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[ASSET PACKAGE] Game Check Update

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Assetss [ASSET PACKAGE] Game Check Update

Mensagem por FelipeSouza11 Sab Jul 24, 2021 3:55 am

Fala meu povo, depois de 1 semana mexendo com unity web e essas coisas na unity resolvi criar meu proprio teste de check for update, checagem de atualizaçao atraves da unity mesmo, essa gambiarra é feita atraves de um arquivo de texto(TXT) hospedado na web, ouvi muitas duvidas por ai de como faço um game launcher para ver se existe atualizaçao para meu jogo e etc,

Resumo do Pacote;
Botao checar atualizaçao
printar versao atual
printar a nova 
disponibilizar o botao de download
fazer download
fim.

obs: o programa nao atualiza seu jogo automaticamente , mais ele faz o download de um arquivo adaptado comforme o desenvolvedor possua, recomendo uma atualizaçao em um arquivo .zip, .rar etc
digamos que o usuario quer verificar se tem uma nova versao do jogo ,é exatamente o básico que fiz aqui, ai o user faz isso dentro do jogo mesmo o download do arquivo zip diretamente no seu jogo, tudo atraves de um arquivo de texto, entao digamos ,depois que o user baixou o arquivo só é ele extrair na pasta e substituir, isso poupa o trabalho do jogador  abrir o navegador , entrar no site ainda e procurar o arquivo para baixar etc,

Script


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using Origan.Plugins;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.Networking;
using System.Text.RegularExpressions;

//este scripts apenas check por uma atualizacao de jogo em um documento de texto na web, onde contem a nova versao e a url do jogo
public class Teste : MonoBehaviour
{
    private const string appVersion = "1.0.1"; //a versao digamos do meu jogo/app
    
    //essa é a minha url de teste do github coloque um arquivo de texto na sua url a qual voce tenha acesso a leitura para funcionar
    private string URL_CHECK_UPDATE = "https://gitcdn.xyz/repo/developezbr/Testes/main/versao.txt"; //coloque sua url aqui,url do arquivo txt para analizar
    private string URL_ARQUIVO_UPDATE = ""; //deixa vazio por enquanto,essa string sera usada como endereço do arquivo atualizado para download, sera obtida do arquivo de texto

    /** Resummo:
     *  para testar
     *  hospede um arquivo com nome versao.txt em algum site onde ele possa ser lido peloprograma via script, testado no github onde o link do arquivo foi convertido pra link direto
     *  edite e no arquivo coloque na linha 1 a versao
     *  exemplo:  versao=1.0.0
     *  e na linha 2 coloque a url
     *  exemplo: url= h t t p://etc.com/arquivo.zip
     *  e salve o arquivo,
     *  quando for lido , todo o texto depois de = sera lido, edite conforme queira
     *  assim que a conexao for sucedida o progra,a vai ler esse arquivo da web e fazer comparaçao das versoes por maior numero
     *  essa checagem e feita por remoçao dos pontos, exemplo : 1.0.5, sera 105
     *  pode usar algum site de teste de arquivos pra url de download para testar
     *  ------->
     *  como o teste funciona
     *  TelaChecarAtualizacao e TelaDownload , sao dois objetos vazios dentro do canvas o
     *  TelaChecarAtualizacao começa ativado e o TelaDownload fica desativado ate o usuario clicar no botao de download
     * o botao download fica inativo e só ativa depois de checar o arquivo
     * 1- todos os componentes Text dentro do pai TelaChecarAtualizacao começam inativo
     * o script App é um assistent apenas para pegar caminhos para salvar
      */

    //----------2 gameobjects vazio para cada açao no ditor/jogo,estao dentro do canvas--------

    //-----------gameobect vazio parent 1, tela de check update----------
    public GameObject TelaChecarAtualizacao; //Objeto vazio PAI, arrasta para ca
    //--------filhos--------
    public Button BotaoChecarAtualizacao; //Botao usado para fazer o check de atualizacao, arrasta para ca
    public Text TextoVerificacao; //Texto UI de verificao, exemplo :buscando atualizacao , arrasta para ca
    public Text TextoVersaoAtual; //Text UI versao padrao , sera mostrada a versao atual do jogo/app , arrasta para ca
    public Text TextoMostraNovaVersao; //Text UI nova versao, o numero da nova versao sera mostrado aqui , arrasta para ca
    public Text TextoMostraURLNovaVersao; //Text UI URL da nova versao, apos de analizar o arquivo TXT ira mostrar a url de download aqui,  arrasta para ca
    public Button BotaoDownloadUpdate; //Botao se uma atualizacao estiver disponivel, o button de downoad estara disponivel para download , arrasta para ca



    //-----------gameobet vazio parent 2, tela de download update-----------
    public GameObject TelaDownload; //Objeto vazio PAI
    //---------filhos-------
    public Image DownloadBarIMG; //sera barra de download, um objeto image UI, arraste para ca
    public Text TextoDownloadEnProgress; //Text UI ira mostrar o progresso de download aqui em texto em %,  arrasta para ca
    public float ProgressDownload; //a contage do proresso do arquivo ,float


    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        //botao ao apertar iniciara a conexao com o arquivo versao.txt da web e fazer a checagem de leitura de atualizacao no arquivo
        BotaoChecarAtualizacao.onClick.AddListener(() => { StartCoroutine(ConectarChecarAtualizacao()); /*Ienumerator*/ });

        //botao  ira preparar e começar a baixar/salvar o arquivo no computador, recomendando url arquivo compactado
        BotaoDownloadUpdate.onClick.AddListener(() => { StartCoroutine(BaixarAtualizacao()); /*Ienumerator*/ });
    }



    //ienumetor vai checar se tem uma nova atualizacao, necessario conexao com internet
    IEnumerator ConectarChecarAtualizacao()
    {
        BotaoChecarAtualizacao.interactable = false;  //se o botao foi apertado .desativar interacao
        TextoVerificacao.enabled = true; //ativa o text de verificao
        yield return new WaitForSeconds(3f); //esperar tempo
        TextoVersaoAtual.enabled = true;  //ativar o texto da versao atual
        TextoMostraNovaVersao.enabled = true; //ativar o texto de nova versao

        TextoVersaoAtual.text = "versao atual: " + appVersion; //exibe a versao do atual do jogo/app
        TextoMostraNovaVersao.text = "nova versão: connectando..."; //exibe a msg connectando,
        yield return new WaitForSeconds(3); //esperar tempo

        //declaracao o UnityWebRequest
        UnityWebRequest req = UnityWebRequest.Get(URL_CHECK_UPDATE); //URL_CHECK_UPDATE a url onde esta o arquivo versao.txt na pagina da web
        DownloadHandler hand = req.downloadHandler;

        yield return req.SendWebRequest(); //enviar pedido para a web

        //checar o resultado da resposta da web ,talvez se der algum erro
        if (req.error != null)
        {
            print(req.error); //printar (console editor unity somente) se erro
        }
        else
        {
            //se o arquivo foir encontrado e sucedido
            string VersaoPadrao = appVersion.Replace(".", ""); //pegar versao padrao do app e remove os pontos, ex: 1.1.0, 110

            string[] SepararLinhas = Regex.Split(hand.text, "\n"); //separa o texto do arquivo da web versao.txt em 2 linhas: versao e url da nova atualizacao
            string NovaVersaoWeb = SepararLinhas[0].Substring(SepararLinhas[0].IndexOf("=") + 1); //pega so a versao linha 1 index 0
            string LinhaURL = SepararLinhas[1].Substring(SepararLinhas[1].IndexOf("=") + 1); //pega linha 2 index 1, a URL no arquivo web
            URL_ARQUIVO_UPDATE = LinhaURL; //endereço da nova atualizaçao sera armazenado aqui

            string NovaVersao = NovaVersaoWeb.Replace(".", "");  //pega nova versao e remove os pontos .ex: 2.5.1 , 251

            int NovaV, VelhaV;
            print(SepararLinhas[1]); //exibe a nova versao no console do editor somente, para teste

            //ver se pode passar para integer, int
            int.TryParse(NovaVersao, out NovaV); //NovaV é atribuida nova versao
            int.TryParse(VersaoPadrao, out VelhaV); //VelhaV é atribuida versao do app/jogo
            yield return new WaitForSeconds(1); //esperar tempo

            //calculando a nova e a versão anterior, se a nova for maior que a anterior atualizacao disponivel
            if (NovaV > VelhaV)
            {
                TextoVerificacao.text = "Nova versão disponivel!"; //atualiza o texto exibindo que tem uma nova atualizacao
                TextoMostraNovaVersao.text = "nova versao: " + NovaVersaoWeb; //a nova versao é exibida nesse texto
                TextoMostraURLNovaVersao.enabled = true;
                TextoMostraURLNovaVersao.text = "http://" + LinhaURL; //exibe a url da nova versao
                BotaoDownloadUpdate.interactable = true; //Disponibiliza interaçao do botao de download
            }
        }
        yield return null;
    }


    //ienumerator aqui que acontece a conexao de download,vai fazer o download e salva o arquivo no computador
    IEnumerator BaixarAtualizacao()
    {
        UnityWebRequest req = UnityWebRequest.Get(URL_ARQUIVO_UPDATE); //URL_ARQUIVO_UPDATE essa é a url da nova versao armazenada

        //se windows build, aqui digamos que quando eu clicar no botao baixar atualizacao, ira fazer o download do arquivo e vai salvar logo na pasta da build do jogo
        if (Application.platform == RuntimePlatform.WindowsPlayer)
        {
            DownloadHandlerFile file = new DownloadHandlerFile(App.GetBuildPath() + URL_ARQUIVO_UPDATE.Substring(URL_ARQUIVO_UPDATE.LastIndexOf("/") + 1));
            req.downloadHandler = file;
        }
        //se editor, digamos que quando eu clicar no botao baixar atualizacao, ira fazer o download do arquivo e vai salvar logo na pasta assets do jog
        if (Application.platform == RuntimePlatform.WindowsEditor)
        {
            DownloadHandlerFile file = new DownloadHandlerFile(App.GetAssetsPath() + URL_ARQUIVO_UPDATE.Substring(URL_ARQUIVO_UPDATE.LastIndexOf("/") + 1));
            req.downloadHandler = file;
        }

        TelaChecarAtualizacao.SetActive(false); //desativa o gameobject pai
        TelaDownload.SetActive(true); //ativa o gameobject pai
        req.SendWebRequest(); //enviar pedido a web
        yield return StartCoroutine(Download(req));  /*IEnumerator*/
    }

    //ienumerator aqui acontece a contagem do progresso de download e atualiza a barra de download
    IEnumerator Download(UnityWebRequest req)
    {
        
        //enquando nao completar, atualizar a barra de download
        while (!req.isDone)
        {
            ProgressDownload = req.downloadProgress;
            DownloadBarIMG.fillAmount = ProgressDownload;
            TextoDownloadEnProgress.text = Mathf.Round(DownloadBarIMG.fillAmount * 100) + "%"; //converter o progresso de download para int arrendondado
            yield return null;
        }

        //se finalizou
        if (req.downloadHandler.isDone)
        {
            TextoDownloadEnProgress.text = "Download Concluido."; //quando o arquivo for baixado com sucesso, atualiza o texto
            yield return new WaitForSeconds(3); //esperar tempo

            TelaDownload.SetActive(false); //desativa a tela de download
            TelaChecarAtualizacao.SetActive(true); //ativa a tela de checar  novamente
            TextoMostraNovaVersao.enabled = false; //desativa o Text da nova versao
        }

    }

}

Quem souber adaptar ou reaproveitar com modificaçoes deixo ao seu criterio.
o link abaixo tem um .Package para baixar junto com o programa de teste tudo feito na unity

Link: Package + Teste Aqui


esse é o arquivo usado no exeplo:
versao.txt

Unity usada:
2019.4.28f1
FelipeSouza11
FelipeSouza11
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2322
REPUTAÇÃO : 196
Idade : 30
Áreas de atuação : Programação Avançada em C#, Html,css, Básica em javascript, VB ,UPN e SA_MP
Respeito as regras : [ASSET PACKAGE] Game Check Update Aad8pUi

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