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[RESOLVIDO] Problema com C# e Rigidbody

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Resolvido [RESOLVIDO] Problema com C# e Rigidbody

Mensagem por amanda.ilg Seg Jul 12, 2021 2:13 pm

Boa tarde, estou fazendo um projeto em que tenho um objeto e ele precisa utilizar o Use Gravity do Rigidbody através de script, o qual é ativado por botões. O botão do Play está funcionando, mas por algum motivo depois que ele inicia não consigo fazer com que o botão Pause funcione. Alguém poderia me ajudar com isso? Abaixo segue o Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class mostrarAltura : MonoBehaviour
{
    public Text altura;
    public Text tempo;
    public Text velocidade;
    public bool play = true;
    private float vel = 0;
    private float t = 0;
    private float grav = 9.8f;
    public Rigidbody rb;

    public Button pause;
    public Button start;

    void Start()
    {
        pause.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        start.onClick = new Button.ButtonClickedEvent();
        pause.onClick.AddListener(() => PauseButton());
        start.onClick.AddListener(() => StartButton());
        rb = GetComponent<Rigidbody>();
        rb.useGravity = false;
    }

    public void PauseButton()
    {
        play = false;  
        rb.useGravity = false;
    }

    public void StartButton()
    {
        play = true;
        rb.useGravity = true;
    }

    void Update()
    {
        if((transform.position.y > 0.5) && (rb.useGravity == true)){
            if(play == true){
                t += Time.deltaTime;
            }
            vel = t * grav;
        }
        velocidade.text = vel.ToString("F2");
        tempo.text = t.ToString("F2");
        altura.text = transform.position.y.ToString("F2");
    }
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema com C# e Rigidbody

Mensagem por MayLeone Seg Jul 12, 2021 2:37 pm

Não deveria ser:
Código:
pause.onClick.AddListener(PauseButton);

?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema com C# e Rigidbody

Mensagem por amanda.ilg Seg Jul 19, 2021 9:58 am

@MayLeone escreveu:Não deveria ser:
Código:
pause.onClick.AddListener(PauseButton);

?
 
Olá, infelizmente assim também não funciona. O problema é que ele não desativa o Rigidbody, pois ele entra no void pauseButton e atribui false à variável play. Porém ele não desativa o Rigidbody. Saberia me ajudar?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema com C# e Rigidbody

Mensagem por PauloFR Ter Jul 20, 2021 7:06 am

@amanda.ilg escreveu:
@MayLeone escreveu:Não deveria ser:
Código:
pause.onClick.AddListener(PauseButton);

?
 
Olá, infelizmente assim também não funciona. O problema é que ele não desativa o Rigidbody, pois ele entra no void pauseButton e atribui false à variável play. Porém ele não desativa o Rigidbody. Saberia me ajudar?
Essa variavel play pelo contexto aparentemente é inutil, pq você está verificando o estado no primeiro if, vc ta meio que perguntando duas vezes se a gravidade está ativa;
Pra saber se o useGravity está ativo ou não, digite no seu código: Debug.log(rb.useGravity);

Código:
public void PauseButton()
    {
        play = false;  
        rb.useGravity = false;
        Debug.log(rb.useGravity);
    }

    public void StartButton()
    {
        play = true;
        rb.useGravity = true;
        Debug.log(rb.useGravity);
    }
Feito isso irá aparecer no console, ou você simplesmente da executar o projeto e olha no inspetor se foi desativado ou não. mas pelo que você disse se realmente play fica positivo, então o problema é na lógica, não no ativamento dos botões.


O que você quer fazer no caso seria deixar o objeto estático na tela ? se for isso use rb.isKinematic em vez de desativar a gravidade
Código:
public void PauseButton()
    {
        play = false;  
        rb.isKinematic = true;
        Debug.log(rb.useGravity);
    }

    public void StartButton()
    {
        play = true;
        rb.isKinematic = false;
        Debug.log(rb.useGravity);
    }

http://docs.unity3d.com/ScriptReference/Rigidbody-isKinematic.html
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Problema com C# e Rigidbody

Mensagem por amanda.ilg Qui Jul 22, 2021 10:47 am

@PauloFR escreveu:
@amanda.ilg escreveu:
@MayLeone escreveu:Não deveria ser:
Código:
pause.onClick.AddListener(PauseButton);

?
 
Olá, infelizmente assim também não funciona. O problema é que ele não desativa o Rigidbody, pois ele entra no void pauseButton e atribui false à variável play. Porém ele não desativa o Rigidbody. Saberia me ajudar?
Essa variavel play pelo contexto aparentemente é inutil, pq você está verificando o estado no primeiro if, vc ta meio que perguntando duas vezes se a gravidade está ativa;
Pra saber se o useGravity está ativo ou não, digite no seu código: Debug.log(rb.useGravity);

Código:
public void PauseButton()
    {
        play = false;  
        rb.useGravity = false;
        Debug.log(rb.useGravity);
    }

    public void StartButton()
    {
        play = true;
        rb.useGravity = true;
        Debug.log(rb.useGravity);
    }
Feito isso irá aparecer no console, ou você simplesmente da executar o projeto e olha no inspetor se foi desativado ou não. mas pelo que você disse se realmente play fica positivo, então o problema é na lógica, não no ativamento dos botões.


O que você quer fazer no caso seria deixar o objeto estático na tela ? se for isso use rb.isKinematic em vez de desativar a gravidade
Código:
public void PauseButton()
    {
        play = false;  
        rb.isKinematic = true;
        Debug.log(rb.useGravity);
    }

    public void StartButton()
    {
        play = true;
        rb.isKinematic = false;
        Debug.log(rb.useGravity);
    }

http://docs.unity3d.com/ScriptReference/Rigidbody-isKinematic.html


Consegui! Muito obrigada! O que precisava era do isKinematic. Ajudou muito!

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