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[TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Qua Ago 05, 2015 3:21 pm

Fala galera, neste tutorial estou trazendo um metodo bastante simples para fazer um laser na Unity 5...

Vídeo explicando como fazer:





Script utilizado no vídeo:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
 public Color corLaser = Color.red;
 public int DistanciaDoLaser = 100;
 public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
 private GameObject luzColisao;
 void Start () {
 luzColisao = new GameObject ();
 luzColisao.AddComponent<Light> ();
 luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
 luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
 luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraFinal * 2;
 luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
 //
 LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
 lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
 lineRenderer.SetColors (corLaser, corLaser);
 lineRenderer.SetWidth (LarguraInicial, LarguraFinal);
 lineRenderer.SetVertexCount (2);
 }
 void Update () {
 Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
 RaycastHit PontoDeColisao;
 if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser)) {
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
 float distancia = Vector3.Distance(transform.position,PontoDeColisao.point)-0.03f;
 luzColisao.transform.position = transform.position + transform.forward*distancia;
 } else {
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
 luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
 }
 }
}


Básicamente basta jogar o script no objeto que representa o Laser e já irá funcionar 100% :D


OBS: Não se esqueçam de ir em  Edit > Project Settings > Graphics e adicionar o shader "Particles/Additive" na lista always, para evitar erros na hora de compilar...


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:19 pm, editado 5 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por liloc32 Qui Ago 06, 2015 12:18 am

eu queria apertar f e o laser aparecer tem como?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Sex Ago 07, 2015 12:50 am

Basta criar uma variavel booleana e colocar todos os comandos do laser dentro de um if com ela...

depois fazer um comando para ativar e desativar a variavel com a letra F...

o script fica assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
   public Color corLaser = Color.red;
   public int DistanciaDoLaser = 100;
   public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
   private GameObject luzColisao;
   private Vector3 posicLuz;
   private bool ligado;
   void Start () {
      luzColisao = new GameObject ();
      luzColisao.AddComponent<Light> ();
      luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraFinal * 2;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
      posicLuz = new Vector3 (0, 0, LarguraFinal);
      //
      LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
      lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
      lineRenderer.SetColors (corLaser, corLaser);
      lineRenderer.SetWidth (LarguraInicial, LarguraFinal);
      lineRenderer.SetVertexCount (2);
   }
   void Update () {
      if (ligado == true) {
         luzColisao.SetActive(true);
         Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
         RaycastHit PontoDeColisao;
         if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser)) {
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
            luzColisao.transform.position = (PontoDeColisao.point - posicLuz);
         } else {
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
            luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
         }
      } else {
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, transform.position);
         luzColisao.SetActive(false);
      }
      if (Input.GetKeyDown ("f")) {
         ligado = !ligado;
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz Ter Out 13, 2015 3:10 am

tem um problema, o Luz do lazer so aparece na direção de uma parede no eixo 0
acho que a solução seria agrupar os objetos criados.


[img][TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5 21ayfsz[/img]

[img][TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5 Zbhhd[/img]

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz Ter Out 13, 2015 3:16 am

o problema ta na hora que rotaciona o lazer, dai ela subtrai a posição, mas sempre no mesmo eixo

ta nessa linha aqui, tem que mudar alguma coisa
LuzColisao.transform.position = (PontoDeColisao.point - posicLuz);

linha 33 no seu código,


estou assistindo aos tutoriais de C# queria aprender mais sobre instanciar objetos, muito bom trabalho abraço
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Ter Out 13, 2015 12:37 pm

Hmm, não tinha reparado nisto...

Uma solução simples é fazer uma filiação da luz dando um transform.parent na camera. Ai não tem erro.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz Qua Out 14, 2015 4:01 am

LuzColisao.transform.parent ;

Ficaria assim a linha ?, dai criaria o objeto luz como objeto filho.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz Qua Out 14, 2015 8:06 pm

não sei se vc percebeu, mas eu sou burro, não to conseguindo filiar o objeto.
manda o código do transform.parent
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Qua Out 14, 2015 11:04 pm

Acabei fazendo uma pequena correção no script original... Agora está 100% ( más não se esqueçam de ir em  Edit > Project Settings > Graphics e adicionar o shader "Particles/Additive" na lista always, para evitar erros...)


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
   public Color corLaser = Color.red;
   public int DistanciaDoLaser = 100;
   public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
   private GameObject luzColisao;
   void Start () {
      luzColisao = new GameObject ();
      luzColisao.AddComponent<Light> ();
      luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraFinal * 2;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
      //
      LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
      lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
      lineRenderer.SetColors (corLaser, corLaser);
      lineRenderer.SetWidth (LarguraInicial, LarguraFinal);
      lineRenderer.SetVertexCount (2);
   }
   void Update () {
      Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
      RaycastHit PontoDeColisao;
      if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser)) {
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
         float distancia = Vector3.Distance(transform.position,PontoDeColisao.point)-0.03f;
         luzColisao.transform.position = transform.position + transform.forward*distancia;
      } else {
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
         luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por exgame2016 Qui Out 13, 2016 8:58 pm

Ola dinovo kkk... Como faco para add 3 quantidade de tempo nesse script...
Sendo eles...
Inicio = começa desativado e depois de 1s ( ou menos ) ativa novamente.
Reload = desativa o laser quando apertar Input.GetKey("r") e depois de um certo tempo ativa novamente.
Mira = desativa quando apertar GetButton("Fire2") e ativa novamente depois q soltar o mesmo...

Eu sei q é pedir de mais, só q vcs manja da parada, então se poder me ajudar Ficarei muito grato.

Desde já agradeço a todos e Parabéns pelo site...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Dom Out 16, 2016 9:46 pm

@exgame2016 escreveu:Ola dinovo kkk... Como faco para add 3 quantidade de tempo nesse script...
Sendo eles...
Inicio = começa desativado e depois de 1s ( ou menos ) ativa novamente.
Reload = desativa o laser quando apertar Input.GetKey("r") e depois de um certo tempo ativa novamente.
Mira = desativa quando apertar GetButton("Fire2") e ativa novamente depois q soltar o mesmo...

Eu sei q é pedir de mais, só q vcs manja da parada, então se poder me ajudar Ficarei muito grato.

Desde já agradeço a todos e Parabéns pelo site...

Tem como criar um tópico específico para esta dúvida, postando o script como você está utilizando e tudo mais?

É uma implementação simples, usando IENumerator.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por osiasbezerra Dom Ago 19, 2018 7:28 pm

Atualizando o código, pois alguns métodos ficaram obsoletos.
Obs: já começa com o laser ligado.

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class FAZERLASER : MonoBehaviour {

    //adiciona 
    //OBS: Não se esqueçam de ir em  Edit > Project Settings > Graphics e adicionar 
    //    o shader "Particles/Additive" na lista always, para evitar erros na hora de compilar...


    public Color corLaser = Color.red;

    public Color corLaserf = Color.blue;


    public int DistanciaDoLaser = 100;


    
    public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;

    private GameObject luzColisao;
    private Vector3 posicLuz;
    private bool ligado=true;
    void Start()
    {
        luzColisao = new GameObject();
        luzColisao.AddComponent<Light>();
        luzColisao.GetComponent<Light>().intensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().bounceIntensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().range = LarguraFinal * 2;
        luzColisao.GetComponent<Light>().color = corLaser;
        posicLuz = new Vector3(0, 0, LarguraFinal);
        //
        LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer>();



        lineRenderer.material = new Material(Shader.Find("Particles/Additive"));



        //obsoletos
        http://lineRenderer.SetColors(corLaser, corLaser);
        http://lineRenderer.SetWidth(LarguraInicial, LarguraFinal);
        http://lineRenderer.SetVertexCount(2);

        //mudar para:


        lineRenderer.startColor = corLaser;
        lineRenderer.endColor = corLaserf;
        lineRenderer.startWidth = LarguraInicial;
        lineRenderer.endWidth = LarguraFinal;
        lineRenderer.positionCount = 2;





    }
    void Update()
    {
        if (ligado)
        {
            luzColisao.SetActive(true);
            Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
            RaycastHit PontoDeColisao;
            if (Physics.Raycast(transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser))
            {
                GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
                GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoDeColisao.point);
                luzColisao.transform.position = (PontoDeColisao.point - posicLuz);
            }
            else
            {
                GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
                GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoFinalDoLaser);
                luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
            }
        }
        else
        {
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, transform.position);
            luzColisao.SetActive(false);
        }
        if (Input.GetKeyDown("f"))
        {
            ligado = !ligado;
        }
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por osiasbezerra Dom Ago 19, 2018 7:31 pm

Crédito total do MArcos Schultz Smile Smile Smile

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 Seg Set 10, 2018 6:11 pm

como usa em 2d, eu fiz uns ajustes pra ver se pega em 2d, mais a cor fica sempre branca na aba game e na scene fica com a cor escolhida.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mecanicas : MonoBehaviour
{
    public Color corLaser = Color.red;
    public int DistanciaDoLaser = 100;
    public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
    private GameObject luzColisao;
    public LineRenderer lineRenderer;
    void Start()
    {
        luzColisao = new GameObject();
        luzColisao.AddComponent<Light>();
        luzColisao.GetComponent<Light>().intensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().bounceIntensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().range = LarguraFinal * 2;
        luzColisao.GetComponent<Light>().color = corLaser;
        //
        lineRenderer.material = new Material(Shader.Find("Particles/Additive"));
        lineRenderer.SetColors(corLaser, corLaser);
        lineRenderer.SetWidth(LarguraInicial, LarguraFinal);
        lineRenderer.SetVertexCount(2);
    }
    void Update()
    {
        Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.right * DistanciaDoLaser;
        RaycastHit2D PontoDeColisao = Physics2D.Raycast(transform.position, transform.right, DistanciaDoLaser);
        if (PontoDeColisao.collider != null)
        {
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoDeColisao.point);
            float distancia = Vector3.Distance(transform.position, PontoDeColisao.point) - 0.03f;
            luzColisao.transform.position = transform.position + transform.right * distancia;
        }
        else
        {
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoFinalDoLaser);
            luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
        }
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 Seg Set 10, 2018 6:23 pm

@Eduardoro39 escreveu:como usa em 2d, eu fiz uns ajustes pra ver se pega em 2d, mais a cor fica sempre branca

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mecanicas : MonoBehaviour
{
    public Color corLaser = Color.red;
    public int DistanciaDoLaser = 100;
    public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
    private GameObject luzColisao;
    public LineRenderer lineRenderer;
    void Start()
    {
        luzColisao = new GameObject();
        luzColisao.AddComponent<Light>();
        luzColisao.GetComponent<Light>().intensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().bounceIntensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().range = LarguraFinal * 2;
        luzColisao.GetComponent<Light>().color = corLaser;
        //
        lineRenderer.material = new Material(Shader.Find("Particles/Additive"));
        lineRenderer.SetColors(corLaser, corLaser);
        lineRenderer.SetWidth(LarguraInicial, LarguraFinal);
        lineRenderer.SetVertexCount(2);
    }
    void Update()
    {
        Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.right * DistanciaDoLaser;
        RaycastHit2D PontoDeColisao = Physics2D.Raycast(transform.position, transform.right, DistanciaDoLaser);
        if (PontoDeColisao.collider != null)
        {
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoDeColisao.point);
            float distancia = Vector3.Distance(transform.position, PontoDeColisao.point) - 0.03f;
            luzColisao.transform.position = transform.position + transform.right * distancia;
        }
        else
        {
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoFinalDoLaser);
            luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
        }
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 Ter Set 11, 2018 12:01 pm

Desculpe eu achei q estava editando mais reenviei o topico Edit: laser nao aparece com cor

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Ter Set 11, 2018 7:58 pm

Para 2D o sistema é o mesmo, apenas utilize a mesma largura inicial do que a largura final (sugiro 0.1). 

Quanto a cor estar branca, eu precisaria de alguma print para ver do que se trata
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 Ter Set 11, 2018 11:39 pm

http://prntscr.com/ktd46t e essa tambem http://prntscr.com/ktd4h0

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Qua Set 12, 2018 12:23 am

Tente isto, deve funcionar:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
   //
   //Feito na Unity 2017.1 por (schultzgames.com). Adaptação para 2D
   //
   public Color corLaser = Color.red;
   public int DistanciaDoLaser = 100;
   public float LarguraDoLaser = 0.1f;
   public bool usarLuz = false;

   GameObject luzColisao;
   LineRenderer lineRenderer;
   RaycastHit2D PontoDeColisao;
   Vector2 PontoFinalDoLaser;
   float distancia;

   void Start () {
      if (usarLuz) {
         luzColisao = new GameObject ("Luz Laser");
         luzColisao.AddComponent<Light> ();
         luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
         luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
         luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraDoLaser * 2;
         luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
      }
      //
      lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
      lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
      lineRenderer.startColor = corLaser;
      lineRenderer.endColor = corLaser;
      lineRenderer.startWidth = LarguraDoLaser;
      lineRenderer.endWidth = LarguraDoLaser;
      lineRenderer.material.SetColor("_TintColor", corLaser);
      lineRenderer.positionCount = 2;
      lineRenderer.sharedMaterial.color = corLaser;
   }

   void Update () {
      PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.right * DistanciaDoLaser;
      PontoDeColisao = Physics2D.Raycast (transform.position, transform.right, DistanciaDoLaser);
      if (PontoDeColisao.collider != null) {
         lineRenderer.SetPosition (0, transform.position);
         lineRenderer.SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
         if (usarLuz) {
            distancia = Vector2.Distance (transform.position, PontoDeColisao.point) - 0.03f;
            luzColisao.transform.position = transform.position + transform.right * distancia;
         }
      } else {
         lineRenderer.SetPosition (0, transform.position);
         lineRenderer.SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
         if (usarLuz) {
            luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
         }
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 Qua Set 12, 2018 12:34 am

o laser só ficou com a cor na aba scene print: http://prntscr.com/ktdgmv

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Qua Set 12, 2018 1:12 am

Estranho, a instância do seu Shader "Particles/Additive" não está recebendo a cor. Talvez seja por causa da versão da Unity.

Vou tentar ver depois se trocar o _TintColor por apenas _Color resolve
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Qua Set 12, 2018 2:40 am

Vou precisar do projeto dessa sua cena ai...

Aqui eu criei um projeto na 2018.2 e funciona tudo normal
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 Qua Set 12, 2018 12:30 pm

mandei o download do projeto no privado

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Qua Set 12, 2018 7:40 pm

Ok, o Shader não funciona muito bem em 2D. Tente isto:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour
{
    //
    //Feito na Unity 2017.1 por (schultzgames.com). Adaptação para 2D
    //
    public Color corLaser = Color.red;
    public int DistanciaDoLaser = 100;
    public float LarguraDoLaser = 0.1f;
    public bool usarLuz = false;

    GameObject luzColisao;
    LineRenderer lineRenderer;
    RaycastHit2D PontoDeColisao;
    Vector2 PontoFinalDoLaser;
    float distancia;

    void Start()
    {
        if (usarLuz)
        {
            luzColisao = new GameObject("Luz Laser");
            luzColisao.AddComponent<Light>();
            luzColisao.GetComponent<Light>().intensity = 8;
            luzColisao.GetComponent<Light>().bounceIntensity = 8;
            luzColisao.GetComponent<Light>().range = LarguraDoLaser * 2;
            luzColisao.GetComponent<Light>().color = corLaser;
        }
        //
        lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer>();
        lineRenderer.material = new Material(Shader.Find("Unlit/Color"));
        lineRenderer.startColor = corLaser;
        lineRenderer.endColor = corLaser;
        lineRenderer.startWidth = LarguraDoLaser;
        lineRenderer.endWidth = LarguraDoLaser;
        lineRenderer.material.SetColor("_Color", corLaser);
        lineRenderer.positionCount = 2;
        lineRenderer.sharedMaterial.color = corLaser;
    }

    void Update()
    {
        PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.right * DistanciaDoLaser;
        PontoDeColisao = Physics2D.Raycast(transform.position, transform.right, DistanciaDoLaser);
        if (PontoDeColisao.collider != null)
        {
            lineRenderer.SetPosition(0, transform.position);
            lineRenderer.SetPosition(1, PontoDeColisao.point);
            if (usarLuz)
            {
                distancia = Vector2.Distance(transform.position, PontoDeColisao.point) - 0.03f;
                luzColisao.transform.position = transform.position + transform.right * distancia;
            }
        }
        else
        {
            lineRenderer.SetPosition(0, transform.position);
            lineRenderer.SetPosition(1, PontoFinalDoLaser);
            if (usarLuz)
            {
                luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
            }
        }
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 Qua Set 12, 2018 10:43 pm

A linha não aparece agora na aba game , mais na aba scene ta com cor , sera que é porque eu atualizei pra Unity 2018.2.7?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Qua Set 12, 2018 11:06 pm

@Eduardoro39 escreveu:A linha não aparece agora na aba game , mais na aba scene ta com cor , sera que é porque eu atualizei pra Unity 2018.2.7?

Acredito que não.

Você não esta de repente com problemas no eixo Z ,onde a linha está ficando atrás dos sprites?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 Qua Set 12, 2018 11:14 pm

Não eu ate desativei os sprite pra ver a linha mas ainda nao vejo nada

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 Qua Set 12, 2018 11:25 pm

Consegui resolver eu mudei a camera para perspective e depois voltei em ortografic ai dei play e apareceu

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 Qua Set 12, 2018 11:40 pm

A não foi o que você falou,foi porque eu diminui o Z ai apareceu do outro lado

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por wagnercaragua Sex Maio 15, 2020 12:48 am

Usei este script e blz, mas os personagens não estão sendo detectados pelo raycast...sabe dizer por que?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz Dom Maio 17, 2020 5:53 pm

@wagnercaragua escreveu:Usei este script e blz, mas os personagens não estão sendo detectados pelo raycast...sabe dizer por que?

Provavelmente por que o Player está em alguma layer tipo "IgnoreRaycast" ou por que ele não possui colisor... Ou o colisor é um meshCollider não convexo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por walney Seg Fev 01, 2021 9:38 am

@osiasbezerra escreveu:Crédito total do MArcos Schultz Smile Smile Smile
Olá estou estudando para criar um game parecido com guitar hero, estava aqui pensando, quando tem as notas musicais, umas tem duração rápida, outras duração maior, no jogo original, elas tem uma linha que devemos ficar apertando conforme a duração da nota dentro da musica, alguém tem ideia de como ser feito isso ?

pois não poderia ser usado o drawline, ? mais como saber o inicio de uma nota e o final dela ? dentro de uma melodia ? e pode mais notas, desde já obrigado

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