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[RESOLVIDO] Encontrar um objeto que está dentro de um Prefab.

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Resolvido [RESOLVIDO] Encontrar um objeto que está dentro de um Prefab.

Mensagem por RenatoBarreto Qua Abr 28, 2021 4:14 pm

Olá a todos, tudo bom?

Estou estudando o uso do Input System e Cinemachine no meu jogo.

Ao começar a estudar sobre o Multiplayer Local, fiquei com um problema que está me travando e não consigo encontrar informações em outros lugares para estudar sobre.

Transformei o meu carro em um Prefab e ele é Instanciado ao apertar em algum botão no Teclado ou no Controle, até ai está tudo certo, porém o CinemachineVirtualCamera solicita um
Follow e um Target. 

E o meu GameObject com a informação que era passada ao Cinemachine é filho de Carro e só aparece quando é instanciado, com isso a câmera fica no centro da tela e não é atrelada ao carro.

E este é um só exemplo, pois gostaria de aprender a fazer isso, pois usarei este método não só nesta situação, mas em diversas outras. 

O Script abaixo eu já consigo adicionar a informação que preciso ao Cinemachine, mais ainda não sei como acessar o objeto 'Target' filho do Carro.

[size=41]    [/size]
Código:
    Cinemachine.CinemachineVirtualCamera c_VirtualCamera;
    
    public Transform target;

    public GameObject carro;
 
    private void Awake()
    {
        c_VirtualCamera = GetComponent<Cinemachine.CinemachineVirtualCamera>();
    }

    private void Update() {

        if (carro == null){
            carro = GameObject.FindWithTag("Carro");
        }
                
        c_VirtualCamera.m_LookAt = target.transform;
        c_VirtualCamera.m_Follow = target.transform;
    
    }

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Encontrar um objeto que está dentro de um Prefab.

Mensagem por Fagner Qua Abr 28, 2021 4:44 pm

Acho que o problema vai um pouco além de só pegar um filho do carro, tá usando o que pro multiplayer?
Você vai querer que a câmera ache um gameobject filho do carro, mas apenas se o carro for o que o jogador controla em seu computador.
Se eu tô com um fusca e você com um Audi, no meu PC a câmera precisa checar quem é o player local/localplayer/hasAutority pra então pegar o veiculo e só então achar o objeto target.
Assim a minha câmera acha meu fusca e ignora seu Audi e no seu PC a sua acha seu Audi e ignora meu fusca.
Fagner
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Encontrar um objeto que está dentro de um Prefab.

Mensagem por RenatoBarreto Qua Abr 28, 2021 4:54 pm

Desculpa eu não especifiquei, mas por enquanto estou testando o multiplayer local. 

Minha maior dificuldade está sendo realmente acessar objetos dentro do Prefab. Tenho algumas outras coisas no jogo que também verificam objetos que estão dentro do carro.

Eu li a documentação de GetChild, GameObject.Find, e diversos outros e não sei como acesso um objeto dentro de um Prefab apenas no momento em que esse Prefab é Instaciado.

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Mensagem por Fagner Qua Abr 28, 2021 5:07 pm

Olha, buscar por nome ou por hierarquia é suscetível a erros, se fosse você criaria um script com a única finalidade de armazenar referências, esse script ficaria no prefab e teria o target e tudo mais que você vier a precisar.
Quando instanciar, você faz assim:
Gameobject carro = instantiate(...);
Cinemachine.target = carro.getComponent<ReferenciasCarro>().target;
Fagner
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Encontrar um objeto que está dentro de um Prefab.

Mensagem por RenatoBarreto Qua Abr 28, 2021 5:12 pm

Fagner, entendi. 

Muito obrigado mesmo pela ajuda, vou tentar da maneira que você indiciou.

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Mensagem por RenatoBarreto Sex Abr 30, 2021 11:52 am

Então,  quero deixar aqui para outras pessoas que possam ter a mesma dificuldade que eu, por enquanto eu fiz assim.


Como você falou Fagner, criei um outro objeto vazio chamado AlvoP1 que está sempre na atrelado ao Follow e Look At do Cinemachine na Câmera  do Player 1. 

No Objeto Target dentro do carro botei um código e deu acesso público as informações de Position e Rotation. 

No Script que estava no Objeto AlvoP1 eu fiz o seguinte.

OBS.: Não sou programador, então com certeza tem algo errado, mas agora está funcionando um pouco.

OBS.: Neste código que eu fiz, o câmera segue o carro, mas fica tremendo e sacudindo, estou estudando sobre Normalize para ver se pode ser este o problema. 


Mais uma vez, muito obrigado Fagner por compartilhar seu conhecimento.

Código:
public class DarFollowLook : MonoBehaviour
{
    
    public Vector3 copiaPosicaoAlvo;

    public Quaternion copiaRotacaoAlvo;

    public GameObject Target;


    private void Update()
    {
        if(Target == null)
        {
            Target = GameObject.FindWithTag("Target");

        } else
        {
            CopiaPosicao();

            transform.position = transform.position = copiaPosicaoAlvo;

            transform.rotation = transform.rotation = copiaRotacaoAlvo;
           
            Debug.Log("Só para testar a posição -> " + copiaPosicaoAlvo);

            Debug.Log("Só para testar a rotação -> " + copiaRotacaoAlvo);

        }

    }

    private void CopiaPosicao()
    {

        copiaPosicaoAlvo = Target.GetComponent<ReferenciaCarro1>().posicaoTarget;

        copiaRotacaoAlvo = Target.GetComponent<ReferenciaCarro1>().rotacaoTarget;

    }
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Encontrar um objeto que está dentro de um Prefab.

Mensagem por RenatoBarreto Sex Abr 30, 2021 2:12 pm

Desculpem eu sou novo no fórum, mas consegui resolver o problema.

O fiz um caminho desnecessário no meu Script e era só usar a alteração abaixo ao invés de ter um método para Copiar a Posição do objeto Target.

Agosta está tudo funcionando perfeitamente. 

Código:
transform.position = Target.transform.position;

transform.rotation = Target.transform.rotation;

Sou novo no Fórum e não sei como marcar que este tópico está Resolvido.

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