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[TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por jasondavin Ter Fev 27, 2018 11:14 am

Olá galera...

Hoje vim postar um tutorial bem direto que várias pessoas tem dúvidas: Como integrar Unity + PHP + Mysql ?
Vou explicar em passos, colocando o trecho de código e dando uma breve resumida da lógica do algoritmo. Também não vou fazer a parte de UI no Unity pois não é o foco.

Tecnologias utilizadas:
- Appserv 8.6.0 (Servidor PHP) ~> Link aqui
- PHP 7.0
- Mysql 5.7

Script do banco de dados Mysql

Código:
CREATE DATABASE minhadb;
USE minhadb;

CREATE TABLE usuarios
(
    _id INT UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
    _username VARCHAR(25) NOT NULL UNIQUE,
    _password VARCHAR(25) NOT NULL
);


Lado servidor PHP


1. Criando arquivo de configuração



Código:
<?php
// Configuracoes mysql
DEFINE("HOST","127.0.0.1");
DEFINE("USER","root");
DEFINE("PASSWORD","teste");
DEFINE("DATABASE","minhadb");
?>


Esse código define constantes contendo o HOST (IP), usuário, senha do banco de dados e a database que será utilizada na conexão Mysql.


2. Criando classe de Conexão PDO com um banco de dados (não necessariamente Mysql, pois estamos tratando de conexão PDO)



Código:
<?php
if(!class_exists("Connector"))
{
   class Connector
   {
      private $con = NULL;

      public function __construct()
      {
         $this->connect();
      }

      protected function connect()
      {
         try {
            $this->con = new PDO("mysql:host=".HOST.";dbname=".DATABASE, USER, PASSWORD);
         }
         catch(PDOException $e)
         {
            die($e->getMessage());
         }
         return $this->con;
      }

      public function execute($sql)
      {
         return $sql->execute();
      }

      public function prepare($stmt)
      {
         return $this->con->prepare($stmt);
      }

      public function fetch($stmt)
      {
         return $stmt->fetch(PDO::FETCH_ASSOC);
      }

      public function numRow($stmt)
      {
         return $stmt->rowCount();
      }

      public function close() {
         try {
            $this->con = NULL;
         }
         catch(PDOException $e) {
            exit($e->getMessage());
         }
      }
   }
}
?>


Essa classe contem os métodos básicos e principais para conexão com um banco de dados e manipulação de instruções sql. Não vou me explicar muito sobre essa classe, mas se quiser dar uma olhada em um projeto de TCC que eu fiz no meu curso ~> FastTCC


3. Criando arquivos de registro e login


login.php
Código:
<?php
// Importando arquivos de configuracao e classe de conexao
require "config.php";
require "Connector.class.php";

$conn = new Connector();

// Declaracao da variavel que ira conter a mensagem de erro
$result = array(
    "error" => true,
    "message" => ""
);

// Verificando se existe variaveis POST
if(isset($_POST["username"], $_POST["password"]))
{
    // Prepara instrucao SQL
    $stmt = $conn->prepare("SELECT * FROM usuarios WHERE _username = ? AND _password = ?");
    // Configura os parametros da instrucao
    $stmt->bindValue(1, $_POST["username"], PDO::PARAM_STR);
    $stmt->bindValue(2, $_POST["password"], PDO::PARAM_STR);

    // Executa instrucao
    if($stmt->execute())
    {
          // Verifica se houve resultados da instrucao
          if($conn->numRow($stmt) > 0)
          {
              // Guarda o resultado
              $row = $conn->fetch($stmt);
              $result["error"] = false;
              $result["message"] = "login successful.";
              $result["_userid"] = (int)$row["_id"];
              $result["_username"] = $row["_username"];
          }
          else {
              $result["message"] = "user incorrect.";
          }
    }
    else {
          $result["message"] = "error in server.";
    }
}
else
{
    $result["message"] = "fill all fields.";
}

// Decodifica a variavel contendo a mensagem de erro para JSON
$result_json = json_encode($result);
// Fecha conexao Mysql
$conn->close();
// Retorna dados para o client
exit($result_json);
?>

register.php
Código:
<?php
require "config.php";
require "Connector.class.php";

$conn = new Connector();

$result = array(
    "error" => true,
    "message" => ""
);

if(isset($_POST["username"], $_POST["password"]))
{
    $stmt = $conn->prepare("INSERT INTO usuarios SET _username = ?, _password = ?");
    /*
    * Tambem podendo ser:
    * "INSERT INTO usuarios (_username,_password) VALUES (?,?)"
    */
    $stmt->bindValue(1, $_POST["username"], PDO::PARAM_STR);
    $stmt->bindValue(2, $_POST["password"], PDO::PARAM_STR);

    if($stmt->execute())
    {
          $result["error"] = false;
          $result["message"] = "registered with success.";
    }
    else {
          $result["message"] = "not registered.";
    }
}
else
{
    $result["message"] = "fill all fields.";
}

$result_json = json_encode($result);
$conn->close();
exit($result_json);
?>

Os dois arquivos são bem parecidos, mudando apenas na instrução SQL e o tratamento das informações. Ambos importam o arquivo de configuração (citado no 1º passo) e a classe de conexão (citado no 2º passo). Verificam se existe as variáveis POST "username" e "password" para a construção da instrução SQL.
A instrução é executada e com as informações retornadas, é criada uma variável contendo o resultado da instrução e logo em seguida, é convertido em JSON e finalmente retornada para o cliente.

Lado cliente C#



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Manager : MonoBehaviour {

    private void Start()
    {
        StartCoroutine("Register");
        StartCoroutine("Login");
    }

    IEnumerator Login()
    {
        // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", "jason"); // Parametro username
        form.AddField("password", "123");  // Parametro password

        // Chamando e enviando variaveis para uma URL
        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

        yield return www;

        // Verificando se nao houve erro na requisicao
        if(www.error == null)
        {
            // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            // Mostra a mensagem de retorno
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }

    IEnumerator Register()
    {
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", "jason");
        form.AddField("password", "123");

        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

        yield return www;

        if (www.error == null)
        {
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }
}

// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
    public string message;
    public bool error;
    public int _userid;
    public string _username;

    public static Message decodify(string _text)
    {
        return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
    }
}



Esse arquivo C# possui duas Coroutines e uma classe serializada.

Classe Message


Essa classe é criada com objetivo de converter o retorno do PHP (que é uma string no formato JSON) para um objeto em PHP.
Obs: os atributos criados nesta classe deve conter exatamente o mesmo nome das propriedades criada no PHP.

Coroutine Login & Register


Cria um WWWForm contendo os parâmetros username e password que são utilizados para fazer a instrução SQL no arquivo PHP. Tal formulário é enviado como parâmetro na chamada da URL pelo objeto WWW.
Depois de instanciado, é feito uma verificação se não houve erro na requisição. Caso não houver, é criado um objeto do tipo Message que converte as informações retornadas do PHP para um objeto em C#.

Ponto importante:

Caso você queira acessar um banco de dados externo, você deverá mudar apenas na URL passada na instância do Objeto WWW. Por exemplo:
Código:
WWW www = new WWW("http://seusite.com/sua_pasta/arquivo.php", form);


Caso este tutorial não foi claro o bastante (pois não sou bom em explicar) poste sua dúvida que tentarei responde-la.
jasondavin
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por fabriciorsz34 Ter Fev 27, 2018 12:33 pm

Wow
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Dom3000 Ter Fev 27, 2018 2:59 pm

muito bom parabens  Laughing
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Cezar2016 Ter Fev 27, 2018 5:40 pm

Parabéns pelo tutorial.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Dom3000 Qua Fev 28, 2018 9:33 am

tenho uma duvida tipo eu tenho um game quase pronto, mas é single uso C# normal, para eu fazer ele ser multiplayer vou ter que mudar os scripts dele?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por NKKF Qua Fev 28, 2018 2:10 pm

Sim, com certeza você terá que mudar muita coisa. Caso contrário, poderá ter problemas. Lembre-se de sempre fazer um BKUP do jogo singleplayer e do progresso dele.  :D
NKKF
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Andeton Ter Mar 27, 2018 7:13 am

bom tutorial, fiz algo assim há alguns meses mais em vez de usar PDO usei mysqli, e em vez de json usei xml

Andeton
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1618
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : mysql - [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por amchacon Ter Mar 27, 2018 9:02 pm

Muito bom. Eu mudaria apenas poucas coisas.

O campo password no banco, colocaria VARCHAR(255)
_password VARCHAR(255) NOT NULL
E adicionaria o campo '_status' como tinyint(1) para podermos rapidamente desativar um usuáro para que não possa mais logar.


E, no C#, antes de adicionar a senha no WWWForm, converteria para MD5. Assim, a senha já vai mais segura no pacote do POST.

amchacon
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1947
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : mysql - [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan Sab Maio 19, 2018 8:54 pm

Estou na duvida para configurar os  input fields.
Alguém pra explicar.

Yan
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1738
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : mysql - [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Dom Maio 20, 2018 8:58 am

Se voce for usar input fields ele fica assim
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Manager : MonoBehaviour {
 
    public InputField InputUsername;//Adicione o input
    public InputField InputPassword;//Adicione o input
 

    private void Start()
    {
        StartCoroutine("Register");
        StartCoroutine("Login");
    }

    IEnumerator Login()
    {
        // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
        form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

        // Chamando e enviando variaveis para uma URL
        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

        yield return www;

        // Verificando se nao houve erro na requisicao
        if(www.error == null)
        {
            // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            // Mostra a mensagem de retorno
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }

    IEnumerator Register()
    {
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", InputUsername.text);
        form.AddField("password", InputPassword.text);

        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

        yield return www;

        if (www.error == null)
        {
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }
}

// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
    public string message;
    public bool error;
    public int _userid;
    public string _username;

    public static Message decodify(string _text)
    {
        return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
    }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan Dom Maio 20, 2018 3:36 pm

Ainda não foi muito claro.
Sou iniciante.
Não sei como dizer para apertar no botão e logar só se as informações estiverem corretas.
O mesmo para o botão registrar.
Facilitaria usando o OnClick.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Dom Maio 20, 2018 6:53 pm

Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
   
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
    StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);  // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan Seg Maio 21, 2018 4:55 pm

Exelente estou conseguindo conectar ao banco de dado efetuando registro e fazendo login.
Porém... Tentei fazer com que quando aperto para logar vá para a outra cena e não consegui.
Utilizei algo como.
Código:
IEnumerator CarregarCena () {
      yield return new WaitForSeconds (3);
      Application.LoadLevel ("Nome da cena");
   }


mas quando colocava o
StartCoroutine (CarregaScene());
no
IEnumerator Login()
passava sem precisar de senha.
Como disse sou iniciante, script não é muito comigo, mas eu tento. É muita coisa de uma vez, fazer modelos, texturas, animações, scripts... Desculpa o incomodo. E muito obrigado por me ajudar. Olhando aprendi métodos.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Seg Maio 21, 2018 6:51 pm

Use
Código:
using UnityEngine.SceneManagement;

SceneManager.LoadScene ("Login");//Para chamar a scene
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Ter Maio 22, 2018 5:56 am

Para verificar o retorno e aplicar a passagem de scene voce tem que ver o retorno do PHP Veja no exemplo abaixo.
Código:
if( mensage == "registered with success" ){
      
      yield return new WaitForSeconds (5);
              SceneManager.LoadScene ("Login");
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Diguinho Dom Nov 03, 2019 3:14 pm

Primeira vez mechendo com php + mysql, Então o registro e login ta funcionando corretamente, Mas como eu faria se foste pra adcionar "Coins" via db ?, O codigo em si, OBS: já criei uma nova tabela chamada moedas na db, mas queria saber como fazer o player "Getar" e aparecer em um txt os "coins" ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev Seg Jun 01, 2020 3:55 pm

Boa tarde amigos... obtenho o seguinte erro


 ArgumentException: JSON parse error: Invalid value.
UnityEngine.JsonUtility.FromJson[Message] (System.String json) (at C:/buildslave/unity/build/artifacts/generated/common/modules/JSONSerialize/JsonUtilityBindings.gen.cs:25)
Message.decodify (System.String _text) (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:106)
Manager+<RegisterPlayer>c__Iterator1.MoveNext () (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:89)
UnityEngine.SetupCoroutine.InvokeMoveNext (IEnumerator enumerator, IntPtr returnValueAddress) (at C:/buildslave/unity/build/Runtime/Export/Coroutines.cs:17)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por gtcmcsgo Seg Jun 01, 2020 6:12 pm

Muito show, desculpe a minha duvida, mas no caso o banco de dados é online ou local no celular da pessoa? estou querendo aprender a salvar em algum banco online, mas nao sei por onde começar.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev Qua Jun 03, 2020 9:43 pm

@Callyde Jr escreveu:Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
    
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
     StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
é preciso trocar ou public void Register();
ou IEnumerator Register(); pois pode ocorrer erro!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev Qua Jun 03, 2020 9:50 pm

@Callyde Jr escreveu:Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
    
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
     StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
você pode colocar dentro do if no Ienumerator: 
[list=linenums]
[*]if (www.error == null)
{
// Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
// Mostra a mensagem de retorno
Debug.Log(jsonReturn.message);

SceneManager.LoadScene("scenaAqui");


}

[/list]
não se esqueça de colocar a referência (using UnityEngine.SceneManagement;)

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