[TUTORIAL] FPS - Armas e balas
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[TUTORIAL] FPS - Armas e balas
Olá pessoal, antigamente eu tinha uma conta chamada MatadorLkre, e nessa conta eu postei um tutorial de como fazer uma arma e bala para jogos de FPS, mas recentemente fui ver esse tutorial e vi que os metodos dele estão ultrapassados e então fui atualizar esse tutorial, implementei algumas coisas novas nele e modifiquei os metodos para o padrão atual.
Bota esse script na Arma e não esqueça de adicionar o Audio Source na arma.
crie um prefab da bala, deleta de cena e bota esse script nela
Então é isso, podem usar nos seu jogos.
bugs encontrados : algumas vezes se você ficar apertando o botão de tiro a arma atira enquanto está recarregando.
Bota esse script na Arma e não esqueça de adicionar o Audio Source na arma.
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Gun : MonoBehaviour {
public Bullet bala;
public Transform saidaDaBala;
public float tempoParaAtirar, cronometro, tempoDeRecarga, cronometroDeRecarga;
public int municao, pentesDeBala;
public bool podeAtirar, recarregando;
public ParticleSystem flashDaArma;
void Start()
{
podeAtirar = true;
recarregando = false;
}
void Update()
{
if (municao < 1)
{
podeAtirar = false;
}
if (podeAtirar == false && municao > 0)
{
cronometro += Time.deltaTime;
}
if (cronometro > tempoParaAtirar)
{
podeAtirar = true;
}
if (Input.GetButtonDown("Fire1") && podeAtirar == true && municao > 0)
{
podeAtirar = false;
Instantiate(bala, saidaDaBala.position, saidaDaBala.rotation);
municao = municao - 1;
gameObject.GetComponent<AudioSource>().Play();
flashDaArma.Emit(1);
}
if (Input.GetKeyDown(KeyCode.R) && pentesDeBala > 0)
{
recarregando = true;
}
if (podeAtirar == true)
{
cronometro = 0;
}
if (municao == 0 && pentesDeBala > 0 && recarregando == false)
{
podeAtirar = false;
recarregando = true;
}
if (recarregando == true)
{
cronometroDeRecarga += Time.deltaTime;
podeAtirar = false;
}
if (cronometroDeRecarga > tempoDeRecarga)
{
podeAtirar = true;
recarregando = false;
cronometroDeRecarga = 0;
municao = 20;
pentesDeBala--;
}
}
}
crie um prefab da bala, deleta de cena e bota esse script nela
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Bullet : MonoBehaviour {
public float velocidadeDaBala, timeOfBullet, cronometro;
void Start()
{
}
void Update()
{
gameObject.GetComponent<Transform>().Translate(Vector3.forward * velocidadeDaBala);
cronometro += Time.deltaTime;
if (cronometro > timeOfBullet)
{
Destroy(gameObject);
}
}
}
Então é isso, podem usar nos seu jogos.
bugs encontrados : algumas vezes se você ficar apertando o botão de tiro a arma atira enquanto está recarregando.
Re: [TUTORIAL] FPS - Armas e balas
Vai ajudar muita gente, obrigado.
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4772
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 19
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] FPS - Armas e balas
Parabéns!
SuperGamer- Avançado
- PONTOS : 2541
REPUTAÇÃO : 13
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] FPS - Armas e balas
Conseguir resolver o bug que encontrei no script da arma, só é colocar assim:
ai resolve o problema
- Código:
if (cronometro > tempoParaAtirar && recarregando == false)
{
podeAtirar = true;
}
ai resolve o problema
Re: [TUTORIAL] FPS - Armas e balas
Muito Obrigado pelo seu script. estou começando um projeto de game FPS e estava digitando o meu script da arma até que vi seu post. Vai me poupar bastante tempo.
FelipeGD- Avançado
- PONTOS : 2595
REPUTAÇÃO : 32
Áreas de atuação : Programação (Python, C#, C++) (intermediário). Animação 3D (Blender e Cinema 4D) (Iniciante).
Respeito as regras :
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