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Como faço para que meu personagem ao subir em um lugar bem íngreme ele escorregue?

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DÚVIDA Como faço para que meu personagem ao subir em um lugar bem íngreme ele escorregue?

Mensagem por killeir em Dom Jul 09, 2017 2:03 am

Eu sempre tive essa dúvida e nunca achei, quando o seu personagem(mais especificamente o FPS CONTROLLER) está em um lugar íngreme ele escorrega? Por favor me ajudem com isso;

Exemplo: O personagem está em uma montanha bem íngreme e ele escorrega e não consegue ficar subindo infinitamente.

 desde já, agradeço!  :D

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DÚVIDA Re: Como faço para que meu personagem ao subir em um lugar bem íngreme ele escorregue?

Mensagem por Bruno em Dom Jul 09, 2017 12:34 pm

O Rigibory Já Faz Isso Pra Vc
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DÚVIDA Re: Como faço para que meu personagem ao subir em um lugar bem íngreme ele escorregue?

Mensagem por rafaelllsd em Dom Jul 09, 2017 3:56 pm

Crie um "Physic Material" e jogue no seu personagem (no colisor), no material que você criou deixe Dynamic friction, Static friction e Bounciness todos com valor 0.

API Physic Material:
https://docs.unity3d.com/Manual/class-PhysicMaterial.html
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DÚVIDA Re: Como faço para que meu personagem ao subir em um lugar bem íngreme ele escorregue?

Mensagem por IanLuan em Dom Jul 09, 2017 6:03 pm

Olha cara eu fiz uns testes com o fps controller aqui. Criei uma "rampa" quase reta, e meu fps controller não subia nela. Mas, se tu clicar no fps controller vai ver que no inspector vai ter a área chamada "character controller" e dentro dela a primeira opção é o "slope limit", ela vem por padrão 45 (eu n conseguia subir) aumentei para 100 e passei a conseguir subir. Esse slope limit é justamente o limite do Declive (ladeeira etc.) Tenta mexer nisso. Acho que ele não vai fazer o personagem "escorregar", mas já vai evitar que ele continue subindo em superfícies muito íngremes
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DÚVIDA Re: Como faço para que meu personagem ao subir em um lugar bem íngreme ele escorregue?

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 13, 2017 1:03 pm

@IanLuan escreveu:Olha cara eu fiz uns testes com o fps controller aqui. Criei uma "rampa" quase reta, e meu fps controller não subia nela. Mas, se tu clicar no fps controller vai ver que no inspector vai ter a área chamada "character controller" e dentro dela a primeira opção é o "slope limit", ela vem por padrão 45 (eu n conseguia subir) aumentei para 100 e passei a conseguir subir. Esse slope limit é justamente o limite do Declive (ladeeira etc.) Tenta mexer nisso. Acho que ele não vai fazer o personagem "escorregar", mas já vai evitar que ele continue subindo em superfícies muito íngremes


Perfeito!

@@para fazer o personagem escorregar, tem que trocar o physics material do chão para algum que tenha pouco atrito
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DÚVIDA Re: Como faço para que meu personagem ao subir em um lugar bem íngreme ele escorregue?

Mensagem por thzin em Qui Jul 13, 2017 3:56 pm

como o IanLuan disse, o "Slope Limit" é o ângulo máximo que o fps controller pode subir, e se quiser que ele escorregue, só criar um colisor separado dos outros no chão(aonde você quer que ele escorregue) e adicionar um "physics material" com fricção zero nele.

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DÚVIDA Re: Como faço para que meu personagem ao subir em um lugar bem íngreme ele escorregue?

Mensagem por Yuri Heinz em Qui Maio 21, 2020 4:52 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Escorregar : MonoBehaviour
{


    public bool InclinaçaoDetectada;
   
    private Vector3 hitNormal; //orientation of the slope.
    private Vector3 moveHorizontal = Vector3.zero;
    private Vector3 moveGravity = Vector3.zero;
    public float slideFriction = 0.3f; // ajusting the friction of the slope
    public float velocidadeDeEscorregar;
    public float gravity = 20.0f;
    // Start is called before the first frame update

    void Start()
    {
     
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {


       
         
         
        if (InclinaçaoDetectada == true)
        {
         
            moveHorizontal = new Vector3();
            // escorregar ====================

            moveHorizontal.x += (1f - hitNormal.y) * hitNormal.x * (velocidadeDeEscorregar - slideFriction);
            moveHorizontal.z += (1f - hitNormal.y) * hitNormal.z * (velocidadeDeEscorregar - slideFriction);

            // Gravidade =============================
            if (transform.localScale.y > 1.5)
            {
                moveGravity.y -= (gravity * Time.deltaTime) * transform.localScale.y ;

            }
            else
            {
                moveGravity.y -= gravity * Time.deltaTime;
            }

         


            GetComponent<CharacterController>().Move(moveHorizontal * Time.deltaTime + moveGravity * Time.deltaTime);
        }
        else
        {
       
         
        }
                             
        InclinaçaoDetectada = !(Vector3.Angle(Vector3.up, hitNormal) <= GetComponent<CharacterController>().slopeLimit );

    }
    private void OnControllerColliderHit(ControllerColliderHit hit)
    {
        hitNormal = hit.normal;
    }


}
eu criei esse script que fas o Character Controler deslisar, só que não esta funcionando como eu queria, existe outro metodo ? eu quero que quando o personagem chege perto da bord das montanhas ele escoregue e caia la em baixo, eu fis usando um rigd body tambem mas tem alguns bugs que não ficam legais
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