SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Limitar movimento da camera com imput android!!
Spawnar objeto a 1 metro de distancia de mim
Selecionar itens com as teclas do teclado
Cabeça do personagem virar ao mecher a câmera!
Pulo em Projeto 3d com Character Controller
NÃO CONSIGO COLOCAR TEXTURAS NAS PAREDES DAS CASAS!!!
Simulador controlado a partir de. Um app
Google Play Services
Meu personagem customizado não quer morrer no RealisticFPSPrefab
Unity colisao nao funciona
FillAmount da imagem sincronizado com um timer
Como Fazer Camera do Euro Truck 2 (para Android)
Erro na transição de cena
vc code não reconhece minha função, ajuda!?
Player não segue a trajetória quando pula correndo
[RESOLVIDO] AS ÁRVORES DO MEU UNITY ESTÃO ROSAS, O QUE FAZER!!???
Batalha por turnos
jogo de corrida
Melhor Configuiração Para Rodar Unity e Programas de Modelagem !
Tetris: Ghost House
Limpeza de animação
ANIMAÇÃO DE MORTE EM LOOPING
Random Maze
Como fazer para os braços subirem e descerem?
Pedido de Script de Crosbow
Camera some com partes do corpo
Pack De Modelos Para Baixar
modificar armas sem tirar animações
Batalha por turnos
Converter UASSET em FBX
ajuda para adaptação em um script.
[TUTORIAL] Salvando e carregando dados com serialização (Parte 3)
Duvida sobre animação
[TUTORIAL] Salvando e carregando dados com serialização (Parte 2)
[TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES
Copiar prefab de um projeto e enviar para outro!!
Unity + Photon 2
[TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.
[TUTORIAL] Salvando e carregando dados com serialização (Parte 1)
ERRO: Falha ao inicializar mecanismo de armazenamento de persistência
[TUTORIAL] Script de Spawn Aleatório
Tamanho aleatorio sprite
Dúvida sobre PlayerPrefs
Como criar um offset fluido na Unity?
Cor e transparencia de um objeto
Problema na rotação da Bicicleta
expotaçao blender para unity
Sistema de ataque com cooldown e classe Time da unity.
Angulo unity
[EXEMPLOS DE CODIGO] Uso ou Para Aprendizagem
[RESOLVIDO] - Blender - Deixar a Face do Cubo pra cima
Interrogação beta, jogo de puzzle 3D
[TUTORIAL] Movimentação SQM (2D)
Duvida C#
sistema de dialogo mostra o html sendo escrito (Unity3D)
não consigo andar, pular ou mover a camera no meu jogo
Otimização
Alguem sabe resolver esse erro Gradle build failed?
Touch Drag
estou tentando rotacionar o personagem porem ele não segue a direção certa
[RESOLVIDO] alguém sabe resolver o erro Unable to Load Firebase?
Unity remote 5
[RESOLVIDO] Como retirar esses T que está do local onde tem textos?
[RESOLVIDO] Detectar qual lado da tela estou arrastando o dedo no touch?
Existe algo parecido com Shaders Graph ?
[Duvida] como implementar limite vector2
[RESOLVIDO] Bicicleta no Unity
Problema com um script de som
[RESOLVIDO] Efeito de vento Unity 2D
Como criar uma capa
Help em exibir informações do personagem na UI do game
[TUTORIAL] Fazer objeto se mover em pontos diferentes (Serve para 2D e 3D).
Texto Sumir e tela apagar Gradativamente
O Botão do Canvas não mostra os Métodos do Script que está no Objeto
[TUTORIAL] Desbloqueio e Escolha de Personagens.
erro IndexOutOfRangeException: Index was outside the bounds of the array.
Movimentação de x para Y
Unity 2d Aspect ratio
Sistema de tiro na diagonal em jogo 2D
Precisa-se Programador Unity - Trabalho remunerado
Estatisticas Gerais dentro do Jogo?
Bug(???) no AudioSource
Sniper Modelo 3D
Teaser da Gameplay de mais um jogo. Bio Weapons Z
FBX não gera sombra
Procuro programador para JOGO DE TERROR
Qual servidor com melhor custo-benefício?
Como pegar 2 Touchs e posicoes na tela
Doações na Google Play
Exercícios - iniciantes
Jogo 2D Personagem atravessa o chão quando Pula muito alto
(Dúvida) Criação de gráficos em um jogo na Unity
Meu personagem ignora as colisoes laterais dos tilemap 2D
Diferença de "Vector3" e "new Vector3"
Como posicionar a torre no mapa isométrico.
SISTEMA DE SAVE
[RESOLVIDO] Problema ao dar build em um projeto com Firebase unity
[RESOLVIDO] mascara 3D (unity3D)
È certo ver tutorial ensinando a fazer um script especifico?
Ontem à(s) 3:42 pm
Ontem à(s) 11:49 am
Ontem à(s) 11:47 am
Ter Out 19, 2021 10:48 pm
Ter Out 19, 2021 7:54 pm
Ter Out 19, 2021 4:19 pm
Ter Out 19, 2021 11:20 am
Ter Out 19, 2021 12:01 am
Seg Out 18, 2021 6:39 pm
Seg Out 18, 2021 5:51 pm
Seg Out 18, 2021 5:45 pm
Dom Out 17, 2021 11:56 pm
Dom Out 17, 2021 11:29 pm
Sab Out 16, 2021 5:55 pm
Sab Out 16, 2021 3:38 pm
Sex Out 15, 2021 9:57 pm
Sex Out 15, 2021 6:35 pm
Sex Out 15, 2021 2:31 pm
Sex Out 15, 2021 10:52 am
Qui Out 14, 2021 10:50 pm
Qui Out 14, 2021 2:50 am
Qua Out 13, 2021 12:07 pm
Qua Out 13, 2021 3:54 am
Ter Out 12, 2021 10:48 pm
Ter Out 12, 2021 10:46 pm
Seg Out 11, 2021 7:57 pm
Seg Out 11, 2021 5:44 pm
Seg Out 11, 2021 5:42 pm
Seg Out 11, 2021 10:14 am
Dom Out 10, 2021 8:22 pm
Dom Out 10, 2021 9:56 am
Sab Out 09, 2021 6:55 pm
Sab Out 09, 2021 6:11 pm
Sab Out 09, 2021 2:00 pm
Sab Out 09, 2021 12:33 am
Sab Out 09, 2021 12:24 am
Sex Out 08, 2021 8:19 pm
Sex Out 08, 2021 8:08 pm
Sex Out 08, 2021 2:00 pm
Qui Out 07, 2021 8:03 pm
Qui Out 07, 2021 1:47 pm
Qua Out 06, 2021 3:26 pm
Ter Out 05, 2021 9:01 pm
Ter Out 05, 2021 2:58 pm
Ter Out 05, 2021 2:45 pm
Ter Out 05, 2021 2:22 pm
Seg Out 04, 2021 7:59 pm
Seg Out 04, 2021 6:21 pm
Seg Out 04, 2021 6:20 pm
Dom Out 03, 2021 10:03 am
Sab Out 02, 2021 9:28 pm
Sab Out 02, 2021 7:47 pm
Sab Out 02, 2021 8:57 am
Sex Out 01, 2021 10:14 pm
Sex Out 01, 2021 4:10 pm
Sex Out 01, 2021 12:39 pm
Qui Set 30, 2021 9:20 pm
Qui Set 30, 2021 8:31 pm
Qui Set 30, 2021 3:31 pm
Qui Set 30, 2021 3:09 pm
Qui Set 30, 2021 12:41 pm
Qua Set 29, 2021 7:54 pm
Qua Set 29, 2021 6:30 pm
Qua Set 29, 2021 12:41 pm
Qua Set 29, 2021 8:28 am
Ter Set 28, 2021 8:34 pm
Ter Set 28, 2021 8:16 pm
Ter Set 28, 2021 7:34 pm
Ter Set 28, 2021 6:42 pm
Ter Set 28, 2021 10:34 am
Ter Set 28, 2021 9:36 am
Ter Set 28, 2021 8:09 am
Seg Set 27, 2021 11:32 am
Seg Set 27, 2021 5:53 am
Dom Set 26, 2021 7:48 pm
Dom Set 26, 2021 5:19 pm
Dom Set 26, 2021 1:14 pm
Sab Set 25, 2021 5:50 pm
Sab Set 25, 2021 10:04 am
Sab Set 25, 2021 8:44 am
Sex Set 24, 2021 9:43 pm
Sex Set 24, 2021 5:11 pm
Sex Set 24, 2021 5:09 pm
Sex Set 24, 2021 5:07 pm
Sex Set 24, 2021 4:30 pm
Sex Set 24, 2021 4:30 pm
Sex Set 24, 2021 4:23 pm
Sex Set 24, 2021 4:12 pm
Sex Set 24, 2021 4:10 pm
Sex Set 24, 2021 1:33 pm
Sex Set 24, 2021 8:00 am
Qui Set 23, 2021 5:58 pm
Qui Set 23, 2021 3:51 pm
Qui Set 23, 2021 2:59 pm
Qui Set 23, 2021 2:32 pm
Qui Set 23, 2021 1:47 pm
Qui Set 23, 2021 7:30 am
Qua Set 22, 2021 5:03 pm
Qua Set 22, 2021 11:29 am
capim22
Fagner
Fagner
jhonih00010
eadev99
Crash Psycho
Joana
nando07
leozinhobx
gustakegamer@gmail.com
kalielson
Kayke_27
fernando.OVS
DuduBertol
WesFarias
Fagner
igorobm
Crash Psycho
Claus13
classicandsimple
AGAMENOM
ViniciusTKH
igorobm
stratengine
crazylagg
igorobm
edu63
edu63
edsonvinicius76
Xavier
lauderson
igorobm
igorobm
Fagner
marcussant
FelipeSouza11
igorobm
igorobm
MayLeone
kessisdiones
BBFree
MayLeone
MayLeone
MayLeone
MayLeone
Fagner
Pkneves
stratengine
stratengine
Rangel Oblivion
WLCS22
Rangel Oblivion
edsonvinicius76
Pokedlg
alnmg
Charlesoff
Xavier
kessisdiones
joaozinpedrin
Fagner
kessisdiones
joaozinpedrin
kessisdiones
Atho
GustavoPeky2
g
leleo
pdsimulador
Prandini
Xavier
tasf
edsonvinicius76
TIKO
TIKO
TIKO
TIKO
edsonvinicius76
nando07
sidney oliveira
Crash Psycho
Kayke_27
TIKO
TIKO
Patrick
Fagner
bertarele
Fagner
Fagner
Fagner
Rangel Oblivion
ronasser
poyser
Play3rAleatori0
jeronimo Collares
Yinzy
alnmg
kessisdiones
alnmg
Fagner

Qual a diferença entre Difuse map, Albedo map, Normal map, Specular map, occlusion map

3 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Qual a diferença entre Difuse map, Albedo map, Normal map, Specular map, occlusion map

Mensagem por MateusWTP Dom Nov 26, 2017 9:14 pm

Boa noite, Alguem sabe me explicar direito o que são e qual a diferença entre Difuse map, Albedo map, Normal map Specular map, occlusion map?
Algum desses eu sei o que é mas não sei pra que são exatamente.
MateusWTP
MateusWTP
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2056
REPUTAÇÃO : 67
Idade : 18
Áreas de atuação : Modelador,Texturização, Lighting Real Time/Baked
Respeito as regras : Qual a diferença entre Difuse map, Albedo map, Normal map, Specular map, occlusion map Gb9on8H

https://www.youtube.com/user/MateusGamesDaHora

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Qual a diferença entre Difuse map, Albedo map, Normal map, Specular map, occlusion map

Mensagem por recagonlei Dom Nov 26, 2017 9:42 pm

De acordo com o manual da Unity:
Albedo: O parâmetro Albedo controla a cor base da superfície(The Albedo parameter controls the base color of the surface.)


Specular: O parâmetro Specular é somente visível quando usado a configuração Specular Setup. O efeito Specular é o reflexo direto das fontes de luzes na sua cena, onde geralmente mostra brilho e destaque especular na superfície do objeto(Contando que destaques especular podem ser subtle ou diffuse também. (The Specular parameter is only visible when using the Specular setup. Specular effects are essentially the direct reflections of light sources in your Scene, which typically show up as bright highlights and shine on the surface of objects (although specular highlights can be subtle or diffuse too))


Normal: Normal é um tipo de Bump Map, eles são um tipo de textura especial que permite você adicionar detalhes na superfície como solavancos, riscos em um modelo na qual consegue captar luz como se fosse representado por uma geometria real. (Normal maps are a type of Bump Map. They are a special kind of texture that allow you to add surface detail such as bumps, grooves, and scratches to a model which catch the light as if they are represented by real geometry.)


Occlusion: O mapeamento de oclusão é usado para providenciar informações sobre quais áreas do modelo devem receber luz indireta alta ou baixa. A iluminação indireta vem da iluminação e dos reflexos ambientais, e as partes côncavas íngremes do seu modelo, como uma fissura ou dobra, não receberiam de maneira realista muita luz indireta. (The occlusion map is used to provide information about which areas of the model should receive high or low indirect lighting. Indirect lighting comes from ambient lighting and reflections, and so steep concave parts of your model such as a crack or fold would not realistically receive much indirect light.)


(Traduzido meio não interessantemente por mim...)
Segue o link original: https://docs.unity3d.com/Manual/StandardShaderMaterialParameters.html
recagonlei
recagonlei
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 2506
REPUTAÇÃO : 185
Idade : 101
Áreas de atuação : ~Programação (C#, HTML, CSS3, Python)
~Modelagem
~Produtor musical
~Ex instrutor Schultz Games
Respeito as regras : Qual a diferença entre Difuse map, Albedo map, Normal map, Specular map, occlusion map WvDYdlf

http://stwodio.ga

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Qual a diferença entre Difuse map, Albedo map, Normal map, Specular map, occlusion map

Mensagem por MateusWTP Dom Nov 26, 2017 9:51 pm

Vlw!, Otima explicaçâo, Parabens!
MateusWTP
MateusWTP
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2056
REPUTAÇÃO : 67
Idade : 18
Áreas de atuação : Modelador,Texturização, Lighting Real Time/Baked
Respeito as regras : Qual a diferença entre Difuse map, Albedo map, Normal map, Specular map, occlusion map Gb9on8H

https://www.youtube.com/user/MateusGamesDaHora

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Qual a diferença entre Difuse map, Albedo map, Normal map, Specular map, occlusion map

Mensagem por Fagner Seg Nov 27, 2017 3:12 am

Considere dois padrões de texturização: o tradicional(antigo),e o PBR.

O padrão antigo, utilizava o mapa Diffuse, normalmap, specular e cubemap(dependendo do caso), onde:
    *Diffuse continha a informação de cor, muitas vezes com um pouco de oclusão de ambiente gravado já na textura, o que ajudava bastante no realismo, mas não era dinâmico.

    *NormapMap, usa a luz para simular que há mais detalhes do que realmente existe, geralmente é criada com base em um modelo mais detalhado, transferindo-os para um mais leve.


    *Specular, define qual parte da textura é mais polido/reflexivo, áreas pretas refletem menos, brancas mais.


    *Cubemap, calcular os reflexos em tempo real é custoso, se o objeto não se movia, era comum criar um cubemap,(tipo um skybox, porém criado a partir do local onde o objeto está), assim o reflexo é estático, porém, leve ao ponto de poder ser usado em mobile sem problemas.

Vantagens do tradicional: maior parte dos cálculos (Ambient occlusion, reflexo, etc) era gravado direto na textura, o que rende um pouco mais de desempenho, pois não é necessário calcular em tempo real.


Desvantagens: Se a cena muda, a iluminação fica estranha, pois o material não se comporta de maneira dinâmica, sendo as vezes necessário criar mais de uma textura pro personagem, para se adequar à mudanças de iluminação(dia e noite por exemplo)




Workflow PBR unity(metalico):


O padrão atual da Unity e outras engines dessa geração. Utiliza Albedo, Normalmap, Metallic, Glossiness/Roughness, Heightmap, Ambient occlusion.


    *Albedo é similar ao diffuse, mas usa apenas as informações de cor, ou seja, nada de sombras ou Ambient Occlusion gravado na textura.

    *Normalmap ainda possui a mesma função, apenas fique atento ao canal verde da normalmap, algumas engines o usam invertido no eixo y, padrão directx ou openGL. a Unity segue o padrão OpenGL.

    *Metallic representa onde é metálico(branco) e onde não é(preto), eu não uso meio termos, ou um ou outro, pois não existe meio metal, ou é, ou não é.

     *Glossiness/Roughness, um é o oposto do outro, no Glossiness(branco representa polido, e preto opaco), inverta em um editor de imagens e você tem um mapa Roughness(Branco opaco, preto polido). o material standard da unity usa Glossines ou smoothness(mesma coisa).


    * O heightMap trabalha em conjunto com o normalmap pra adicionar detalhes, mas nesse caso há uma distorção mais acentuada.

     * Ambient Occlusion diz onde a luz incidirá menos no modelo, o mapa agora fica separado da cor(albedo-diffuse), para que seja dinâmico, assim, se você iluminar uma parte do modelo com uma lanterna por exemplo, ele retira só a occlusão daquele lugar, como ocorreria no mundo real, o que não era possível na antiga diffuse, pois a cor seria removida junto.

********* DICA para reduzir o tamanho da BUILD e poupar memória VRAM ************
Cada textura dessa ocupa espaço na memória, mas algumas delas usam apenas um canal dos 4 que carregam(RGBA)
Metallic usa só o vermelho (R)
Occlusion usa só o verde(G)
Height usa só o azul(B)
Glossiness usa só o alpha (A)
Percebeu que todas são apenas canais em escala de cinza, e formam uma imagem RGBA completa? é exatamente isso que você pode fazer, juntar todas num programa tipo o photoshop ou gimp, assim ao invés de 4 texturas, você usa apenas uma pra tudo. talvez melhore um pouco de desempenho, pois são 3 requisições a menos que o processador irá fazer para cada textura do material, mas a vantagem mesmo é o consumo de memória que cai bastante.
Espero que tenha ficado um pouco mais claro, boa noite!
Fagner
Fagner
Moderador

Masculino PONTOS : 3292
REPUTAÇÃO : 655
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras : Qual a diferença entre Difuse map, Albedo map, Normal map, Specular map, occlusion map Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos