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[TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Ago 05, 2015 3:21 pm

Fala galera, neste tutorial estou trazendo um metodo bastante simples para fazer um laser na Unity 5...

Vídeo explicando como fazer:





Script utilizado no vídeo:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
 public Color corLaser = Color.red;
 public int DistanciaDoLaser = 100;
 public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
 private GameObject luzColisao;
 void Start () {
 luzColisao = new GameObject ();
 luzColisao.AddComponent<Light> ();
 luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
 luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
 luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraFinal * 2;
 luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
 //
 LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
 lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
 lineRenderer.SetColors (corLaser, corLaser);
 lineRenderer.SetWidth (LarguraInicial, LarguraFinal);
 lineRenderer.SetVertexCount (2);
 }
 void Update () {
 Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
 RaycastHit PontoDeColisao;
 if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser)) {
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
 float distancia = Vector3.Distance(transform.position,PontoDeColisao.point)-0.03f;
 luzColisao.transform.position = transform.position + transform.forward*distancia;
 } else {
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
 luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
 }
 }
}


Básicamente basta jogar o script no objeto que representa o Laser e já irá funcionar 100% :D


OBS: Não se esqueçam de ir em  Edit > Project Settings > Graphics e adicionar o shader "Particles/Additive" na lista always, para evitar erros na hora de compilar...


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:19 pm, editado 5 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por liloc32 em Qui Ago 06, 2015 12:18 am

eu queria apertar f e o laser aparecer tem como?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Ago 07, 2015 12:50 am

Basta criar uma variavel booleana e colocar todos os comandos do laser dentro de um if com ela...

depois fazer um comando para ativar e desativar a variavel com a letra F...

o script fica assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
   public Color corLaser = Color.red;
   public int DistanciaDoLaser = 100;
   public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
   private GameObject luzColisao;
   private Vector3 posicLuz;
   private bool ligado;
   void Start () {
      luzColisao = new GameObject ();
      luzColisao.AddComponent<Light> ();
      luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraFinal * 2;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
      posicLuz = new Vector3 (0, 0, LarguraFinal);
      //
      LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
      lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
      lineRenderer.SetColors (corLaser, corLaser);
      lineRenderer.SetWidth (LarguraInicial, LarguraFinal);
      lineRenderer.SetVertexCount (2);
   }
   void Update () {
      if (ligado == true) {
         luzColisao.SetActive(true);
         Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
         RaycastHit PontoDeColisao;
         if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser)) {
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
            luzColisao.transform.position = (PontoDeColisao.point - posicLuz);
         } else {
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
            luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
         }
      } else {
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, transform.position);
         luzColisao.SetActive(false);
      }
      if (Input.GetKeyDown ("f")) {
         ligado = !ligado;
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz em Ter Out 13, 2015 3:10 am

tem um problema, o Luz do lazer so aparece na direção de uma parede no eixo 0
acho que a solução seria agrupar os objetos criados.


[img][TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5 21ayfsz[/img]

[img][TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5 Zbhhd[/img]

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz em Ter Out 13, 2015 3:16 am

o problema ta na hora que rotaciona o lazer, dai ela subtrai a posição, mas sempre no mesmo eixo

ta nessa linha aqui, tem que mudar alguma coisa
LuzColisao.transform.position = (PontoDeColisao.point - posicLuz);

linha 33 no seu código,


estou assistindo aos tutoriais de C# queria aprender mais sobre instanciar objetos, muito bom trabalho abraço
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Out 13, 2015 12:37 pm

Hmm, não tinha reparado nisto...

Uma solução simples é fazer uma filiação da luz dando um transform.parent na camera. Ai não tem erro.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz em Qua Out 14, 2015 4:01 am

LuzColisao.transform.parent ;

Ficaria assim a linha ?, dai criaria o objeto luz como objeto filho.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz em Qua Out 14, 2015 8:06 pm

não sei se vc percebeu, mas eu sou burro, não to conseguindo filiar o objeto.
manda o código do transform.parent
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Out 14, 2015 11:04 pm

Acabei fazendo uma pequena correção no script original... Agora está 100% ( más não se esqueçam de ir em  Edit > Project Settings > Graphics e adicionar o shader "Particles/Additive" na lista always, para evitar erros...)


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
   public Color corLaser = Color.red;
   public int DistanciaDoLaser = 100;
   public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
   private GameObject luzColisao;
   void Start () {
      luzColisao = new GameObject ();
      luzColisao.AddComponent<Light> ();
      luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraFinal * 2;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
      //
      LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
      lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
      lineRenderer.SetColors (corLaser, corLaser);
      lineRenderer.SetWidth (LarguraInicial, LarguraFinal);
      lineRenderer.SetVertexCount (2);
   }
   void Update () {
      Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
      RaycastHit PontoDeColisao;
      if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser)) {
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
         float distancia = Vector3.Distance(transform.position,PontoDeColisao.point)-0.03f;
         luzColisao.transform.position = transform.position + transform.forward*distancia;
      } else {
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
         luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por exgame2016 em Qui Out 13, 2016 8:58 pm

Ola dinovo kkk... Como faco para add 3 quantidade de tempo nesse script...
Sendo eles...
Inicio = começa desativado e depois de 1s ( ou menos ) ativa novamente.
Reload = desativa o laser quando apertar Input.GetKey("r") e depois de um certo tempo ativa novamente.
Mira = desativa quando apertar GetButton("Fire2") e ativa novamente depois q soltar o mesmo...

Eu sei q é pedir de mais, só q vcs manja da parada, então se poder me ajudar Ficarei muito grato.

Desde já agradeço a todos e Parabéns pelo site...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Out 16, 2016 9:46 pm

@exgame2016 escreveu:Ola dinovo kkk... Como faco para add 3 quantidade de tempo nesse script...
Sendo eles...
Inicio = começa desativado e depois de 1s ( ou menos ) ativa novamente.
Reload = desativa o laser quando apertar Input.GetKey("r") e depois de um certo tempo ativa novamente.
Mira = desativa quando apertar GetButton("Fire2") e ativa novamente depois q soltar o mesmo...

Eu sei q é pedir de mais, só q vcs manja da parada, então se poder me ajudar Ficarei muito grato.

Desde já agradeço a todos e Parabéns pelo site...

Tem como criar um tópico específico para esta dúvida, postando o script como você está utilizando e tudo mais?

É uma implementação simples, usando IENumerator.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por osiasbezerra em Dom Ago 19, 2018 7:28 pm

Atualizando o código, pois alguns métodos ficaram obsoletos.
Obs: já começa com o laser ligado.

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class FAZERLASER : MonoBehaviour {

    //adiciona 
    //OBS: Não se esqueçam de ir em  Edit > Project Settings > Graphics e adicionar 
    //    o shader "Particles/Additive" na lista always, para evitar erros na hora de compilar...


    public Color corLaser = Color.red;

    public Color corLaserf = Color.blue;


    public int DistanciaDoLaser = 100;


    
    public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;

    private GameObject luzColisao;
    private Vector3 posicLuz;
    private bool ligado=true;
    void Start()
    {
        luzColisao = new GameObject();
        luzColisao.AddComponent<Light>();
        luzColisao.GetComponent<Light>().intensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().bounceIntensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().range = LarguraFinal * 2;
        luzColisao.GetComponent<Light>().color = corLaser;
        posicLuz = new Vector3(0, 0, LarguraFinal);
        //
        LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer>();



        lineRenderer.material = new Material(Shader.Find("Particles/Additive"));



        //obsoletos
        http://lineRenderer.SetColors(corLaser, corLaser);
        http://lineRenderer.SetWidth(LarguraInicial, LarguraFinal);
        http://lineRenderer.SetVertexCount(2);

        //mudar para:


        lineRenderer.startColor = corLaser;
        lineRenderer.endColor = corLaserf;
        lineRenderer.startWidth = LarguraInicial;
        lineRenderer.endWidth = LarguraFinal;
        lineRenderer.positionCount = 2;





    }
    void Update()
    {
        if (ligado)
        {
            luzColisao.SetActive(true);
            Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
            RaycastHit PontoDeColisao;
            if (Physics.Raycast(transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser))
            {
                GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
                GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoDeColisao.point);
                luzColisao.transform.position = (PontoDeColisao.point - posicLuz);
            }
            else
            {
                GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
                GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoFinalDoLaser);
                luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
            }
        }
        else
        {
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, transform.position);
            luzColisao.SetActive(false);
        }
        if (Input.GetKeyDown("f"))
        {
            ligado = !ligado;
        }
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por osiasbezerra em Dom Ago 19, 2018 7:31 pm

Crédito total do MArcos Schultz Smile Smile Smile

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 em Seg Set 10, 2018 6:11 pm

como usa em 2d, eu fiz uns ajustes pra ver se pega em 2d, mais a cor fica sempre branca na aba game e na scene fica com a cor escolhida.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mecanicas : MonoBehaviour
{
    public Color corLaser = Color.red;
    public int DistanciaDoLaser = 100;
    public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
    private GameObject luzColisao;
    public LineRenderer lineRenderer;
    void Start()
    {
        luzColisao = new GameObject();
        luzColisao.AddComponent<Light>();
        luzColisao.GetComponent<Light>().intensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().bounceIntensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().range = LarguraFinal * 2;
        luzColisao.GetComponent<Light>().color = corLaser;
        //
        lineRenderer.material = new Material(Shader.Find("Particles/Additive"));
        lineRenderer.SetColors(corLaser, corLaser);
        lineRenderer.SetWidth(LarguraInicial, LarguraFinal);
        lineRenderer.SetVertexCount(2);
    }
    void Update()
    {
        Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.right * DistanciaDoLaser;
        RaycastHit2D PontoDeColisao = Physics2D.Raycast(transform.position, transform.right, DistanciaDoLaser);
        if (PontoDeColisao.collider != null)
        {
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoDeColisao.point);
            float distancia = Vector3.Distance(transform.position, PontoDeColisao.point) - 0.03f;
            luzColisao.transform.position = transform.position + transform.right * distancia;
        }
        else
        {
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoFinalDoLaser);
            luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
        }
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 em Seg Set 10, 2018 6:23 pm

@Eduardoro39 escreveu:como usa em 2d, eu fiz uns ajustes pra ver se pega em 2d, mais a cor fica sempre branca

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mecanicas : MonoBehaviour
{
    public Color corLaser = Color.red;
    public int DistanciaDoLaser = 100;
    public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
    private GameObject luzColisao;
    public LineRenderer lineRenderer;
    void Start()
    {
        luzColisao = new GameObject();
        luzColisao.AddComponent<Light>();
        luzColisao.GetComponent<Light>().intensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().bounceIntensity = 8;
        luzColisao.GetComponent<Light>().range = LarguraFinal * 2;
        luzColisao.GetComponent<Light>().color = corLaser;
        //
        lineRenderer.material = new Material(Shader.Find("Particles/Additive"));
        lineRenderer.SetColors(corLaser, corLaser);
        lineRenderer.SetWidth(LarguraInicial, LarguraFinal);
        lineRenderer.SetVertexCount(2);
    }
    void Update()
    {
        Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.right * DistanciaDoLaser;
        RaycastHit2D PontoDeColisao = Physics2D.Raycast(transform.position, transform.right, DistanciaDoLaser);
        if (PontoDeColisao.collider != null)
        {
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoDeColisao.point);
            float distancia = Vector3.Distance(transform.position, PontoDeColisao.point) - 0.03f;
            luzColisao.transform.position = transform.position + transform.right * distancia;
        }
        else
        {
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, PontoFinalDoLaser);
            luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
        }
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 em Ter Set 11, 2018 12:01 pm

Desculpe eu achei q estava editando mais reenviei o topico Edit: laser nao aparece com cor

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Set 11, 2018 7:58 pm

Para 2D o sistema é o mesmo, apenas utilize a mesma largura inicial do que a largura final (sugiro 0.1). 

Quanto a cor estar branca, eu precisaria de alguma print para ver do que se trata
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 em Ter Set 11, 2018 11:39 pm

http://prntscr.com/ktd46t e essa tambem http://prntscr.com/ktd4h0

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 12, 2018 12:23 am

Tente isto, deve funcionar:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
   //
   //Feito na Unity 2017.1 por (schultzgames.com). Adaptação para 2D
   //
   public Color corLaser = Color.red;
   public int DistanciaDoLaser = 100;
   public float LarguraDoLaser = 0.1f;
   public bool usarLuz = false;

   GameObject luzColisao;
   LineRenderer lineRenderer;
   RaycastHit2D PontoDeColisao;
   Vector2 PontoFinalDoLaser;
   float distancia;

   void Start () {
      if (usarLuz) {
         luzColisao = new GameObject ("Luz Laser");
         luzColisao.AddComponent<Light> ();
         luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
         luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
         luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraDoLaser * 2;
         luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
      }
      //
      lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
      lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
      lineRenderer.startColor = corLaser;
      lineRenderer.endColor = corLaser;
      lineRenderer.startWidth = LarguraDoLaser;
      lineRenderer.endWidth = LarguraDoLaser;
      lineRenderer.material.SetColor("_TintColor", corLaser);
      lineRenderer.positionCount = 2;
      lineRenderer.sharedMaterial.color = corLaser;
   }

   void Update () {
      PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.right * DistanciaDoLaser;
      PontoDeColisao = Physics2D.Raycast (transform.position, transform.right, DistanciaDoLaser);
      if (PontoDeColisao.collider != null) {
         lineRenderer.SetPosition (0, transform.position);
         lineRenderer.SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
         if (usarLuz) {
            distancia = Vector2.Distance (transform.position, PontoDeColisao.point) - 0.03f;
            luzColisao.transform.position = transform.position + transform.right * distancia;
         }
      } else {
         lineRenderer.SetPosition (0, transform.position);
         lineRenderer.SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
         if (usarLuz) {
            luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
         }
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 em Qua Set 12, 2018 12:34 am

o laser só ficou com a cor na aba scene print: http://prntscr.com/ktdgmv

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 12, 2018 1:12 am

Estranho, a instância do seu Shader "Particles/Additive" não está recebendo a cor. Talvez seja por causa da versão da Unity.

Vou tentar ver depois se trocar o _TintColor por apenas _Color resolve
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 12, 2018 2:40 am

Vou precisar do projeto dessa sua cena ai...

Aqui eu criei um projeto na 2018.2 e funciona tudo normal
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 em Qua Set 12, 2018 12:30 pm

mandei o download do projeto no privado

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 12, 2018 7:40 pm

Ok, o Shader não funciona muito bem em 2D. Tente isto:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour
{
    //
    //Feito na Unity 2017.1 por (schultzgames.com). Adaptação para 2D
    //
    public Color corLaser = Color.red;
    public int DistanciaDoLaser = 100;
    public float LarguraDoLaser = 0.1f;
    public bool usarLuz = false;

    GameObject luzColisao;
    LineRenderer lineRenderer;
    RaycastHit2D PontoDeColisao;
    Vector2 PontoFinalDoLaser;
    float distancia;

    void Start()
    {
        if (usarLuz)
        {
            luzColisao = new GameObject("Luz Laser");
            luzColisao.AddComponent<Light>();
            luzColisao.GetComponent<Light>().intensity = 8;
            luzColisao.GetComponent<Light>().bounceIntensity = 8;
            luzColisao.GetComponent<Light>().range = LarguraDoLaser * 2;
            luzColisao.GetComponent<Light>().color = corLaser;
        }
        //
        lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer>();
        lineRenderer.material = new Material(Shader.Find("Unlit/Color"));
        lineRenderer.startColor = corLaser;
        lineRenderer.endColor = corLaser;
        lineRenderer.startWidth = LarguraDoLaser;
        lineRenderer.endWidth = LarguraDoLaser;
        lineRenderer.material.SetColor("_Color", corLaser);
        lineRenderer.positionCount = 2;
        lineRenderer.sharedMaterial.color = corLaser;
    }

    void Update()
    {
        PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.right * DistanciaDoLaser;
        PontoDeColisao = Physics2D.Raycast(transform.position, transform.right, DistanciaDoLaser);
        if (PontoDeColisao.collider != null)
        {
            lineRenderer.SetPosition(0, transform.position);
            lineRenderer.SetPosition(1, PontoDeColisao.point);
            if (usarLuz)
            {
                distancia = Vector2.Distance(transform.position, PontoDeColisao.point) - 0.03f;
                luzColisao.transform.position = transform.position + transform.right * distancia;
            }
        }
        else
        {
            lineRenderer.SetPosition(0, transform.position);
            lineRenderer.SetPosition(1, PontoFinalDoLaser);
            if (usarLuz)
            {
                luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
            }
        }
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 em Qua Set 12, 2018 10:43 pm

A linha não aparece agora na aba game , mais na aba scene ta com cor , sera que é porque eu atualizei pra Unity 2018.2.7?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 12, 2018 11:06 pm

@Eduardoro39 escreveu:A linha não aparece agora na aba game , mais na aba scene ta com cor , sera que é porque eu atualizei pra Unity 2018.2.7?

Acredito que não.

Você não esta de repente com problemas no eixo Z ,onde a linha está ficando atrás dos sprites?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 em Qua Set 12, 2018 11:14 pm

Não eu ate desativei os sprite pra ver a linha mas ainda nao vejo nada

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 em Qua Set 12, 2018 11:25 pm

Consegui resolver eu mudei a camera para perspective e depois voltei em ortografic ai dei play e apareceu

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Eduardoro39 em Qua Set 12, 2018 11:40 pm

A não foi o que você falou,foi porque eu diminui o Z ai apareceu do outro lado

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por wagnercaragua em Sex Maio 15, 2020 12:48 am

Usei este script e blz, mas os personagens não estão sendo detectados pelo raycast...sabe dizer por que?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 17, 2020 5:53 pm

@wagnercaragua escreveu:Usei este script e blz, mas os personagens não estão sendo detectados pelo raycast...sabe dizer por que?

Provavelmente por que o Player está em alguma layer tipo "IgnoreRaycast" ou por que ele não possui colisor... Ou o colisor é um meshCollider não convexo
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