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Arrastar e conectar

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DÚVIDA Arrastar e conectar

Mensagem por andersontfc Qua Abr 07, 2021 8:27 pm

Boa noite, eu fiz um sistema de arrastar e conectar inclusive de um tutorial de um video (esse: https://www.youtube.com/watch?v=EohhGbRgNds)  daqui. E tô quebrando a cabeça com uma duvida... eu quero que o objeto se conecte não só a um ponto, mas a qualquer ponto disponivel na cena. Tô usando o
Código:
public Transform conector;

igual no video, mas não queria criar uns 20
Código:
public Transform

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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por Pokedlg Qua Abr 07, 2021 8:30 pm

Voce cria uma array de Transforms.
Código:
public Transform[] conectores


E entao é só colocar todos seus conectores na array
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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por andersontfc Qua Abr 07, 2021 8:35 pm

@Pokedlg escreveu:Voce cria uma array de Transforms.
Código:
public Transform[] conectores


E entao é só colocar todos seus conectores na array
É eu já tentei array só que ele retorna esse erro "Transform[]' does not contain a definition for 'position' and no accessible extension method 'position' accepting a first argument of type 'Transform[]' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)"

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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por Pokedlg Qua Abr 07, 2021 9:09 pm

Voce tem que fazer um loop for para que pegue todos conectores, tente assim:
Código:
public Transform[] conectores;

//em alguma void...
for(int i = 0; i<conectores.Length;i++)
{
    // agora voce podera usar o transform.position
    // em vez de utilizar conectores.position, use conectores[i].position
}


caso nao entendeu avise, ou mande o script o script para eu poder te ajudar
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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por andersontfc Qua Abr 07, 2021 9:20 pm

@Pokedlg escreveu:Voce tem que fazer um loop for para que pegue todos conectores, tente assim:
Código:
public Transform[] conectores;

//em alguma void...
for(int i = 0; i<conectores.Length;i++)
{
    // agora voce podera usar o transform.position
    // em vez de utilizar conectores.position, use conectores[i].position
}


caso nao entendeu avise, ou mande o script o script para eu poder te ajudar
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Rigidbody2D))]
public class MoverMapa : MonoBehaviour
{

    Vector3 posicInicial;
    Vector3 posicDestino;
    Vector3 vetorDirecao;
    Rigidbody2D _rigidbody2D;
    bool estaArrastando;
    float distancia;
    [HideInInspector]
    public bool estaConectado;
    [Range(1,15)]
    public float velocidadeDeMovimento = 10;
    [Space(10)]
    public Transform conector;
    [Range(0.1f,2.0f)]
    public float distanciaMinimaConector = 0.5f;
    private BoxCollider2D _boxCollider2D;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        _rigidbody2D = transform.root.GetComponent<Rigidbody2D>();
        _rigidbody2D.gravityScale = 1f;
        _boxCollider2D = GetComponent<BoxCollider2D>();
       
    }

    // Update is called once per frame
    void OnMouseDown()
    {
        posicInicial = transform.root.position - Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
        _rigidbody2D.gravityScale = 0;
        estaArrastando = true;
        estaConectado = false;
    }
    void OnMouseDrag(){
        posicDestino = posicInicial + Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
        vetorDirecao = posicDestino - transform.root.position;
        _rigidbody2D.velocity = vetorDirecao * velocidadeDeMovimento;
    }
    void OnMouseUp(){
        _rigidbody2D.gravityScale = 1;
        estaArrastando = false;
    }
    void FixedUpdate(){
        if(!estaArrastando && !estaConectado){
            distancia = Vector2.Distance(transform.root.position, conector.position);
            if(distancia < distanciaMinimaConector){
                _rigidbody2D.gravityScale = 0;
                _rigidbody2D.velocity = Vector2.zero;
                transform.root.position = Vector2.MoveTowards(transform.root.position, conector.position, 0.2f);
            }
            if(distancia < 0.01f){
                estaConectado = true;
                transform.root.position = conector.position;
                _boxCollider2D.enabled = !_boxCollider2D.enabled;
               
            }
           
        }
    }
}

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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por Pokedlg Qua Abr 07, 2021 9:39 pm

entendi, acredito que com o loop for nao funcionaria, pois voce nao está percorrendo todos conectores, mas sim tentando detectar qual o conector mais proximo.
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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por andersontfc Qua Abr 07, 2021 9:41 pm

@Pokedlg escreveu:entendi, acredito que com o loop for nao funcionaria, pois voce nao está percorrendo todos conectores, mas sim tentando detectar qual o conector mais proximo.
É já quebrei a cabeça e nem sei mais o que fazer

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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por Pokedlg Qua Abr 07, 2021 11:01 pm

tente assim:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Rigidbody2D))]
public class MoverMapa : MonoBehaviour
{

    Vector3 posicInicial;
    Vector3 posicDestino;
    Vector3 vetorDirecao;
    Rigidbody2D _rigidbody2D;
    bool estaArrastando;
    float distancia;
    [HideInInspector]
    public bool estaConectado;
    [Range(1,15)]
    public float velocidadeDeMovimento = 10;
    [Space(10)]
    public Transform[] conector;
    [Range(0.1f,2.0f)]
    public float distanciaMinimaConector = 0.5f;
    private BoxCollider2D _boxCollider2D;

    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        _rigidbody2D = transform.root.GetComponent<Rigidbody2D>();
        _rigidbody2D.gravityScale = 1f;
        _boxCollider2D = GetComponent<BoxCollider2D>();
        
    }

    // Update is called once per frame
    void OnMouseDown()
    {
        posicInicial = transform.root.position - Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
        _rigidbody2D.gravityScale = 0;
        estaArrastando = true;
        estaConectado = false;
    }
    void OnMouseDrag(){
        posicDestino = posicInicial + Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
        vetorDirecao = posicDestino - transform.root.position;
        _rigidbody2D.velocity = vetorDirecao * velocidadeDeMovimento;
    }
    void OnMouseUp(){
        _rigidbody2D.gravityScale = 1;
        estaArrastando = false;
    }
    void FixedUpdate(){
        if(!estaArrastando && !estaConectado){
            for(int i = 0; i< conector.Length;i++){
                distancia = Vector2.Distance(transform.root.position, conector[i].position);
                if(distancia < distanciaMinimaConector){
                    transform.root.position = Vector2.MoveTowards(transform.root.position, conector[i].position, Time.deltaTime);
                }
                if(distancia < 0.01f){
                    estaConectado = true;
                    transform.root.position = conector[i].position;  
                }
            }
        }
    }
}
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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por andersontfc Qua Abr 07, 2021 11:25 pm

Não rolou

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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por Pokedlg Qua Abr 07, 2021 11:27 pm

Da algum erro? Voce colocou todos conectores na array?
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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por andersontfc Qua Abr 07, 2021 11:31 pm

@Pokedlg escreveu:Da algum erro? Voce colocou todos conectores na array?
Assets\Scripts\MoveObject.cs(144,92): error CS0021: Cannot apply indexing with [] to an expression of type 'Transform'

Assets\Scripts\MoveObject.cs(139,42): error CS1061: 'Transform' does not contain a definition for 'Length' and no accessible extension method 'Length' accepting a first argument of type 'Transform' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)


recebo isso como erro

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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por Pokedlg Qua Abr 07, 2021 11:33 pm

Voce esqueceu de transformar conector em array:

Código:
public Transform[] conector;

Voce precisa deixar ele assim, e depois no inspector ir linkando todos os conectores da sua cena
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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por andersontfc Qua Abr 07, 2021 11:48 pm

@Pokedlg escreveu:Voce esqueceu de transformar conector em array:

Código:
public Transform[] conector;

Voce precisa deixar ele assim, e depois no inspector ir linkando todos os conectores da sua cena
O script não deu erro mas infelizmente não funcionou

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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por andersontfc Qua Abr 07, 2021 11:52 pm

@Pokedlg escreveu:Voce esqueceu de transformar conector em array:

Código:
public Transform[] conector;

Voce precisa deixar ele assim, e depois no inspector ir linkando todos os conectores da sua cena
Cara funcionou sim pqp. É que seu código não tinha a redução da velocidade do tigidbody. Deu certinho muito obrigado mesmo!

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DÚVIDA Re: Arrastar e conectar

Mensagem por Pokedlg Qui Abr 08, 2021 8:17 am

Assim verdade me desculpe, é que eu peguei seu codigo pra testar e tirei a desativaçao desses componentes e na hr de mandar aqui esqueci de colocar de volta. Smile Curti isso
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