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por killeir Dom Jul 09, 2017 2:03 am
Eu sempre tive essa dúvida e nunca achei, quando o seu personagem(mais especificamente o FPS CONTROLLER) está em um lugar íngreme ele escorrega? Por favor me ajudem com isso;
Exemplo: O personagem está em uma montanha bem íngreme e ele escorrega e não consegue ficar subindo infinitamente.
desde já, agradeço! :D
killeir- Iniciante
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por Bruno Dom Jul 09, 2017 12:34 pm
O Rigibory Já Faz Isso Pra Vc
Bruno- ProgramadorMaster
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por rafaelllsd Dom Jul 09, 2017 3:56 pm
Crie um "Physic Material" e jogue no seu personagem (no colisor), no material que você criou deixe Dynamic friction, Static friction e Bounciness todos com valor 0.
API Physic Material:
https://docs.unity3d.com/Manual/class-PhysicMaterial.html
rafaelllsd- ProgramadorMaster
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por IanLuan Dom Jul 09, 2017 6:03 pm
Olha cara eu fiz uns testes com o fps controller aqui. Criei uma "rampa" quase reta, e meu fps controller não subia nela. Mas, se tu clicar no fps controller vai ver que no inspector vai ter a área chamada "character controller" e dentro dela a primeira opção é o "slope limit", ela vem por padrão 45 (eu n conseguia subir) aumentei para 100 e passei a conseguir subir. Esse slope limit é justamente o limite do Declive (ladeeira etc.) Tenta mexer nisso. Acho que ele não vai fazer o personagem "escorregar", mas já vai evitar que ele continue subindo em superfícies muito íngremes
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por MarcosSchultz Qui Jul 13, 2017 1:03 pm
IanLuan escreveu:Olha cara eu fiz uns testes com o fps controller aqui. Criei uma "rampa" quase reta, e meu fps controller não subia nela. Mas, se tu clicar no fps controller vai ver que no inspector vai ter a área chamada "character controller" e dentro dela a primeira opção é o "slope limit", ela vem por padrão 45 (eu n conseguia subir) aumentei para 100 e passei a conseguir subir. Esse slope limit é justamente o limite do Declive (ladeeira etc.) Tenta mexer nisso. Acho que ele não vai fazer o personagem "escorregar", mas já vai evitar que ele continue subindo em superfícies muito íngremes
Perfeito!
@@para fazer o personagem escorregar, tem que trocar o physics material do chão para algum que tenha pouco atrito
MarcosSchultz- Administrador
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por thzin Qui Jul 13, 2017 3:56 pm
como o IanLuan disse, o "Slope Limit" é o ângulo máximo que o fps controller pode subir, e se quiser que ele escorregue, só criar um colisor separado dos outros no chão(aonde você quer que ele escorregue) e adicionar um "physics material" com fricção zero nele.
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por Yuri Heinz Qui maio 21, 2020 4:52 pm
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Escorregar : MonoBehaviour
{
public bool InclinaçaoDetectada;
private Vector3 hitNormal; //orientation of the slope.
private Vector3 moveHorizontal = Vector3.zero;
private Vector3 moveGravity = Vector3.zero;
public float slideFriction = 0.3f; // ajusting the friction of the slope
public float velocidadeDeEscorregar;
public float gravity = 20.0f;
// Start is called before the first frame update
void Start()
{
}
// Update is called once per frame
void Update()
{
if (InclinaçaoDetectada == true)
{
moveHorizontal = new Vector3();
// escorregar ====================
moveHorizontal.x += (1f - hitNormal.y) * hitNormal.x * (velocidadeDeEscorregar - slideFriction);
moveHorizontal.z += (1f - hitNormal.y) * hitNormal.z * (velocidadeDeEscorregar - slideFriction);
// Gravidade =============================
if (transform.localScale.y > 1.5)
{
moveGravity.y -= (gravity * Time.deltaTime) * transform.localScale.y ;
}
else
{
moveGravity.y -= gravity * Time.deltaTime;
}
GetComponent<CharacterController>().Move(moveHorizontal * Time.deltaTime + moveGravity * Time.deltaTime);
}
else
{
}
InclinaçaoDetectada = !(Vector3.Angle(Vector3.up, hitNormal) <= GetComponent<CharacterController>().slopeLimit );
}
private void OnControllerColliderHit(ControllerColliderHit hit)
{
hitNormal = hit.normal;
}
}
eu criei esse script que fas o Character Controler deslisar, só que não esta funcionando como eu queria, existe outro metodo ? eu quero que quando o personagem chege perto da bord das montanhas ele escoregue e caia la em baixo, eu fis usando um rigd body tambem mas tem alguns bugs que não ficam legais
Yuri Heinz- Avançado
- PONTOS : 3365
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 27
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