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como resolver esse bug em um script de troca de personagem?

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DÚVIDA como resolver esse bug em um script de troca de personagem?

Mensagem por Note Dom Mar 21, 2021 7:46 pm

Eu estava querendo achar um script de troca de personagem, acabei encontrando aqui, porém, ele tem um bug que eu não estou conseguindo arrumar. Quando eu aperto o "play" no unity, apenas o jogador consegue se mexer, o personagem secundário não, e quando eu troco pro personagem secundário, o secundário se mexe mas o primário não. Não sei se é por isso, mas originalmente, esse script foi feito usando o NavMesh, e os personagens não tem o navmesh

esse é o script da troca de personagem:
Código:
public class TrocaPersonagem : MonoBehaviour
{
    public bool jogadorControlando;

    private void Start()
    {
       

        AlternarPersonagem();
    }

 
  private void Update()
    {

        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Q))
        {
            AlternarPersonagem();
        }
    }
    private void AlternarPersonagem()
    {

        if (jogadorControlando)
        {
           
            GetComponent<PlayerController>().enabled = true;
            GetComponent<Pet>().enabled = false;
 



        }
        else
        {
           
            GetComponent<PlayerController>().enabled = false;
            GetComponent<Pet>().enabled = true;
       

        }
        jogadorControlando = !jogadorControlando;
       

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DÚVIDA Re: como resolver esse bug em um script de troca de personagem?

Mensagem por Fagner Dom Mar 21, 2021 7:54 pm

Conheço esse script... kkk
Bom, não é um bug, quando você não controla o personagem, a navmesh assume. No seu caso, você nem tá usando a navmesh nem fazendo uma IA manualmente pra controlar o pet, se em nenhum lugar diz pra ele se mexer, ele não se mexe...
Poderia postar o script do pet e dar mais detalhes do projeto? existe alguma razão específica pra não usar o navmesh?
Fagner
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DÚVIDA Re: como resolver esse bug em um script de troca de personagem?

Mensagem por Note Dom Mar 21, 2021 8:13 pm

Opa, então, eu não consegui usar esse navmesh pela quantidade de bugs que estava tendo

O personagem que o navmesh deveria controlar não obedecia as animações corretamente, então, quando ele tentava seguir o personagem que estava indo para a esquerda, ele ia para a esquerda, porém, reproduzia as animações de ir para baixo, ou para a direita, parecia que o personagem estava sendo arrastado pela IA, não controlado, tentei concertar isso, porém, não consegui

o script do pet seria esse aqui: 
Código:
[RequireComponent(typeof(Animator))]
public class Pet : MonoBehaviour
{
    public GameObject player;
    public Animator petAnimator;

   
    float speed = 2;
    public float keepDistance = 2f;

    bool isWalking;


    float input_x;
    float input_y;
    float lastDirectionX;
    float lastDirectionY;

    Vector2 petPos;
    Vector2 playerPos;

    private void Start()
    {




       
        petAnimator = GetComponent<Animator>();
        player = GameObject.FindGameObjectWithTag("Player");
       
        petPos = transform.position;
        playerPos = SetDirection(1, 1, player.transform.position);
       
        transform.position = Vector2.MoveTowards(petPos, playerPos, speed * Time.deltaTime);
    }

 

    private void Update()
    {

        input_x = Input.GetAxisRaw("Horizontal");
        input_y = Input.GetAxisRaw("Vertical");
        isWalking = (input_x != 0 || input_y != 0);

        if (isWalking)
        {
            petAnimator.SetFloat("input_x", input_x);
            petAnimator.SetFloat("input_y", input_y);
        }

        if (input_x > 0 || input_x < 0)
            lastDirectionX = input_x;

        if (input_y > 0 || input_y < 0)
            lastDirectionY = input_y;

        petAnimator.SetBool("isWalking", isWalking);

        petPos = transform.position;
        playerPos = SetDirection(lastDirectionX, lastDirectionY, player.transform.position);

        transform.position = Vector2.MoveTowards(petPos, playerPos, speed * Time.deltaTime);


    }

      Vector2 SetDirection(float input_x, float input_y, Vector2 playerPos)
    {
        if(input_x < 0)
        {
            playerPos.x += keepDistance;
        }
        else if(input_x > 0)
        {
            playerPos.x -= keepDistance;
        }

        if (input_y < 0)
        {
            playerPos.y += keepDistance;
        }
        else if (input_y > 0)
        {
            playerPos.y -= keepDistance;
        }

        return playerPos;


    }

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DÚVIDA Re: como resolver esse bug em um script de troca de personagem?

Mensagem por Fagner Dom Mar 21, 2021 8:33 pm

Seu pet se move em direções aleatórias porque esse script não é controlado pela navmesh, ali na Update você tá pegando o input do jogador e tocando a animação correspondente, só que a animação pode estar indo pra um lado e a navmesh tentando ir pro outro..
A solução seria mudar o input pra usar a velocidade do navmesh agent, infelizmente, no momento não posso fazer isso pra você, recomendo que dê uma olhada no YouTube como usar o navmesh agent junto com as animações, qualquer tutorial básico vai fazer o gerenciamento da animação com base na velocidade, é só essa parte que você precisa adaptar ao seu script pra fazer seu pet se comportar direito.
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DÚVIDA Re: como resolver esse bug em um script de troca de personagem?

Mensagem por Note Dom Mar 21, 2021 9:25 pm

Certo, vou tentar achar algum tutorial explicando como usar a velocidade do navmesh agent, qualquer vídeo sobre o navmesh pode ser utilizado, ou eu tenho que encontrar um que fala especificamente do NavMesh pra jogos 2D?

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