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Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura

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Resolvido Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura

Mensagem por azool em Dom Ago 27, 2017 8:09 pm

Preciso fazer que meu PLAYER ao cair no Chão de  uma determinada altura ele execute uma animação (rolamento).

Estou tentando: Calcular a altura do Chão (Terreno) com a do Personagem, se for maior ou igual a X faz a animação.

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Resolvido Re: Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura

Mensagem por Fagner3Designer em Dom Ago 27, 2017 8:36 pm

@azool escreveu:Preciso fazer que meu PLAYER ao cair no Chão de  uma determinada altura ele execute uma animação (rolamento).

Estou tentando: Calcular a altura do Chão (Terreno) com a do Personagem, se for maior ou igual a X faz a animação.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ExampleClass : MonoBehaviour {
    void Update() {

        CharacterController Personagem= GetComponent<CharacterController>();
        if (Personagem.isGrounded){//checa se o personagem está em contato com o chão.

            temp = posicaoAtual;          //Armazena a posição atual
            ultimaPosicao = temp;        //Ultima posicao pega onde você estava quando tocou no chão pela ultima vez
            posicaoAtual = this.transform.position;        //Assim que toca de novo, a posicao atual recebe tua posição nesse momento
            if(posicaoAtual.y - ultimaPosicao.y > alturadeQueda){ // Se a diferenca da tua posicao antiga, com a atual for maior que X
                //ExecutaAnimação     
        }
       
    }
}
Eu usaria a função acima pra checar a cada momento se o personagem está em contato com o chão, e se estiver, armazenaria o tranform.position em uma variável
depois, assim que ele caísse, estaria em contato com o chão novamente, verificava se a posição atual, em relação com a ultima é maior que X, se for habilitaria a animação de rolagem.
Esse código é só um esboço da Ideia pra funcionar, crie as variáveis certinhas e respeite a Sintaxe que deve funcionar

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Resolvido Re: Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura

Mensagem por azool em Dom Ago 27, 2017 9:17 pm

Muito obrigado pelo esboço e explicação! Sou iniciante e tenho aprendido muito consultando este site.

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Resolvido Re: Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura

Mensagem por azool em Dom Ago 27, 2017 9:42 pm

Fiz o teste aqui, e não esta compilando, porque será? 

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class QuedaAnima : MonoBehaviour {
   public Vector3 temp;
   public Vector3 posicaoAtual;
   public Vector3 ultimaPosicao;
   public float alturadeQueda;


   void Update() {

      CharacterController ThirdPersonAnimatorController = GetComponent<CharacterController>();
      if (ThirdPersonAnimatorController.isGrounded){  //checa se o personagem está em contato com o chão.

         temp = posicaoAtual;          //Armazena a posição atual
         ultimaPosicao = temp;        //Ultima posicao pega onde você estava quando tocou no chão pela ultima vez
         posicaoAtual = this.transform.position;        //Assim que toca de novo, a posicao atual recebe tua posição nesse momento
         if(posicaoAtual.y - ultimaPosicao.y > alturadeQueda){ // Se a diferenca da tua posicao antiga, com a atual for maior que X
            //ExecutaAnimação



         }

      }
   }
}

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Resolvido Re: Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura

Mensagem por azool em Dom Ago 27, 2017 9:45 pm

Estava Dando erro, ai declarei como VECTOR 3,
mas quando coloco o Script no Personagem ou Cena da ERRO.

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Resolvido Re: Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura

Mensagem por Fagner3Designer em Dom Ago 27, 2017 9:49 pm

O script era apenas como esboço da ideia, não era funcional.
vou tentar fazer uma cena básica e funcional e posto aqui em breve.

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Resolvido Re: Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura

Mensagem por azool em Dom Ago 27, 2017 9:51 pm

@Fagner3Designer escreveu:O script era apenas como esboço da ideia, não era funcional.
vou tentar fazer uma cena básica e funcional e posto aqui em breve.
A sim, entendi.

Mas isso já ajudou a clarear minhas ideias, sou bem iniciante mesmo! Fico muito grato com sua ajuda. 
Abraço.

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Mensagem por Fagner3Designer em Dom Ago 27, 2017 10:57 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class Player : MonoBehaviour {
   public Vector3 posicaoAtual, ultimaPosicao, temp;
   public bool EstaNoChao;
   public float AlturaQueda;
   public Text textoAltura;
      
   void FixedUpdate(){
      ChecaPulo ();   //Testa a cada momento se pode calcular a altura da queda      
      }


   void OnTriggerExit(Collider terreno){//Se o objeto sair do chao, por queda ou pulo;
      if (terreno.gameObject.tag == "Terreno")//Sair do chao (objeto com a Tag terreno)
      {
         EstaNoChao = false;             //A variavel de controle ativa, para que não fique mudando de valor a todo momento
         ultimaPosicao.y = transform.position.y; //Ultimaposicao recebe o valor do tranform do Player
      }
      
   }
   void OnTriggerEnter(Collider terreno)//Quando tocar no terreno de novo(caiu)
   {
      posicaoAtual.y = transform.position.y; //Posicao atual recebe a posição que estava nesse momento
   }

   public void ChecaPulo(){
      
      if ((ultimaPosicao.y - posicaoAtual.y ) > AlturaQueda && EstaNoChao==false) {//Aqui checo se a altura é maior que a alturaQueda, ao mesmo tempo que só executa o codigo se a variavel de controle for falsa
         float temp = ultimaPosicao.y - posicaoAtual.y;// Guardo o valor da altura para usar no texto
         textoAltura.text = "Você caiu de: " + temp.ToString("F2")+" metros";//passando a altura pro texto;
         //Executa Animação
         EstaNoChao = true;//muda o valor para que não fique infinitamente executando esse código;
      }
      
   }
}
Bom, aqui está o código que fiz, veja os comentários e estude as funções. não use direto no seu projeto.
Segue em anexo uma cena que fiz usando esse script, dê uma olhada nela pra ver o que é necessário pro código funcionar.
Preste atenção que o "chão" da cena, precisa ter uma tag chamada "Terreno" para que o código funcione, e algum collider(aqui usei o box no chão e na rampa)
Link da cena:
ReconhecerQueda.zip
Versão da Unity 2017.1.0

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Mensagem por Fagner3Designer em Dom Ago 27, 2017 11:02 pm

Entendendo o Script, você pode fazer o dano ser proporcional a ALTURA, ou setar um limite maximo de queda para morrer, etc... vai da necessidade e criatividade.

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Mensagem por Fagner3Designer em Dom Ago 27, 2017 11:20 pm

Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura JRIVUP1
Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura Q5q5u6l
Cena Funcionando... Note que mudando a altura da rampa, a altura da queda é registrada de forma diferente.

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Resolvido Re: Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura

Mensagem por azool em Seg Ago 28, 2017 12:05 am

Uau! Muito Obrigado Novamente! 
Hoje o Domingo foi de Estudo e Pesquisa.

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Resolvido Re: Personagem acionar animação após cair / saltar de determinada altura

Mensagem por Fagner3Designer em Seg Ago 28, 2017 12:16 am

@azool escreveu:Uau! Muito Obrigado Novamente! 
Hoje o Domingo foi de Estudo e Pesquisa.
Disponha!  Smile  olhe atentamente o Inspector do meu Objeto Player. assim como as Tags utilizadas

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