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Sistema de missão [Duvida]

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DÚVIDA Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por BlesseD Dom Mar 07, 2021 4:31 pm

Olá, eu estou tendo uma pequena dúvida em um sistema de missão que adaptei para o meu projeto, o mesmo funciona de maneira perfeita, mas tem alguns pequenos problemas, eu preciso pegar uma chave inicial, ir ate um local, coletar 3 objetos e levar ate um lugar para ser 'entregue' e em seguida, eu recebo a missão de ir ate um outro local, pegar a próxima chave e fazer a mesma coisa, e assim por diante, exemplos 

* Vá ate tal lugar e pegue tal chave
(Após pegar essa chave)
* Colete 3 Objetos em tal Lugar
(Após coletar esses objetos)
*Vá ate tal lugar e pegue tal chave.. assim por diante


O Script que estou utilizando é um que já estava disponível no fórum, um para carregar objetos em mãos e outro para contar objetos ao destrui-los, apenas tentei adaptar para essas funções.

Código:
public Text itensPegas;
   public GameObject textMissao401,textMissao402;
   public Text pegueA402, contagemDosObjetos;

   public GameObject chave402;
   
   public static int itensValor401 = 0;
   public static int itensValor402 = 0;

   void Start(){
      textMissao402.SetActive (false);
      pegueA402.enabled = false;
      chave402.SetActive (false);
   }
   void Update(){
      
      itensPegas.text = itensValor401.ToString ();
      if (itensValor401 == 3) {
         chave402.SetActive (true);      
         textMissao401.SetActive (false);
         itensPegas.enabled = false;
         contagemDosObjetos.enabled = false;
         pegueA402.enabled = true; //Até aqui funciona perfeitamente
         chamar402();
      }
   }
   void chamar402(){
      itensPegas.text = itensValor402.ToString ();
      if (chave402.gameObject == false){
      pegueA402.enabled = false;
      contagemDosObjetos.enabled = true;
      textMissao402.SetActive (true);
      if (itensValor402 == 3) {
         }
      }
   }
}
 
O que eu gostaria de fazer é que a partir do momento que eu coletasse todos os objetos necessarios de um quarto, eu recebesse a missao de ir pegar a proxima chave, e após pegar essa proxima chave (que abre o quarto), automaticamente recebo a missão de coletar os objetos nesse quarto, e assim por diante..
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por luansantos Seg Mar 08, 2021 9:47 am

Não sei se te ajudaria exatamente isso, mas sempre que me da um problema eu uso um contador... faz assim, cada item necessário acrescenta +1  no contador, e quando pegar um numero x de itens,  ele ativa a missão.
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por BlesseD Seg Mar 08, 2021 3:07 pm

@luansantos escreveu:Não sei se te ajudaria exatamente isso, mas sempre que me da um problema eu uso um contador... faz assim, cada item necessário acrescenta +1  no contador, e quando pegar um numero x de itens,  ele ativa a missão.
Sim, é basicamente isso que acontece, através de um contador, sempre que eu entrego um item ele acrescenta + 1 e quando chega em um numero especifico de itens, ele ativa uma certa missão, até ai tudo bem. Porém, sempre que eu vou pegar a próxima chave ( a mesma teria que ser destruida ou desativada após a coleta ), ela desativa e reativa na mesma hora, e a próxima missão fica uma por cima da outra.
Exemplo
*Vá ate tal lugar e pegue a chave (mesmo já tendo pego, o texto fica ali) + Colete o tanto de itens x/x* (Ao mesmo tempo)

O Script que acrescenta +1.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class coletar : MonoBehaviour {


 void OnCollisionEnter (Collision coll) {
 if (coll.gameObject.tag == "Coletor401") {
 TextoGerenciado.itensValor401++;
 Destroy (gameObject);
 }
 if (coll.gameObject.tag == "Coletor402") {
 TextoGerenciado.itensValor402++;
 Destroy (gameObject);
 }
 }

}


Ao iniciar a missão

Sistema de missão [Duvida] 8Xek9f9[/img]

Ao entregar os objetos (o cubo na mao simboliza o item que será coletado, e o que esta no chao é onde sera entregue)

Sistema de missão [Duvida] YU4eUVx[/img]

Após entregar os objetos necessarios vem a proxima missão


Sistema de missão [Duvida] NIABL6f[/img]



Quando eu pego a chave, acontece isso. (A chave seria o cilindro)


Sistema de missão [Duvida] HqdYDu9[/img]
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por luansantos Seg Mar 08, 2021 5:21 pm

Tenta  destruir, faz um Destroy(nome do objeto); no caso o texto que esta ficando sobre o outro, assim não vai dar este problema mais.
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por BlesseD Ter Mar 09, 2021 6:39 pm

@luansantos escreveu:Tenta  destruir, faz um Destroy(nome do objeto); no caso o texto que esta ficando sobre o outro, assim não vai dar este problema mais.
Funcionou de certa forma, porém, a contagem ela não reinicia, e o console fica apitando um erro desse Texto ter sido destruído a todo momento, seja ele um texto ou um gameobject.

Sistema de missão [Duvida] 86mLXsB[/img]

Sistema de missão [Duvida] ZxKOagO[/img]

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class TextoGerenciado : MonoBehaviour{
   public Text itensPegas;
   public GameObject textMissao401,textMissao402;
   public Text pegueA402, contagem;

   public GameObject chave402;
   
   public static int itensValor401 = 0;
   public static int itensValor402 = 0;

   void Start(){
      textMissao402.SetActive (false);
      pegueA402.enabled = false;
      chave402.SetActive (false);
   }
   void Update(){
      
      itensPegas.text = itensValor401.ToString ();
      if (itensValor401 == 3) { //Se o valor dos itens do quarto 401 for igual a 3
         chave402.SetActive (true);      //a chave sera ativada
         textMissao401.SetActive (false);
         contagem.enabled = false;
         pegueA402.enabled = true;
         chamar402();
      }
   }
   void chamar402(){
      itensPegas.text = itensValor402.ToString ();
      if (chave402.gameObject == true && Input.GetMouseButtonDown (0)){
         pegueA402.enabled = false;
         Destroy(chave402.gameObject);
         itensPegas.enabled = true;
         contagem.enabled = true;
      textMissao402.SetActive (true);
      if (itensValor402 == 3) {
         }
      }
   }
}
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por Pokedlg Ter Mar 09, 2021 8:43 pm

O que eu acho que está acontecendo é que quando voce atinge 3 objetos coletados do 401, ativa a chave402, porém voce chama a void chamar402() que acaba por destruir a chave402, e os objetos coletados do 401 ainda continuam como 3 então eles tentam ativar a chave402 mas ela nao existe mais, então para resolver isso é só checar se a chave402 é nula, tente assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class TextoGerenciado : MonoBehaviour{
   public Text itensPegas;
   public GameObject textMissao401,textMissao402;
   public Text pegueA402, contagem;

   public GameObject chave402;
  
   public static int itensValor401 = 0;
   public static int itensValor402 = 0;

   void Start(){
      textMissao402.SetActive (false);
      pegueA402.enabled = false;
      chave402.SetActive (false);
   }
   void Update(){
      
      itensPegas.text = itensValor401.ToString ();
      if (itensValor401 == 3 && chave402 != null) { //Se o valor dos itens do quarto 401 for igual a 3 e a chave ainda existir
         chave402.SetActive (true);      //a chave sera ativada
         textMissao401.SetActive (false);
         contagem.enabled = false;
         pegueA402.enabled = true;
         chamar402();
      }
   }
   void chamar402(){
      itensPegas.text = itensValor402.ToString ();
      if (chave402.gameObject == true && Input.GetMouseButtonDown (0)){
         pegueA402.enabled = false;
         Destroy(chave402.gameObject);
         itensPegas.enabled = true;
         contagem.enabled = true;
      textMissao402.SetActive (true);
      if (itensValor402 == 3) {
         }
      }
   }
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por BlesseD Qua Mar 10, 2021 12:24 am

@Pokedlg escreveu:O que eu acho que está acontecendo é que quando voce atinge 3 objetos coletados do 401, ativa a chave402, porém voce chama a void chamar402() que acaba por destruir a chave402, e os objetos coletados do 401 ainda continuam como 3 então eles tentam ativar a chave402 mas ela nao existe mais, então para resolver isso é só checar se a chave402 é nula, tente assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class TextoGerenciado : MonoBehaviour{
   public Text itensPegas;
   public GameObject textMissao401,textMissao402;
   public Text pegueA402, contagem;

   public GameObject chave402;
  
   public static int itensValor401 = 0;
   public static int itensValor402 = 0;

   void Start(){
      textMissao402.SetActive (false);
      pegueA402.enabled = false;
      chave402.SetActive (false);
   }
   void Update(){
      
      itensPegas.text = itensValor401.ToString ();
      if (itensValor401 == 3 && chave402 != null) { //Se o valor dos itens do quarto 401 for igual a 3 e a chave ainda existir
         chave402.SetActive (true);      //a chave sera ativada
         textMissao401.SetActive (false);
         contagem.enabled = false;
         pegueA402.enabled = true;
         chamar402();
      }
   }
   void chamar402(){
      itensPegas.text = itensValor402.ToString ();
      if (chave402.gameObject == true && Input.GetMouseButtonDown (0)){
         pegueA402.enabled = false;
         Destroy(chave402.gameObject);
         itensPegas.enabled = true;
         contagem.enabled = true;
      textMissao402.SetActive (true);
      if (itensValor402 == 3) {
         }
      }
   }
}
O problema de certa forma persistiu, porém, eu desativei o contador "itemValor401" após passar para o 402, e ativei o "itemValor402", funcionou, porém, não conta ao coletar a partir do 402, eu estou usando 2 coletores por tag em 1 "OnCollisionEnter", não sei se isso interfere em algo.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class coletar : MonoBehaviour {


 void OnCollisionEnter (Collision coll) {
 if (coll.gameObject.tag == "Coletor401") {
 TextoGerenciado.itensValor401++;
 Destroy (gameObject);
 }
 if (coll.gameObject.tag == "Coletor402") {
 TextoGerenciado.itensValor402++;
 Destroy (gameObject);
 }
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por Pokedlg Qua Mar 10, 2021 8:19 am

Mas quem possui as tags sao os objetos ou o player?
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por BlesseD Qua Mar 10, 2021 12:43 pm

@Pokedlg escreveu:Mas quem possui as tags sao os objetos ou o player?
O script iria no objeto que seria pego que buscaria alguém com a TAG player (que seria pra coletar ao encostar), porem como adaptei, ele busca algo com cada tag diferente em relação aos quartos
*Coletor401 *Coletor402 *Coletor403..
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por Pokedlg Qua Mar 10, 2021 12:53 pm

Se a tag vai ao player, quando voce altera a tag do player para "Coletor402"? O problema que está ocorrendo é que nao está contando a contagem do 402 nao é?
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por BlesseD Qua Mar 10, 2021 1:01 pm

@Pokedlg escreveu:Se a tag vai ao player, quando voce altera a tag do player para "Coletor402"? O problema que está ocorrendo é que nao está contando a contagem do 402 nao é?
Sim, o script foi programado para quando o objeto (com o script) encostar em algo com a devida tag, ele se destrói e acrescenta +1. Porem, como eu adicionei duas tags em um único objeto, ele só conta da primeira que é o 401, a partir do 402 não conta.
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por Pokedlg Qua Mar 10, 2021 1:04 pm

Ok, entao pelo que eu entendi, o player nunca muda para a tag "Coletor402", por isso nao conta, é isso?
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por Pokedlg Qua Mar 10, 2021 1:11 pm

Tenta assim:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class TextoGerenciado : MonoBehaviour{
  public Text itensPegas;
  public GameObject textMissao401,textMissao402;
  public Text pegueA402, contagem;

  public GameObject chave402;
 
  public static int itensValor401 = 0;
  public static int itensValor402 = 0;

  void Start(){
      textMissao402.SetActive (false);
      pegueA402.enabled = false;
      chave402.SetActive (false);
  }
  void Update(){
     
      itensPegas.text = itensValor401.ToString ();
      if (itensValor401 == 3 && chave402 != null) { //Se o valor dos itens do quarto 401 for igual a 3 e a chave ainda existir
        chave402.SetActive (true);      //a chave sera ativada
        textMissao401.SetActive (false);
        contagem.enabled = false;
        pegueA402.enabled = true;
        chamar402();
      }
  }
  void chamar402(){
      itensPegas.text = itensValor402.ToString ();
      gameObject.tag = "Coletor402";
      if (chave402.gameObject == true && Input.GetMouseButtonDown (0)){
        pegueA402.enabled = false;
        Destroy(chave402.gameObject);
        itensPegas.enabled = true;
        contagem.enabled = true;
      textMissao402.SetActive (true);
      if (itensValor402 == 3) {
        }
      }
  }
}
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por BlesseD Qua Mar 10, 2021 1:13 pm

@Pokedlg escreveu:Ok, entao pelo que eu entendi, o player nunca muda para a tag "Coletor402", por isso nao conta, é isso?
Básicamente
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DÚVIDA Re: Sistema de missão [Duvida]

Mensagem por BlesseD Qua Mar 10, 2021 7:38 pm

@Pokedlg escreveu:Tenta assim:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class TextoGerenciado : MonoBehaviour{
   public Text itensPegas;
   public GameObject textMissao401,textMissao402;
   public Text pegueA402, contagem;

   public GameObject chave402;
  
   public static int itensValor401 = 0;
   public static int itensValor402 = 0;

   void Start(){
      textMissao402.SetActive (false);
      pegueA402.enabled = false;
      chave402.SetActive (false);
   }
   void Update(){
      
      itensPegas.text = itensValor401.ToString ();
      if (itensValor401 == 3 && chave402 != null) { //Se o valor dos itens do quarto 401 for igual a 3 e a chave ainda existir
         chave402.SetActive (true);      //a chave sera ativada
         textMissao401.SetActive (false);
         contagem.enabled = false;
         pegueA402.enabled = true;
         chamar402();
      }
   }
   void chamar402(){
      itensPegas.text = itensValor402.ToString ();
      gameObject.tag = "Coletor402";
      if (chave402.gameObject == true && Input.GetMouseButtonDown (0)){
         pegueA402.enabled = false;
         Destroy(chave402.gameObject);
         itensPegas.enabled = true;
         contagem.enabled = true;
      textMissao402.SetActive (true);
      if (itensValor402 == 3) {
         }
      }
   }
}
Consegui mano, porém, a questão estava na chave, a partir do momento que eu destruo a chave, eu não sei porq mas simplesmente para de contar, dai eu desativei a render e passou a contar, porém, por conta do Input, sempre que eu aperto o botao do mouse, a missao "Vá ate tal lugar e pegue a chave", ela fica novamente por cima, sempre que eu aperto, desativa e ativa.. Mas a contagem eu de certa forma consegui resolver..
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