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[RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

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Resolvido [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Sex Dez 08, 2017 2:16 pm

Olá meus amigos estou tentando implementar MultiPlayer Local para meu jogo de Android, estava a um tempo estudando vendo tutoriais e tudo mais, ai resolvi começar na hora de testar deu quase tudo certo.
Eu crio a sala normal só que na hora de eu conectar outro dispositivo não consigo!
Estou usando o NetWork Address = localhost  (Não sei se é o correto para android)
                       Network Port = 7777 (Não sei se é o correto para android)

Quando eu aperto para entrar na sala ele retorna esse error:
[RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android! TQNPZc2
Eu queria fazer se tiver sala ele entra se não ele cria, (Se alguem tiver tutorial sobre Lobby "Lista de salas"), eu estou procurando tambem, Obrigado!
[RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android! LRZTa
Script para personalizar o NetWorkManager!
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.Networking;
using UnityEngine.UI;

public class NetworkManager_Custom : NetworkManager {

 public void StartupHost()
 {
 SetPort ();
 NetworkManager.singleton.StartHost ();
 }

 public void JoinGame()
 {
 SetIPAddress ();
 SetPort ();
 NetworkManager.singleton.StartClient ();
 }

 void SetIPAddress()
 {
 string ipAddress = GameObject.Find ("InputFieldIPAddress").transform.Find ("Text").GetComponent<Text> ().text;
 NetworkManager.singleton.networkAddress = ipAddress;
 }

 void SetPort()
 {
 NetworkManager.singleton.networkPort = 7777;
 }

 void OnLevelWasLoaded (int level)
 {
 if (level ==  
 {
 //SetupMenuSceneButtons ();
 StartCoroutine(SetupMenuSceneButtons());
 } else{
 SetupOtherSceneButtons ();
 }
 }

 IEnumerator SetupMenuSceneButtons ()
 {
 yield return new WaitForSeconds (0.3f);
 GameObject.Find ("ButtonStartHost").GetComponent<Button> ().onClick.RemoveAllListeners ();
 GameObject.Find ("ButtonStartHost").GetComponent<Button> ().onClick.AddListener (StartupHost);

 GameObject.Find ("ButtonJoinGame").GetComponent<Button> ().onClick.RemoveAllListeners ();
 GameObject.Find ("ButtonJoinGame").GetComponent<Button> ().onClick.AddListener (JoinGame);
 }

 void SetupOtherSceneButtons ()
 {
 GameObject.Find ("ButtonDisconnect").GetComponent<Button> ().onClick.RemoveAllListeners ();
 GameObject.Find ("ButtonDisconnect").GetComponent<Button> ().onClick.AddListener (NetworkManager.singleton.StopHost);
 }
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Sex Dez 08, 2017 2:23 pm

Faça um debug e veja se na hora de pegar o ip, ele esteja pegando corretamente para passar para o NetworkManager...
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Sex Dez 08, 2017 11:06 pm

@recagonlei escreveu:Faça um debug e veja se na hora de pegar o ip, ele esteja pegando corretamente para passar para o NetworkManager...
Então mn, ele estava retornando em branco o Ip agora ajeitei ele esta pegando "localhost" porem ainda não consigo conectar sala.
Eu crio a sala em um aparelho e no outro eu vou em entrar conectado a o mesmo Wi-Fi, mais não conecta em nada!
Sera que tem algo haver com o Ip ou a porta?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Sex Dez 08, 2017 11:10 pm

Ele dá timeout ao conectar, ou algum outro erro? Não talvez o ip, mas pode ser a porta... Tente usar o NetworkDiscover que é utilizado para network local:

 https://docs.unity3d.com/Manual/class-NetworkDiscovery.html
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Sex Dez 08, 2017 11:11 pm

@recagonlei escreveu:Ele dá timeout ao conectar, ou algum outro erro? Não talvez o ip, mas pode ser a porta... Tente usar o NetworkDiscover que é utilizado para network local:

 https://docs.unity3d.com/Manual/class-NetworkDiscovery.html
Simm, depois de um tempo na Unity reporta um error de timeout, algo assim!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Sex Dez 08, 2017 11:16 pm

Pode ser que seja o ip mesmo, pois em localhost, se não for feito o host fowarding, ele tentará conectar na mesma máquina eu acho(no caso no mesmo cel)... Com o NetworkDiscovery, você consegue detecar hosts na rede local e dessa forma conectar tranquilamente!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Sab Dez 09, 2017 1:42 am

@recagonlei escreveu:Pode ser que seja o ip mesmo, pois em localhost, se não for feito o host fowarding, ele tentará conectar na mesma máquina eu acho(no caso no mesmo cel)... Com o NetworkDiscovery, você consegue detecar hosts na rede local e dessa forma conectar tranquilamente!
Será que voce teria um Link de algum Tutorial sobre NetWorkDiscovery.
Obrigado Pela Ajuda!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Sab Dez 09, 2017 1:53 am

Existe inúmeros, mas creio que esse possa lhe ajudar:

https://www.youtube.com/watch?v=aFttCm9649A
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por marcos4503 em Sab Dez 09, 2017 9:57 am

Amigo, para fazer a conexão entre dois dispositivos é fácil. Primeiramente os dois devem estar na mesma rede local.

1º - Crie uma forma de exibir o ip do dispositivo atual no jogo. Exemplo: Exibir o ip do dispositivo na tela de criar a partida. Algo como "Seu ip é 192.168.1.1"

2º - Para conectar o segundo dispositivo é simples. Ele terá que alterar o campo "Network Address" colocando o Ip do Host, em seguida é só iniciar a conexão.

Essa é a melhor forma que encontrei para fazer a conexão local, funciona de todas as formas possiveis. Funciona com um Switch, uma rede local de Wifi, um celular ligando o rooteador e o amiguinho conectando-se a ele e etc.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Dom Dez 10, 2017 11:47 am

@marcos4503 escreveu:Amigo, para fazer a conexão entre dois dispositivos é fácil. Primeiramente os dois devem estar na mesma rede local.

1º - Crie uma forma de exibir o ip do dispositivo atual no jogo. Exemplo: Exibir o ip do dispositivo na tela de criar a partida. Algo como "Seu ip é 192.168.1.1"

2º - Para conectar o segundo dispositivo é simples. Ele terá que alterar o campo "Network Address" colocando o Ip do Host, em seguida é só iniciar a conexão.

Essa é a melhor forma que encontrei para fazer a conexão local, funciona de todas as formas possiveis. Funciona com um Switch, uma rede local de Wifi, um celular ligando o rooteador e o amiguinho conectando-se a ele e etc.
Sim entendi mais como eu faria para exibir o Ip do Host?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Dom Dez 10, 2017 12:05 pm

Use o networkAddress do NetworkManager... Printe no console ou em Ui e conecte com o outro cliente! Abraços velho!

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Networking.NetworkManager-networkAddress.html[/mention] escreveu:

Description

The network address currently in use.

For clients, this is the address of the server that is connected to. For servers, this is the local address.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Dom Dez 10, 2017 12:31 pm

@recagonlei escreveu:Use o networkAddress do NetworkManager... Printe no console ou em Ui e conecte com o outro cliente! Abraços velho!

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Networking.NetworkManager-networkAddress.html[/mention] escreveu:

Description



The network address currently in use.

For clients, this is the address of the server that is connected to. For servers, this is the local address.
Foi oque fiz porem ele retorna "localhost" pra mim!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Dom Dez 10, 2017 4:36 pm

Puts, realmente... Dei uma pesquisada e achei esse método, funcionará para detectar o ip da máquina:

Código:
using System.Net;
using System.Net.Sockets;


   public static string localIPAddress {
      get {
      
         IPHostEntry host;
         string localIP = "";
         host = Dns.GetHostEntry (Dns.GetHostName ());
         foreach (IPAddress ip in host.AddressList) {
            if (ip.AddressFamily == AddressFamily.InterNetwork) {
               localIP = ip.ToString ();
               break;
            }
         }
         return localIP;
      }
   }

https://answers.unity.com/questions/1004969/local-ip-adress-in-unet.html

Não se esqueça de importar as livrarias Net no cabeçalho! Até mais, abraços.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por marcos4503 em Dom Dez 10, 2017 6:09 pm

so usar essa linhazinha:

Código:
string IP = Network.player.ipAddress

Assim a variavel do tipo string irá receber o IP do dispositivo em que o jogo ta rodando!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Dom Dez 10, 2017 6:13 pm

@marcos4503 escreveu:so usar essa linhasinha:

Código:
string IP = Network.player.ipAddress

Como um gajo disse na resposta no site da Unity:


softrare escreveu:This is the legacy way of doing it. It may still work now, because it reads the IP address of the network interface of the OS but this call could be removed in the future.

Ou seja, pode funcionar, mas como a interface Network é da api antiga, pode ser substituída a qualquer build!
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Sex Jan 05, 2018 5:27 pm

Eu estava sem pc, voltei agora vou instalar tudo e testar..
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Sab Jan 06, 2018 8:15 pm

@marcos4503 escreveu:so usar essa linhazinha:

Código:
string IP = Network.player.ipAddress

Assim a variavel do tipo string irá receber o IP do dispositivo em que o jogo ta rodando!
Ola eu coloquei essa linha e não deu certo.
Eu consigo apenas criar a sala, conectar outro dispositivo não consigo
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Sab Jan 06, 2018 8:46 pm

Tu fez o método que citei acima? Eu estou usando no meu projeto e está funcionando perfeitamente.
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Mensagem por Duarte em Ter Jan 09, 2018 10:49 pm

@recagonlei escreveu:Tu fez o método que citei acima? Eu estou usando no meu projeto e está funcionando perfeitamente.
Ola eu tentei do jeito que o @marcos4503 apenas alterando a linha..

Irei testar o seu método porem, ainda me resta umas duvidas teria como me explicar oque fazer?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Ter Jan 09, 2018 11:44 pm

Dúvidas sobre a função? Só declara-la em algum script e depois acessa-la para pegar o valor.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Sex Jan 12, 2018 8:57 pm

Ola, eu fiz as alterações e fui testar não deu certo.
Eu consigo criar uma sala ele instancia o prefab normal.
Quando eu vou em outro aparelho conectado no mesmo wi-fi e aperto em "entrar" ele não conecta na sala criada.
Isso teria que funcionar para android ne?
Aqui esta o script queria saber se estar correto ou não?
Obrigado!
Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.Networking;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.Networking.NetworkSystem;
using System.Net;
using System.Net.Sockets;
Código:
public class NetworkManager_Custom : NetworkManager
{
 public string NameInputFieldIP; // coloque o nome do input field em que o usuario escreverá o IP;
 public string NameButtonStartHost; // coloque o nome do botão que você criou para criar o server;
 public string NameButtonJoinGame; // coloque o nome do botão que você criou para conectar em um HOST já criado;
 public string NameButtonDisconnect; // vai na sua cena de game online e crie um botão para desconectar o player do HOST e coloque o nome dele aqui;
Código:
 public void StartupHost()//chame essa void no ONCLICK do botão que que cria o host(o mesmo que tu setou o nome no NameButtonStartHost)
 {
  SetPort();
  NetworkManager.singleton.StartHost();
 }
 public void JoinGame()//chame essa void no botão que conecta no host já criado(o mesmo que tu setou o nome no NameButtonJoinGame)
 {
  SetIPAddress();
  SetPort();
  NetworkManager.singleton.StartClient();
 }
Código:
    public string LocalIPAddress()
    {
        IPHostEntry host;
        string localIP = "";
        host = Dns.GetHostEntry(Dns.GetHostName());
        foreach (IPAddress ip in host.AddressList)
        {
            if (ip.AddressFamily == AddressFamily.InterNetwork)
            {
                localIP = ip.ToString();
                break;
            }
        }
        return localIP;
    }
Código:
    void SetIPAddress() //Quando eu aperto em entrar ele chama essa void
 {
        string ipAddress = LocalIPAddress(); //Aqui eu falo que a string e igual o ip da void ali em cima
        NetworkManager.singleton.networkAddress = ipAddress; //Aqui eu digo que o networkAddress e = a string ai em cima
 }
Código:
    void SetPort()
 {
  NetworkManager.singleton.networkPort = 7777;
 }
Código:
 void OnLevelWasLoaded(int level)
 {
  if(level ==
  {
   SetupMenuSceneButton();
  }else{
   SetupOtherSceneButton();
  }
 }
 void SetupMenuSceneButton()
 {
  GameObject.Find(NameButtonStartHost).GetComponent<Button>().onClick.RemoveAllListeners();
  GameObject.Find(NameButtonStartHost).GetComponent<Button>().onClick.AddListener(StartupHost);
Código:
  GameObject.Find(NameButtonJoinGame).GetComponent<Button>().onClick.RemoveAllListeners();
  GameObject.Find(NameButtonJoinGame).GetComponent<Button>().onClick.AddListener(JoinGame);
Código:

 }
Código:
 void SetupOtherSceneButton()
 {
  GameObject.Find(NameButtonDisconnect).GetComponent<Button>().onClick.RemoveAllListeners();
  GameObject.Find(NameButtonDisconnect).GetComponent<Button>().onClick.AddListener(NetworkManager.singleton.StopHost);
Código:

 }

Código:
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Sab Jan 13, 2018 3:08 pm

Tu não queria que printasse o ip do host e tu conectasse com outro? Do jeito que está fazendo, ele pega o ip da máquina local... O correto seria printar esse ip no host e com o cliente tu conectar com o ip que aparecer na outra máquina.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Qui Jan 25, 2018 12:23 pm

Olá,  eu refiz aqui os sistemas, coloquei o ip para aparecer em um texto na tela.
Eu crio a sala em um aparelho e no outro e coloco o ip no "inpultfild" e aperto em entrar e não consigo conectar. 
Esta o os dois aparelhos conectado no mesmo wi-fi.
Oque faço?
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Mensagem por NKKF em Qui Jan 25, 2018 12:39 pm

@Duarte escreveu:Olá,  eu refiz aqui os sistemas, coloquei o ip para aparecer em um texto na tela.
Eu crio a sala em um aparelho e no outro e coloco o ip no "inpultfild" e aperto em entrar e não consigo conectar. 
Esta o os dois aparelhos conectado no mesmo wi-fi.
Oque faço?
Olá, você colocou o IP interno de cada, aparelho, certo?  Neutro
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por recagonlei em Qui Jan 25, 2018 2:06 pm

Ele dá o mesmo erro? Se eu fosse ti, faria igual eu citei acima e usaria o NetworkDiscovery, afinal ele é para ser usado em multiplayer locais:

Ele dá timeout ao conectar, ou algum outro erro? Não talvez o ip, mas pode ser a porta... Tente usar o NetworkDiscover que é utilizado para network local:

https://docs.unity3d.com/Manual/class-NetworkDiscovery.html
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Mensagem por Phph09 em Qui Jan 25, 2018 5:16 pm

https://www.schultzgames.com/t6128-tutorial-como-criar-um-hud-multiplayer-personalizavel

Quase No final do tópico tem um video, você viu ele? E seguiu os passos corretamente?

Pra mim funcionou;
Qual é a sua versão da unity;
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Qui Jan 25, 2018 8:41 pm

@Souris: Como assim? Eu usei o método citado acima para ver o ip criei a sala e tentei conectar.


@recagonlei: dei uma olha no NetWorkDiscovery, so quem não consegui intender muito bem com funciona e como eu implementaria ele!

@Phph09:Ola, irei olha la! Minha Unity e 2017.3.0f3 "Edit: Entao eu fiz um projeto no pc e consegui conectar normalmente perfeito, o problema e no Android não consigo conectar no Android, consigo apenas criar a sala"
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Mensagem por NKKF em Qui Jan 25, 2018 8:53 pm

@Duarte escreveu:@Souris: Como assim? Eu usei o método citado acima para ver o ip criei a sala e tentei conectar.


@recagonlei: dei uma olha no NetWorkDiscovery, so quem não consegui intender muito bem com funciona e como eu implementaria ele!

@Phph09:Ola, irei olha la! Minha Unity e 2017.3.0f3 "Edit: Entao eu fiz um projeto no pc e consegui conectar normalmente perfeito, o problema e no Android não consigo conectar no Android, consigo apenas criar a sala"
Tente fazer com localhost, e não com endereços IP, se não der certo, use: 127.0.0.1  :D
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]MultiPlayer Local Android!

Mensagem por Duarte em Qui Jan 25, 2018 8:55 pm

Souris escreveu:
@Duarte escreveu:@Souris: Como assim? Eu usei o método citado acima para ver o ip criei a sala e tentei conectar.


@recagonlei: dei uma olha no NetWorkDiscovery, so quem não consegui intender muito bem com funciona e como eu implementaria ele!

@Phph09:Ola, irei olha la! Minha Unity e 2017.3.0f3 "Edit: Entao eu fiz um projeto no pc e consegui conectar normalmente perfeito, o problema e no Android não consigo conectar no Android, consigo apenas criar a sala"
Tente fazer com localhost, e não com endereços IP, se não der certo, use: 127.0.0.1  :D
Não da certo, o problema que e para android conectar em dois aparelhos diferentes.

Abrir dois .apk no mesmo pc da para conectar d Boa! (No Caso fiz um exemplo criando um para testar no pc)
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Mensagem por recagonlei em Qui Jan 25, 2018 9:00 pm

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Mensagem por Duarte em Qui Jan 25, 2018 9:11 pm

Ok, Obrigado irei ver.
Se não for pedir de mais, so pra eu ter uma base enquanto assisto o vídeo e leio as documentações, teria como me fazer um mini tutorial digitado msm, explicando sabe ficaria muito grato
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Mensagem por recagonlei em Sex Jan 26, 2018 12:13 am

Vou ficar devendo, pois nunca usei... E estou meio sem tempo para estudar, mas pelo pouco que vi, aparenta ser bem simples... Qualquer coisa posso tentar ver algo amanhã ou depois.
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Mensagem por Duarte em Sex Jan 26, 2018 12:37 am

@recagonlei escreveu:Vou ficar devendo, pois nunca usei... E estou meio sem tempo para estudar, mas pelo pouco que vi, aparenta ser bem simples... Qualquer coisa posso tentar ver algo amanhã ou depois.
Ola Obrigadoooo, Serio msm tenho que agradecer muito a vocês, eu consegui conectar dois aparelhos, Agora vai começar a parte "boa" kk, irei criar outro tópico para não ter problemas, mais a questão e agora tem que sinconizar, e o jogo e de Motos não sei como eu faria para o mesmo personagem poder descer e subir em qualquer moto na cena, entende?
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Mensagem por recagonlei em Sex Jan 26, 2018 11:36 am

Entendo... Se puder postar o que fez para conectar e poder ajudar outros, seria de grande ajuda.
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Mensagem por NKKF em Sex Jan 26, 2018 11:39 am

@Duarte escreveu:
@recagonlei escreveu:Vou ficar devendo, pois nunca usei... E estou meio sem tempo para estudar, mas pelo pouco que vi, aparenta ser bem simples... Qualquer coisa posso tentar ver algo amanhã ou depois.
Ola Obrigadoooo, Serio msm tenho que agradecer muito a vocês, eu consegui conectar dois aparelhos, Agora vai começar a parte "boa" kk, irei criar outro tópico para não ter problemas, mais a questão e agora tem que sinconizar, e o jogo e de Motos não sei como eu faria para o mesmo personagem poder descer e subir em qualquer moto na cena, entende?
Você poderia instanciar um gameObject que quando você chega perto e clica E ele vira filho do objeto  :D
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Mensagem por Duarte em Sex Jan 26, 2018 1:05 pm

@recagonlei escreveu:Entendo... Se puder postar o que fez para conectar e poder ajudar outros, seria de grande ajuda.
Eu coloquei para aparecer o meu IPLocal na tela.
Eu crio uma sala com esse IpLocal e conecto o outro dispositivo usando esse IpLocal!
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Mensagem por Duarte em Sex Jan 26, 2018 1:07 pm

Souris escreveu:
@Duarte escreveu:
@recagonlei escreveu:Vou ficar devendo, pois nunca usei... E estou meio sem tempo para estudar, mas pelo pouco que vi, aparenta ser bem simples... Qualquer coisa posso tentar ver algo amanhã ou depois.
Ola Obrigadoooo, Serio msm tenho que agradecer muito a vocês, eu consegui conectar dois aparelhos, Agora vai começar a parte "boa" kk, irei criar outro tópico para não ter problemas, mais a questão e agora tem que sinconizar, e o jogo e de Motos não sei como eu faria para o mesmo personagem poder descer e subir em qualquer moto na cena, entende?
Você poderia instanciar um gameObject que quando você chega perto e clica E ele vira filho do objeto  :D
Irei fazer isos mais para frente, agora estou tentando sincronizar tudo certinho preciso remover a lag que da na sincronização, Saberia como fazer isso?, Alguma configuração boa para o NetWorkTransform e NetWorkTransformChild?
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Mensagem por recagonlei em Sex Jan 26, 2018 7:03 pm

Eu recomendo tu criar um sistema novo, aprender sobre client prediction e reconciliation... A, e também criar outro tópico kaskksakas dúvida resolvida, tópico movido.
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