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Como eu faço checkpoint?

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DÚVIDA Como eu faço checkpoint?

Mensagem por DUT Sex Nov 24, 2017 5:14 pm

Aqui no tutorial do meu jogo tem varios niveis e queria colocar checkpoint neles para quando o player morrer nao ter que começar todo o tutorial dinovo,como faz um negoso desse,de tipo quando o jogador passar de um cubo,e quando morrer vai nascer nesse cubo em vez de começar a cena inteira.
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por recagonlei Sex Nov 24, 2017 6:06 pm

Use cube collider com trigger ativo e junto com o OnTriggerEnter para detecção do ponto. Depois só cacheie em uma variável Vector3 e quando morrer, sete para retesar no ultimo vetor salvo...

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.OnTriggerEnter.html
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por ronito Sex Nov 24, 2017 7:44 pm

Eu ja usei o teleporte, e bem simples;
1- Crie um cubo, que sera seu inimigo, marque "Is Trigger" jogue esse script dentro do cubo (JavaScript)
Código:
var destino : Transform;

function OnTriggerEnter (other : Collider) {
    if (other.CompareTag ("Player")) {
      other.transform.position=destino.transform.position;
    }
}

2 - Agora vc marca seu personagem com a tag (Player) e crie um game object , que servira de spwan point, arraste o seu spawn point para o lugar desejado no mapa, e linque no script que esta no cubo. 
quando seu player colidir com o cubo ele sera teleportado de volta para o gameobject que vc criou no mapa. e bem simples mas pode ajudar.
 
espero que ajude Smile
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por DUT Sex Nov 24, 2017 9:30 pm

Não tenho a opção de javascript aqui só c#
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por recagonlei Sex Nov 24, 2017 9:38 pm

Código:
public Vector3 m_checkpoint;

void SetCheckpoint(Vector3 position){
   m_checkpoint = position;
}

void ReturnToLastCheckpoint(Transform trans){
   trans.position = m_checkpoint;
}

Seria mais ou menos o script master... Depois nos cubos adicione um script para detecção e desativamento do objeto e passe para salvar o checkpoint.

Código:
void OnTriggerEnter(Collider col){
   m_script.SetCheckpoint(transform.position);
  gameObject.SetActive(false);
}

Depois quando morrer, só chamar o ReturnToLastCheckpoint();
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por DUT Sex Nov 24, 2017 9:42 pm

Aonde eu coloco esse primeiro script?
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por recagonlei Sex Nov 24, 2017 9:57 pm

Coloque em qualquer lugar, como se fosse um gerenciador, o CheckpointManager por exemplo e acesse pelos outros que irão nos colliders, como também CheckpointBehaviour...
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por DUT Sex Nov 24, 2017 9:59 pm

Eu coloquei esse primeiro script no jogador e esse segundo ai eu boto em um cubo?
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por DUT Sex Nov 24, 2017 10:05 pm

no segundo script,o "SetCheckpoint" esta em vermelho
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por recagonlei Sex Nov 24, 2017 11:14 pm

O segundo script é colocado onde você for detectar o checkpoint, no caso eu citei um exemplo de usar um cube collider... Você tem que fazer uma instância do primeiro script, ou declarar ele nos segundos scripts...
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por DUT Sab Nov 25, 2017 11:14 am

Como faz isso? e ta dando esse erro:

Assets/Scripts/NothingSelected.cs(8,12): error CS0122: `m_script.SetCheckpoint(UnityEngine.Vector3)' is inaccessible due to its protection level
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por Callyde Jr Sab Nov 25, 2017 1:59 pm

Ficando assim primeiro script
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class m_checkpoint : MonoBehaviour {

public static m_checkpoint Instance;//para instanciar o script
public Vector3 m_checkpoint;

void SetCheckpoint(Vector3 position){
  m_checkpoint = position;
}

void ReturnToLastCheckpoint(Transform trans){
  trans.position = m_checkpoint;
}
}
segundo script
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class m_script : MonoBehaviour {

public static m_checkpoint Instance;//para declara o outro script
public Vector3 m_checkpoint;

    void OnTriggerEnter(Collider col){
      m_script.SetCheckpoint(transform.position);
      gameObject.SetActive(false);
    }
}
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por Phph09 Sab Nov 25, 2017 3:55 pm

;
@DUT escreveu:Como faz isso? e ta dando esse erro:

Assets/Scripts/NothingSelected.cs(8,12): error CS0122: `m_script.SetCheckpoint(UnityEngine.Vector3)' is inaccessible due to its protection level
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por recagonlei Sab Nov 25, 2017 4:43 pm

@Callyde Jr escreveu:Ficando assim primeiro script
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class m_checkpoint : MonoBehaviour {

public static m_checkpoint Instance;//para instanciar o script

public Vector3 m_checkpoint;

void SetCheckpoint(Vector3 position){
   m_checkpoint = position;
}

void ReturnToLastCheckpoint(Transform trans){
   trans.position = m_checkpoint;
}
}
segundo script
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class m_script : MonoBehaviour {

public static m_checkpoint Instance;//para declara o outro script
public Vector3 m_checkpoint;

    void OnTriggerEnter(Collider col){
       m_script.SetCheckpoint(transform.position);
       gameObject.SetActive(false);
    }
}

Nesse caso eu faria assim:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class CheckpointManager: MonoBehaviour {

public static CheckpointManager ins;//Instância.

private Vector3 m_checkpoint;//Posição do checkpoint atual.

void Awake(){
   ins = this;//Criar a instância para esse objeto(script).
}

//Setar um checkpoint.
public static void SetCheckpoint(Vector3 position){
   ins.m_checkpoint = position;
}

//Retornar para o último checkpoint.
public static void ReturnToLastCheckpoint(Transform trans){
   trans.position = ins.m_checkpoint;
}

//Acessar a posição do checkpoint atual;
public static Vector3 GetCheckpoint(){
  return ins.m_checkpoint;
}
}

Depois:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class CheckpointBehaviour: MonoBehaviour {

//Detectar quando passar no checkpoint e depois desativa-lo para melhor otimização e algum bug.
    void OnTriggerEnter(Collider col){
       CheckpointManager.SetCheckpoint(transform.position);
       gameObject.SetActive(false);
    }
}

Para marcar o checkpoint use CheckpointManager.SetCheckpoint(Vector3 position), não há necessidade de declarar, só chama-lo direto e depois para retornar no ultimo checkpoint salve use CheckpointManager.ReturnToLastCheckpoint(Transform trans); e um bônus, caso queira também saber o valor, só cacheie um Vector3 com o método CheckpointManager.GetCheckpoint();
Obs: Deve existir apenas um CheckpointManager, enquanto o CheckpointBehaviour pode ser instanciado várias vezes;
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por Callyde Jr Sab Nov 25, 2017 9:20 pm

Sim assim ficou bem melhor,
eu tinha esquecido de colocar a linha 10 no Awake.
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por Callyde Jr Dom Nov 26, 2017 3:56 pm

Como posso resetar as posicoes caso mude de scene ?
Dei uma pesquisada aqui mais nao achei nada.
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por recagonlei Dom Nov 26, 2017 5:32 pm

Crie uma variável Vector3 para cachear os spawns das cenas... Depois só setar o Checkpoint para o spawn, quando mudar de cena...
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por Callyde Jr Dom Nov 26, 2017 5:45 pm

Assim?
Sim ele esta funcionando coloquei ele no Player para poder colidir e ativar as funcoes
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;


public class CheckpointManager : MonoBehaviour {
 
  public static CheckpointManager ins;//Instância.
  private Vector3 m_checkpoint;//Posição do checkpoint atual.
  
  public Vector3 m_spawns;//Posiçao inicial
 
 
void Awake(){
   ins = this;//Criar a instância para esse objeto(script).
}


   //Setar um checkpoint.
public static void SetCheckpoint(Vector3 position){
   ins.m_checkpoint = position;
   noCheck = true;
  
}

//Retornar para o último checkpoint.
public static void ReturnToLastCheckpoint(Transform trans){
   trans.position = ins.m_checkpoint;
}

//Acessar a posição do checkpoint atual;
public static Vector3 GetCheckpoint(){
  return ins.m_checkpoint;
}
public static void Reset()
{
 ins.m_checkpoint = m_spawns.position;  
}
}
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por recagonlei Dom Nov 26, 2017 6:15 pm

Se está funcionando, é isso ai mesmo...
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DÚVIDA Re: Como eu faço checkpoint?

Mensagem por Callyde Jr Dom Nov 26, 2017 8:08 pm

Bom estava dando erro desse modo que fiz.
Coloquei assim no final e pronto
Código:
public static void Reset()
{
 ins.m_checkpoint = ins.m_spawns; 
}
Obrigado mano.
Callyde Jr
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