Cenários criados aleatoriamente
2 participantes
Página 1 de 1
Cenários criados aleatoriamente
Teria como fazer um tutorial explicando como funciona esse sistema?Tipo, toda vez que você começa o jogo o cenário é diferente.Basicamente é um gerador de level aleatório.
janjao0101- Iniciante
- PONTOS : 3380
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Cenários criados aleatoriamente
Depende, está falando de terreno, cenário estilo minecraft, cenário estilo SCP?, cidade?
Já fiz um spawn de cenário aleatório para uma série do meu canal " Recontruindo SCP-087-B " más é para spawnar cenário de escadas...
Cada tipo de spawn é especifico... que tipo você está falando?
Já fiz um spawn de cenário aleatório para uma série do meu canal " Recontruindo SCP-087-B " más é para spawnar cenário de escadas...
Cada tipo de spawn é especifico... que tipo você está falando?
Re: Cenários criados aleatoriamente
No caso seria spawn de salas,tipo aqueles jogos roguelike,onde toda vez que você inicia o jogo a fase é diferente,saca?Ai no caso toda vez que o jogo começasse seriam salas(cenários mesmo,portas,paredes etc)diferentes,com inimigos diferentes,itens diferentes etc.
Um exemplo é o jogo Ziggurat,toda vez que o jogo começa são salas diferentes:
https://www.youtube.com/watch?v=2eDCkxSchzI
(em 0:40 explica bem o que eu quero dizer)
Ai no caso toda vez que passasse de fase as salas seriam diferentes.Sei que deve ser difícil de fazer,mas ai fica como um desafio
Um exemplo é o jogo Ziggurat,toda vez que o jogo começa são salas diferentes:
https://www.youtube.com/watch?v=2eDCkxSchzI
(em 0:40 explica bem o que eu quero dizer)
Ai no caso toda vez que passasse de fase as salas seriam diferentes.Sei que deve ser difícil de fazer,mas ai fica como um desafio
janjao0101- Iniciante
- PONTOS : 3380
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Cenários criados aleatoriamente
existe uma maneira facil ( salas quadradas ) e uma maneira dificil ( salas de formatos aleatórios )
se forem salas quadradas terá que instanciar objetos aleatoriamente de dimensão 1x1 que formam um cenário, no mesmo estilo que eu fiz o instantiate no meu tutorial de TileMap...
O problema é se o cenário for aleatório... más realmente pretendo fazer isto, é algo muito complexo, más se pa eu tento elaborar :D
se forem salas quadradas terá que instanciar objetos aleatoriamente de dimensão 1x1 que formam um cenário, no mesmo estilo que eu fiz o instantiate no meu tutorial de TileMap...
O problema é se o cenário for aleatório... más realmente pretendo fazer isto, é algo muito complexo, más se pa eu tento elaborar :D
Re: Cenários criados aleatoriamente
Bem,seguinte,criei varios cenarios,ai como faço para que cada vez que o jogador morra e inicie um novo jogo,seja um cenario diferente?Acho que assim fica mais fácil
janjao0101- Iniciante
- PONTOS : 3380
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Cenários criados aleatoriamente
a lógic é basicamente esta:
e em cada cenário você vai ter que ter um script assim:
e no Player um script para deixa-lo na posição inicial quando ele morrer...
De fato o melhor é fazer o spawn de salas, más é algo muitoooo complexo
estou pensando em fazer algo diferente, tipo uma combinação de números que gera um cenário x, ai é só criar umas 30 combinações diferentes e dar Random.Range para escolher alguma aleatória...
Seria algo parecido com isso:
só que em 3D e com aleatoriedade
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Gerador : MonoBehaviour {
public GameObject[] cenarios;
public bool morreu = false;
void Update () {
if (morreu == true) {
Instantiate (cenarios[Random.Range (0,cenarios.Length)],transform.position,transform.rotation);
}
}
}
e em cada cenário você vai ter que ter um script assim:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Cenario : MonoBehaviour {
public bool morreu = false;
void Update () {
if (morreu == true) {
Destroy (gameObject);
}
}
}
e no Player um script para deixa-lo na posição inicial quando ele morrer...
De fato o melhor é fazer o spawn de salas, más é algo muitoooo complexo
estou pensando em fazer algo diferente, tipo uma combinação de números que gera um cenário x, ai é só criar umas 30 combinações diferentes e dar Random.Range para escolher alguma aleatória...
Seria algo parecido com isso:
só que em 3D e com aleatoriedade
Tópicos semelhantes
» OS MAIORES JOGOS JÁ CRIADOS
» Particle System e Animation Criados no Blender não funciona na Unity
» Cenarios
» Spawn de Cenarios
» seleção de cenários em 2d
» Particle System e Animation Criados no Blender não funciona na Unity
» Cenarios
» Spawn de Cenarios
» seleção de cenários em 2d
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos