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[RESOLVIDO] movimtnos com Motodo void

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Resolvido [RESOLVIDO] movimtnos com Motodo void

Mensagem por capim22 Ter Abr 13, 2021 7:44 pm

B noite galera , como faco para movimentar um objeto em um metodo void como se fosse no update?
tipo 

    public void subirBalao()
    {
        novoBalao.transform.Translate(0, -0.05f, 0.1f);
    }
}

o objeto sobe so um frame , se fosse no update subiria direto sem parar , entao como faço isso no void ?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] movimtnos com Motodo void

Mensagem por dutrabr100 Ter Abr 13, 2021 11:25 pm

@capim22 escreveu:B noite galera , como faco para movimentar um objeto em um metodo void como se fosse no update?
tipo 

    public void subirBalao()
    {
        novoBalao.transform.Translate(0, -0.05f, 0.1f);
    }
}

o objeto sobe so um frame , se fosse no update subiria direto sem parar , entao como faço isso no void ?

Tu vai ter que chamar o metodo dentro do update

Ex:
Código:
void Update(){

subirBalao();
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] movimtnos com Motodo void

Mensagem por dutrabr100 Ter Abr 13, 2021 11:34 pm

Aliás nesse seu exemplo tem uma falha grave 🤔


Sempre que for movimentar multiplica o Vector3/Vector2 por Time.DeltaTime.

Por que senão, tipo em um computador rodando a fps 30 o jogo o movimento vai ser mais lento do que se tiver rodando a 60 fps 😱 e dizer mais lento é amenizar no de 60 vai se mover 2x mais rápido.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] movimtnos com Motodo void

Mensagem por capim22 Qua Abr 14, 2021 8:33 am

@dutrabr100 escreveu:
@capim22 escreveu:B noite galera , como faco para movimentar um objeto em um metodo void como se fosse no update?
tipo 

    public void subirBalao()
    {
        novoBalao.transform.Translate(0, -0.05f, 0.1f);
    }
}

o objeto sobe so um frame , se fosse no update subiria direto sem parar , entao como faço isso no void ?

Tu vai ter que chamar o metodo dentro do update

Ex:
Código:
void Update(){

subirBalao();
}

mas no update nao pode deixar lento? p mim td no update consome recurso , ou estou errado? pensei q tivesse como fazer no metodo void ! obg

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] movimtnos com Motodo void

Mensagem por dutrabr100 Qua Abr 14, 2021 2:03 pm

@capim22 escreveu:
@dutrabr100 escreveu:
@capim22 escreveu:B noite galera , como faco para movimentar um objeto em um metodo void como se fosse no update?
tipo 

    public void subirBalao()
    {
        novoBalao.transform.Translate(0, -0.05f, 0.1f);
    }
}

o objeto sobe so um frame , se fosse no update subiria direto sem parar , entao como faço isso no void ?

Tu vai ter que chamar o metodo dentro do update

Ex:
Código:
void Update(){

subirBalao();
}

mas no update nao pode deixar lento? p mim td no update consome recurso , ou estou errado? pensei q tivesse como fazer no metodo void ! obg

Não, pq métodos criados não são chamados de forma "automática" 🤔 e quanto a consumir recursos não se preocupe tanto nessa parte 👍

O importante é maneirar nos Rigidbody e nas luzes, e botar coisas de física sempre no FixedUpdate que é melhor 👌 isso inclui RayCast se possível no uso que tiver fazendo dele (mas tem hora q tem q ser no Update msm).


E cara essa pergunta deve ter a ver com os balões, então nesse caso específico não deixe o balão voando para o infinito depois de solto 👌 ele precisa de algo que o destrua. Seja uma distância máxima que ele pode ir. Ou outra forma.


E as vezes tem uma forma melhor de se fazer algo, por exemplo eu to fazendo um jogo top down em 3D 👌
Eu criei o player e a arma, a arma tem um script que eu fiz uma burrada enorme e só notei ontem.
Vou explicar a minha burrada:

o script da arma ele usa um Physics.OverlapSphere(coloquei no fixedUpdate) pra detectar se o player ta no raio que da pra equipar a arma 🤔 mas isso é meio ruim pra performance e eu também to usando isso nas AI's de inimigos 🤦 

Me toquei que nas armas eu posso simplesmente, deixar sem essa detecção e mover ela para o player, afinal é 1 player e várias armas no cenário 🤦 e de quebra a arma nem vai precisar de Update

E quanto as AI's to tentando entender o que deu na minha cabeça de usar o Physics.OverlapSphere, tudo bem q eu tinha pensado em ter um tipo de status de confusão que fizessem os inimigos se atacarem, mas ainda sim isso pode ser resolvido apenas com uma Array e um find e um raycast de vez em quando e um loop 😭 🤦🤦
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] movimtnos com Motodo void

Mensagem por dutrabr100 Qua Abr 14, 2021 3:28 pm

e nem tudo de otimização é feito no código Smile 

tem a parte de marcar tudo q pertence ao cenário e não se move com static, dar o bake no Oclussion Culling.

LOD, o far da câmera, etc 

tem até script adicional que pode servir de otimização, como por exemplo um que desativa a luz de locais que o player não esta vendo
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] movimtnos com Motodo void

Mensagem por dutrabr100 Qua Abr 14, 2021 4:47 pm

e mais uma coisa, creio que seja iniciante nisso de programação, mas void não indica o tipo de método, indica o retorno do método.

void significa vazio logo o método não retorna nada.

recomendo que aprenda sobre como usar o return;

pq é muito útil
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