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[RESOLVIDO] LayerMask

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Resolvido [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por hellside Sex Abr 23, 2021 8:54 pm

pessoa uma duvida aqui.

como eu verifico esse tipo de colisão ow identificação ?
Collider[] hits = Physics.OverlapSphere(transform.position, inimigo, LayerMask.GetMask("inimigo"));
               foreach (Collider hit in hits)
               {

              
           
               }

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por dutrabr100 Sex Abr 23, 2021 9:10 pm

Explica mais, o que exatamente deseja fazer, não ta muito claro.

Entendi que é a layer de inimigos, mas por que exatamente quer identificar um inimigo específico ?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por stratengine Sex Abr 23, 2021 9:43 pm

caramba.... acabei de mexer hoje com layermask kkkk eu percebi que só acessa através do gameObject.Layer
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/GameObject-layer.html
ai vc define o valor do layermask q vc setou, eu identifico assim..
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por hellside Sab Abr 24, 2021 11:42 am

@dutrabr100 escreveu:Explica mais, o que exatamente deseja fazer, não ta muito claro.

Entendi que é a layer de inimigos, mas por que exatamente quer identificar um inimigo específico ?
e que se eu n especificar o inimigo q foi identificado ele fica pulando de um em outro ... tipo imagina q vc é um personagem q identifica uma classe de inimigo a sua volta ..... sempre q entrar vários inimigos na sua range vc n iria conseguir focar um apenas vc ficaria identificando vários a casa segundo por isso eu preciso usar esse modo de identificar apenas para encontrar um inimigo e assim q ele n existisse mais ow sai-se da range esse modo de identificação voltaria a funcionar e se caso tiver mais inimigos dentro da range vc selecionaria ele....

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por hellside Sab Abr 24, 2021 11:57 am

@stratengine escreveu:caramba.... acabei de mexer hoje com layermask kkkk eu percebi que só acessa através do gameObject.Layer
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/GameObject-layer.html
ai vc define o valor do layermask q vc setou, eu identifico assim..
mano n to conseguindo pois minha layer e string é como se fosse uma tag saca.. ae eu preciso colocar um if para verificar que se o meu overLapspher selecionou um inimigo correto ele tem q para de procurar ate q esse inimigo q ele selecionou n esteja mais na range ow n exista mais.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por stratengine Sab Abr 24, 2021 2:06 pm

ué pow... pelo exemplo que vc me deu ai, existem vários inimigos no raio de detecção do player, ai vc quer identificar só um deles , usa um if() no caso de um trigger seria assim>
if(other.tag == "Inimigo" && other.gameObject.Layer == 3)
nesse caso estou supondo q eles tem a tag "inimigo", tendo os 2 inimigos a mesma tag, mas a layer deles é diferente, coloquei 3 só de um exemplo como se vc criou nova layer, e ela está na posição 3
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por stratengine Sab Abr 24, 2021 2:08 pm

@hellside escreveu:
@stratengine escreveu:caramba.... acabei de mexer hoje com layermask kkkk eu percebi que só acessa através do gameObject.Layer
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/GameObject-layer.html
ai vc define o valor do layermask q vc setou, eu identifico assim..
mano n to conseguindo pois minha layer e string é como se fosse uma tag saca.. ae eu preciso colocar um if para verificar que se o meu overLapspher selecionou um inimigo correto ele tem q para de procurar ate q esse inimigo q ele selecionou n esteja mais na range ow n exista mais.
em relação a sua layer ser uma "string", todas as layers são, so que vc clica em um objeto, vai em layers ai tem todas as layers disponíveis, se a sua tiver na posição 4 é esse o valor da sua, vc acessa a layer "Jubilou" que está na posição 3, ai eu chamo gameObject.Layer == 3;
Lembrando que sempre começa contar pela layer 0
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por stratengine Sab Abr 24, 2021 2:14 pm

no caso de seu foco ser em apenas um dos inimigos, tenta criar uma variavei> gameObject InimigoAtual; ai vc armazena o inimigo que entrou primeiro e da regra do IF que vc definiu, os outros inimigos que entrarem na detecção do seu player, vc faz uma verificação pra ver se esse InimigoAtual == null; vc faz um script pra jogar nos inimigos, que antes dele morrer, ou seja, antes dele destruir o próprio objeto, ele acessa esse script do player, e muda o InimigoAtual = null; ai ele se destroy. Com isso seu player ja pode acrescentar outro inimigo à variável InimigoAtual..... e por ai vai, até vc matar todos os inimigos.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por stratengine Sab Abr 24, 2021 2:20 pm

Código:
gameObject InimigoAtual;

//se for um trigger
OnTriggerEnter(Collisor other)
{
  if(other.tag == "Inimigo" && other.gameObject.Layer == 3)
  {
    if(InimigoAtual == null)
    {
      InimigoAtual =other.gameObject;
    }
   
  }
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por stratengine Sab Abr 24, 2021 2:35 pm

@stratengine escreveu:
Código:
//ScriptDoPlayer
gameObject InimigoAtual;

//se for um trigger
OnTriggerEnter(Collisor other)
{
  if(other.tag == "Inimigo" && other.gameObject.Layer == 3)
  {
    if(InimigoAtual == null)
     {
      InimigoAtual =other.gameObject;
     }
    
  }
}



-------------------------------------------------
script que vai ficar dentro dos inimigos

void Morri()
{
 //supondo que o nome do seu player está "Player"
 gameObject.Find("Player").transform.GetComponent<ScriptDoPlayer>().InimigoAtual = null;
 Destroy(this);
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por dutrabr100 Sab Abr 24, 2021 3:21 pm

@hellside escreveu:
@dutrabr100 escreveu:Explica mais, o que exatamente deseja fazer, não ta muito claro.

Entendi que é a layer de inimigos, mas por que exatamente quer identificar um inimigo específico ?
e que se eu n especificar o inimigo q foi identificado ele fica pulando de um em outro ... tipo imagina q vc é um personagem q identifica uma classe de inimigo a sua volta ..... sempre q entrar vários inimigos na sua range vc n iria conseguir focar um apenas vc ficaria identificando vários a casa segundo por isso eu preciso usar esse modo de identificar apenas para encontrar um inimigo e assim q ele n existisse mais ow sai-se da range esse modo de identificação voltaria a funcionar e se caso tiver mais inimigos dentro da range vc selecionaria ele....

bem faz com a seguinte logica:


Código:
GameObject AlvoSelecionado;
bool PerseguindoAlvo = false;

if(PerseguindoAlvo){
//apenas verifica a distancia que esta do alvo.

//se a distancia for maior que raio de Detecção:
PerseguindoAlvo = false;

//senão continua a perseguicao/ataque..

} else{
faz a Detecção com o OverlapSphere
}



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Resolvido Re: [RESOLVIDO] LayerMask

Mensagem por hellside Sab Abr 24, 2021 3:37 pm

caramba pessoal vlw ... n sei se vou fazer exatamente como disseram ... mas muito do q me falaram foi de grande ajuda deu pra entender perfeitamente o principio da layer eu realmente n estava entendo como funciona direito agora q consigo entender consigo arruma meu codigo vlw mesmo pessoal... qualquer coisa precisar estou ai. Smile Vitoria

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