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como fazer o baked das luzes sem perder a qualidade e os reflexos?

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Resolvido como fazer o baked das luzes sem perder a qualidade e os reflexos?

Mensagem por JulioWinchester Qui Mar 11, 2021 12:33 am

tentei fazer no meu jogo mas depois do baked a iluminação ficou horrível 

sem o baked --> https://prnt.sc/10ihxt6
com o baked --> https://prnt.sc/10ihxnp


Última edição por JulioWinchester em Sab Mar 13, 2021 12:24 pm, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: como fazer o baked das luzes sem perder a qualidade e os reflexos?

Mensagem por Fagner Qui Mar 11, 2021 1:45 am

A iluminação não foi gerada corretamente, seu modelo não tem UV2 pro Lightmap, vá no painel de importação do arquivo FBX e gere as UVs pro lightmap, depois calcule novamente a iluminação.
Reflexo/Specular é algo que é calculado com base na normal do objeto e da direção que você vê o objeto, logo, é impossível gravar isso no bake, o máximo que dá pra fazer é usar um shader com cubemap pra objetos pequenos como o abajur e as cadeiras, esse reflexo da luz no piso dá pra simular duplicando a cena e deixando ela de cabeça para baixo, depois mova a cena duplicada até os pisos ficarem alinhados, convém usar um material transparente no piso, pra que você consiga ver o "reflexo" falso em baixo.
Seguindo essas dicas você consegue um resultado 90% perto da versão dinâmica.
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Resolvido Re: como fazer o baked das luzes sem perder a qualidade e os reflexos?

Mensagem por JulioWinchester Qui Mar 11, 2021 1:52 am

ja esta ativado o generate lightmap uvs!  mas vou tentar fazer isso aí do reflexo falso, obg pela dica
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Resolvido Re: como fazer o baked das luzes sem perder a qualidade e os reflexos?

Mensagem por JulioWinchester Qui Mar 11, 2021 2:28 am

@Fagner escreveu:A iluminação não foi gerada corretamente, seu modelo não tem UV2 pro Lightmap, vá no painel de importação do arquivo FBX e gere as UVs pro lightmap, depois calcule novamente a iluminação.
Reflexo/Specular é algo que é calculado com base na normal do objeto e da direção que você vê o objeto, logo, é impossível gravar isso no bake, o máximo que dá pra fazer é usar um shader com cubemap pra objetos pequenos como o abajur e as cadeiras, esse reflexo da luz no piso dá pra simular duplicando a cena e deixando ela de cabeça para baixo, depois mova a cena duplicada até os pisos ficarem alinhados, convém usar um material transparente no piso, pra que você consiga ver o "reflexo" falso em baixo.
Seguindo essas dicas você consegue um resultado 90% perto da versão dinâmica.
decidi remover os reflexos, ficou desse jeito --> https://prnt.sc/10ikear

mas mesmo assim as luzes ficaram horríveis depois do baked!! olha como esta o lightmapping settings --> https://prnt.sc/10ikgdk
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Resolvido Re: como fazer o baked das luzes sem perder a qualidade e os reflexos?

Mensagem por Matrirxp Qui Mar 11, 2021 9:44 am

Esta colocando os objetos como estáticos ?

Tenho algumas imagens de configuração do baked, talvez ajude:
como fazer o baked das luzes sem perder a qualidade e os reflexos? F9HoHdC
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Resolvido Re: como fazer o baked das luzes sem perder a qualidade e os reflexos?

Mensagem por JulioWinchester Qui Mar 11, 2021 7:47 pm

@Matrirxp escreveu:Esta colocando os objetos como estáticos ?

Tenho algumas imagens de configuração do baked, talvez ajude:
deixei igual as imagens! ficou mt bom mas ainda ficou com algumas falhas https://prnt.sc/10j664q
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Resolvido Re: como fazer o baked das luzes sem perder a qualidade e os reflexos?

Mensagem por Fagner Qui Mar 11, 2021 7:54 pm

Pra melhorar essas falhas, ou você aumenta a escala do objeto no lightmap (no MeshRenderer) ou aumenta o valor de margin na importação do fbx, se não me engano o padrão é 4, coloque 10 ou 12, aplique e recalcule o lightmap
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