SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Sombras desaparecem qnd o bake das luzes termina
alguem pode me ajudar com essa adição de item numa lista?
Meu PC deu pro mundo! e agora?
Character Controller Slide
[RESOLVIDO] Player atravessa Parede mesmo com os Colliders
Movimentação 3D
[RESOLVIDO] - Blender - Erro deixa objeto Transparente
[ASSET] Criar TerrainLayer utilizando textura selecionada
Interrogação beta, jogo de puzzle 3D
[RESOLVIDO] Problemas com script (Movimentação em primeira pessoa)
[TUTORIAL] Busca Customizada De Objetos Na Cena
[RESOLVIDO] menu de troca de itens!!
[RESOLVIDO] Ajuda com script de dano por queda
PROCURO ARTISTA PARA PROJETO FPS CQB ( ARTES ESTILO RAINBOW SIX)
Versão Trial do meu jogo [O Sanatório Macabro]
Procuro por mentoria mobile
Corpo da cobra estilo Slither.io
[RESOLVIDO] Animação se repetindo mesmo com loop time desmarcado
mouselock
[RESOLVIDO] Como mostrar um valor em forma de texto na tela?
[RESOLVIDO] Ajuda com material na UI
Neural network treinar condução autónoma do carro
Como posso definir um código OnTriggerEnter2D para 2 Colliders específicos?
Joystick Virtual como adaptar a esse código ??
Quando recarrego o tiro sai junto como resolvo
Sistemas de Monetização
erros no unity(terrain)
sistema de paticulas em itens
Jogo de futebol em 2D
Imagen do botão sumiu
Movimento em 1° pessoa
[RESOLVIDO] Unity - Sugestão sobre a Tela Inicial/Introdutória
Alguém sabe usar spline mash , para fazer curvas num objeto3d?
PRECISO DE SCRIPTS PARA ADD INIMIGO NO MAPA
preciso de um programador que entenda de Photon pago via Pix pela ajuda!!
[RESOLVIDO] alguém sabe como fazer um unico Input fazer duas ações?
Jogo fechando e dando erros no console (MOBILE)
[DÚVIDA] alguém que já publicou na steam pode ajudar?
Duvida sobre transform.position!
DKG - Dynamic Kit Generator
como eu consigo chamar uma void pelo comando Input.GetKey?
como pegar as informações de um objeto que foi selecionado no unity
Fade In/Out em Teleporte
Mudar Direção dos Eixos - 2
Alguem pode me explicar como funciona o save?
Destroying assets is not permitted to avoid data loss.
Me ajude a resolver o Bug do sistema de portas.
Capsule Collider e Rigidbody
Estou com esses erros no asset que eu comprei 'EventReference' 'FMOD'
Servidor Node.JS dentro do UNITY?
Como gravar o nome de um personagem inserido pelo usuário no unity
Como colidir apenas com gameobjects com um tag específica
Como adicionar item em uma lista
Erro ao Construir arquivo Google play store Bundle
[TUTORIAL] Sistema de DIA E NOITE completo, com luzes noturnas e SISTEMA DE NUVENS
dano inimigo em player
Jogo de futebol em 2D
Como fazer uma mira de referencia (que fica no centro da tela)
Unity - Como sinalizar um objeto para o Jogador?
Ataque indo em direção do personagem mudando a velocidade
Unity - Traduzir os conteúdos do Jogo
Como fazer o objeto emitido pela partícula ser direcionado até outro objeto
Ajuda em script de inventario
Mudar as imagens da UI com InputSystem
Alguém sabe um componente estilo "Cloth" só que para projeto 2D
Textura PNG transparente fica preta na build
Quero colocar um som de tiro
Uma ajuda com esse script, por favor
Como saber se um objeto UI (Do Canvas) está em cima de outro?
Posicionar objeto
Como deletar minha conta?
Como identificar qual o objeto de um determinado tag que está colidindo
CASA L MODELO 3D FREE FIRE
[TUTORIAL] CONFIGURANDO O UNITY PARA COMPILAR PARA ANDROID
Sistemas Diferentes - Eletricidade.
AJUDA EM SPANW OBSTACULOS ALEATÓRIOS
Unity - Script mt grande interfere no desempenho pra abrir a Scene?
Encontrar em uma List<> o objeto mais próximo do player
Jogo de cartas
Jogo Clicker
Dois carros nao Spawnarem no mesmo lugar (Estilo GTA SAN)
Botões no menu de opções
GERAR SÓ DOIS NUMEROS ALEATORIAMENTE
[RESOLVIDO] Não consigo ativar/desativar um script através de outro
Estou com duvida se uso for ou se tem como usar em uma void.
[RESOLVIDO] Insâncias sendo sebrepostas
Adicione o SDK dos Serviços relacionados a jogos do Google Play ao seu APK
Objeto Pai descobrir que Filho entrou nele
Sistema de Lip Sync
[RESOLVIDO] Menu com botões, e setas
Muita Dúvida em como fazer o tiro do personagem para de ficar automatico
Preciso de algúem para modificar um script, negociaremos o valor $
erro no script...
Blender - Apagar partes internar de um Personagem criado no Fuse
FPS Com erro linha (72,10)
Trailer CHALLENGE, Jogo Que Criei.
[RESOLVIDO] Unity - Scene com poucas coisas, mas ainda pesada de mais!
touch screem VS button,
Erro nos botãos do Menu
Hoje à(s) 5:45 pm
Hoje à(s) 3:13 pm
Hoje à(s) 8:01 am
Ontem à(s) 10:55 pm
Ontem à(s) 10:30 pm
Ontem à(s) 3:36 pm
Ontem à(s) 3:16 pm
Qui Maio 19, 2022 10:06 pm
Ter Maio 17, 2022 11:07 pm
Ter Maio 17, 2022 10:36 pm
Ter Maio 17, 2022 4:55 pm
Dom Maio 15, 2022 6:25 pm
Sab Maio 14, 2022 4:41 pm
Seg Maio 09, 2022 6:25 pm
Seg Maio 09, 2022 7:28 am
Sab Maio 07, 2022 10:40 am
Sab Maio 07, 2022 12:13 am
Qui Maio 05, 2022 8:48 pm
Qua Maio 04, 2022 10:37 am
Ter Maio 03, 2022 6:23 pm
Seg Maio 02, 2022 8:06 pm
Sab Abr 30, 2022 10:43 pm
Sab Abr 30, 2022 10:35 pm
Sab Abr 30, 2022 8:19 pm
Sab Abr 30, 2022 8:12 pm
Sab Abr 30, 2022 7:54 pm
Sab Abr 30, 2022 7:52 pm
Sab Abr 30, 2022 7:48 pm
Sab Abr 30, 2022 7:44 pm
Sab Abr 30, 2022 7:39 pm
Sab Abr 30, 2022 7:35 pm
Sex Abr 29, 2022 10:03 pm
Qui Abr 28, 2022 8:57 pm
Dom Abr 24, 2022 8:57 pm
Dom Abr 24, 2022 3:11 pm
Dom Abr 24, 2022 1:53 pm
Sab Abr 23, 2022 6:29 pm
Sab Abr 23, 2022 6:27 pm
Sab Abr 23, 2022 6:22 pm
Sex Abr 22, 2022 11:10 pm
Sex Abr 22, 2022 8:28 pm
Qui Abr 21, 2022 8:35 pm
Qui Abr 21, 2022 6:54 pm
Qui Abr 21, 2022 12:04 pm
Qui Abr 21, 2022 10:18 am
Qua Abr 20, 2022 6:31 pm
Qua Abr 20, 2022 11:34 am
Ter Abr 19, 2022 10:15 pm
Ter Abr 19, 2022 9:56 pm
Seg Abr 18, 2022 12:18 pm
Sab Abr 16, 2022 9:26 pm
Sab Abr 16, 2022 12:06 pm
Sex Abr 15, 2022 6:16 pm
Qui Abr 14, 2022 9:29 pm
Qui Abr 14, 2022 11:14 am
Qua Abr 13, 2022 6:09 pm
Qua Abr 13, 2022 11:30 am
Ter Abr 12, 2022 7:26 pm
Sab Abr 09, 2022 2:53 pm
Sex Abr 08, 2022 7:57 pm
Qui Abr 07, 2022 8:11 pm
Qua Abr 06, 2022 8:20 pm
Ter Abr 05, 2022 9:56 pm
Sab Abr 02, 2022 9:09 am
Sex Abr 01, 2022 1:55 pm
Qua Mar 30, 2022 10:06 pm
Qua Mar 30, 2022 8:27 am
Dom Mar 27, 2022 10:22 am
Sex Mar 25, 2022 4:14 pm
Qui Mar 24, 2022 5:59 am
Qua Mar 23, 2022 9:37 pm
Ter Mar 22, 2022 5:39 pm
Seg Mar 21, 2022 3:55 pm
Sex Mar 18, 2022 12:57 am
Qua Mar 16, 2022 9:45 pm
Qua Mar 16, 2022 9:25 pm
Qua Mar 16, 2022 9:20 pm
Ter Mar 15, 2022 10:24 am
Ter Mar 15, 2022 9:11 am
Seg Mar 14, 2022 7:46 pm
Dom Mar 13, 2022 11:26 pm
Sab Mar 12, 2022 4:55 pm
Qui Mar 10, 2022 11:28 pm
Ter Mar 08, 2022 8:05 pm
Ter Mar 08, 2022 6:57 pm
Seg Mar 07, 2022 11:46 pm
Seg Mar 07, 2022 1:35 pm
Sab Mar 05, 2022 3:33 pm
Sab Mar 05, 2022 4:55 am
Sex Mar 04, 2022 5:41 pm
Sex Mar 04, 2022 5:01 pm
Sex Mar 04, 2022 2:42 pm
Qui Mar 03, 2022 7:49 pm
Qui Mar 03, 2022 6:48 pm
Ter Mar 01, 2022 11:52 pm
Dom Fev 27, 2022 7:46 pm
Dom Fev 27, 2022 5:09 pm
Dom Fev 27, 2022 12:25 pm
Dom Fev 27, 2022 1:43 am
JulioWinchester
Pokedlg
Callyde Jr
Rangel Oblivion
Pedro1saac
dutrabr100
dutrabr100
AnderGames
Rangel Oblivion
dstaroski
FelipeSouza11
capim22
Rangel Oblivion
dstaroski
Patrick
dstaroski
SteveRogers
Rangel Oblivion
Magnatah
Rangel Oblivion
Charlesoff
Magnatah
stratengine
Magnatah
Magnatah
Magnatah
Magnatah
Magnatah
Magnatah
Magnatah
Magnatah
BlesseD
stratengine
SteveRogers
claudiano2020
miguelsainz
claudiano2020
claudiano2020
claudiano2020
gabrimo
miguelsainz
SteveRogers
Triskal
Eris
pedro123
FelipeSouza11
estuartyy
SteveRogers
EricknhYT
azool
Lucas Andrade
stratengine
stratengine
adrianobros2
Pkneves
Pkneves
lilvinicin
Eris
WLCS22
Andrewkeny
WLCS22
SteveRogers
zeref
Crash Psycho
verme1311
Rangel Oblivion
PROgamadornoob
Rangel Oblivion
Alex Jun
stratengine
Alex Jun
Angela
verme1311
gael
MarcosSchultz
FelipeSouza11
WLCS22
NKKF
igorlucasbraz
Crash Psycho
EricknhYT
DarknessShark
Alex Jun
WLCS22
Charlesoff
garrito
NKKF
EricknhYT
raioferros
Pokedlg
joaoguil3
Rangel Oblivion
DarknessShark
WLCS22
FelipeSouza11
lauderson
WLCS22
adenilson romao
AGAMENOM

Como utilizar o design pattern MVC na Unity?

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Como utilizar o design pattern MVC na Unity?

Mensagem por darkrj Sab Jul 10, 2021 2:32 pm

Como utilizar o design pattern MVC na Unity? Gostaria de ver um exemplo na prática, pois não estou conseguindo entender como utilizar. Se alguém souber também de outros designs utilizados em desenvolvimento de jogos, agradeceria muito se pudesse compartilhar o conhecimento.
darkrj
darkrj
Avançado
Avançado

PONTOS : 1410
REPUTAÇÃO : 15
Respeito as regras : Como utilizar o design pattern MVC na Unity? WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Como utilizar o design pattern MVC na Unity?

Mensagem por MayLeone Dom Jul 11, 2021 10:30 pm

Muito interessante a sua dúvida.
Apesar de algumas pessoas se referirem ao MVC como um ''design pattern'', eu acho que ele vai muito mais além que isso, na verdade pode ser referido como uma arquitetura, pois ele vai moldar a estrutura de toda a sua aplicação (ou maior parte dela).
Apesar de que, não é errado defini-lo como padrão de projeto, já que diversos autores assim o fazem e por também estipular um padrão a ser seguido.

Sobre sua dúvida, eu acho que no desenvolvimento de jogos temos essas camadas um pouco mais "explícitas" ou difundidas do que vemos no desenvolvimento web que pode parecer ser algo mais "abstrato", já que nos utilizamos (pelo menos na Unity) de componentes (classes herdadas do MonoBehaviour) para realizar as ações e comportamentos de objetos (oq poderia estar diretamente ligado ao Controller), claro, a possibilidade da utilização das estruturas convencionais da linguagem C# em classes de não-componentes ou até mesmo as classes gerenciadoras (como uma classe "Singleton", por exemplo), que podem definir a lógica e as validações da aplicação (oq se refere ao Model), sem dizer a parte gráfica como UI ou outros elementos gráficos que permitem a interface com o usuário (o View).

Lembrando um pouco das definições do modelo MVC, temos que:

Model: Comportamento lógico, regras de negócio da aplicação e armazenamento de dados;
View: Interface com o usuário, output das informações, feedback ao jogador que algo mudou/está mudando;
Controller: Controla a interação do usuário com a interface gráfica e instrui/notifica o view e o model com as ações determinadas mediante a essas interações (inputs).

Quer um exemplo bem bobo de um fluxograma de MVC?

Imagine q vc tem uma UI na Unity com dois elementos: um input field (onde o usuário pode colocar algum texto) e um botão.
Aqui estamos simulando um formulário de login (sem a senha haha) para o jogador logar na sua conta e poder jogar.
O jogador deve preencher seu nome de usuário nesse input field e validar essa informação, e quando ele estiver pronto, poderá clicar no botão para prosseguir.

Nossos objetos de UI (o input field e o button) são os objetos do view, que compõe a interface com o usuário.
Quando vc quer validar se o usuário existem e se ele está certo, vc pode querer ter uma regra de negócio, como por exemplo, só pode existir um usuário com o mesmo login, o nome de usuário não pode conter caracteres especiais, e deve ter mais de 4 caracteres para ser válido.
Para estruturar suas regras e lógica da aplicação, vc vai criar uma classe que vai manipular e verificar esses dados, onde vc valida se oq a pessoa digitou está dentro das suas regras, e em caso positivo, emitir um feedback ao usuário que o login dele foi um sucesso (output).

Para estruturar a classe que valida e também realiza a lógica de armazenamento de dados, vc vai se utilizar do model, pq é essa camada q define oq deve ser seguido nesse momento para que o login seja realizado.

Para receber as informações do usuário, vc vai receber oq a pessoa digitar dentro do input field (q está na camada de view) e vai enviar essa informação para oq está na camada de model (para realizar a validação), por isso aqui, temos o controller, que vai controlar essas ações e vai ser o intermediário (nesse caso) da camada view (preencher algo no input field) para a camada model (pegar esses dados e validar).
Quando a pessoa clicar no botão de "OK", estamos interagindo com o view, e passando pelo controller, pois ele quem gerencia as interações do usuário, lembra? Então o controller vai avisar à camada de modelo q o botão foi pressionado, e assim o model vai poder realizar as suas validações.

Independente se o usuário vai pode fazer login ou não (se ele passa ou não pelas validações dentro da camada 'model'), essa camada vai precisar notificar a camada view q algo está certo ou errado com o login.
Então por exemplo, digamos q temos um "text box" escondido num primeiro momento, e quando o login está errado, esse text apareça na tela escrito algo como "login incorreto, favor tentar novamente".
A camada model vai notificar a camada "controller" que algo deu errado com o login, assim a camada "controller" vai acionar alguma ação a ser realizada pela parte do view, nesse caso, ativar, o textbox de aviso e não deixar o usuário prosseguir com o login. 

Veja q temos o controller aqui como um mediador entre as duas camadas, algo q vemos muito na utilização do pattern Mediator, onde as mudanças de estados de um objeto são sempre repassadas para o mediador, q assim, notifica os outros objetos interessados dessa mudança.
Outro modelo mais direto q temos é onde o model notifica diretamente o view sobre as mudanças (oq quebra um pouco a estrutura do MVC).

E assim fechamos o fluxograma das camadas MVC.

O MVC é muito mais utilizado no desenvolvimento de estruturas web, mas como vc viu acima, também pode ser bem útil no desenvolvimento de jogos, apesar de que, essas camadas são mais perceptíveis neste último, pelos motivos já citados acima.

Sobre os design patterns mais utilizados para jogos, não é certo dizer exatamente quais são, pois dependendo do seu problema vc pode ter q utilizar algum "menos conhecido", mas eu posso te dar certeza de que esses a seguir são bastante úteis:

Abstract Factory
Que é meio oq temos na Unity com a representação de componentes e prefabs;

Strategy
Muito útil em diversas situações, principalmente para criarmos algoritmos para serem compartilhados com qualquer objeto sem nenhum tipo de dependência (e muito útil para chamar ou gerenciar as classes models);

Decorator
Meio que oq temos hj em dia com a Unity ao utilizarmos a adição e remoção de componentes diferentes dentro de objetos;

Singleton
Útil demais para classes gerenciadoras;

Observer
Caso vc queira estabelecer a comunicação entre objetos sem criar dependências (usada em conjunto com events do unity/c#)
*Pode ser através desse pattern q as notificações entre as camadas MVC podem ocorrer, viu?

Iterator
Interessante usar se vc tem q analisar ou percorrer uma coleção muito complexa.

Claro que, existem diversos outros patterns úteis por aí no dev de jogos, mas acredito q esses sejam de longe os mais essenciais, entretanto, caso queria conhecer os demais, tem tudo nesse site aí onde passei de referência para cada pattern, lá tem explicações desses padrões de uma forma bem didática e divertida, sem dizer q tem exemplos para diversas linguagens (incluindo C#, claro), então fica a dica da leitura para todos.

É isso aí, espero ter ajudado em algo com esse post. o/
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 2814
REPUTAÇÃO : 560
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Como utilizar o design pattern MVC na Unity? Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos similares

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos