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Travamento em movimentação

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DÚVIDA Travamento em movimentação

Mensagem por BrunoRondao Ter Mar 16, 2021 12:45 am

Olá pessoal, estou iniciando alguns cursos e tutoriais de internet com Unity na versão 2019.4, minha máquina é um macbook com SSD e 16GB de memória RAM, estou passando pelo seguinte caso.

Estou estudando a replica do Flappy Bird, primeiramente criei o background em movimento, que na verdade foi um quad, que se move para lateral direita e fica se atualizando, o funcionamento está correto, porem está dando umas travadas, estou anexando o video para melhor entendimento, não acredito que seja da máquina, mas sim algo de configuração, algum detalhe que ainda não peguei.

Já procurei e não encontrei nada, estou louco de como resolver isso para seguir com o curso, ms percebi que tudo que faço que envolve movimento fica dessa forma, alguém poderia me ajudar com isso ?


Segue a linha de código que fiz para movimentar o background no quad.

Código:
MeshRenderer mr;

    void Start()
    {
        mr = GetComponent<MeshRenderer>();
    }

   
    void Update()
    {
        mr.material.mainTextureOffset += Vector2.right * 0.5f * Time.deltaTime;
    }

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DÚVIDA Re: Travamento em movimentação

Mensagem por BrunoRondao Ter Mar 16, 2021 1:29 am

Segue o video.


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DÚVIDA Re: Travamento em movimentação

Mensagem por rr indie games Ter Mar 16, 2021 11:34 am

O problema é o seguinte: você deve usar o FixedUpdate para ter movimentos fluidos, pois o Update depende dos fps da maquina, logo uma hora vai estar mais rápido e uma hora mais lento. Já o FixedUpdate é executado constantemente a uma taxa de 50FPS/Segundos logo mais fluido.
Referencias:
Código:
docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.FixedUpdate.html
learn.unity.com/tutorial/update-and-fixedupdate#5c8a4242edbc2a001f47cd63
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DÚVIDA Re: Travamento em movimentação

Mensagem por BrunoRondao Ter Mar 16, 2021 3:42 pm

Aqui para min nao resolveu mudar de update para Fixedupdate, me parece ser algo de configuração da unity com o mackbook. estou parado nisso e ano consigo resolver, pior que ano tenho nenhum windows para continuar com os estudos, preciso dar um jeito de entender isso e resolver.

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DÚVIDA Re: Travamento em movimentação

Mensagem por rr indie games Ter Mar 16, 2021 4:01 pm

Tente o seguinte:
Código:
MeshRenderer mr;

void Start()
{
   Application.targetFrameRate = 60; // 60 fps
   mr = GetComponent<MeshRenderer>();
}


void Update()
{
    mr.material.mainTextureOffset += Vector2.right * 0.5f * Time.deltaTime;
}
E olhe a referencia:
Código:
docs.unity3d.com/ScriptReference/Material-mainTextureOffset.html
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DÚVIDA Re: Travamento em movimentação

Mensagem por BrunoRondao Ter Mar 16, 2021 4:52 pm

Fiz o teste dessa forma, mas acontece a mesma coisa.

Meu deus, não sei mais  como resolver isso, todos os métodos que eu faço funciona, porem fica com esse travamento do video, já recorri até uns videos gringos, fiz de várias formas, mas nada resolve isso.

Alguem sabe me dizer se eu consigo resetar ou configurar o software com relacao ao sistema operacional ?

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DÚVIDA Re: Travamento em movimentação

Mensagem por MarcosSchultz Sex Mar 19, 2021 12:46 am

Então, quanto a aplicação do FixedUpdate para movimentos fluídos, ela não procede exatamente... FixedUpdate é bom, por que roda a uma frequência fixa (geralmente 50Hz), mas movimentos no Update normalizados com Time.deltaTime tendem a funcionar bem.

O que eu aconselho a fazer é mover o seu código para a função LateUpdate (pois trata-se apenas de aspectos visuais), e verificar o seu Profiler, pois ele dirá onde está o gargalo.

Outra dica MUITO importante, é desenvolver coisas com o notbook, ou seja lá o que for, na tomada, pois quando ele está desconectado, a Unity fica gargalando.
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