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[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

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TUTORIAL [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por MayLeone em Sex Maio 25, 2018 10:31 am

Introdução:
[size=19]Olá pessoal, como vão? Hoje estou aqui para ensinar como controlar animações utilizando o componente de controle de animação da Unity (Animation Controller) e para falar um pouco sobre o site Mixamo.com.

[/size]




[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo 300px-Mixamo_Logo

Primeiramente, gostaria de convidá-los a conhecer o já citado mixamo um website voltado à tecnologia 3D que visa facilitar a vida dos desenvolvedores de games, disponibilizando um acervo fantástico de animações pré-prontas que possuem uma movimentação bem fluída e com configuração de parâmetros (como espaçamento entre braços, intensidade de movimentos e etc) na própria interface, tudo isso de graça bastando um rápido cadastro no site e estar com o Adobe Flash atualizado!

Na aba "Characters" você encontra alguns personagens já disponíveis pelo site para que você possa utilizar em seu projeto, basta escolher um:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo UyW0Cbd

Você também pode fazer o upload do seu próprio modelo (ou de outro site), bastando clicar no botão "UPLOAD".
O mixamo.com disponibiliza um sistema de auto rigger de qualidade, seu único trabalho é demarcar os anéis nos locais certos para que o algoritmo faça a detecção de cada parte do corpo do seu personagem:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo T7W9kt7

Na aba "Animations" você vai encontrar as mais variadas animações para seu jogo:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo U25EuoV

Para selecionar uma animação e visualizá-la no personagem desejado, bastar clicar sobre a mesma e vê-la fluir (no canto direito da tela).

Veja que na tela da animação você pode gerenciar a visão da câmera, bem como a rotação, aproximação, movimentação e etc:
[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo M8zl7yD

E também ajustar parâmetros de animação, como intensidade, velocidade de execução, espaçamento entre pontos, postura do personagem e etc:
[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo PbTFqyJ

*Marque a opção "In place" se não quiser que o personagem de fato se movimente pelo jogo, apenas reproduza a animação.

É possível filtrar a pesquisa por animações através da barra de buscas localizada no canto superior esquerdo da tela. Você pode buscar por uma animação específica bastando digitar a palavra-chave (ex: "Walking") ou pode filtrar a pesquisa através das tags do site:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo MdbdYhW

Para nosso tutorial, vamos fazer com que o personagem tenha a animação andando, parado e dando um combo de ataques (chutes e socos), então para seguir o tutorial, pesquise por animações que correspondem a estes requisitos e baixe-as.
Para baixar, clique sobre o botão "Download" e essa tela aparecerá:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo TW2tsMn

Mude a opção "Format"para ".FBX for Unity" e baixe a primeira animação com a opção "Skin" em "With Skin" e as demais com a opção "Without Skin", pois com a Skin iremos baixar o modelo 3D do personagem e com a opção "Without skin" iremos baixar apenas as animações (movimentos e parâmetros).






[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo Aj7GPERwqz8zlEF0I78P03x5gNijWbEwagFzFXxTiZ0VyJRox7jufdO-m4HyephXMwVQiCHcQmU_5o_7UGTzyl7R_3eBpaQ6c8Oo7VaTsAgWXwFpY4BHqMCV2o_15PEBErJvpPDJizsf7D3bC6bKEN3j4DFVOPOLwsEJsGOF3eaDFQ=s0-d
Trabalhando com a Unity:

Uma vez com a engine Unity aberta, crie uma pasta no seu jogo chamada "Characters" e arraste todas as animações baixadas para dentro desta pasta:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo Go6mVXb

Agora coloque na cena a animação que possui Skin.
Veja no inspector que este objeto já possui um componente incluso, justamente o Animator Controller, porém não existe um controlador atachado a este componente, por enquanto:
[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo SVirDeT

Para acabar com este problema, vá até a pasta "Characters" e com o lado direito do mouse vá em "Create" >> "Animator Controller", e coloque o nome que desejar, dessa forma você estará criando um controlador para o componente do seu personagem. Ao clicar duas vezes neste objeto, você abrirá esta janela:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo NSBjRpm

Através desta janela você poderá controlar o fluxo de animações do personagem que possui este componente como controller.
Arraste a animação do personagem parado para esta janela e veja o que ocorre:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo C1O4MGq

Agora você possui uma transição de entrada de cena para a animação do zombie parado!
Essa setinha laranja que conecta os dois estados se chama "transition" (transição) e será através dela que iremos controlar quais animações deverão ser executadas e em quais momentos isso deve ocorrer.
Porém, primeiramente vamos testar o que ocorre quando você referencia este controller criado no "Animator Controller" do personagem através do inspector:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo JovtwZX

Aperte play e perceba que a animação até é executada, mas quando chega ao final ela para. Concorda que para esse tipo de animação, o ideal seria a animação continuar num loop infinito? Pois bem, para colocar uma animação em loop, basta clicar sobre ela na janela de "Assets" e através do inspector na janela "Animations", marque a opção "Loop time":

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo XMUcBoU

Aplique a alteração e perceba que agora a animação realmente entra num loop, terminando e recomeçando.
Se você colocar o layout da interface em 2 por 3 e der play no jogo com a janela do Animator aberta e com o personagem selecionado, você vai poder visualizar a animação sendo executada em runtime.

Para criar o restante do fluxo, arraste as outras animações para a janela do Animator Controller:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo 75kXMZW

*Coloque o loop time na animação "Walking" também"!

Agora é hora de criar as transições!
Na animação "Idle" clique com o lado direito do mouse e vá à opção "Make Transition" e conecte a setinha com a animação "Walk", também faça o inverso e crie uma transição de "Walk" para "Idle":

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo WpCDbgb

Dessa forma você terá transições da animação "parado" para "andando" e de "andando" para "parado":

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo WeLbvnV

Dê play no jogo e veja que após a animação do personagem parado acabar, se inicia a animação dele andando, porém, no jogo não é isso que queremos! Apenas deve-se realizar a animação do personagem andando quando ele de fato andar, não assim em sequência como está.
Para gerenciar as transições de forma correta nós iremos utilizar um artifício da Unity e do Animator Controller que são os parâmetros:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo Q3OTP3z

Existem 4 tipos de parâmetros: Bool, Trigger e os numéricos (int e float). Eles são responsáveis por controlar as transições nas animações.
Clique no símbolo de mais (+) para adicionar um novo parâmetro. Ele será do tipo "bool" e terá o nome "estaParado":

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo JWVEtff

Como é de se imaginar, este parâmetro irá gerenciar se a animação do personagem parado deve ser executada ou não.
Agora crie mais outros dois parâmetros também do tipo bool com os nomes "estaAndando" e "estaAtacando":

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo ASgvrNH

Vamos então condicionar a transição "parado >> "andando" clicando na transição referida.
Através do inspector procure pela propriedade "Conditions" e selecione o parâmetro "estaAndando":

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo VIkjQ7t

Dessa forma iremos controlar o momento em que a animação do personagem andando deverá ser executada, ou seja, apenas quando o parâmetro "estaAndando" estiver verdadeiro. Controle este, inclusive, que faremos via código.
Agora na transição "andando" >> "parado" faça o mesmo, só que desta vez o parâmetro é "estaParado":

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo FSGi4am

Faça agora as transições de "parado" para "atacando", sendo o parâmetro condicional "estaAtacando" e mais uma transição de "atacando" para "parado", tendo como parâmetro "estaParado".
Depois, faça com que as animações de ataque sejam exibidas em sequência, criando transições entre elas, bastando que o parâmetro "estaAtacando" seja o condicional para a reprodução dessas animações. Também faça com que todas as animações de ataque tenham transições para ''parado'' com o parâmetro "estaParado" em verdadeiro. Para que as animações de combate voltem a se repetir caso o player continue atacando, faça uma transição da última animação de ataque para a primeira, com o parâmetro "estaAtacando" em verdadeiro.
No final, você terá um fluxo como este:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo Orkn3Pa

Dê play e veja que apesar de termos o fluxo completo criado, o personagem só executa sua animação parado. Isso ocorre porque devemos gerenciar os estados dos parâmetros dentro do controller, e faremos isto através de código:

Em C#

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class AnimationManager : MonoBehaviour {
 Animator anim;

 void Start () {
  anim = GetComponent ();
 }

 void Update () {
  var estaMovendo = Input.GetAxis ("Vertical");
  if (estaMovendo != 0) {
   anim.SetBool ("estaAndando", true);
   anim.SetBool ("estaParado", false);
  } else {
   anim.SetBool ("estaAndando", false);
   anim.SetBool ("estaParado", true);
  }

  if (Input.GetButtonDown ("Fire1")) {

   anim.SetBool ("estaAtacando", true);
   anim.SetBool ("estaParado", false);

  } else {

   anim.SetBool ("estaAtacando", false);
  }
 }
}


Em JavaScript


Código:
#pragma strict

public class AnimationManager extends MonoBehaviour{

var anim: Animator;

function Start(){

anim = gameObject.GetComponent("Animator") as Animator;
}

function Update () {

var estaMovimentando: float = Input.GetAxis("Vertical");
      if (estaMovimentando != 0){
             anim.SetBool("estaAndando", true);
             anim.SetBool("estaParado", false);
} else {
       anim.SetBool("estaAndando", false);
       anim.SetBool("estaParado", true);
}

if (Input.GetButton("Fire1")){
           anim.SetBool("estaAtacando", true);
           anim.SetBool("estaParado", false);
} else {
      anim.SetBool("estaAtacando", false);
}
 
}
}




Perceba que na linha "var estaMovendo = Input.GetAxis ("Vertical");" não estamos fazendo com que o personagem de fato se movimente (ande), apenas estamos armazenando uma validação se o jogador está pressionando as teclas de movimento pela vertical (baixo e cima OU s e w).
Também estamos referenciando através do objeto "anim" o componente "Animator" para que possamos ter acesso aos seus parâmetros através do método "SetBool", que pede como argumento o nome do parâmetro e o estado em que ele deve ficar, no caso aqui, true ou false.
Então o código basicamente checa se o jogador está pressionando os botões dos eixos verticais, caso sim, ele faz com que o parâmetro "estaAndando" fique true e "estaParado" fique false, e se ele soltar desses botões, o personagem ficará parado e o parâmetro "estaParado" fica true, enquanto "estaAndando" fica false.
Para os ataques, basta verificar se o jogador está pressionando o botão de ataque (lado esquerdo do mouse), caso sim, o parâmetro "estaAtacando" fica true e "estaParado" fica false (para não acontecer conflitos) e quando soltar esse botão, "estaAtacando" ficará false. Algo bem lógico, né? Por fim, adicione este script ao personagem.

Dê play e teste o jogo: Perceba que mesmo pressionando os botões corretos a animação demora a acontecer, só depois que ela termina, a próxima inicia. Como arrumar isso?
Nas transições "parado >> andando", "andando >> parado" e "parado >> atacando" através do inspector, desmarque a opção "Has exit time" que faz com que a próxima animação só seja executada se a anterior tiver terminado:

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo EVhTVGs

Desmarcando essa propriedade, independente do frame da animação corrente, ela será interrompida se o parâmetro for satisfeito.
Agora teste novamente o jogo e veja que agora está tudo funcionando corretamente.



Finalização:
E é isso pessoal, este tutorial foi mais focado na importação de animações para engine através do mixamo.com e divulgação do site, em breve trarei outros tutoriais mais específicos da Unity, se gostarem deste!
Até mais.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 2135
REPUTAÇÃO : 493
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por MayLeone em Sex Maio 25, 2018 10:31 am

Eis o resultado:
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 2135
REPUTAÇÃO : 493
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por NKKF em Sex Maio 25, 2018 11:54 am

Caramba, seus tutoriais são incríveis mesmo, completíssimos. Parabéns.
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 3290
REPUTAÇÃO : 526
Idade : 16
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo Aad8pUi

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por MayLeone em Sex Maio 25, 2018 3:03 pm

Souris escreveu:Caramba, seus tutoriais são incríveis mesmo, completíssimos. Parabéns.
Oi, valeu! Fico feliz que tenha gostado.
Eu tenho outros tutoriais aqui sobre o C# puro (sem ser API da Unity) e algoritmos com Scratch, posso postar aqui também ou só Unity?
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 2135
REPUTAÇÃO : 493
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por julioou em Ter Maio 29, 2018 11:52 am

Caramba, completasso o tutorial, 

Obrigado por compartilhar!
julioou
julioou
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1510
REPUTAÇÃO : 57
Idade : 25
Áreas de atuação : Palpiteiro
Respeito as regras : [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por NKKF em Ter Maio 29, 2018 1:51 pm

É, pode sim, desde que seja na área correta..
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 3290
REPUTAÇÃO : 526
Idade : 16
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo Aad8pUi

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por osiasbezerra em Seg Ago 06, 2018 12:37 am

Olá, estou com um problema de animação do mixamo,  em que o pé esquerdo do personagem fica virado 180 graus, percebi que isso ocorre porque no meu pack de animações não tem o personagem junto, (fiz esse teste, de uma animação correndo e que vem junto com o personagem exclui o personagem e depois anexei o personagem a animação e o pé ficou virado). Já tentei e tudo, nos poses de y, x, xy, ik do layer e foot do inspector do controler, e de fato é um BUG e com isso as animações ficam perdidas, alguém já passou por isso?  Sad Sad Sad

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por Phph09 em Ter Ago 07, 2018 6:58 pm

@osiasbezerra escreveu:Olá, estou com um problema de animação do mixamo,  em que o pé esquerdo do personagem fica virado 180 graus, percebi que isso ocorre porque no meu pack de animações não tem o personagem junto, (fiz esse teste, de uma animação correndo e que vem junto com o personagem exclui o personagem e depois anexei o personagem a animação e o pé ficou virado). Já tentei e tudo, nos poses de y, x, xy, ik do layer e foot do inspector do controler, e de fato é um BUG e com isso as animações ficam perdidas, alguém já passou por isso?  Sad Sad Sad
Isso acontece comigo quando eu deixo o modelo do personagem em humanoide o pé fica todo bugado, vê se resolve no seu
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por marx478 em Sab Dez 22, 2018 9:22 pm

Estou tendo um problema em todas as animações que eu baio do mixamo elas vem em um tamanho pequeno,como eu resolvo esse problema?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por Diego Felix em Dom Dez 23, 2018 10:55 am

Tutorial muito bom, bem explicado, me ajudando bastante,tirou duvidas que eu tinha em relação ao animattor, obrigado MayLeone!!!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por Diego Felix em Dom Dez 23, 2018 10:56 am

@marx478 escreveu:Estou tendo um problema em todas as animações que eu baio do mixamo elas vem em um tamanho pequeno,como eu resolvo esse problema?
Explica melhor mano, como assim em tamanho? o tempo da animação?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por jsiilva2k em Ter Maio 05, 2020 9:55 pm

@MayLeone escreveu:Eis o resultado:
Eae, tudo bom ? Eu sou super iniciante na Unity, e queria fazer uma pergunta. Ao baixar o personagem do mixamo ele vem sem skin, mesmo colocando com skin no mixamo. Como corrijo? Obrigado

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por toatoa em Qui Maio 07, 2020 1:02 pm

@jsiilva2k escreveu:
@MayLeone escreveu:Eis o resultado:
Eae, tudo bom ? Eu sou super iniciante na Unity, e queria fazer uma pergunta. Ao baixar o personagem do mixamo ele vem sem skin, mesmo colocando com skin no mixamo. Como corrijo? Obrigado
To tendo o mesmo problema

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por Lukas2460 em Dom Jul 12, 2020 6:37 pm

@marx478 escreveu:Estou tendo um problema em todas as animações que eu baio do mixamo elas vem em um tamanho pequeno,como eu resolvo esse problema?
Tbm to com esse problema alguem pode me ajudar? todas as animações que eu baixo do mixamo elas vem com o personagen em um tamanho muito pequeno,como eu resolvo esse problema?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por CShar em Ter Jul 14, 2020 7:53 pm

[TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo Layers

Tem uma coisa muito importante: não se esqueçam de colocar NOME PARA CADA UM DOS states.

Caso não colocar, pelo menos em algumas versões do Unity, o personagem não anima.

E mais uma coisa: verifique se consta humanoid quando você importar o personagem.

E mais uma coisa: importe um personagem no formato FBX com ossos e tudo.

Ah, mas eu tenho um personagem em obj, não tem osso nem nada, e aí?

Aí você vai ter que usar o Blender para criar os ossos.

Aqui o personagem do vídeo-tutorial do canal ABGraph animado.


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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por CShar em Ter Jul 14, 2020 7:55 pm

E não se enganem: dá trabalho. Não desistam se não conseguirem de primeira. Vai dar vários bugs. Só ir vendo vídeos.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inserindo animações com Mixamo

Mensagem por LUCASkkk em Qui Jul 16, 2020 11:05 am

@toatoa escreveu:
@jsiilva2k escreveu:
@MayLeone escreveu:Eis o resultado:
Eae, tudo bom ? Eu sou super iniciante na Unity, e queria fazer uma pergunta. Ao baixar o personagem do mixamo ele vem sem skin, mesmo colocando com skin no mixamo. Como corrijo? Obrigado
To tendo o mesmo problema
tenta ir no materials e extrair texturas e materiais,vai ajudar

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