22, 2016 11:37 pm

Desculpa, mas gostaria de saber como programar para colocar um botão para créditos usando o UI

larissatds
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1481
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 22, 2016 11:51 pm

Veja aqui :D

MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Erro inesperado

Mensagem por Ariiany em Ter Maio 31, 2016 1:43 pm

Ao dar play, está aparecendo a seguinte mensagem:\"NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object escreveu:MENU.Opcoes (Boolean ativarOP) (at Assets/Scripts/MENU.cs:151)MENU.Start () (at Assets/Scripts/MENU.cs:34)"Até semana passada tava pegando tranquilamente e agora não funciona, como posso resolver?Agradeço desde já.

Ariiany
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1469
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por Viviane keiko em Sex Jun 03, 2016 2:55 pm

oi achei o tutorial muito bom, tenho no caso 3 botões, jogar, creditos, e sair. mesmo usando esse script como base não adianta nda funciona, alguem poderia me ajudar?

Viviane keiko
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1481
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jun 04, 2016 11:06 pm

Qual problema você está tendo? Poderia postar prints do problema? postar prints de como estão os botões, etc...
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por jaqspw em Seg Jun 06, 2016 10:27 am

Meu menu principal e meu menu de pause, ambos feitos com os códigos e tutoriais de você. Começaram a dar um erro do nada, isso que eu não mexi e nem mudei nada. 
Então, você sabe o que poderia ser? O erro leva pra linha de código, mas eu não consigo encontrar erro nenhum. 



[TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Ne96v5


[TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) 21cdwtw

jaqspw
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1466
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por rodrigopt9 em Seg Jun 06, 2016 10:53 am

@jaqspw escreveu:Meu menu principal e meu menu de pause, ambos feitos com os códigos e tutoriais de você. Começaram a dar um erro do nada, isso que eu não mexi e nem mudei nada. 
Então, você sabe o que poderia ser? O erro leva pra linha de código, mas eu não consigo encontrar erro nenhum. 



[TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Ne96v5


[TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) 21cdwtw
estou com o mesmo erro cara.. se eu tiver alguma resposta/conseguir resolver digo logo alguma coisa

rodrigopt9
Membro
Membro

PONTOS : 1505
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por Weslley em Seg Jun 06, 2016 10:54 am

Todo mundo esta com mesmo problema '-'

você já verifico se o valor que esta na variável resolucaoSalveIndex corresponde com o tamanho da matriz(array) ?

o erro ocorre porque você esta tentando acessar um índice da matriz que não existe
Weslley
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 3945
REPUTAÇÃO : 695
Idade : 22
Áreas de atuação : PROGRAMADOR C#
https://wesilleigames.com.br/
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jun 06, 2016 1:10 pm

O erro ocorre por que ao compilar o jogo, você cria um playerPrefs no seu computador, setando resoluções altas... mas dentro do editor, só resoluções como 640x480 são suportadas... então da erro.

O erro pouco interfere na real, mas para evitar problemas no editor, use este código atualizado:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

public class MENU : MonoBehaviour {

   public Button BotaoJogar,BotaoOpcoes,BotaoSair;
   [Space(20)]
   public Slider BarraVolume;
   public Toggle CaixaModoJanela;
   public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
   public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
   [Space(20)]
   public Text textoVol;
   public string nomeCenaJogo = "CENA1";
   private string nomeDaCena;
   private float VOLUME;
   private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
   private bool telaCheiaAtivada;
   private Resolution[] resolucoesSuportadas;

   void Awake(){
      DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
      resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
   }

   void Start () {
      Opcoes (false);
      ChecarResolucoes ();
      AjustarQualidades ();
      //
      if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
         int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
         if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
            PlayerPrefs.DeleteKey ("RESOLUCAO");
         }
      }
      //
      nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene ().name;
      Cursor.visible = true;
      Time.timeScale = 1;
      //
      BarraVolume.minValue = 0;
      BarraVolume.maxValue = 1;

      //=============== SAVES===========//
      if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
         VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
         BarraVolume.value = VOLUME;
      } else {
         PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", 1);
         BarraVolume.value = 1;
      }
      //=============MODO JANELA===========//
      if (PlayerPrefs.HasKey ("modoJanela")) {
         modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt ("modoJanela");
         if (modoJanelaAtivo == 1) {
            Screen.fullScreen = false;
            CaixaModoJanela.isOn = true;
         } else {
            Screen.fullScreen = true;
            CaixaModoJanela.isOn = false;
         }
      } else {
         modoJanelaAtivo = 0;
         PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
         CaixaModoJanela.isOn = false;
         Screen.fullScreen = true;
      }
      //========RESOLUCOES========//
      if (modoJanelaAtivo == 1) {
         telaCheiaAtivada = false;
      } else {
         telaCheiaAtivada = true;
      }
      if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
         resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
         Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
         Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
      } else {
         resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length -1);
         Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
         PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
         Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
      }
      //=========QUALIDADES=========//
      if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
         qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
         QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
         Qualidades.value = qualidadeGrafica;
      } else {
         QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length-1));
         qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length-1);
         PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
         Qualidades.value = qualidadeGrafica;
      }

      // =========SETAR BOTOES==========//
      BotaoJogar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoSair.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
      BotaoJogar.onClick.AddListener(() => Jogar());
      BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(true));
      BotaoSair.onClick.AddListener(() => Sair());
      BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(false));
      BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
   }
   //=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
   private void ChecarResolucoes(){
      Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
      Resolucoes.options.Clear ();
      for(int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++){
         Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
      }
      Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
   }
   private void AjustarQualidades(){
      string[] nomes = QualitySettings.names;
      Qualidades.options.Clear ();
      for(int y = 0; y < nomes.Length; y++){
         Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
      }
      Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
   }
   private void Opcoes(bool ativarOP){
      BotaoJogar.gameObject.SetActive (!ativarOP);
      BotaoOpcoes.gameObject.SetActive (!ativarOP);
      BotaoSair.gameObject.SetActive (!ativarOP);
      //
      textoVol.gameObject.SetActive (ativarOP);
      BarraVolume.gameObject.SetActive (ativarOP);
      CaixaModoJanela.gameObject.SetActive (ativarOP);
      Resolucoes.gameObject.SetActive (ativarOP);
      Qualidades.gameObject.SetActive (ativarOP);
      BotaoVoltar.gameObject.SetActive (ativarOP);
      BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive (ativarOP);
   }
   //=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
   private void SalvarPreferencias(){
      if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
         modoJanelaAtivo = 1;
         telaCheiaAtivada = false;
      } else {
         modoJanelaAtivo = 0;
         telaCheiaAtivada = true;
      }
      PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", BarraVolume.value);
      PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
      PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
      PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
      resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
      AplicarPreferencias ();
   }
   private void AplicarPreferencias(){
      VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
      QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica"));
      Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
   }
   //===========VOIDS NORMAIS=========//
   void Update(){
      if (SceneManager.GetActiveScene ().name != nomeDaCena) {
         AudioListener.volume = VOLUME;
         Destroy (gameObject);
      }
   }
   private void Jogar(){
      SceneManager.LoadScene (nomeCenaJogo);
   }
   private void Sair(){
      Application.Quit ();
   }
}
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por rodrigopt9 em Ter Jun 07, 2016 6:08 am

@MarcosSchultz escreveu:O erro ocorre por que ao compilar o jogo, você cria um playerPrefs no seu computador, setando resoluções altas... mas dentro do editor, só resoluções como 640x480 são suportadas... então da erro.

O erro pouco interfere na real, mas para evitar problemas no editor, use este código atualizado:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

public class MENU : MonoBehaviour {

 public Button BotaoJogar,BotaoOpcoes,BotaoSair;
 [Space(20)]
 public Slider BarraVolume;
 public Toggle CaixaModoJanela;
 public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
 public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
 [Space(20)]
 public Text textoVol;
 public string nomeCenaJogo = "CENA1";
 private string nomeDaCena;
 private float VOLUME;
 private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
 private bool telaCheiaAtivada;
 private Resolution[] resolucoesSuportadas;

 void Awake(){
 DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
 resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
 }

 void Start () {
 Opcoes (false);
 ChecarResolucoes ();
 AjustarQualidades ();
 //
 if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
 int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
 if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
 PlayerPrefs.DeleteKey ("RESOLUCAO");
 }
 }
 //
 nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene ().name;
 Cursor.visible = true;
 Time.timeScale = 1;
 //
 BarraVolume.minValue = 0;
 BarraVolume.maxValue = 1;

 //=============== SAVES===========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
 VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
 BarraVolume.value = VOLUME;
 } else {
 PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", 1);
 BarraVolume.value = 1;
 }
 //=============MODO JANELA===========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("modoJanela")) {
 modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt ("modoJanela");
 if (modoJanelaAtivo == 1) {
 Screen.fullScreen = false;
 CaixaModoJanela.isOn = true;
 } else {
 Screen.fullScreen = true;
 CaixaModoJanela.isOn = false;
 }
 } else {
 modoJanelaAtivo = 0;
 PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
 CaixaModoJanela.isOn = false;
 Screen.fullScreen = true;
 }
 //========RESOLUCOES========//
 if (modoJanelaAtivo == 1) {
 telaCheiaAtivada = false;
 } else {
 telaCheiaAtivada = true;
 }
 if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
 resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
 } else {
 resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length -1);
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
 Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
 }
 //=========QUALIDADES=========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
 qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
 QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
 Qualidades.value = qualidadeGrafica;
 } else {
 QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length-1));
 qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length-1);
 PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
 Qualidades.value = qualidadeGrafica;
 }

 // =========SETAR BOTOES==========//
 BotaoJogar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoSair.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoJogar.onClick.AddListener(() => Jogar());
 BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(true));
 BotaoSair.onClick.AddListener(() => Sair());
 BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(false));
 BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
 }
 //=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
 private void ChecarResolucoes(){
 Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
 Resolucoes.options.Clear ();
 for(int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++){
 Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
 }
 Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
 }
 private void AjustarQualidades(){
 string[] nomes = QualitySettings.names;
 Qualidades.options.Clear ();
 for(int y = 0; y < nomes.Length; y++){
 Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
 }
 Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
 }
 private void Opcoes(bool ativarOP){
 BotaoJogar.gameObject.SetActive (!ativarOP);
 BotaoOpcoes.gameObject.SetActive (!ativarOP);
 BotaoSair.gameObject.SetActive (!ativarOP);
 //
 textoVol.gameObject.SetActive (ativarOP);
 BarraVolume.gameObject.SetActive (ativarOP);
 CaixaModoJanela.gameObject.SetActive (ativarOP);
 Resolucoes.gameObject.SetActive (ativarOP);
 Qualidades.gameObject.SetActive (ativarOP);
 BotaoVoltar.gameObject.SetActive (ativarOP);
 BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive (ativarOP);
 }
 //=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
 private void SalvarPreferencias(){
 if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
 modoJanelaAtivo = 1;
 telaCheiaAtivada = false;
 } else {
 modoJanelaAtivo = 0;
 telaCheiaAtivada = true;
 }
 PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", BarraVolume.value);
 PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
 PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
 PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
 resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
 AplicarPreferencias ();
 }
 private void AplicarPreferencias(){
 VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
 QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica"));
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 }
 //===========VOIDS NORMAIS=========//
 void Update(){
 if (SceneManager.GetActiveScene ().name != nomeDaCena) {
 AudioListener.volume = VOLUME;
 Destroy (gameObject);
 }
 }
 private void Jogar(){
 SceneManager.LoadScene (nomeCenaJogo);
 }
 private void Sair(){
 Application.Quit ();
 }
}
Vlw! Já está funcionando! Foda d+! Muito obrigado mesmo cara, os menus já estão funcionando outra vez! 5*

rodrigopt9
Membro
Membro

PONTOS : 1505
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por jaqspw em Sab Jun 11, 2016 7:34 pm

@MarcosSchultz escreveu:O erro ocorre por que ao compilar o jogo, você cria um playerPrefs no seu computador, setando resoluções altas... mas dentro do editor, só resoluções como 640x480 são suportadas... então da erro.

O erro pouco interfere na real, mas para evitar problemas no editor, use este código atualizado:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

public class MENU : MonoBehaviour {

 public Button BotaoJogar,BotaoOpcoes,BotaoSair;
 [Space(20)]
 public Slider BarraVolume;
 public Toggle CaixaModoJanela;
 public Dropdown Resolucoes, Qualidades;
 public Button BotaoVoltar, BotaoSalvarPref;
 [Space(20)]
 public Text textoVol;
 public string nomeCenaJogo = "CENA1";
 private string nomeDaCena;
 private float VOLUME;
 private int qualidadeGrafica, modoJanelaAtivo, resolucaoSalveIndex;
 private bool telaCheiaAtivada;
 private Resolution[] resolucoesSuportadas;

 void Awake(){
 DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
 resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
 }

 void Start () {
 Opcoes (false);
 ChecarResolucoes ();
 AjustarQualidades ();
 //
 if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
 int numResoluc = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
 if (resolucoesSuportadas.Length <= numResoluc) {
 PlayerPrefs.DeleteKey ("RESOLUCAO");
 }
 }
 //
 nomeDaCena = SceneManager.GetActiveScene ().name;
 Cursor.visible = true;
 Time.timeScale = 1;
 //
 BarraVolume.minValue = 0;
 BarraVolume.maxValue = 1;

 //=============== SAVES===========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
 VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
 BarraVolume.value = VOLUME;
 } else {
 PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", 1);
 BarraVolume.value = 1;
 }
 //=============MODO JANELA===========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("modoJanela")) {
 modoJanelaAtivo = PlayerPrefs.GetInt ("modoJanela");
 if (modoJanelaAtivo == 1) {
 Screen.fullScreen = false;
 CaixaModoJanela.isOn = true;
 } else {
 Screen.fullScreen = true;
 CaixaModoJanela.isOn = false;
 }
 } else {
 modoJanelaAtivo = 0;
 PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
 CaixaModoJanela.isOn = false;
 Screen.fullScreen = true;
 }
 //========RESOLUCOES========//
 if (modoJanelaAtivo == 1) {
 telaCheiaAtivada = false;
 } else {
 telaCheiaAtivada = true;
 }
 if (PlayerPrefs.HasKey ("RESOLUCAO")) {
 resolucaoSalveIndex = PlayerPrefs.GetInt ("RESOLUCAO");
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
 } else {
 resolucaoSalveIndex = (resolucoesSuportadas.Length -1);
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", resolucaoSalveIndex);
 Resolucoes.value = resolucaoSalveIndex;
 }
 //=========QUALIDADES=========//
 if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
 qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
 QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
 Qualidades.value = qualidadeGrafica;
 } else {
 QualitySettings.SetQualityLevel((QualitySettings.names.Length-1));
 qualidadeGrafica = (QualitySettings.names.Length-1);
 PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
 Qualidades.value = qualidadeGrafica;
 }

 // =========SETAR BOTOES==========//
 BotaoJogar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoOpcoes.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoSair.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoVoltar.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoSalvarPref.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
 BotaoJogar.onClick.AddListener(() => Jogar());
 BotaoOpcoes.onClick.AddListener(() => Opcoes(true));
 BotaoSair.onClick.AddListener(() => Sair());
 BotaoVoltar.onClick.AddListener(() => Opcoes(false));
 BotaoSalvarPref.onClick.AddListener(() => SalvarPreferencias());
 }
 //=========VOIDS DE CHECAGEM==========//
 private void ChecarResolucoes(){
 Resolution[] resolucoesSuportadas = Screen.resolutions;
 Resolucoes.options.Clear ();
 for(int y = 0; y < resolucoesSuportadas.Length; y++){
 Resolucoes.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = resolucoesSuportadas[y].width + "x" + resolucoesSuportadas[y].height });
 }
 Resolucoes.captionText.text = "Resolucao";
 }
 private void AjustarQualidades(){
 string[] nomes = QualitySettings.names;
 Qualidades.options.Clear ();
 for(int y = 0; y < nomes.Length; y++){
 Qualidades.options.Add(new Dropdown.OptionData() { text = nomes[y] });
 }
 Qualidades.captionText.text = "Qualidade";
 }
 private void Opcoes(bool ativarOP){
 BotaoJogar.gameObject.SetActive (!ativarOP);
 BotaoOpcoes.gameObject.SetActive (!ativarOP);
 BotaoSair.gameObject.SetActive (!ativarOP);
 //
 textoVol.gameObject.SetActive (ativarOP);
 BarraVolume.gameObject.SetActive (ativarOP);
 CaixaModoJanela.gameObject.SetActive (ativarOP);
 Resolucoes.gameObject.SetActive (ativarOP);
 Qualidades.gameObject.SetActive (ativarOP);
 BotaoVoltar.gameObject.SetActive (ativarOP);
 BotaoSalvarPref.gameObject.SetActive (ativarOP);
 }
 //=========VOIDS DE SALVAMENTO==========//
 private void SalvarPreferencias(){
 if (CaixaModoJanela.isOn == true) {
 modoJanelaAtivo = 1;
 telaCheiaAtivada = false;
 } else {
 modoJanelaAtivo = 0;
 telaCheiaAtivada = true;
 }
 PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", BarraVolume.value);
 PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", Qualidades.value);
 PlayerPrefs.SetInt ("modoJanela", modoJanelaAtivo);
 PlayerPrefs.SetInt ("RESOLUCAO", Resolucoes.value);
 resolucaoSalveIndex = Resolucoes.value;
 AplicarPreferencias ();
 }
 private void AplicarPreferencias(){
 VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
 QualitySettings.SetQualityLevel(PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica"));
 Screen.SetResolution(resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].width,resolucoesSuportadas[resolucaoSalveIndex].height,telaCheiaAtivada);
 }
 //===========VOIDS NORMAIS=========//
 void Update(){
 if (SceneManager.GetActiveScene ().name != nomeDaCena) {
 AudioListener.volume = VOLUME;
 Destroy (gameObject);
 }
 }
 private void Jogar(){
 SceneManager.LoadScene (nomeCenaJogo);
 }
 private void Sair(){
 Application.Quit ();
 }
}

Você teria o atualizado para o menu pause também?

jaqspw
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1466
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 12, 2016 3:24 pm

MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 62802
REPUTAÇÃO : 2442
Idade : 23
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por dementeasdas em Sab Jun 18, 2016 4:52 pm

MARCOS SCHULTZ AJUDA COM O BUG DE CENA Scene 'CENA1' (-1) couldn't be loaded because it has not been added to the build settings or the AssetBundle has not been loaded.


dementeasdas
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1444
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)

Mensagem por Weslley em Sab Jun 18, 2016 6:42 pm

@dementeasdas escreveu:

MARCOS SCHULTZ AJUDA COM O BUG DE CENA Scene 'CENA1' (-1) couldn't be loaded because it has not been added to the build settings or the AssetBundle has not been loaded.



você não colocou a cena nas configurações de compilação
Weslley
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 3945
REPUTAÇÃO : 695
Idade : 22
Áreas de atuação : PROGRAMADOR C#
https://wesilleigames.com.br/
Respeito as regras : [TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI) Aad8pUi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum