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Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

2 participantes

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DÚVIDA Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Traygus Ter Abr 27, 2021 11:43 pm

Eu dei uma pesquisada e já vi varias respostas sobre o assunto, mais nada que chegue ao que desejo, como por exemplo utilizando colisores na area dos países, porém seria muito demorado ficar contornando país por país e não sei como fazer para quando o mouse estiver sobre o colisor, apenas aquela parte da imagem mude de cor, no caso a area do colisor, pois estou utilizando uma imagem do mapa por inteiro. Já vi o asset World Map Strategy Kit 2 mas é muito caro para mim.

A unica opção seria montar sprite por sprite de cada país desde o começo? Montando um mapa do zero? Por favor alguem me ajuda, ja procurei por varios tutoriais mas nao acho nenhum, nao quero o script, apenas o que eu poderia utilizar para faze-lo.

Imagem utilizada:
Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo? SmhjWdb

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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Traygus Ter Abr 27, 2021 11:49 pm

O que eu poderia ou qual ferramenta utilizar para fazer o mapa ser interativo? Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo? Map

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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Fagner Qua Abr 28, 2021 3:15 am

Primeiro você não vai querer traçar cada país... pesquise por um arquivo .svg com uma projeção equiretangular, é a projeção padrão que a unity usa na esfera 3D que vem por padrão, os svg's normalmente vem já com os paises separados, o que poupa certo tempo, talvez seja preciso traduzir os nomes caso você pegue o mapa em um site gringo.
Com o mapa em mãos, utilize alguma ferramenta 3D pra gerar a mesh, no Blender você pode usar o importador de SVG nativo, uma vez importado ele faz a conversão direta pra objetos do tipo "curva", basta selecionar tudo e exportar como FBX.
Na Unity você importa essa mesh, adiciona um mesh collider para cada país e posiciona o mapa no centro do mundo, preste atenção à posição e escala pois isso vai ser importante mais pra frente.
Em cima da mesh você vai colocar uma nova câmera, utilizando layers você vai limitar a visão da câmera para apenas o mapa importado, você não vai querer que o mapa achatado apareça na câmera principal, cada câmera vê uma coisa.
Crie uma render texture e utilize uma resolução que seja Pot (Power Of Two, 512, 1024, etc) e que tenha a proporção 2:1, similar ao mapa equiretangular. ex: 1024x512;
Atribua a render texture para a câmera que você deixou acima da mesh.

A câmera vê a mesh, renderiza na render texture, fazendo com que seja possível utilizar essa imagem como textura em uma esfera.
Visualmente, a esfera com esse material/textura fica com a projeção correta que encontramos num mapa mundi do tipo globo.

Agora você precisa colocar um mesh collider nessa esfera e com base onde você clica nela, você pega a posição da UV relativa ao toque.
Aqui está um exemplo da Unity sobre como fazer isso:

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Camera.ScreenToWorldPoint.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Physics.Raycast.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/RaycastHit-textureCoord.html

Essa posição precisa ser mapeada sobre o mapa importado, você então dispara um Raycast no mapa, detecta qual mesh (país) ela encontrou e a partir daí você faz o que quiser, muda a cor, acessa o nome, alguma informação que você acrescentou via script, etc.
Se você mudar o material, a câmera que fica sobre a mesh vê isso acontecendo e passa pra textura do globo, visualmente o jogador acha que está clicando e interagindo com o Globo, mas na verdade tudo acontece no mapa 3d importado.

Deixo acima o "how to" e abaixo um vídeo da minha tentativa, pois achei interessante o desafio, como deu um certo trabalho e algumas horas de sono perdidas, se tiver interesse pode me mandar uma mensagem que fechamos um valor legal por esse exemplo, ele inclui a mesh com os países separados, um script de exemplo que faz tudo que falei acima e retorna o nome do país clicado e shaders que fiz especificamente pro projeto, sem isso você teria centenas de materiais caso queira que cada país tenha uma cor única, também é possível combinar com uma textura, como visto abaixo.



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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Traygus Qua Abr 28, 2021 2:16 pm

Amigo muuito obrigado mesmo!! Irei seguir seu tutorial, valeu!

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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Traygus Sex Abr 30, 2021 3:35 pm

@Fagner Oi amigo, eu consegui ter um progresso muito obrigado, mas surgiu um problema, está desproporcional, eu tenho que clicar fora do globo para pegar os países, voce poderia m visao camera que renderiza e não com o globo. Eu li sobre o RaycastHit .textureCoord mas quando tento aplica-lo a textura retorna Null.

Video do problema:

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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Traygus Sex Abr 30, 2021 6:34 pm

Voce poderia me ajudar? Acredito esteja pegando a posição de acordo com a visao da camera que renderiza e não com o globo.

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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Traygus Sex Abr 30, 2021 7:09 pm

Por enquanto este é o meu script, estou fazendo algo errado?
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Interactive : MonoBehaviour
{
    public Camera cam;
    void Start()
    {

    }

    void Update()
    {
        Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
        RaycastHit hit;
        if (Input.GetMouseButtonDown(0))
        {
            if (Physics.Raycast(ray, out hit,1000))
            {
                GameObject selectCountry = hit.collider.gameObject;
                Debug.Log(selectCountry.name);

                Renderer rend = hit.transform.GetComponent<Renderer>();
                MeshCollider meshCollider = hit.collider as MeshCollider;
                RenderTexture tex = rend.material.mainTexture as RenderTexture;
                Debug.Log(tex);
                Vector2 pixelUV = hit.textureCoord;
                pixelUV.x *= tex.width;
                pixelUV.y *= tex.height;
                Debug.Log(pixelUV);
            }
        }

    }
}

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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Fagner Sex Abr 30, 2021 8:17 pm

Andei ocupado jovem por isso estive offline, mas parabéns, tá quase lá.
Olha só, tem dois passos aí que ou você esqueceu ou interpretou diferente.
Primeiro, você faz o raycast na esfera  pra pegar a posição da UV que o hit atingiu (Necessita ter um mesh collider, por padrão vem com sphere collider), a UV funciona assim, no canto inferior esquerdo o valor é 0:0, e no superior direito é 1:1.
Supondo que você clicou na esfera e o ponto da UV relacionado com o click é x=0.43 e y = 0.7, essa coordenada entre 0-1 em X e Y precisa ser remapeada no mundo, pra isso você vai usar a posição e escala do seu mapa com países separados.
Como disse antes, o mapa normalmente tem uma proporção 2:1, logo, se você deixar seu mapa com o canto alinhado com a posição 0,0,0 do mundo e as suas dimensões do mapa estiverem com 1 metro de altura por 2 de largura, bastaria pegar o valor vindo da UV e multiplicar apenas o X por 2, já uvx = 0-1 / mapax = 0-2;
então seguindo o exemplo em negrito, x valeria 0.86 e y = 0.7;
Possuindo as coordenadas, você faz um segundo raycast sobre o mapa com essas coordenadas remapeadas.

A sequencia seria essa:
click na esfera>hit para UV>UV para mundo>checa hit no mundo.

Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo? KxzW9hx

Aqui dá pra ver o ponto do clique na esfera e o raycast no mapa:
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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Traygus Sex Abr 30, 2021 9:32 pm

Muito obrigado novamente pela explicação!!

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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Traygus Sab Maio 01, 2021 1:44 pm

Eu consegui realizar até a UV para o mundo, mas não sei qual é o problema, talvez meu mapa seja muito pequeno, eu não sei qual é a dimensão do meu mapa, acho que ele não é 2:1, pois ele está na posição 0,0,0 do mundo e quando multiplico a UVx por 2 o segundo raycast não captura o mapa, fica em posições diferentes em relação ao mapa. Quando clico ele captura e retorna normalmente as coordenadas da UV, aí eu pego essas informações e faço um segundo raycast com a origem nesses pontos.
Código:
Vector2 pixelUV = hit.textureCoord; //captura as coordenadas UV da RenderTexture do globo

origin = new Vector3(pixelUV.x, 2, pixelUV.y); //ponto de origem para o Raycast do mapa

Debug.DrawRay(origin, -Vector3.up * 1000, Color.white);

if (Physics.Raycast(origin, -Vector3.up, out RaycastHit hitMap, 1000))
{
    Debug.Log(hitMap.collider.gameObject.name);
}


Eu também fiquei na duvida em relação ao Camera.ScreenToWorldPoint e o Camera.ScreenPointToRay, inicialmente tinha feito com Camera.ScreenPointToRay(Input.mousePosition) e depois tentei fazer com Camera.ScreenToWorldPoint mas nao funcionou, mas acredito que esse não o problema. 

Vou mandar um video do que está acontecendo.


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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Fagner Sab Maio 01, 2021 2:45 pm

Sem mexer no projeto não dá pra ter certeza, mas vai clicando na esfera e vendo se a direção que o raycast está indo está correta, talvez seja preciso inverter o X ou o Y vindo da UV.
O correto é usar o ScreenPointToRay mesmo, passando a posição do mouse.
Seu origin não deveria multiplicar o x por 2? está passando o valor direto da UV, então o raio vai ficar no maximo na posição (x=1, y=0, z=1)
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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Traygus Dom Maio 02, 2021 5:41 pm

Olá Fagner, estou tentando acertar esse problema do Raycast, tentei multiplicado o x da UV mas não funcionou, como eu tinha dito meu mapa é pequeno, irei tentar mas uma solução, que vai ser aumentar a escala do mapa no blender e então aplica-la. E depois exportar novamente para unity colocar os mesh collider, ajustar a camera e tentar multiplicar a UVx por 2, e também precisei inverter o UVy, obrigado. Daqui a pouco vou te mandar o projeto caso queira dar uma olhada e se quiser tentar descobrir o que há de errado com meu mapa Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo? 1f600 . Como eu disse acredito que seja por que ele é muito pequeno.

Comparação de Tamanhos:

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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Fagner Dom Maio 02, 2021 10:31 pm

Yep, definitivamente tem uma diferença nos tamanhos e isso com certeza impacta no resultado, já que mesmo se usasse o valor vindo diretamente da UV, ainda ficaria errado... pelo que percebi esse é o único problema do projeto, tá 98% lá.

"Por favor alguem me ajuda, ja procurei por varios tutoriais mas nao acho nenhum, nao quero o script, apenas o que eu poderia utilizar para faze-lo"

Já que conseguiu por meios próprios, aqui vai o projeto que fiz, caso queira usar a mesh que já tem a escala correta, pois é mais uma coisa do Blender que da Unity em si e também os materiais, que acho que serão importantes pra você no seu projeto.
O package tem a cena toda que mostrei nos vídeos anteriores, sinta-se livre pra usar qualquer coisa.

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DÚVIDA Re: Qual seria a melhor maneira de criar um Map Mundi interativo?

Mensagem por Traygus Seg Maio 03, 2021 11:34 am

Valeu Fagner! Sou muito grato a tudo, portanto irei baixa-lo caso eu não consiga realmente fazer aquele raycast, irei tentar mais algumas soluções, talvez até mudar de mapa aumentar a escala no blender e etc. Mas muito obrigado pelo apoio! Quando eu puder tentarei retribuir!

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