SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Unity - Banco de Dados Online junto ao Jogo
Player virar para o inimigo(Prefab)
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Qui Abr 04, 2024 11:10 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm
Sex Set 15, 2023 4:28 pm
Sex Set 15, 2023 10:56 am



































































































[RESOLVIDO] Ajudinha com código

4 participantes

Ir para baixo

Resolvido [RESOLVIDO] Ajudinha com código

Mensagem por artplayer Ter Ago 09, 2016 6:23 am

Salve pessoal!

Atualmente eu estou utilizando SphereCastAll no FixedUpdate para interação com objetos. Dentro deste, eu tenho um Switch Case dentro de um for para tratar as tags dos objetos de colisão do SphereCast e realizar as ações. Segue o Código:

Código:
void DisparaRayCast(){
 //Cria um SphereCastAll a partir do objeto de referência (ObjRaycast) na diagonal e armazena todas as colisões no "Array" Alvo.
 Alvo = Physics.SphereCastAll (ObjRaycast.position,0.4f,new Vector3(ObjRaycast.forward.x,-1,ObjRaycast.forward.z),3);
 //Trata as tags dos objetos que colidiram com o RayCast e executa as ações...
 for (int i = 0; i < Alvo.Length; i++) {
 switch (Alvo [i].collider.tag) {
 case "Colecionavel":
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.E)) {
 NetworkIdentity idObj = Alvo [i].collider.GetComponent<NetworkIdentity> ();
 Debug.Log ("<color=red>" + Alvo [i].collider.name + "</color>");
 NetworkIdentity oldObjPai = TransformPai.GetComponent<NetworkIdentity>();
 CmdPegaObjeto (idObj, idPlayer, oldObjPai);

 }
 Debug.DrawLine (ObjRaycast.position, Alvo [i].point, Color.red);
 //Destaca o Objeto
 Renderer Objeto = Alvo[i].collider.GetComponent<Renderer>();
 DestacaObjeto (Objeto,0.365f);

 break;



 default:
 
 break;
 }
 }
 
 }

Sim, eu só tenho um case para testes, mas existem outras tags a serem tratadas. Estou usando SphereCast no lugar de RayCast porque o jogador vai poder interagir com mais de um objeto.

E no FixedUpdate...
Código:
void FixedUpdate(){
 if (!isLocalPlayer) {
 return;
 }
 DisparaRayCast ();
 }

O código funciona muito bem, a questão é que em computadores com uma placa de vídeo mais modesta, em áreas que existem muitos objetos o jogo sofre uma queda de quadros terrível. Todas as máquinas em que eu realizei os testes tem o mesmo processador e memória, (i7 / 8gb de ram) mudando somente a placa de vídeo.


  1. RayCasts e derivados consomem mais processamento da GPU e não da CPU?
  2. Alguém poderia sugerir uma maneira "menos porca" de fazer isso? 
  3. Quando utilizo um RayCastAll e ele colide com um ojeto, ele não armazena só o pai, mas sim todos os filhos de um objeto?


Abraços e sucesso a todos !


Última edição por artplayer em Ter Ago 09, 2016 8:13 am, editado 1 vez(es)
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 3903
REPUTAÇÃO : 412
Idade : 39
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajudinha com código Aad8pUi

https://artplayergames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajudinha com código

Mensagem por artplayer Ter Ago 09, 2016 8:12 am

Ok, consegui amenizar muito o problema aqui. 

Troquei SphereCastAll por Spherecast e retirei o DrawLine do debug (Ele estava ajudando na queda de FPS).
Código:
void DisparaRayCast(){
 if (Physics.SphereCast (ObjRaycast.position, 0.4f, new Vector3 (ObjRaycast.forward.x, -1, ObjRaycast.forward.z), out Alvo, 3)) {
 
 switch (Alvo.collider.tag) {
 case "Colecionavel":
 ExibeBtnInteracao (true);
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.E)) {
 NetworkIdentity idObj = Alvo.collider.GetComponent<NetworkIdentity> ();
 Debug.Log ("<color=red>" + Alvo.collider.name + "</color>");
 NetworkIdentity oldObjPai = TransformPai.GetComponent<NetworkIdentity> ();
 CmdPegaObjeto (idObj, idPlayer, oldObjPai);
 }
 

 break;



 default:
 ExibeBtnInteracao (false);
 break;
 }
 };
 
 }

Isso já reduziu bastante a queda de FPS em uma placa de vídeo inferior, mas não o bastante a ponto de deixar o jogo liso. Com esta mesma placa de vídeo, fiz alguns testes em jogos com mapas parecidos com o meu desenvolvidos com unity ( The Forest foi um deles ).
O problema é exatamente o mesmo quando se trata de mapas com muitas árvores/grama. Pra falar a verdade o desempenho é exatamente o mesmo, mesmo com configurações muito baixas.

Minha conclusão:
Meu código estava porco sim (E ainda pode estar), mas não dá pra ter um desempenho ótimo em todas as placas de vídeo, infelizmente. 
Pelo menos isso me ajudou a ter um parâmetro pra definir os requisitos mínimos do jogo. Piscadinha
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 3903
REPUTAÇÃO : 412
Idade : 39
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajudinha com código Aad8pUi

https://artplayergames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajudinha com código

Mensagem por MarcosSchultz Qua Ago 10, 2016 11:32 pm

SphereCast infelizmente eh MUITO pesado.

Este é um dos motivos da wheelCollider da Unity (colisor para rodas) ser tão ruim. Eles priorizaram o desempenho e fizeram ser apenas 1 raycast para baixo em vez de um circulo com vários raios.

Depende da sua necessidade, mas as vezes usar um Raycast pode ser mais lucrativo
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64760
REPUTAÇÃO : 2651
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajudinha com código Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajudinha com código

Mensagem por artplayer Sáb Ago 13, 2016 3:46 pm

É que no meu caso, o personagem está em terceira pessoa e a cabeça dele não se move. Um RayCast simples acabaria sendo muito "fino". Ainda estou usando SphereCast, mas a sua mensagem acabou me fazendo ter uma idéia:

"Rotacionar" o raycast em um ângulo de 45º pra cima e pra baixo a partir do centro, uma espécie de scanner. Só não sei se isso vai interferir no desempenho.
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 3903
REPUTAÇÃO : 412
Idade : 39
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajudinha com código Aad8pUi

https://artplayergames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajudinha com código

Mensagem por RenanMSV Sáb Ago 13, 2016 3:54 pm

Colocar um raycast no centro da tela ignorando o player n da ?
RenanMSV
RenanMSV
Instrutor

Masculino PONTOS : 4267
REPUTAÇÃO : 356
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajudinha com código Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajudinha com código

Mensagem por artplayer Sáb Ago 13, 2016 5:33 pm

RenanMSV escreveu:Colocar um raycast no centro da tela ignorando o player n da ?

É que podem ter Objetos no chão ou no alto e a cabeça dele não se move. Então atuamento estou usando um Spherecast com uma grossura razoável saindo dos olhos dele em direção ao chão. Estou usando MeshCollider em algumas ferramentas. Um RayCast comum, acaba não pegando em objetos muito finos ou pequenos. Por isso acabei optando pelo Sphere. Mas tenho a impressão que isso está me dando um custo desnecessário.

[RESOLVIDO] Ajudinha com código WKLWEJX
[RESOLVIDO] Ajudinha com código Bbb3KiS

... A não ser que eu ponha um BoxCollider com IsTrigger!, Daí dá pra usar um RayCast de boa acho. Vou correr e testar aqui.

 Não tinha pensado nisso ainda! :oops:
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 3903
REPUTAÇÃO : 412
Idade : 39
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajudinha com código Aad8pUi

https://artplayergames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajudinha com código

Mensagem por artplayer Sáb Ago 13, 2016 5:56 pm

Funcionou bem aqui, substitui o SphereCast por um Raycast, e nos objetos tenho um MeshCollider ( pra manter a realidade da física quando o objeto cai no chão por exemplo ), e um BoxCollider com IsTrigger pro Raycast.

Não vi mudança em questão de desempenho. No final, acabei ficando com a impressão de que troquei 6 por meia dúzia.
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 3903
REPUTAÇÃO : 412
Idade : 39
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajudinha com código Aad8pUi

https://artplayergames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajudinha com código

Mensagem por Manawydan Sáb Ago 13, 2016 6:49 pm

voce usa o profiler pra verificar o desempenho?
Manawydan
Manawydan
Mestre
Mestre

PONTOS : 3452
REPUTAÇÃO : 198
Idade : 27
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajudinha com código WvDYdlf

https://wad.ojooo.com/register.php?ref=ManawydanBr

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [RESOLVIDO] Ajudinha com código

Mensagem por artplayer Sáb Ago 13, 2016 7:01 pm

Sim sim, só diminuiu um pouco o consumo da CPU. E em resoluções mais baixas o FPS foi de 28 a 78 ~100. Então acho que tive um ganho considerável sim. Só vou ter que testar o client em uma máquina mais modesta.
artplayer
artplayer
Instrutor

Masculino PONTOS : 3903
REPUTAÇÃO : 412
Idade : 39
Respeito as regras : [RESOLVIDO] Ajudinha com código Aad8pUi

https://artplayergames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos