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[RESOLVIDO] Inteligência Artificial (básica) - interação Rigidbody2D Collision

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Resolvido [RESOLVIDO] Inteligência Artificial (básica) - interação Rigidbody2D Collision

Mensagem por MatheusNani em Qui Ago 17, 2017 3:28 am

Boa noite pessoal, estou criando um jogo 2D, e estou querendo fazer com o que um Rigidbody2D ao colidir com uma parede este faça o caminho inverso.
Ex: O inimigo anda de forma automática da direita para a esquerda, ao colidir com uma parede este começa a andar para a direita.

Tentei da forma abaixo mas não funcionou..pensei que da forma que eu fiz iria funcionar, mas não está.
Poderiam me ajudar ?
agradeço desde já a ajuda.



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class move : MonoBehaviour
{

    private Rigidbody2D moveEnemy;
    public float enemyVelocity;

    void Awake()
    {
        moveEnemy = GetComponent<Rigidbody2D>();
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        // Spawn an enemy from Right to Left
        moveEnemy.velocity = new Vector3(enemyVelocity * -1, moveEnemy.velocity.y, 0f);

    }

    // OnCollisionEnter2D move Right
    void OnCollisionEnter2D(Collision2D other)
    {
        if (other.gameObject.tag == "Vertical") // wall
        {
            moveEnemy.velocity = new Vector3(enemyVelocity, moveEnemy.velocity.y, 0f);
        }

    }

}


Última edição por dstaroski em Qui Ago 17, 2017 1:12 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Resolvido)

MatheusNani
Iniciante
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Inteligência Artificial (básica) - interação Rigidbody2D Collision

Mensagem por dstaroski em Qui Ago 17, 2017 7:44 am

Bom dia cara!

Veja o que eu alterei, inseri uma booleana para chavear a mudança, sem a mesma o update sempre estará ativo e andando em uma direção:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Teste : MonoBehaviour
{

   private Rigidbody2D moveEnemy;
   public float enemyVelocity;
   private bool Inverter;

   void Awake()
   {
      Inverter = true;
      moveEnemy = GetComponent<Rigidbody2D>();
   }

   // Update is called once per frame
   void Update()
   {
      if (Inverter) {
         // Spawn an enemy from Right to Left
         moveEnemy.velocity = new Vector3 (enemyVelocity * -1, moveEnemy.velocity.y, 0f);
      } else {
         moveEnemy.velocity = new Vector3(enemyVelocity, moveEnemy.velocity.y, 0f);
      }

   }

   // OnCollisionEnter2D move Right
   void OnCollisionEnter2D(Collision2D other)
   {
      if (other.gameObject.tag == "Vertical") // wall
      {
         Inverter = false;
      }

   }

}
Reescreva o seu script com essas alterações, somente agora adapte ele conforme suas necessidades,

Abraço!
dstaroski
dstaroski
Instrutor

Masculino PONTOS : 4533
REPUTAÇÃO : 1106
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Áreas de atuação : Desenvolvedor .NET Jr. ,Téc. Hardware e Redes, Programação C#, Asp .NET, HTML, CSS, Unity 3D

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Inteligência Artificial (básica) - interação Rigidbody2D Collision

Mensagem por MatheusNani em Qui Ago 17, 2017 12:39 pm

Simples assim hahaha obrigado !

MatheusNani
Iniciante
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Inteligência Artificial (básica) - interação Rigidbody2D Collision

Mensagem por MatheusNani em Qui Ago 17, 2017 2:54 pm

Só pra registrar uma melhoria..onde se o inimigo colidir com uma parede andando da direita  para esquerda ele altera o sentido para direita, e caso ele bata em uma parede andando da esquerda para a direta ele altera o sentido para a esquerda.
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class move : MonoBehaviour
{

    private Rigidbody2D moveEnemy;
    public float enemyVelocity;
    private bool inverter;
    private bool changeInverter;

    void Awake()
    {
        inverter = true;
        changeInverter = false;
        moveEnemy = GetComponent<Rigidbody2D>();

    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        if (inverter)
        {
            moveEnemy.velocity = new Vector3(enemyVelocity * -1, moveEnemy.velocity.y, 0f);

        }
        else
        {
            moveEnemy.velocity = new Vector3(enemyVelocity, moveEnemy.velocity.y, 0f);

        }
    }

    void OnCollisionEnter2D(Collision2D other)
    {
        if (other.gameObject.tag == "Vertical" && !changeInverter)
        {
            inverter = false;
            changeInverter = true;
        }
        else
        {
            inverter = true;
            changeInverter = false;
        }

    }

}

MatheusNani
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